Como Montar Uma Loja de Açaí

Loja de AçaíVeja como montar uma loja de açaí e se tornar um empreendedor!

Você se preocupa com a sua alimentação? Esta não é uma exclusividade sua, pois cada vez mais os brasileiros estão preocupados em cuidar da sua dieta, uma vez que os alimentos consumidos são os responsáveis diretos por promover um organismo e uma vida saudáveis, além de ajudar a manter o corpo em forma. Existem diversos alimentos que estão entre os preferidos de quem vive em um estilo fitness, praticando exercícios físicos e fazendo refeições adequadas.

Caso você goste de malhar e manter seu corpo em forma, uma boa dica de negócio é abrir uma academia, o que acha?

Atualmente, um dos alimentos mais populares nas dietas saudáveis é o açaí, uma fruta típica da região Norte do Brasil, podendo ser utilizada de diferentes formas na culinária, entre elas a mais famosa é a mistura com cereais e proteínas, que potencializam as suas propriedades energéticas, sendo perfeito para consumir antes ou depois de pegar pesado na malhação na academia.

Além ser saudável e gostoso, o açaí vem ajudando muita gente a pagar as suas contas e ter um bom rendimento mensal, pois o comércio deste alimento é bastante lucrativo. O preço do açaí não é dos mais baratos, por isso a margem de lucro é boa ao se abrir uma loja de açaí. Também, temos de salientar que a demanda existente pelo produto é bem alta, até mesmo em razão dos bares venderem sucos de açaí.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você gostaria de montar uma loja de açaí? Para aumentar as suas chances de prosperar nesta área é preciso montar um planejamento completo, além de se dedicar e trabalhar muito. Para te ajudar criamos este texto com informações valiosas, contemplando como montar uma loja de açaí. Aproveite!

Conheça Mais Sobre o Açaí

Se você próprio não é apaixonado por açaí, certamente conhece alguém que adora apreciar este alimento na dieta diária ou depois de praticar exercícios físicos intensos. O açaí se caracteriza por ser uma fruta bem pequena de cor roxa, que se assemelha à jabuticaba, sendo colhida dos açaizeiros, árvores típicas da região Norte do Brasil, mais especificamente do Pará.

A febre de usar açaí na dieta começou depois que as suas propriedades foram descobertas, uma vez que esta fruta é rica em cálcio, ferro, vitaminas e fósforo, sendo considerada uma ótima fonte de energia. Além de ser utilizado na culinária, este produto também é usado como componente em produtos cosméticos, pois ele é capaz de prevenir o envelhecimento da pele, mantendo-a livre das rugas.

Já pensou em trabalhar com uma clínica de estética? Esta é uma excelente forma de investir seus recursos e se tornar um empreendedor de sucesso.

O açaí é uma fruta típica do Brasil, sendo consumido, inicialmente, na região Norte, mas a partir da década de 80 foi introduzido no mercado nacional, sendo utilizado principalmente na fabricação de bebidas. Mais recentemente a fruta se tornou a queridinha dos praticantes de atividades físicas, o que abriu uma oportunidade de mercado para quem deseja trabalhar com atividades voltadas para este público, surgindo lojas e quiosques que vendem apenas açaí em diferentes formas.

Mercado Para Montar Lojas Açaí

Os especialistas em serviços voltados para a área de saúde e bem estar afirmam que este é o melhor período para abrir uma loja de açaí, uma vez que o consumo do produto está no seu auge, o que é consequência do “boom” de pessoas interessadas em ter uma vida saudável e um corpo em forma, o que propícia à venda de produtos voltados para estas necessidades.

O Brasil produz mais de 1 milhão de toneladas de açaí por ano, sendo que a produção tende a aumentar nos próximos anos, apenas no Rio de Janeiro, o consumo mensal desta fruta é de toneladas. A maior concorrência para esta modalidade de negócio está no Pará, onde há mais de 160 lojas de açaí e quiosques regularizados. Ao montar uma loja de açaí você poderá ter um rendimento médio de R$ 30.000 reais, dependendo da sua região, variedade de produtos que oferece e demanda.

Como Montar Uma Loja de Açaí

Uma loja de açaí é um negócio com boa perspectiva de lucros financeiros, principalmente nos grandes centros urbanos. Além disso, focar em abrir um quiosque ou carrinho de sucos de açaí em praias costuma trazer lucros incríveis, mas claro, em alta temporada. Ou seja, podemos dizer que a Loja De Açaí Da Lucro!

No entanto, não basta abrir as portas do estabelecimento, é necessário saber como planejá-lo e trabalha-lo da melhor possível para ser bem sucedido. Acompanhe abaixo como montar uma loja de açaí:

1- Localização Para Montar a Loja de Açaí

Definitivamente, uma loja de açaí não pode ser montada em lugares com pouco fluxo de pessoas ou onde o seu público-alvo não esteja presente. O consumo de açaí é mais recorrente entre os indivíduos que pertencem à classe econômica média e que moram nos grandes centros urbanos, logo, o ideal é que este tipo de negócio seja instalado em uma cidade grande, de preferência perto de academias e parques em que as pessoas praticam exercícios, aumentando a visualização e possibilidades de vendas.

Você se considera um bom vendedor? Está buscando ensinar seus funcionários para maximizar a conversão de visitantes em clientes? Temos o texto perfeito! Veja agora mesmo as melhores técnicas de vendas.

Outro lugar levado em consideração para abrir uma loja de açaí é a facilidade que ele vai oferecer para desenvolver as atividades. Por isso, o estabelecimento tem que estar em um ponto acessível para a entrega dos produtos e para os empregados, o que diminui os transtornos com o transporte.

2- Exigências Legais Para Abrir Uma Loja de Açaí

Para evitar prejuízos durante a execução das suas atividades é necessário conhecer todas as exigências legais para abrir uma loja de açaí. Em primeiro lugar, você deve ir à Junta Comercial da cidade para requerer a abertura da empresa, tendo que apresentar os seus documentos pessoais e os dos seus sócios, se for o cano.

Em seguida, é preciso pedir o Alvará de Funcionamento, Licença do Corpo de Bombeiros e a Licença Ambiental na prefeitura. Na sequência, tem-se que fazer o cadastro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) na Secretaria da Receita Federal, o Enquadramento Sindical Patronal para registrar os empregados e a inscrição na Receita Estadual da Fazenda para captar os impostos.

Trabalhar de forma regular é de suma importância ao abrir um negócio, principalmente em para trazer maior credibilidade perante os clientes. Veja, quando você tem todos os alvarás, significa que a vigilância sanitária fiscalizou a sua loja de açaí, consequentemente, observa-se todos os padrões de higiene.

3- Estrutura Para Montar a Loja de Açaí

Todo e qualquer estabelecimento comercial deve dispor de uma estrutura que facilita as suas atividades. Por isso, a loja de açaí tem que contar com um espaço físico de, pelo menos, 35 m², o qual deve ser dividido entre o escritório para tratar das questões administrativas, banheiro para os funcionários, salão para expor e vender os produtos, além um estoque para armazenar as matérias-primas.

Você pode ainda trabalhar com a venda pela internet, com isso terá chances de aumentar mais as vendas e obter maiores lucros. Normalmente, a dificuldade principal das empresas é justamente a demanda, então se lembre, seu foco deve ser aumentar a demanda.

Para o estoque é necessário adquirir prateleiras e câmaras resfriadas para manter a qualidade dos produtos de açaí, para a área de loja tem-se que comprar um balcão, um caixa, uma cadeira, balcão refrigerado e prateleiras. Se a loja trabalhar com o consumo de açaí no local, também é preciso ter mesas e cadeiras. Para o escritório é preciso ter uma mesa e uma cadeira, um armário, computador com internet, telefone e impressora. O investimento inicial para montar uma loja de açaí é de R$ 60.000 reais.

4- Matérias-primas da Loja de Açaí

Para manter a loja de açaí é necessário contar com um estoque abastecido continuamente. É importante ressaltar que como se trata de um produto perecível é preciso comprar a quantidade necessária para suprir as vendas semanalmente ou quinzenalmente, evitando que ele estrague.

Algumas das principais matérias-primas da loja de açaí é a polpa de açaí, leite, frutas da estação, flocos de milho, calda de sorvete, iogurte natural, granola, ovo maltine, xarope de guaraná, farinha láctea e gostas de chocolate. Antes de fazer as compras é indicado realizar uma pesquisa de quais são os melhores fornecedores.

5- Equipe Para Trabalhar na Loja de Açaí

Para desenvolver as atividades da loja de açaí você tem que montar uma equipe com profissionais qualificados. Para a área do escritório é preciso contratar um administrador, na área de vendas três vendedores, dois atendentes de caixa, dois estoquistas e um auxiliar de serviços gerais. Todos os funcionários devem ser registrados e receber os benefícios legais.

Vender o açaí pode ser a tarefa mais difícil. É interessante fazer “parcerias” com estabelecimentos que o utilizam, como é o caso dos bares e lanchonetes. Também, montar um ponto em que as pessoas busquem pelo seu produto.

E Você, Pronto Para Começar a Sua Loja de Açaí Agora Mesmo? Conte-nos Suas Dificuldades!

3.50 avg. rating (73% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA