Incubadoras De Empresas

Incubadoras de EmpresasConhece as incubadoras de empresas? Veja como usufruir delas e até mesmo montar a sua própria!

Independente do ramo de atuação, aquelas empresas que são consideradas bem sucedidas no mercado possuem um mesmo fator em comum, elas receberam apoio quando ainda eram embriões. Infelizmente, nem todas as empresas têm a mesma sorte, pois muitas delas acabam ficando pelo caminho devido ao fato de não terem recebido orientações adequadas ou apoio financeiro para colocar as suas atividades em prática.

Para evitar que este problema continue ocorrendo, foram criadas as incubadoras de empresas, que, como o próprio nome diz, servem para ajudar àqueles empreendimentos de micro e pequeno porte que se pretende lançar no mercado. Confira como administrar uma pequena empresa.

As incubadoras desempenham o papel de captar recursos financeiros e também de oferecer orientações de profissionais qualificados, possibilitando que os novos empreendedores errem o mínimo possível e tenham mais chances de se dar bem nos seus ramos de atuações.

É importante frisar que, qualquer empresa, indiferente do ramo de atuação, necessita que o administrador saiba como gerir o negócio, entenda do funcionamento, saiba como motivar os funcionários, entre outros fatores, os quais são decisivos para o sucesso do empreendimento.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Saber mais sobre as incubadoras de empresas é uma ótima dica para quem deseja começar um negócio próprio inovador ou mesmo gostaria de atuar com a fomentação de empreendimentos.

Esse é o seu caso? Talvez as incubadoras de empresas sejam o que faltava para você dar o primeiro passo e montar o seu próprio negócio, tornar-se chefe e ter uma ótima renda mensal. Quer saber mais? Confira abaixo nossas dicas e informações sobre incubadoras de empresas.

Conheça o Conceito De Incubadoras De Empresas

É necessário entender o que são as incubadoras de empresas. Pois bem, trata-se de empresas que atuam com atividades que visam estimular a abertura de novos empreendimentos, de tamanho micro ou pequeno.

O nome incubadora vem devido ao fato destas instituições cuidarem das empresas que estão surgindo, orientando desde o desenvolvimento da ideia até a captação de recursos e implementação da estrutura. Veja algumas dicas para novos empresários, irão auxiliar no inicio do seu negócio e reduzir a margem de erros.

A incubadora tem capacidade para gerir várias empresas ao mesmo tempo. Comumente, as incubadoras são instituições de grande porte como, por exemplo, instituições públicas de ensino, que estimulam os seus alunos a criarem um negócio próprio e se “certificam” de que serão bem sucedidos no futuro.

No entanto, as incubadoras de empresas também podem ser montadas por empresários que almejam fazer da fomentação de empreendimentos à sua atividade profissional. Mais do que orientações, as incubadoras também facilitam o acesso dos empresários à estrutura dos seus respectivos negócios, disponibilizando apoio gerencial e técnico.

Existem casos de incubadoras que auxiliam, inclusive, com bolsas para incentivar os pequenos empreendedores a seguir em frente e iniciar os seus negócios.

Quais São Os Processos Das Incubadoras De Empresas

Você tem uma ideia de negócio ou mesmo gostaria de montar uma incubadora de empresas? Então, é necessário conhecer quais são os processos que as instituições utilizam para fomentar os empreendimentos, conheça-os abaixo.

1 – A Incubadora De Empresas Ajuda Com a Modelagem Do Negócio

Antes de qualquer coisa, uma incubadora de empresas se preocupa em ajudar na modelagem do negócio, ou seja, ajudar o futuro empreendedor a desenvolver a sua ideia sobre o serviço que será prestado.

Muitos não conseguem perceber a importância dessa fase, porém, ela é determinante para dar o primeiro passo corretamente. Iniciar um negócio sem saber exatamente a ideia apropriada sobre reduz em, no mínimo, 50% das chances de atingir o sucesso.

Nesta etapa, a pessoa tem a sua proposta estuda pelos membros da incubadora, que também procuram por profissionais que já obtiveram sucesso nesta área para usar como referências.

Perceba, os profissionais da incubadora buscam informações com empresários experientes do setor que você está interessado para lhe trazer boas informações, inclusive referente às experiências passadas.

Este procedimento inicial é de fundamental importância para que o negócio seja montado de acordo com as características do mercado e do seu público-alvo em potencial, evitando que os empreendedores adquiram vícios que possam gerar prejuízos morais e financeiros.

2 – Atividades De Networking Nas Incubadoras De Empresas

Após ajudar o empreendedor na definição e modelagem do seu negócio, as incubadoras de empresas promovem o networking, que é o ato de inserir o empresário ao seu futuro de atuação, colocando-o em contato com os melhores profissionais da área e empresas bem sucedidas, o que permite estabelecer relações, além de aprender com as experiências alheias.

3 – Assistência De Marketing Fornecida Pelas Incubadoras De Empresas

Independente do tamanho da empresa é essencial investir em marketing, pois é necessário que ela tenha visibilidade frente aos seus clientes em potencial. Pensando nisso, as incubadoras oferecem assistência de marketing, auxiliando as empresas no desenvolvimento de campanhas publicitárias, bem como métodos estratégicos para serem bem vistas no mercado.

Com isso, o empreendedor inicia o seu negócio com uma expansão rápida de novos clientes, já que a sua visibilidade passa a ser evidente. Lembre-se, quem não é visto não é lembrado!

4- Incubadoras De Empresas Auxiliam Na Contabilidade e Gestão

Um dos principais erros que levam as empresas que estão ingressando no mercado a quebrarem antes mesmo de atingir o ápice é a falta de conhecimento em gestão. Para que isso não aconteça, as incubadoras de empresas auxiliam os empreendimentos na contabilidade e gestão, ensinando os principais processos para que o administrador mantenha a empresa dentro da legalidade, bem como a forma de comandar as atividades e os funcionários.

5- As Incubadoras De Empresas Auxiliam Captação De Recursos

Um dos principais processos das incubadoras de empresas é ajudar os empreendedores na captação de recursos para a abertura dos seus respectivos negócios. Neste caso, a instituição busca parcerias com investidores em potencial que tenham relações com o tipo de empresa que se pretendem montar, oferecendo-os vantagens em troca do apoio.

O interessante em utilizar-se das incubadoras de empresas é o auxílio fornecido em todos os processos de abertura de uma empresa, é realmente fantástico o trabalho deles.

Dicas De Como Montar Uma Incubadora De Empresas

Se você tem a intenção de montar uma incubadora de empresas é necessário estar disposto a seguir algumas normas, que são essenciais para ter sucesso nesta área. Por isso, acompanhe nossas dicas de como montar uma incubadora de empresas.

1 – Tenha Um Plano Técnico Para Gerenciar a Incubadora De Empresas

Antes de colocar a incubadora de empresas em prática é recomendado ter um plano técnico para gerenciá-la. Sendo assim, é preciso um documento com precisão de detalhes todas as atividades que a empresa realizará, quais serão os seus núcleos, planejamentos, processos de gestão, bem como público-alvo, ou seja, tipos de empreendedores que se almeja atrair.

2- Estabelecer Os Rumos Da Incubadora De Empresas

Assim como qualquer outro negócio, ao montar uma incubadora de empresas é necessário estabelecer os rumos que ela vai tomar ao longo das suas atividades. Neste caso, é importante definir a quantidade de empreendedores que serão atendidos, quais as áreas profissionais que serão trabalhadas, além das formas que serão utilizadas para que a instituição ganhe dinheiro e também permita que os clientes atinjam o seu sucesso.

3- Atrair Futuros Empreendedores Para As Incubadoras De Empresas

A incubadora de empresas serve para ajudar os micro e pequenos empreendimentos, logo, é necessário desenvolver métodos para atrair os futuros empreendedores. A melhor maneira de fazer esta tarefa é através da divulgação do seu negócio, fazendo com que aqueles que possuem ideias inovadoras saibam quais os benefícios que irão encontrar caos aceitem se aliar à uma incubadora como, por exemplo, obter recursos financeiros e orientações profissionais.

4- Agregar Instituições Parceiras

Em se tratando do mundo dos negócios há que se ter em mente que ninguém faz nada sozinho, sendo justamente esse um dos lemas das incubadoras de empresas. Levando isso em consideração, ao montar uma instituição para fomentar empreendimentos é preciso agregar instituições parceiras.

Nesta situação, uma boa dica é procurar e tentar fazer parcerias com instituições de ensino, como é o caso das faculdades públicas ou privadas, que estejam dispostas a oferecer profissionais capacitados para orientar os empreendedores em questões administrativas, de gestão, contabilidade, meios legais para entrar no mercado, economia, gestão de funcionários, qualidade na execução das atividades, entre outras coisas.

5- Obter Apoio Financeiro Para As Incubadoras De Empresas

Por fim, as empresas incubadoras também devem obter apoio financeiro para ajudar os empreendedores a colocar as suas ideias em prática. Portanto, é necessário que você busque parcerias com instituições de grande porte, que estejam dispostas a investir na abertura de micro e pequenos negócios como, por exemplo, bancos e multinacionais.

Conseguir apoio financeiro não é algo tão simples, muito pelo contrário, será preciso apresentar aos potenciais investidores provas da capacidade da sua empresa, além do retorno que eles poderão ter no futuro se decidirem apostar nas propostas de negócio que estão sendo incubadas pela sua instituição.

O Que Achou Das Incubadoras De Empresas?

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA