Como Montar Uma Loja de Souvenirs

Loja de SouvenirsVeja como montar uma loja de souvenirs e começar este negócio de baixo investimento!

O que você comprou na última viagem que realizou? É praticamente impossível viajar a lazer e não comprar, pelo menos, uma lembrancinha, não é verdade? Comprar algo de um local que a pessoa visitou é muito mais do que um mero ato de consumismo, significa que ela se identificou com a região, quer presentear alguém ou simplesmente deseja guardar um “pedacinho” da cidade para sempre.

De olho nesta necessidade de que os turistas têm de mostrar “eu estive lá” depois de retornarem de uma viagem, é cada vez maior o número de empresas que investem nas vendas de souvenirs, que são justamente lembrancinhas em formato de diferentes tipos de produtos, os quais possuem referências específicas da cidade. Esta atividade comercial já é bastante comum, principalmente nas regiões que são consideradas pontos turísticos.

Quer você mesmo fazer lembrancinhas? Isso é perfeitamente possível, mesmo que ainda não tenha conhecimento na área de artesanato, contudo, é preciso começar por lembranças simples, até conseguir se aperfeiçoar. Quer saber mais? Veja nosso texto sobre fazer lembrancinhas.

Você gostaria de trabalhar com uma loja de souvenirs? Pois bem, para ingressar neste mercado é necessário fazer um estudo para analisar se as condições da sua cidade favorecem esta modalidade de negócio, além de estruturá-la de forma adequada para aumentar o seu potencial de rendimentos financeiros e obter sucesso.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar com a montagem e estruturação da loja de souvenirs criamos este texto, focando em reunir o maior número de informações e dicas sobre. Confira!

Conheça Mais Sobre Souvenirs

Souvenirs é uma palavra de origem norte-americana que significa “lembranças”, sendo um conceito utilizado para produtos confeccionados a partir das características de uma determinada região e comercializados como lembrancinhas para os turistas que a visitam. Os souvenirs fazem muito sucesso entre os viajantes, o que se deve principalmente ao fato de estarem relacionados à parte emocional das pessoas, visto que não são apenas objetos, mas uma recordação de que em um dado momento elas estiveram em um lugar especial.

Os souvenirs foram inventados na metade do século XX, ganhando mais destaque no mercado a partir do início dos anos 2.000, especialmente no Brasil, pois a partir deste período os brasileiros começaram a ter condições mais acessíveis para viajar, passando a conhecer melhor os destinos brasileiros, o que provocou um aquecimento na economia devido à abertura de empresas com serviços voltados para a área de turismo.

Os produtos conhecidos como souvenirs podem ser encontrados em diferentes versões como, por exemplo, chaveiros, bonés, camisetas, canetas, imãs, almofadas, adesivos, bonecos, entre outras coisas. No Brasil, as lembrancinhas estão relacionadas aos produtos artesanais, visto que nas regiões litorâneas existem comunidades que sobrevivem apenas da fabricação manual destes artigos, mas o negócio também tem crescido nos centros urbanos. Você deve ter visto muitos Souvenirs Da Copa, assim, rapidamente você deve lembrar de um exemplo.

Confira como trabalhar com artesanato para vender, pode ser uma ótima forma de obter renda extra.

Mercado Para Montar Uma Loja de Souvenirs

Antes de entrar para um ramo comercial é de fundamental importância avaliar qual é o seu potencial. A área de vendas de souvenir no Brasil cresceu consideravelmente a partir dos anos 2.000, mais especificamente na segunda metade da década, sendo motivada pelo crescimento do setor de turismo, que, por sua vez, foi gerado pela melhora nas condições de vida da classe econômica média, que passou a ter mais dinheiro para investir nas atividades de lazer e viagens.

Já pensou em montar uma agência de turismo?

O mercado para montar uma loja de souvenirs se mostra prósperos, sendo necessário investir em artigos de qualidade e criativos. O Brasil é um país agraciado com diversas regiões turísticas, as quais atraem brasileiros e estrangeiros, o que favorece esta modalidade de negócio, podendo-se faturar de R$ 10.000 reais a R$ 30.000 reais, dependendo do local em que está situado e os tipos de produtos que comercializa.

Como Montar Uma Loja de Souvenirs

Montar uma loja de souvenirs é um dos tipos de negócios que pode lhe render bons frutos no final do mês, mas isso só será possível se ela for estrutura corretamente, levando em consideração todos os fatores que são essenciais para o seu funcionamento. Acompanhe abaixo como montar uma loja de souvenirs.

1- Localização Ideal Para Montar a Loja de Souvenirs

A localização é um fator de suma importância para a abertura de qualquer negócio, tornando-se ainda mais relevante em se tratando de uma loja de souvenirs. Afinal, não dá para instalar uma empresa desta categoria em que não haja a circulação de turistas, não é mesmo? Escolha um lugar em que o seu público-alvo se hospede, ou seja, um ponto de passagem, o que é fundamental para aumentar a visualização dos seus produtos.

Por exemplo, se você pretende montar uma loja de souvenirs em uma cidade litorânea, a unidade pode ser fixada próxima ao calçadão da praia mais movimentada, principal. Além disso, também é importante ressaltar que a loja deve ficar acessível para os fornecedores realizarem as entregas das mercadorias e para os funcionários realizarem as suas atividades.

2- Exigências Legais Para Abrir Uma Loja de Souvenirs

Para abrir uma loja de souvenirs é necessário seguir todas as normas legais exigidas. Vá até a Junta Comercial da cidade para solicitar a abertura da loja na categoria de empreendimento turístico, sendo necessário apresentar todos os seus documentos pessoais. Feito isso compareça na prefeitura para pedir o Alvará de Funcionamento, Licença do Corpo dos Bombeiros Militar e Licença Ambiental.

Também é preciso fazer o registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) na Secretaria da Receita Federal, inscrever-se na Secretaria Estadual da Fazenda para recolher os impostos e realizar o Enquadramento Sindical Patronal para contratar os funcionários. Por fim, se você for trabalhar com produtos licenciados é necessário fazer parcerias com as marcas, estudar e assinar os contratos de direitos autorais e comerciais.

3- Estrutura Para Montar a Loja de Souvenirs

Para ser bem sucedido com uma loja de souvenirs é preciso montar uma estrutura apropriada. Você vai precisar de um espaço físico de aproximadamente 35 m² divididos entre um pequeno escritório, um estoque, área de venda e um banheiro para os funcionários.

Para o escritório é preciso comprar uma mesa, uma cadeira, um computador com internet, uma impressora, um telefone e um armário. Para o estoque tem-se que adquirir caixas e prateleiras. O salão de vendas deve ter um balcão, uma cadeira, um caixa e stands e prateleiras para expor os souvenirs.

4 – Matéria Prima Para a Loja de Souvenir

A matéria prima, ou seja, os produtos que serão vendidos pela loja de souvenirs, são bastante diversos. Você pode fazer criações próprias ou investir em itens que já são referências da sua região como camisetas, canecas e chaveiros, os quais são estampados com os pontos turísticos ou expressões típicas da cidade.

Outra possibilidade que o empresário de uma loja de souvenir tem é trabalhar com produtos licenciados, que são de marcas que fazem parcerias com comerciantes interessados em vender os seus itens. Neste caso, tem-se que reverter uma porcentagem do lucro de cada mercadoria para a marca.

5 – Equipe Para Abrir Uma Loja de Souvenirs

Uma loja de souvenirs é um negócio de pequeno a médio porte, devendo contar com uma equipe enxuta de funcionários, principalmente no início das atividades, podendo ser aumentada conforme o negócio for prosperando.

Para o escritório, a empresa vai precisar de um administrador, um auxiliar de serviços gerais para fazer a manutenção e limpeza do espaço físico, um estoquista, dois atendentes de caixa e três vendedores.

Agora é Sua Vez de Montar Uma Loja de Souvenirs. Aproveite o Baixo Custo do Negócio e o Alto Índice de Crescimento!

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA