Como Montar Uma Fábrica de Tintas

Fábrica de TintasVeja agora mesmo como montar uma fábrica de tintas, é a sua chance de obter a independência financeira!

Uma residência ou estabelecimento comercial ganham outra aparência a partir do momento em que são pintados, recebendo uma cor que pode lhes acrescentar mais “vida”, deixando-os mais bonitos e chamativos. A tinta é um produto muito utilizado para decorar os ambientes e estruturas, tanto internamente quanto externamente, além de serem capazes de proteger as superfícies, evitando que as ações do tempo e do clima possam danificá-las.

Está gostando da ideia de trabalhar com tintas? Temos um texto ensinando como montar uma casa de tintas, embora não seja a fabricação em si, pode ser uma excelente ideia de negócio.

A tecnologia na fabricação de tintas permitiu a criação de produtos com uma cartela ampla de cores, além de características diferenciadas como texturas e pontos de iluminação. As tintas estão entre as mercadorias mais consumidas do mercado para a finalização e decoração de ambientes, gerando altos lucros financeiros para os seus fabricantes.

Falando em decoração, o que acha de trabalhar com decoração em gesso? É um ramo promissor que está ganhando cada vez mais adeptos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você gostaria de montar um negócio de porte mediano na área de artigos para construção e decoração? Uma alternativa é abrir uma fábrica de tintas, a qual produz itens objetos de demanda durante o ano inteiro, o que garante certa estabilidade para o empresário.

Assim com qualquer negócio, uma fábrica de tintas também tem um nível de complexidade, sendo necessário planejar, executar e analisar todos os quesitos que a engloba, com isso será possível ter um bom faturamento e conseguir manter a estabilidade financeira da empresa. Para te ajudar criamos este texto com dicas e informações, além de um passo a passo de como iniciar a sua fábrica de tintas. Aproveite!

Conheça Mais Sobre o Ramo de Fábrica de Tintas

Um ambiente pintado causa uma impressão positiva, não é verdade? Afinal, as tintas realçam as características do espaço e o deixam com uma aparência de bem cuidado. As tintas se caracterizam por ser uma composição química pigmentada, que servem para ser aplicada em superfícies, responsáveis por proporcionar um tom diferenciado, um acabamento e mais proteção para o local, evitando que ele venha a sofrer danos em decorrência das ações do tempo.

Além de ser um produto que protege as paredes ou estruturas dos ambientes, as tintas também tem um papel importante na decoração, pois elas podem fazer composições com móveis e objetos, aumentar a propagação de luz no cômodo ou permitir a criação de imagens. As tintas estão entre os principais produtos comercializados no setor de construção e finalização de ambientes, o que se deve ao fato de serem muito funcionais aos objetivos a que se propõem e existirem em diversas versões, desde as simples até as que possuem efeitos modernos.

As tintas foram criadas juntamente com a evolução da civilização humana, os primeiros relatos da existência deste produto datam do período pré-histórico, quando os homens utilizavam pigmentos de plantas para fazer inscrições em paredes rochosas. Ao longo dos séculos esta substância foi evoluindo, passando a ser confeccionada em fábricas durante a Idade Moderna.

Após toda esta evolução, a utilização de tintas para fins de decoração se tornou muito comum, contudo, caso não seja exatamente a área que você deseja trabalhar, pode se interessar por montar uma empresa de materiais de construção.

Mercado Para a Fábrica de Tintas

O mercado para montar uma fábrica de tintas não poderia ser o mais convidativo possível, pois no momento atravessa uma excelente fase. A área de construção civil cresceu consideravelmente na última década, o que faz com que o espaço precise ser finalizado com uma pintura, seja para decorar ou simplesmente protegê-lo, aumentando a demanda pelas tintas.

Outro fator que aqueceu o setor de tintas foi o desenvolvimento da tecnologia nesta área, o que permitiu a fabricação de tintas diversas, com texturas e preços variados. Segundo a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), no último ano as vendas de tintas superaram o volume de 1,3 bilhões de litros, aquecendo este mercado. Ao montar uma fábrica de tintas você poderá ter um faturamento médio de R$ 50.000 reais.

Como Montar Uma Fábrica de Tintas

A fábrica de tintas é um negócio de complexidade mediana, sendo necessário fazer um estudo completo para planejar e colocar a sua estrutura em prática, uma vez que todas as áreas, desde a administrativa até a de produção, são essenciais para obter sucesso. Acompanhe abaixo como montar uma fábrica de tintas:

Localização Para Montar Uma Fábrica de Tintas

Saber definir a localização para instalar um empreendimento é o pontapé inicial para ser bem sucedido. Antes de qualquer coisa, é importante considerar que uma fábrica de tintas gera ruídos devido à utilização dos equipamentos que produzem a substância, logo, deve ser fixada em um local longe de residências, de preferência em uma região fabril, que é propícia para este tipo de atividade.

A fábrica de tinta também deve ser fixada em um ponto estratégico, o qual fique bem acessível para os fornecedores fazerem as entregas das matérias primas, para os consumidores retirarem os seus produtos e para os empregados trabalharem.

Questões Legais Para Abrir a Fábrica de Tintas

Para iniciar as atividades da fábrica de tintas é preciso cumprir com todas as exigências legais, pois do contrário ela estará sujeita a multas e interdição. Primeiramente, o empresário deve comparecer até a Associação Comercial da região para fazer a solicitação de abertura do negócio, devendo estar com todos os seus documentos pessoais para dar entrada na documentação.

Na fase seguinte você precisa ir até a prefeitura para pedir o Alvará de Funcionamento, Licença Ambiental e a Licença do Corpo de Bombeiros Militar, todas estas autorizações são concedidas depois dos órgãos realizarem uma inspeção no local. É preciso fazer o cadastro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) no site da Secretaria da Receita Federal, inscrever-se na Secretaria Estadual da Fazenda para recolher os impostos em dia, além do Enquadramento Sindical Patronal para conceder os benefícios dos funcionários.

A fábrica de tintas trabalha com muitos elementos químicos, o que a torna uma atividade insalubre, por isso será preciso pagar adicional de insalubridade aos funcionários, além de ter de fornecer equipamentos de segurança (EPIs) referentes à atividade, não tente evitar isso em hipótese alguma.

Estrutura Para Montar a Fábrica de Tintas

Para montar uma fábrica de tintas é necessário dispor de uma estrutura adequada, sendo que um negócio de porte mediano deve contar com, pelo menos, 80 m², que serão compostos por um escritório para administrar o negócio, uma área de produção para a fabricação de tintas, um estoque e banheiros para os funcionários.

Para o escritório é necessário comprar uma cadeira, uma mesa, um telefone, um armário, um computador com internet e uma impressora. Para o estoque é preciso adquirir caixas e prateleiras. Para a área de produção tem-se que contar com balança para materiais líquidos, tanques de armazenagem de substâncias, misturador, moinho, compressor, tanques para diluição, ajustes e secagens do produto, tachos de aço inox, filtro removedor de partículas sólidas, esteiras rolantes e máquinas de enlatar tintas. Além disso, você precisará de um carro ou caminhão para fazer as entregas das tintas. O investimento médio inicial é de R$ 400.000 reais.

Matérias-Primas Para Fábrica de Tintas

Para que a fábrica de tintas mantenha um nível constante de fabricação é necessário fazer com que o estoque esteja sempre abastecido. Os principais insumos para fabricar tintas são a água, pigmentos, aglutinadores, solventes e aditivos, que devem ser adquiridos em tipos e quantidade que atendem às necessidades do fabricante.

Antes de realizar a compra de insumos para a fábrica de tintas é recomendado fazer uma pesquisa para descobrir quais são os melhores fornecedores disponíveis no mercado, quais oferecem itens de qualidade e com um valor adequado ao seu orçamento.

Observar as formas e condições de pagamento, além do prazo de entrega do produto, são fundamentais, por isso, leve estes fatores em consideração também.

Equipe Para Trabalhar na Fábrica de Tintas

Para executar as atividades da fábrica de tintas tem-se que montar uma equipe qualificada. No escritório você necessitará de um administrador e um auxiliar administrativo. Para o setor de produção, o ideal é contar com no mínimo 7 operadores de máquinas, um auxiliar de serviços gerais, dois estoquistas e um motorista. Todos os funcionários devem ser registrados na Carteira de Trabalho.

A venda do produto é o foco principal de todo empreendedor, na fábrica de tintas não é diferente. Veja, uma fábrica produz uma quantidade de tintas muito grande, com isso, obter compradores é fundamental e decisivo para atingir ou não o sucesso no negócio.

Por isso, o ideal é conseguir estabelecer “parcerias” com empresas, como lojas de tintas, as quais adquirirão de você uma quantidade média X mensal, assim é possível se programar e conseguir lucros bons todos os meses.

Pronto Para Montar Sua Própria Fábrica de Tintas? Deixe Suas Dúvidas Nos Comentários!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, qual o custo médio para a abertura de uma fábrica de tintas? Estou iniciando um plano de negócios para uma fábrica inicialmente de pequeno porte. Vocês tem uma estimativa média?

    No aguardo.

DEIXE UMA RESPOSTA