Como Montar uma Fábrica de Sabonetes

Fábrica de SabonetesPensando em montar uma fábrica de sabonetes? Confira o que você precisa saber para começar.

Os hábitos de higiene estão presentes na vida dos seres humanos desde os primórdios da sua existência. Afinal de contas, a humanidade sempre desenvolveu métodos para fazer a sua própria higiene, que por muito tempo foram bastante rústicos. Ao longo dos séculos e com o desenvolvimento da tecnologia, diversas ferramentas e produtos foram desenvolvidos para a higiene pessoal, tais como o sabão e posteriormente o sabonete, que limpa e aromatiza a pele.

Na atualidade, os produtos de higiene pessoal estão entre os mais consumidos do mercado, perdendo apenas para o setor alimentício, pertencendo à cesta básica, ou seja, estão na cartela daquelas mercadorias que são compradas regularmente todo o mês. Os sabonetes podem ser encontrados desde as versões simples até as mais sofisticadas, apresentando preços diversificados de aquisição.

Um ponto interessante a se destacar é que o sabonete oferece bons rendimentos financeiros para os comerciantes e fabricantes, pois a demanda que o produto envolve é incrível, como já frisado, é um dos produtos mais consumidos no Brasil. Com isso, dificilmente você terá dificuldades com relação a conseguir clientes ou manter a estabilidade no setor.

Caso você esteja interessado em trabalhar no segmento e tenha dificuldades em aprender como fazer o sabonete, uma boa dica é conferir o nosso texto sobre como fazer sabonete líquido, o qual trará um passo a passo simples, o que permite que você rapidamente desenvolva seu próprio sabonete.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você gostaria de trabalhar no setor de produção de produtos de higiene? Este realmente é um mercado com bastante potencial de lucratividade. Uma das melhores alternativas é investir em uma fábrica de sabonetes, sendo possível começar com um negócio de pequeno porte e com uma baixa taxa de investimento inicial.

Gostou da ideia e quer saber mais? Desenvolvemos esse texto com ótimas informações e dicas sobre como montar uma fábrica de sabonetes, aproveite!

Conheça Mais Sobre a Fabricação de Sabonete

O sabonete é um produto derivado do sabão, há relatos históricos de que era fabricado desde o período pré-histórico. O nome sabão tem origem relacionada à palavra sapo, pois em tempos remotos, este item era produzido com a gordura de sapos que eram oferecidos em sacrifício pelos romanos na Itália. O sabão moderno, que é o mais próximo do que conhecemos na atualidade, apenas foi inventado no ano de 1878, sendo feito a partir de gordura animal e uma mistura de vegetais.

Demorou certo tempo para que o sabão fosse aprimorado e desse origem ao sabonete, o que aconteceu somente na década de 1950, na França. Este processo ocorreu devido ao fato de os cientistas estarem em busca de um produto para a higiene pessoal que fosse mais suave e causasse menos alergia do que o sabão comum.

Os sabonetes são feitos basicamente de glicerina ou ácidos graxos, dependendo do tipo de fabricação. Estes produtos são fabricados manualmente, sendo compostos por substâncias que ajudam na limpeza das partículas da pele, além de possuírem aromatizantes, os quais liberam um perfume quando entram em contato com a água.

Mercado Para a Fabricação de Sabonete

Você tem dúvidas se a área de fabricação de sabonetes realmente pode ser lucrativa? Pois bem, saiba que o setor de itens para banho movimentou mais de 10 bilhões de dólares no ranking mundial de vendas de produtos para uso pessoal. Segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, nos últimos 14 anos este ramo teve um crescimento de 15%, tendo um número maior de pessoas interessadas em consumir estas mercadorias e, consequentemente, de fábricas para atender à demanda.

A previsão do mercado é bastante positiva para a fabricação de sabonetes, uma vez que há uma perspectiva de aumento da expectativa de vida da população brasileira, o que fatalmente impacta no número de pessoas economicamente ativas que necessitam de cuidados com a saúde, higiene e estética, compram mensalmente sabonetes, item básico para realizar o asseio pessoal do dia a dia.

Além disso, o sabonete é um produto barato e raramente terá uma baixa na demanda, através dessa informação básica o interessado já pode pensar em abrir uma fábrica de sabonetes, já que o mercado comporta, perfeitamente, mais empresas no setor.

Claro, será preciso disputar parcela do mercado, trabalhar com produtos de qualidade, manter uma boa divulgação, preços e até mesmo fazer bons contatos com supermercados, farmácias e estabelecimentos em geral, com isso atingirá o patamar almejado de sucesso no negócio rapidamente.

Como Montar Uma Fábrica de Sabonetes

Você quer mudar a sua vida financeira trabalhando com uma fábrica de sabonetes? Este negócio é considerado de pequeno a médio porte, necessitando de todo o planejamento possível para que as atividades sejam executadas da maneira adequada e se obtenha um produto de qualidade. Acompanhe abaixo as dicas que separamos para você sobre como montar uma fábrica de sabonetes:

1- Localização Para a Fábrica de Sabonetes

Para montar uma fábrica de sabonetes é necessário começar escolhendo a localização mais adequada. O ideal é que este tipo de negócio seja instalado em uma área industrial, longe de residências, uma vez que as atividades executadas emitem ruídos que podem causar transtornos para a vizinhança.

Além disso, também é importante levar em consideração a proximidade do local em que a fábrica de sabonetes será instalada, pois ele tem que ser de fácil acesso para os fornecedores realizarem as entregas, para os clientes transportarem os produtos e para os funcionários irem ao trabalho, o que contribui para diminuir os gastos com os benefícios de transporte.

2- Questões Legais Para Abrir a Fábrica de Sabonetes

Para que a fábrica de sabonetes possa operar as suas atividades é necessário estar em dia com todas as questões legais que são exigidas. Em primeiro lugar, para abrir este tipo de negócio é preciso ir até a Associação Comercial da cidade e fazer a sua solicitação de abertura do negócio, recebendo todas as orientações para abrir a empresa na categoria de fábrica de sabonetes.

Na próxima etapa, tem-se que comparecer até a prefeitura da cidade para pedir o Alvará de Funcionamentos, Licença Ambiental e Licença do Corpo dos Bombeiros. Todas estas autorizações são concedidas depois de os responsáveis de cada órgão visitar o local da fábrica de sabonetes e constatar que as normas estão sendo seguidas.

Por fim, também é preciso obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) na Secretaria da Receita Federal, além de fazer o cadastro na Secretaria da Fazendo do Estado para o recolhimento de impostos e inscrição na Entidade Sindical Patronal em que a empresa está enquadrada.

Quando você protocola o pedido de alvará de funcionamento junto a prefeitura, é possível obter um alvará provisório com período de duração aproximado de 30 dias, com isso já pode ir iniciando as suas atividades, embora não seja o mais aconselhado, pois, caso venha a ter qualquer problema com o trâmite burocrático, terá de parar de trabalhar.

O ideal é utilizar esse período para deixar as coisas em “ordem” no seu negócio, ou seja, estabelecer quem serão os funcionários, encontrar os fornecedores e até mesmo os preparativos para começar a trabalhar assim que os alvarás definitivos saírem.

3- Estrutura Para Montar a Fábrica de Sabonetes

A estrutura da fábrica de sabonetes é de fundamental importância para exercer as atividades e obter produtos de qualidade. Para quem está começando e pretende montar um negócio de médio porte, o ideal é contar com um espaço físico de 80 m², que serão divididos entre o salão para fabricação, o estoque para matéria-prima, o estoque de mercadorias produzidas, o escritório para tratar das questões administrativas e banheiro para os funcionários.

Para o escritório, você vai precisar de mesas e cadeiras, além de computador com internet, telefone e impressora. Para a área de produção, é preciso adquirir caldeiras industriais para a fabricação da massa do sabonete, máquina de formar sabonetes, cortadeiras de sabonete e máquina seladora de embalagens.

Já nos estoques precisará comprar prateleiras de metal para armazenar as matérias-primas e os produtos prontos. No total, você vai gastar em torno de R$ 48.000 reais, tirando os gastos com a aquisição ou aluguel do espaço físico da fábrica de sabonetes.

Caso você esteja com poucos recursos financeiros para investir no negócio, uma boa dica é procurar por equipamentos usados. A diferença de valores pode ser de até 50%, quantia bem atrativa.

Outra excelente ideia de negócio para você montar, até mesmo conjuntamente, após a sua fábrica de sabonetes fazer sucesso, é uma loja de embalagens, já que seus sabonetes precisarão.

4- Equipe Para Trabalhar na Fábrica de Sabonetes

A fábrica de sabonetes é um negócio de porte mediano, necessitando de funcionários para executar as suas atividades. Para iniciar você vai precisar de pelo menos 10 funcionários, sendo um auxiliar administrativo, quatro auxiliares de produção para fabricar os sabonetes, um técnico de produção, dois vendedores, um auxiliar de serviços gerais e um motorista.

O ideal é que os funcionários contratados tenham experiência nas atividades a serem executadas, principalmente no que diz respeito ao manuseio da matéria-prima. Os empregados devem ser registrados na Carteira de Trabalho, recebendo todos os benefícios que lhes cabem, executando um turno de 8 horas de trabalho.

5- Fornecedores Para a Fábrica de Sabonetes

Para começar a fabricar os sabonetes a empresa terá que contratar os fornecedores adequados ao seu perfil. Neste caso, é necessário negociar com os fornecedores de glicerina, corantes, aromatizantes, óleos graxos e essências, produtos considerados a base dos sabonetes. O ideal é realizar uma pesquisa para escolher as empresas que oferecem bons preços e condições de pagamento.

Lembre-se de tirar boa parte do seu tempo para estudar os fornecedores, pois eles serão o responsável direto pelo custo do seu produto e taxa de lucratividade que poderá ser alcançada.

Pronto Para Começar a Sua Fábrica de Sabonetes? Conte-nos o Que Achou da Ideia!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA