Como Montar Uma Fábrica de Cerveja do Zero

Fábrica de CervejaSempre sonhou em ter uma fábrica de cerveja? Confira como é fácil e possível!

Você não abre mão de uma cerveja com os amigos no final de semana? Saiba que você não está sozinho, a maioria dos brasileiros também não dispensa esta bebida, uma das preferidas de Norte ao Sul do país. Para atender às preferências dos consumidores, os fabricantes de cerveja apostam em diferentes categorias desta bebida, produzindo desde as sutis até aquelas com um sabor mais marcante.

A sua intenção é começar um negócio no ramo de bebidas? Então, que tal investir na fabricação de cervejas? Sem dúvidas, as cervejarias estão entre as melhores modalidades de negócios voltadas para bebidas, visto que se trata de um produto que é amplamente consumido pelos brasileiros durante todo o ano e tem um potencial de crescimento para os próximos anos, gerando lucros financeiros altos.

A fabricação de cerveja no Brasil é uma atividade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, podendo ser feita de forma industrial ou artesanal. Independente da categoria de atuação, é necessário estruturar o negócio para que as operações de produção e administrativas sejam realizadas da maneira adequada, evitando prejuízos.

Ao contrário do que alguns pensam, fazer a cerveja não é tão complicado assim, bastante compreender um passo a passo e segui-lo. Contudo, operacionalizar todo o processo, a fábrica de cerveja, administração, vendas, distribuição e etc, sim, isso é o difícil!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Veja 12 ideias para vender mais.

Para te ajudar nós iremos trazer aqui mais informações e dicas sobre como abrir uma fábrica de cerveja do Zero. Confira abaixo!

Conheça Mais Sobre a Cerveja

Uma das premissas para atingir o sucesso em qualquer atividade é conhecer tudo sobre o produto que será oferecido. Pois bem, não é à toa que a cerveja é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, tendo sido uma das primeiras a ser criada. Estudos apontam que ela existe há mais de 10 mil anos, sendo inicialmente uma bebida fermentada e ao longo dos séculos foi transformada no que conhecemos hoje.

Quando se fala em cerveja, a Alemanha é uma das principais referências dos produtores e consumidores. No entanto, este país se destaca na história moderna da bebida, devido ao fato de ter ditado tendências e fabricar cervejas de alta qualidade. Contudo, devido ao fato de cerveja ser antiguíssima, é difícil precisar a sua origem, tendo sido aprimorada nas civilizações grega e egípcia.

Nos primórdios, a cerveja era feita pelos padeiros, levando em sua composição grãos de cereais como o milho. Na atualidade, a bebida é fermentada e feita através da cevada maltada, além de água, lúpulo, fermento e agentes clarificantes, mas também é possível adicionar outros ingredientes, algo que é bastante comum, principalmente nas cervejarias de produção artesanal.

Mercado Para a Fabricação de Cerveja

Antes de começar a fabricar um determinado produto é necessário saber quais são as variantes da área e analisar se o investimento é vantajoso. Em se tratando da fabricação de cerveja, esta é uma das atividades mais lucrativas no mercado de bebidas. No último ano, o SINDICERV (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), apontou um crescimento no consumo desta bebida de 10,34 bilhões de litros, deixando o Brasil atrás apenas da China e da Alemanha.

Investir na fabricação de cerveja é um negócio vantajoso porque se trata de um produto que é amplamente consumido durante todo o ano e segue com uma tendência de crescimento para os próximos anos. Porém, é preciso alertar que a concorrência neste setor é alta, sendo necessário primar, ao máximo, pela qualidade administrativa do negócio e do produto em si para se destacar.

Devido a grande concorrência, o ideal é que você desenvolva, antes mesmo de entrar no mercado, um plano de negócios eficiente, prevendo todas as possibilidades e passos a serem seguidos. Isso irá auxiliar a identificar as falhas cometidas pelos concorrentes, manter um bom desempenho na sua empresa, garantir um capital de giro adequado, manter-se firme no que precisa e se estabelecer no mercado.

Nunca desenvolveu esse documento? Sem problemas, temos um texto que ensina exatamente como elaborar um plano de negócios.

Passo a Passo Para Montar Uma Fábrica de Cerveja

É possível abrir uma fábrica de cerveja de pequeno, médio ou grande porte. Independente da sua escolha será necessário saber como estruturar o negócio, colocar em prática desde as questões operacionais até as administrativas.

Fazendo isso da forma adequada, provavelmente terá excelentes resultados no setor, conquistando sua parcela de mercado e tornando-se um empreendedor bem sucedido. Acompanhe abaixo nosso passo a passo de como montar uma fábrica de cerveja:

1- Escolha do Local Para Montar a Fábrica de Cerveja

O sucesso de um empreendimento está diretamente ligado ao local em que ele é instalado. Afinal, é preciso que ele traga praticidade para a realização das atividades. O lugar escolhido para instalar a fábrica de cerveja deve apresentar uma infra-estrutura apropriada para o desenvolvimento da atividade, além de estar em um ponto que seja acessível para os fornecedores, clientes e funcionários.

O local para a abertura da fábrica de cerveja também tem que estar de acordo com as normas ambientes. Com relação à estrutura física, o estabelecimento tem que possuir um porte mediano, oferecendo repartições para a fabricação da bebida, para o escritório, estoque, armazenamento da matéria-prima e para guardar o produto pronto, além de banheiro para os funcionários.

A fábrica de cerveja é um negócio barulhento, por isso, você deve ficar afastado de locais com muita concentração de casas e residências em geral. Isso também é importante em razão dos caminhões que estarão frequentemente entrando e saindo da sua fábrica de cerveja.

Busque por distribuidoras de bebida, isso irá maximizar seus ganhos da fábrica de cerveja.

2- Questões Legais Para Montar a Fábrica de Cerveja

Para montar uma fábrica de cerveja é necessário dar início às questões legais que irão permitir o seu funcionamento. Em primeiro lugar, tem-se que procurar a Associação Comercial da cidade e solicitar a abertura do empreendimento, a partir daí pode-se dar entrada ao pedido de Licença Ambiental, Licença dos Bombeiros e Alvará de Funcionamento.

É preciso obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o qual deve ser solicitado na Receita Federal, este procedimento pode ser realizado através da internet, agregando mais praticidade para o empresário. Todas as autorizações são necessárias para que a fábrica possa operar legalmente.

Por trabalhar com produtos que serão ingeridos pelas pessoas, tem-se uma fiscalização muito severa quanto à Vigilância Sanitária. Prepare-se para atender a uma série de exigências e que podem levar semanas para conseguir cumpri-las.

Para saber mais sobre como abrir uma empresa (burocracia), clique no link.

3 – Estrutura Para a Fábrica de Cerveja

Para que a fabricação de cerveja seja viável é necessário montar a estrutura do negócio. Você vai precisar de um escritório com mesa, cadeira, computador com internet, impressora, telefone e armários para tratar das questões administrativas.

Para o setor de produção de cerveja, a empresa vai precisar de uma sala de brasagem, que deve ser montada em uma estrutura de aço inox com pés reguláveis com agitador elétrico, um tina-filtro, trocador de calor com bomba de transferência e termômetro, gerador de água, tanques para o trato da cerveja, funis, aerador de mosto, moinho, caldeira de fervura e barris para a maturação da bebida.

4-Pessoal Para Trabalhar na Fábrica de Cerveja

Todo e qualquer empreendimento necessita de mão-de-obra para executar as suas atividades. Com relação ao pessoal, ou seja, equipe para trabalhar na fábrica de cerveja, será preciso ter em mente que a quantidade de funcionários está diretamente ligada a demanda que o negócio tem.

Partindo do princípio de que a fábrica de cerveja seja pequena inicialmente, você pode contratar um número pequeno de funcionários como três operadores para a fabricação da bebida e um auxiliar de serviços gerais.

Mais importante do que a quantidade de funcionários é mantê-los motivados para trabalhar. Diversas são as técnicas para que se consiga isso e estudos já comprovam que o rendimento é muito maior quando um funcionário está motivado, por isso, confira nossas dicas para motivar seus funcionários.

5- Matéria-Prima Para Fabricação de Cerveja

Para dar início à fabricação de cerveja, além dos equipamentos também é preciso adquirir toda a matéria-prima exigida. Você deve comprar malte de cevada, que constitui mais de 70% da cerveja, lúpulo que é responsável por reforçar o sabor da bebida, fermento e agentes clarificantes.

Além da matéria-prima para a composição da cerveja em si, também é preciso comprar os demais insumos que são fundamentais para a fábrica como as latinhas ou garrafas para embalagem e papel adesivo para a criação dos rótulos e inserção da marca.

Veja também como criar uma logomarca.

6- Divulgação da Fábrica de Cerveja

Para que o negócio aumente as suas possibilidades de se estabilizar no mercado e gerar lucros é necessário investir na sua divulgação. Neste caso é recomendado criar uma marca para a cerveja e reforçá-la através dos rótulos impressos no produto.

Também é recomendado divulgar a fábrica de cerveja e a marca em sites, redes sociais, jornais, anúncios em rádios, televisão, revistas, panfletos, patrocínio de eventos e todos os demais meios que você consiga imaginar.

Montar parceria com mercados, bares e pub’s costuma trazer excelentes resultados.

Monte Sua Fábrica de Cerveja e se Ficar Com Dúvida Deixe Nos Comentários ou Resolva Com o Nosso Kit de Como Abrir Uma Empresa!

4.50 avg. rating (86% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA