Empreendedorismo empresarial no Brasil

Por:

Empreendedorismo empresarial no Brasil O Brasil é um dos países mais empreendedores, cerca de 25% com maioria de jovens empreendem no país, o que resta de estudo é analisar o que faz o país tão empreendedor. Confira como é o empreendedorismo empresarial no Brasil.

Dessa forma é necessário analisar a motivação desses empreendedores, seu nível escolar, suas características e outros fatores externos como impactos econômicos nas atividades empreendidas e outros aspectos sociais e econômicos.

E apesar do fato de que o Brasil conta com cerca de 15 milhões de empreendedores formais ou não, ainda há muito que ser feito, pois ainda há muito espaço para crescer de forma eficiente para que tenha um ambiente cada vez mais favorável para o empreendedorismo empresarial no Brasil.

Esse ambiente só será conquistado com incentivos na educação voltada para o empreendedorismo empresarial no Brasil e outros fatores que veremos adiante aqui no artigo.

Primeiro aspecto a ser considerado é a diferença entre oportunidade e necessidade no empreendedorismo empresarial no Brasil

Os empreendedores que empreendem por motivos de necessidade o fazem por motivos financeiros, desemprego e outras razões emergenciais, o que não quer dizer que este empreendedor não conquistará sucesso em sua empreitada.

Mas deve-se considerar se o empreendimento surgiu a partir da experiência profissional e técnica, se a empresa sobreviverá por mais de dois anos, que é o período em que as empresas encontram maiores dificuldades para sobreviverem.

É necessário então um estudo para avaliar não só a motivação do empreendedor que empreende por necessidade, mas suas expectativas quanto a alocação de recursos, capacidade gerencial, capacidade de comunicação e adaptação no setor em que atua.

Todos esses fatores fazem com que a empresa conquiste o sucesso que a que foi destinada.

Pesquisas revelam que os empreendedores que empreendem por motivos de oportunidade são aqueles que identificam uma tendência ou oportunidade de mercado lucrativa e investe nisso para obtenção de retorno ou melhores resultados no empreendedorismo empresarial no Brasil.

Domínio do empreendedorismo empresarial no Brasil

O domínio empreendedor requer dos empreendedorismo empresarial no Brasil atitudes diante das oportunidades e necessidades que surgem no mercado e ainda a capacidade de empreender e melhorar constantemente.

Para isso é necessário o que se chama domínio empreendedor, do contrário a empresa tem menos chance de conquistar seus objetivos, ou seja, a maioria dos problemas encontrados pela empresa e que podem ser solucionados dependem da capacidade dos empreendedores e de seus colaboradores e do empreendedorismo empresarial no Brasil.

Por isso é importante que o empreendedor tenha a capacidade de criar objetivos claros que podem ser alcançados mediante a participação de todos os envolvidos e dedicação para isso.

Esses objetivos somente serão alcançados mediante dedicação e atenção aos requisitos que fazem do empreendedor um profissional de sucesso como os requisitos:
fazer o uso da educação continuada, saber identificar tendências e oportunidades, contar com uma rede de relacionamento diversificada, ousar mudar para atender de forma mais profissional e com maior qualidade.

Evolução do empreendedorismo empresarial no Brasil

A evolução do empreendedorismo empresarial no Brasil é marcada pelo mesmo movimento que fez com que o Brasil identificasse como regime democrático que forma uma nação próspera e capaz de atuar como um mercado comunicador com outros mercados.

Outro aspecto que resultou em empreendedorismo empresarial no Brasil foi o país acreditar na sua capacidade privada de desenvolvimento, o que ocorre a partir da metade dos anos 80, com a possibilidade da população escolher seu governante por meio de voto e decidir questões políticas.

E em decorrência desse avanço na política e  na sociedade, o empreendedorismo empresarial no Brasil despontou também como uma possibilidade sob o alcance da população.

Portanto, foi a partir dos anos 90 que o empreendedorismo ganhou força no Brasil devido a abertura de mercados o que possibilitou maior competitividade do país e criação de uma cultura voltada para o melhoramento de produtos e serviços.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

O fenômeno do empreendedorismo empresarial no Brasil surgiu com a tecnologia mundial, a partir dos anos 90, o que possibilitou que empresas empreendessem com produtos e serviços de informática. De acordo com estes acontecimentos é que surgiu a Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software).

Mas como ainda restava criar incentivos para o empreendedorismo de pequenas e médias empresas foi criado o SEBRAE-Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O órgão é responsável por incentivar o empreendedorismo empresarial no Brasil de empresas recentes, que ainda são de pequeno porte.

Desafios do empreendedorismo empresarial no Brasil

O empreendedorismo empresarial no Brasil é um fenômeno que, apesar de crescente com grandes expressões, merece atenção e incentivos, pois o empreendedorismo existente no país ainda se encontra em fase de amadurecimento e os principais desafios são os seguintes:

Educação – muitos empreendedores se aventuram em um negócio próprio por motivos de necessidade e não por possuírem educação suficiente. Como falta educação forma e técnica para engajar um negócio, o que ocorre é que o novo empreendimento perde a competitividade e fica mais próximo da mortalidade.

Profissionalismo – outro desafio é o profissionalismo, que é uma caraterística que torna qualquer empresa mais sólida e confiável, o que dá credibilidades aos produtos e serviços.

Acontece que o profissionalismo é algo distante de ser alcançado porque as empresas que são profissionais investem em educação continuada, em treinamentos, em novas tendências que trazem conhecimentos diversos e ainda investem em novos processos e sua implantação e em novas tecnologias.

Formalização – a formalização é o outro problema para o empreendedorismo empresarial no Brasil porque falta informação, acompanhamento e devida orientação, como também a falta dessa estrutura faz com que diversos empresários continuem a atuar sem a devida formalização o que resulta em mortalidade decorrente da falta de incentivos para um maior nível de profissionalização da empresa.

Tendências do empreendedorismo empresarial no Brasil

As tendências para o empreendedorismo empresarial no Brasil e em qualquer país do mundo são criadas pelas oportunidades de negócios, por isso a tendência para se empreender no país nos próximos anos andará consolidada com eventos esportivos, congressos que o Brasil sediará e a “bola da vez”, que são as startups de tecnologia.

Para isso recomenda-se que os empreendedores continuem atentos ao mercado, informem-se, estudem e se preparem para todos os desafios do empreendedorismo empresarial no Brasil.

Startups e o empreendedorismo empresarial no Brasil

As startups são tipos de empresas voltadas em sua maioria para ideias e oportunidades encontradas nas demanda por tecnologia. Elas vendem produtos ou serviços com o auxílio da tecnologia e com ideias originais e inovadoras.

Apesar de serem originais e inovadores, as startups necessitarão de investimento para se tornarem uma empresa e um negócio de sucesso, por isso para ser uma startup o primeiro passo é planejar, elaborar um Plano de Negócios que descreva a viabilidade econômica e empresarial da startup.

E apesar das startups estarem em um ambiente de incertezas, é necessário que elas “provem” ao mercado que poderão ser sustentáveis, rentáveis e com um modelo de negócios que admita ser repetível e escalável.

Para montar uma startup, além de talento para empreender e uma grande ideia na mente, é necessário também buscar o apoio de quem mais entende do assunto e uma dessas organizações são as aceleradoras.

As aceleradoras ou incubadoras têm a função de fazer com que a empresa se torne mais do que uma ideia, mas um negócio.

As incubadoras se diferem das Aceledoras por motivo de renda, formalidade e também experiência na seleção dos projetos pelo fato das incubadoras serem organização de ensino e pesquisa pública ou privada.

Já as aceleradoras são iniciativas de empresas privadas e por isso contam com capital de investidores e orientação de profissionais experientes e que poderão orientar a nova empresa quanto aos modelos de negócios ideais para utilização nas startups.

Apesar de o termo ser novo, sempre existiram empresas com ideias originais e que enxergaram possibilidades de resolução de problemas durante o empreendedorismo empresarial no Brasil.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como montar uma loja de restauração de móveis
Como montar uma loja de restauração de móveis...
Restauração de móveis pode ser uma opção de negóci...
Como abrir uma marchetaria
Como abrir uma marchetaria...
Vindo do francês, marchetaria é arte de ornamentar...
Como abrir uma fábrica de adesivos plásticos
Como abrir uma fábrica de adesivos plásticos...
Os adesivos plásticos podem ter uma variedade de u...
Como abrir uma empresa de mudanças
Como abrir uma empresa de mudanças...
O ramo de mudanças está cada vez mais competitivo ...
Como abrir uma empresa de serviços de entregas rápidas
Como abrir uma empresa de serviços de entregas rápidas...
A empresa de serviços de entregas rápidas pode abr...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores