Duty Free Brasil

Duty Free BrasilProcurando por um negócio diferente e lucrativo? Conheça a Duty Free Brasil!

Ao viajar para outro país, muita gente leva uma boa reserva em dinheiro apenas para comprar alguns produtos do seu interesse. Porém, nem sempre é possível realizar este desejo, uma vez que existe uma política sobre as compras realizadas por estrangeiros, na qual determina um limite que pode ser gasto e trazido para o Brasil, além de nem todas as mercadorias serem liberadas.

Para não terem as suas mercadorias barradas, muitas pessoas recorrem às lojas duty free, que são muito comuns no exterior e vêm crescendo rapidamente no Brasil. Normalmente, estes estabelecimentos estão situados em salas de aeroportos e cidades que fazem fronteira, sendo responsáveis por comercializar produtos importados.

É muito comum as pessoas comprarem lembranças de um determinado país nas lojas duty free, as quais tem preços bem atraentes, variedade de produtos e você ainda consegue algo que realmente é do país que visitou. É um negócio bem atraente.

Claro, por se tratar de uma atividade que ficará, muitas vezes, instalada em locais públicos, bem como por revender produtos estrangeiros, é necessário seguir uma série de regras previamente estabelecidas pelo país.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Devido ao seu crescimento e altas possibilidades de lucros, a duty free tem se tornado uma ótima oportunidade de comércio para quem deseja começar um negócio próprio.

Para entrar para este ramo é necessário seguir uma série de regras da cartilha do Governo, passando por processos burocráticos. Para que você consiga criar sua duty free Brasil com sucesso e tenha bons lucros, criamos esse texto específico para você com mais informações e dicas sobre o funcionamento da duty free Brasil. Confira abaixo:

O Que é Duty Free Brasil?

Antes de qualquer coisa, é necessário começar compreendendo o que é Duty Free, também conhecida como free shop. Pois bem, a expressão Duty tem origem inglesa, que significa direito aduaneiro, enquanto que free significa livre, eximir ou isentar. Sendo assim, as lojas que operam nesta modalidade de negócio se caracterizam por comercializar os produtos livres de impostos, o que permite oferecer um preço muito em conta para os seus consumidores.

O que se vende em uma duty free? Estas lojas vendem de tudo como, por exemplo, perfumes, roupas, bebidas alcoólicas, comidas, cigarros, aparelhos eletrônicos, acessórios, entre outras coisas. Um único estabelecimento pode vender todos os tipos de mercadoria ou optar por apenas um tipo de segmento.

As duty free são instaladas em locais estratégicos, estando localizadas em salas de aeroportos, em portos e cidades que fazem fronteira com outros países, onde existe a concentração de pessoas entrando e saindo do local. No Brasil, as principais lojas estão instaladas nos aeroportos e nas fronteiras com o Paraguai, Argentina e Uruguai.

Vantagens de Abrir Uma Duty Free

Nos últimos anos, o Brasil tem aprimorado a sua política de abertura de duty free, o que tem atraído cada vez mais investidores. Esta modalidade de negócio trabalha com a venda de mercadorias isenta das taxas de impostos, o que possibilita adquirir o seu estoque por um valor bastante acessível e promover vendas baratas, o que aumenta as chances de atrair o público consumidor.

Além disso, a duty free é uma modalidade de negócio que está em ascensão no país, o que faz dela uma ótima tendência de mercado, sendo muito promissora, principalmente para quem está investindo agora, pois a sua loja já estará estabilizada quando este segmento atingir o seu ápice.

Desvantagens de Abrir Uma Duty Free

A duty free é um tipo de loja que trabalha nas fronteiras brasileiras, logo, os processos para abrir uma empresa nesta área são mais burocráticos que as demais, pois exige que as normas dos dois países em questão sejam atendidas. A fiscalização nestes estabelecimentos costuma ser maior, exigindo um controle mais rígido da parte do empresário.

Para que você consiga entender exatamente o que fazer e como proceder, é aconselhável sempre buscar a ajuda de um especialista no assunto, neste caso, um escritório de advocacia.

Dicas de Como Abrir Uma Loja Duty Free

Você gostaria de trabalhar com uma duty free? Esta nova modalidade de negócio exige a execução de vários processos até que haja a autorização para abrir as portas e começar a vender, cada passo é importante para que o negócio funcione de forma legal. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas de como abrir uma loja duty free.

1- Obtenha Autorização Para Trabalhar na Loja Duty Free

Pretende trabalhar com uma duty free? Então, o primeiro passo é obter a autorização para montar este estabelecimento, do contrário, a atividade é classificada como irregular e poderá ser fechada a qualquer momento. Antes de qualquer coisa, é preciso determinar o local em que a empresa será aberta, a partir daí é possível correr atrás dos documentos necessários.

Por exemplo, se a loja será aberta dentro de um aeroporto é preciso buscar a autorização do setor administrativo deste espaço e também da prefeitura da cidade, que é responsável por fiscalizar a área física, bem como conceder o alvará para que você possa realizar as suas atividades. No caso de abrir a loja em uma das fronteiras do Brasil, é preciso regularizar o empreendimento de acordo com as leis dos dois países e da cidade em questão.

2- Defina o Tipo de Produto Comercializado na Duty Free Brasil

Conseguiu a autorização para montar a duty free? Então, agora é o momento de definir o tipo de produto que será comercializado. Fazer esta definição é essencial para conhecer e atender às necessidades do seu público consumidor. Há diversos produtos que podem ser comercializados por este tipo de loja como, por exemplo, roupas, calçados, aparelhos eletrônicos, cigarros, bebidas alcoólicas e até mesmo comida.

Não há uma regra dizendo que os lojistas devem trabalhar apenas com um tipo de mercadoria, sendo perfeitamente possível vender bebidas alcoólicas e cigarros ao mesmo tempo. No entanto, ao optar por vender mais de um tipo de produtos é preciso estar ciente de que você vai necessitar de um leque maior de fornecedores e um estoque espaçoso.

Em localidades como aeroportos e pontos de divisa com outros países, estoques espaçosos significam um alto custo para manter o seu negócio, o que, muitas vezes, pode não ser a melhor opção. Por isso que ao vender produtos que demandem muito espaço deve-se ter um bom plano de negócios.

Caso não saiba sobre o tema, confira nosso texto sobre a importância do plano de negócios.

3- Escolha o Local em Que Será Instalada a Duty Free

Assim como em qualquer outro negócio, o local em que a duty free será instalada é essencial para que ela seja bem sucedida ou não. Geralmente, estas lojas ficam instaladas de forma agrupada, ou seja, bem próximas umas das outras e fazendo concorrência direta. Neste caso, uma boa dica é instalar o seu estabelecimento com certa distância daqueles que comercializam o mesmo tipo de produto.

Além disso, é de fundamental importância estar no ponto certo, onde haja um fluxo intenso de pessoas interessadas em consumir o seu produto. Por exemplo, há locais que chamam mais atenção do público por possuírem lojas de roupas, se você vende outra mercadoria é preciso avaliar se há espaço para ela neste lugar.

4- Selecione os Fornecedores Para a Duty Free

Você resolveu todas as questões burocráticas do seu negócio? Pois bem, na sequência é preciso seguir para a parte prática, sendo que a primeira missão é selecionar os fornecedores para montar o estoque da sua duty free. Os produtos vendidos nestas lojas possuem isenção de impostos, sendo necessário procurar pelos fornecedores do país e que estejam de acordo com as leis do governo.

Neste ponto, é preciso fazer uma ampla pesquisa para descobrir quais são os melhores fornecedores para o seu tipo de produto, bem como os preços praticados. Os itens devem ser de boa qualidade, o que é crucial para garantir a satisfação dos seus consumidores.

Também, procure trazer produtos que representem algo do país vizinho, pois muitos turistas desejam comprar lembranças para dar aos seus amigos, conhecidos e familiares, esse é o maior fluxo de venda que ocorre nos duty free.

5- Mantenha a Duty Free Brasil Regular

Conforme já foi dito, as lojas que operam como duty free no Brasil recebem uma fiscalização mais intensa, uma vez que trabalham com o benefício de vender produtos com isenção de impostos.

Portanto, para não sofrer nenhuma multa ou mesmo correr o risco de ter o seu estabelecimento fechado, é necessário manter o máximo de controle da sua atividade, negociando apenas com fornecedores regulares, os quais possuam produtos originais.

6- Saiba as Preferências dos Seus Consumidores

Para aprimorar as suas atividades e aumentar os seus lucros é indicado observar o comportamento dos consumidores, identificando quais são as preferência deles, adquirindo aqueles produtos que são mais procurados, o que permite satisfazê-los e evitar que tenha produtos “encalhados” no seu estabelecimento.

Lembre-se, ter produtos no estoque que não tem saída é o mesmo que ter prejuízo, pois você terá gastado na compra e talvez passe anos até vendê-los. Uma boa dica é fazer uma pesquisa de mercado junto aos consumidores antes mesmo de adquirir as mercadorias, assim você saberá o que tem mais saída. Caso deseja ver um exemplo, você pode encontrar diversos duty free Argentina.

Pronto Para Começar a Sua Duty Free Brasil? Conte-nos Como Está Sendo!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA