Empreendedorismo Social

Empreendedorismo SocialO que é Empreendedorismo Social?

Nem todas as fontes do empreendedorismo estão ligadas ao lucro ou a renda. O empreendedorismo tem destaque também em projetos sociais e pode se chamar empreendedorismo social.

Pois para empreender socialmente são necessários os mesmos fatores do empreendedorismo comercial, como aproveitamento de oportunidades que são identificadas e desenvolvidas juntamente com as boas ideias de empreendedores que possuem como qualidades as habilidades e o perfil empreendedor.

O que difere o empreendedorismo comercial do empreendedorismo social são a motivação, os objetivos e os obstáculos. Além disso,
o empreendedorismo social é coletivo e os bens e serviços que produz são para o bem de toda a coletividade.

O foco do empreendedorismo social é sua característica mais marcante e que o diferencia do empreendedorismo empresarial, pois o foco do empreendedorismo social são os problemas que atingem a sociedade e suas soluções.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A medição dos resultados e objetivos alcançados pelo empreendedorismo social é o impacto social na vida comunitária, a melhoria e os incentivos conquistados e o risco que envolve este tipo de empreendedorismo.

Princípios do empreendedorismo social

Todos os envolvidos no empreendedorismo social buscam alcançar objetivos que têm como missão o bem-estar coletivo e por isso o empreendedorismo é peculiar e é guiado por certos princípios para que o alcance de metas:

Deve ser desenvolvido de forma integrada e coletiva, com objetivos claros e que se pautam em oportunidades, incentivos e métricas realistas para concretização dos objetivos.

Objetivos do Empreendedorismo Social

Os objetivos do empreendedorismo social também necessitam de mecanismos e ferramentas para se concretizarem e, mais importante do que ferramentas e mecanismos de gestão, o empreendedorismo social tem a necessidade de ter suas ações desenvolvidas com um grupo coeso, que possui mesma missão e foco em comum e que desejam alcançar os mesmos objetivos com utilização racional do capital empreendido e melhor uso dos recursos  humanos, econômicos e sociais.

Perfil do empreendedor para o empreendedorismo social

O empreendedorismo social é um dos estilos de empreendedorismo que mais faz uso das competências e talentos dos indivíduos, pois ele está intrinsecamente ligado ao bem comum e, sendo de tal complexidade, exige que para ser desenvolvido, os empreendedores façam uso de toda as suas competências.

Para desenvolver um empreendedorismo social de sucesso, os empreendedores têm em comum as seguintes características:

  • Ter a facilidade de tomar iniciativas de forma clara, ser proativo, ágil, criativo inteligente, prestativo e outras qualidades ligadas a habilidades pessoais.
  • O empreendedor social deve ter também competência para ter visão de futuro, saber lidar com pessoas de diversas classes sociais, ter responsabilidade e persistência ao agir.
  • O engajamento, a empatia,  a preocupação em se ter um mundo melhor, ter o trabalho como paixão é missão principal.

Para identificar qual o perfil do empreendedor social foram realizados diversos estudos que têm relação dos empreendimentos sociais com os atores envolvidos e seu perfil.

Empreendedorismo social no Brasil

Para ter um empreendedorismo de sucesso em qualquer lugar do mundo  é necessário que os envolvidos tenham um perfil ideal para o empreendedorismo social e ainda possua competência para lidar com obstáculos, desafios e oportunidades a curto e longo prazo.

Um dos maiores desafios para o empreendedorismo social no Brasil e em qualquer outro país em desenvolvimento é a captação de recursos. Por isso, a primeira preocupação dos empreendedores sociais é com a alocação de recursos,

Dessa forma, a primeira etapa para alocação de recursos, com certeza é através da disseminação das ideias e objetivos das ações sociais a serem empreendidas. Portanto, o Projeto Social deve ser transparente, ter finalidade consistente e corrente com a realidade social, estar voltado a problemas reais e a busca de soluções, ou seja, ser relevante e, além disso, ter um custo também transparente.

Além disso, os impactos e riscos sociais devem ter sido levantados de forma científica clara e coerente com antecedência.

Empreendedorismo social e programas sociais

O empreendedorismo social deve estar voltado para a realidade social em que se insere e ter como consequência os seguintes fatores:

  • Descreve através de seus resultados e ações um novo padrão social e desenvolve um processo de gestão social. O projeto social será ator de uma cultura social inovadora e impulsionadora de atitudes positivas para toda a comunidade. Haverá interação, cooperação e maior desenvolvimento social e educacional e outros fatores que farão com que o empreendedorismo social seja relevante e positivo para o bem comum.
  • Os programas sociais que podem ser empreendidos por atores como Ongs, Orgs, Institutos e outras organizações afins são para desenvolvimento da Saúde Pública, Educação, Projetos Sustentáveis, Projetos voltados para Segurança Pública, Cultura e outros projetos que têm como resultado o maior desenvolvimento social , econômico e intelectual.

Empreendedorismo social nas empresas

O empreendedorismo social encontra colaboração nas empresas de forma atuante em vários setores da economia.

As grandes empresas têm a tradição de puxar o empreendedorismo social, sendo que as médias e pequenas empresas em maior ou menor nível contribuem para projetos sociais importantes que buscam adequar uma cultura organizacional voltada para a responsabilidade social com projetos de expressão social devido a sua necessidade e importância.

Um dos projetos sociais mais desenvolvidos pelas empresas são os projetos voltados para alfabetização, inclusão digital, combater a pobreza e diminuição das desigualdades sociais.

Lembrando que o empreendedorismo social deve estar alinhado a cultura organizacional, participação de todos e disseminação dos objetivos dos projetos empreendidos.

As empresas que empreendem de forma social são empresas comprometidas com a comunidade na qual estão inseridas e se tornam agentes responsáveis pelo desenvolvimento e bem estar social tão ou mais eficiente do que o próprio Governo.

Essas empresas descobriram que o sucesso no mercado pode estar relacionado ao desenvolvimento e bem estar social e por isso despendem recursos humanos e financeiros e influencias para melhoria e desenvolvimento social com ações sustentáveis e ações que contribuem para melhoria de vida de diversas regiões no empreendedorismo social.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA