Como Montar Uma Fábrica de Polpa de Frutas

Fábrica de Polpa de FrutasJá pensou em ter uma fábrica de polpa de frutas? É um ótimo negócio! Veja como montar!

Você gostaria de montar um negócio no ramo da alimentação? Este é um dos melhores setores para investir, uma vez que há um grande campo de atuação, com diversas atividades que podem ser colocadas em prática. Nesta área, é possível encontrar várias tendências empresarias, atualmente, a alimentação saudável é considerada uma delas, o que se deve ao aumento da preocupação das pessoas em ter uma alimentação de qualidade.

No ramo de alimentação saudável uma das atividades que mais tem crescido é a fabricação de polpa de frutas, que podem ser utilizadas para inúmeras funções como, por exemplo, a produção de sucos naturais, sorvete, compotas, entre outros alimentos. As polpas de frutas são uma excelente alternativa para uma alimentação saudável, visto que os alimentos não perdem as suas propriedades nutritivas e vitamínicas durante os processos pelos quais passa.

Para montar uma fábrica de polpa de frutas é preciso planejar e estruturar o negócio de modo que a atividade possa ser desenvolvida corretamente para oferecer um produto de qualidade para o consumidor final. Para fazer isso será necessário obter as informações corretas de como fazer, por isso criamos esse texto especial sobre como abrir uma fábrica de polpa de frutas. Veja!

Conheça Mais Sobre a Fábrica de Polpa de Frutas

Para trabalhar com polpa de frutas é importante conhecer este produto. A polpa de fruta é considerada um produto natural, que é extraído das partes carnosas e comestíveis das frutas, as quais devem estar frescas e maduras. A polpa de frutas pode ser encontrada em duas modalidades, a simples quando é originária de apenas uma fruta ou mista quando misturar duas ou mais espécies.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A polpa de fruta é sempre preparada com alimentos que estão sadios e limpos, sem conter as partes que não são comestíveis como as sementes. Este produto é frequentemente usado para a produção de sucos naturais, vitaminas, compotas e sorvetes, além de ser consumido in natura, mantendo os seus nutrientes e vitaminas mesmo depois de ser processado.

As frutas sempre foram consumidas pelos seres humanos. Mas, com a entrada de inúmeros produtos com conservantes que fazem mal à saúde no mercado, criou-se uma necessidade de resgatar e estimular o consumo das frutas. Dessa maneira, nos grandes centros urbanos surgiu uma demanda por produtos que sejam saudáveis e ao mesmo tempo práticos de consumir, tal como a polpa de frutas.

Com essa grande busca no mercado, óbvio que tem-se que criar fábricas no setor para suprir e quem consegue desenvolver uma atividade de qualidade pode obter excelentes rendimentos. Esse é o seu caso!

Mercado

O mercado para a fabricação de polpa de frutas é um dos mais promissores da área de alimentação. Em primeiro lugar, há uma tendência de adoção de hábitos saudáveis por parte das pessoas, principalmente no que diz respeito à alimentação, o que inclui as polpas de frutas, as quais possuem as vantagens de fazerem bem à saúde e serem fáceis de preparar para o consumo.

A fabricação de polpa de frutas é uma atividade que está em expansão no Brasil, sendo uma ótima oportunidade de negócio, visto que é promissor, sendo considerado estável e lucrativo. Geralmente, a fábrica de polpa de frutas vende para mercados, restaurantes, lanchonetes, sorveterias e demais empresas que trabalham com a produção de alimentos feitos a partir deste ingrediente.

Dicas Para Montar a Fábrica de Polpa de Frutas

Conforme já foi dito, para trabalhar com uma fábrica de polpa de frutas é necessário estruturá-la do modo adequado, visto que este tipo de atividade precisa de uma série de procedimentos e equipamentos para que seja possível colocá-la em prática. Acompanhe abaixo nossas dicas/passo a passo para montar a fábrica de polpa de frutas.

1- Selecione o Local Para Instalar a Fábrica

O local para instalar a fábrica de polpa de frutas é um fator de suma importância para este tipo de negócio, pois ele pode trazer vantagens e desvantagens. Primeiramente, é necessário que a empresa seja fixada em um lugar que ofereça fácil acesso para os fornecedores, para os clientes e para os funcionários, além de estar de acordo com as normas ambientais exigidas.

Em se tratando da fábrica de polpa de frutas é preciso levar em consideração que ela depende do fornecimento de frutas frescas, logo, é recomendado que esteja próxima de centros que fornecem a matéria-prima, pois do contrário ela pode estragar durante o processo de transporte, comprometendo o sabor do produto final.

Confira como montar uma transportadora.

A fabricação de polpa de frutas também precisa de água, sendo necessário que a região em que a fábrica seja fixada conte com a disponibilização de água de boa qualidade e em alta quantidade. O líquido é utilizado para a limpeza das frutas, do ambiente, dos utensílios e dos equipamentos.

2- Exigências Legais Para a Fábrica de Polpa de Frutas

Para abrir uma fábrica de polpa de frutas é necessário obter todas as autorizações legais para trabalhar legalmente. A primeira coisa a se fazer é ir até a Associação Comercial da cidade e solicitar a abertura da empresa, na categoria de fábrica. Na sequência, tem-se que pedir a Licença dos Bombeiros, a Licença Ambiental e Licença de Funcionamento.

Além disso, também é preciso tirar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que deve ser solicitado na Secretaria da Receita Federal, cujo processo pode ser feito por meio da internet, adicionando praticidade para os empresários. No entanto, este processo precisa da avaliação e aprovação dos dadas cadastrados.

3- Estrutura Para Abrir a Fábrica de Polpa de Frutas

Assim como qualquer outra empresa, a fábrica de polpa de frutas também necessita de uma estrutura para funcionar. Este empreendimento precisa de um estabelecimento com, pelo menos, 200m² de espaço, que será distribuído entre o setor de produção, o escritório e as áreas de apoio como, por exemplo, almoxarifado, cozinha e banheiros para empregados.

É importante ressaltar que a fábrica de polpa de frutas deve ser projetada de maneira permitir a produção contínua, evitando que o produto processado entre em contato com a matéria-prima, o que alteraria o sabor do produto final. O local de produção e processamento das frutas tem que ser bem arejado e ventilado, além de possuir um piso de fácil higienização.

Manter o ambiente higienizado é uma das exigências mais básicas para se trabalhar com alimentação, além de sofrer rígido controle da vigilância sanitária, por isso, tome cuidado com esse aspecto.

4- Equipamentos Para a Fábrica de Polpa de Frutas

Para processar as frutas é preciso adquirir os equipamentos que viabilizam a extração da polpa, sem ocasionar a perda de qualidade. Portanto, a fábrica vai precisar adquirir para o setor administrativo um computador com internet, impressora, telefone, mesa, cadeira e armário para escritório.

Para a área de produção das polpas de fruta é preciso comprar tanque de alvenaria revestido de azulejo para a lavagem das frutas, duas mesas de aço para seleção e preparação, desintegrador industrial para o despolpamento, pasteurizador tubular, dosadora, peneiras, lavador por imersão, recravadeira manual, bomba de transferência, prensa e câmara de armazenamento ou freezer. O custo desta etapa é de em média R$ 140.000,00 reais.

Veja, estamos falando de uma fábrica de polpa de frutas e não um “comércio”, quando se pensa em fábricas do mesmo patamar, o valor de R$ 140 mil reais não é nada absurdo, pelo contrário, é um empreendimento relativamente barato.

5-Matéria-Prima Para a Fábrica de Polpa de Frutas

A seleção da matéria-prima é um ponto importante em qualquer empresa, devendo ser levado ainda mais sério em uma fábrica de polpa de frutas, uma vez que se trata de produtos que podem perecer rapidamente. Por isso, é essencial adquirir frutas frescas e de boa qualidade.

Para trabalhar com a produção de polpa de frutas, a fábrica vai precisar comprar todos os tipos de frutas, sendo recomendado fazer uma pesquisa para avaliar qual é o melhor CEASA ou produtor agrícola para fornecer a matéria-prima.

Está Pronto Para Ter Sua Própria Fábrica de Polpa de Frutas?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA