Como Trabalhar Com Impressão 3d

Impressão 3dAprenda como trabalhar com impressão 3d, o que precisa, custo da impressora e todas as informações pertinentes!

Há alguns anos especulava-se que no futuro teríamos objetos virtuais transformados em realidade. Pois bem, o futuro chegou e se tornou realidade, tudo graças à invenção da impressão 3d, que possibilita imprimir arquivos salvos no computador e transformá-los em objetos reais como, por exemplo, brinquedos, canecas, pulseiras, óculos, instrumentos musicais, entre outras inúmeras possibilidades de produtos que podem ser impressos com tamanho e características planejadas.

A modernidade que a impressora em 3d oferece se tornou uma excelente oportunidade de negócio, visto que ele permite a atuação dos empresários em diferentes nichos, que vão desde a impressão de próteses para o corpo humano até móveis. A estrutura para iniciar um negócio com impressão 3d é pequena, o que permite um baixo custo mensal, e claro, uma boa taxa de lucratividade.

Esta modalidade de atividade está crescendo consideravelmente no mundo e no Brasil, o que se deve ao fato de aumentar a capacidade de produtividade, além de ter um custo de investimento mais barato do que os demais meios de produção.

Além disso, a impressão 3d no Brasil tem sido muito requisitada por empresas de engenharia e clínicas medidas, naquela em razão de ter um protótipo da peça e nesta para verificar na “prática” como proceder a cirurgia.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você quer montar uma empresa de pequeno porte e com um grande potencial de rendimento? Então que tal trabalhar com a impressão de produtos em 3d? Para alcançar este objetivo é necessário conhecer como funciona o serviço e o que é preciso para praticá-lo. Para facilitar este seu desejo de abrir um negócio nesta área, criamos este texto apresentando informações sobre como trabalhar como impressão 3d. Confira!

O Que é Impressão 3d?

A impressão virtual em 3d aprimorada é algo que conhecemos em torno de uma década, mas os projetos e primeiros protótipos relacionados à esta atividade foram inventados em 1984, tendo sido criada pelo norte-americano Chick Hull, na Califórnia, o qual utilizou apenas uma precursora da impressora 3d com estereolitografia para criar lâmpadas para solidificar resinas.

No início, a tecnologia 3d ainda estava se desenvolvendo, o que fazia com que as peças demorassem entre 6 e 8 semanas para que ficassem completamente prontas, além de quase apresentarem defeitos, tendo que ter partes das suas estruturas refeitas. Ao longo dos anos, esta modalidade de impressão evoluiu bastante, ganhando mais flexibilidade e velocidade para imprimir os objetos de plástico, que ficam prontos em menor tempo, além de apresentarem alta qualidade.

Como Funciona a Impressão 3d?

A impressão 3d também pode ser chamada de prototipagem rápida, que se caracteriza pelo fato de uma imagem ser criada virtual e em dimensões. O planejamento inicial do desenho que dará origem ao objeto é de suma importância, pois é nesta fase que são determinados e criados todos os detalhes e o esquecimento de qualquer um deles pode fazer com que o objeto apresente algum defeito quando for impresso.

Depois de criado o desenho tridimensional é feita a impressão 3d, recebendo camadas de plástico ou de outros materiais flexíveis e com capacidade para serem moldados, basta conectar o computador em que a imagem foi gerada na impressora 3d para que o arquivo seja impresso e transformado em realidade.

É importante ressaltar que o serviço de impressão 3d é executado a partir de uma impressora específica de 3d, que tem uma composição diferenciada e um preço de aquisição mais alto, embora tenha se tornado mais acessível nos últimos anos. O equipamento tem uma bandeja que possibilita moldar e injetar plástico ou nylon, que são os materiais mais usados para a fabricação de produtos impressos em 3d.

Quais as Vantagens de Trabalhar Com a Impressão 3d?

O uso da impressão em 3d vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, o que se deve ao fato de esta modalidade trazer uma série de benefícios para os empresário. Em primeiro lugar, uma das principais vantagens de trabalhar com a impressão 3d é o baixo custo de investimento, visto que basicamente é preciso adquirir a impressora 3d para impressões industriais e os materiais específicos para serem moldados.

A impressão 3d é relativamente rápida, claro, quando comparada a um processo de desenvolvimento de uma impressão tridimensional, o que permite ao empresário aumentar a sua capacidade de produção, fabricando até 50 peças de pequeno e médio porte por hora. Além disso, os objetos impressos em 3d também são de excelente qualidade, uma vez que todos os seus detalhes são planejados minimamente.

É importante frisar que a impressão 3d é perfeita, ou seja, cada detalhe que constava no desenho tridimensional estará exposto na peça construída, por isso muitos engenheiros mecânicos e profissionais de áreas afim costumam solicitar as peças antes em 3d, inclusive, utilizando de forma “experimental” na máquina, apenas para verificar se realmente irá funcionar.

Para se ter uma ideia, alguns especialistas acabam por desenvolver toda uma máquina em 3d e imprimi-la, claro, em uma proporção menor, verificando se realmente o seu projeto irá funcionar. Afinal, algumas máquinas podem atingir a casa dos milhões para serem criadas, nada mais “justo” do que ter algumas garantias, não é mesmo?

Como Trabalhar Com Impressão 3d

Os negócios com impressão 3d ainda estão se desenvolvendo no Brasil, logo, para entrar nesta área é necessário tomar uma série de precauções, conhecendo quais são os requisitos para obter sucesso com esta atividade. Acompanhe abaixo as dicas que relacionamos para você sobre como trabalhar com impressão 3d

1- Determine o Tipo de Produto da Impressão 3d

Uma das grandes vantagens da impressão 3d é o fato de permitir trabalhar com a construção de uma grande gama de produtos. Sendo assim, o primeiro passo para começar o seu negócio é determinar o tipo de produto que será impresso como, por exemplo, próteses para humanos e animais, utensílios de cozinha, pulseiras, óculos, entre outros itens.

Para fazer a melhor escolha de produto para imprimir em 3d é recomendado fazer uma pesquisa de mercado, visando compreender qual é a necessidade de demanda que existe na sua localidade, ou no país de um modo geral. A partir daí você pode analisar se a demanda pode ser suprida com objetos criados em 3d.

Também, é importante procurar pelos clientes e, antes mesmo de começar a adquirir os equipamentos, verificar se os mesmos tem interesse, se gostariam de fazer uma parceria com o seu negócio a ser montado. Uma boa dica é procurar pelos laboratórios de próteses dentárias, os quais costumam ser bons clientes.

2- Compre a Impressora 3d

Para dar início às atividades com a impressão 3d é necessário comprar a impressora 3d, óbvio. Neste caso, é importante entender que existem diversos modelos deste equipamento no mercado, sendo recomendado pesquisar quais são as versões mais adequadas para o tipo de produto que você pretende imprimir.

Atualmente, alguns dos modelos mais comuns de impressoras 3d são da marca Stratasys, que é considerada uma das mais conceituadas do mercado, oferecendo 3 versões diferentes direcionadas para a impressão desde itens pequenos até móveis e demais objetos de grande porte.

Está se perguntando quanto custa uma impressora 3d? O custo de aquisição gira entre R$ 30.000 mil reais e R$ 100.000 mil reais. Outras marcas mais acessíveis de impressora 3d são Zprinter, ProJet, MarkerBot e Up!3d Printer.

3- Selecione os Materiais Para Impressão 3d

Com base na escolha dos tipos de produtos que serão impressos em 3d você deve selecionar os materiais adequados para usar nas impressões. Para chegar ao resultado adequado é necessário pesquisar quais são os materiais usados comumente para cada objeto, se são capazes de oferecer qualidade e resistência depois de serem injetados pela impressora.

Os materiais mais usados para fazer a impressão 3d são o plástico, o nylon e o metal, que podem ser moldados de acordo com as necessidades do operador da máquina. Neste caso, é necessário comprar filamentos de plásticos ou dos demais materiais, que estão em estado in natura, estando prontos para serem fundidos com o laser da máquina.

4- Contrate um Designer Para Criar os Moldes de Impressão 3d

Todos os objetos impressos na impressora 3d são construídos a partir de um projeto virtual, por isso é de fundamental importância que você disponha de um profissional capacitado para elaborar os produtos em todos os seus detalhes, pois do contrário eles podem apresentar falhas no design ou no seu funcionamento, causando prejuízos financeiros.

Para trabalhar com a impressão 3d o ideal é contratar um designer com experiência no desenvolvimento de projetos virtuais para imprimir em 3d. Dessa maneira será possível garantir a qualidade dos serviços que serão prestados pela sua empresa, além de inovar através da criação de produtos com modelos exclusivos.

Como o custo da impressora 3d é relativamente alto para algumas pessoas que estão iniciando no empreendedorismo, o ideal é fazer uma pesquisa bem aprofundada de clientes, inclusive, tentar fechar com eles antes mesmo de começar a operacionalizar o seu negócio.

Verifique se os clientes tem interesse e, caso tenham, pergunte se estão interessados em fechar um contrato com você para o próximo mês, por exemplo. Ao fazer isso você também irá descobrir quem são seus concorrentes, já que será informado se já estarão adquirindo de outro, bem como o preço cobrado.

O Que Acha de Começar a Trabalhar Agora Mesmo Com Impressão 3d? Conte-nos o Que Achou do Negócio!

4.50 avg. rating (86% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA