Dicas Para Comercializar Casas Ecológicas

Dicas para comercializar casas ecológicas
Dicas para comercializar casas ecológicas.

As casas ecológicas formam um novo conceito em projetos arquitetônicos e imobiliários com o uso de diversos materiais para construção das residências, sendo uma boa opção de negócio.

As chamadas ecológicas podem ser casas de madeira ou modulares e têm essa denominação pelo motivo de utilizar madeira que não foi produto de desmatamento e agressão ao meio ambiente. Ou ainda podem ser casas de alvenaria que utilizam produtos como cimentos, blocos ou tijolos a partir de material reciclado de outras obras, e que possuem a mesma eficiência e durabilidade.

As empresas que trabalham com este tipo de conceito imobiliário oferecem diversos modelos para seus clientes e uma produção personalizada.

Algumas características das casas ecológicas são:

Vanguarda – as casas ecológicas são produzidas com padrões de tecnologia modernos e processos eficientes.

Eficiência – podem ser incorporadas às casas ecológicas arranjos para economia de energia e condições de isolamento térmico de modo mais fácil.

Inovação – os materiais utilizados, além de ecológicos, são também materiais resistentes.

Comodidade – a compra de casas ecológicas envolve orçamento e projeto arquitetônico ao gosto do cliente.

Segurança – a moradia é resistente a chuvas, ventos fortes e etc.

Garantia – os projetos dão garantia aos clientes no prazo de até 10 anos para a duração da casa, principalmente quando se trata de casas modulares.

Casas ecológicas no Brasil

No Brasil o setor de construção ecológica está atrelado aos materiais ecologicamente corretos, sendo a demanda por esses produtos cada vez mais crescentes. Isso porque os projetos ecológicos dependem desses produtos e ainda possibilitam o desenvolvimento do setor de materiais a partir de reciclados.

Os materiais de construção com produtos reciclados são vendidos por empresas de todos os portes e destacam a importância crescente dos produtos ecologicamente corretos e com a tendência por construções elaboradas com os princípios sustentáveis.

Os principais produtos ecológicos para a construção civil são os seguintes: cimentos a partir de resíduos industriais, blocos de concreto com material reciclado, cal sem emissão de gás, pisos ecológicos, resinas ecológicas, telhas recicladas, tintas atóxicas e outros.

Vantagens das casas ecológicas

As vantagens das casas ecológicas é que são produzidas com materiais sustentáveis, mas o que faz a casa ser realmente ecológica, não é só o material utilizado, é também o uso devido dos mecanismos de economia de energia, reaproveitamento de água, de luz e etc.

Outras vantagens das casas ecológicas é que são integralmente construídas com material de alvenaria reciclado ou com madeiras de empresas que realizam reflorestamento. Quando as casas são construídas com madeira, a madeira é reciclada, sem que haja adição de elementos químicos. Além dissom as paredes têm isolamento e câmara de ar, as  janelas têm sistemas de choque térmico e as telhas são até três vezes mais duradouras do que as telhas de barro. As vantagens das telhas das casas ecológicas é que essas são térmicas e com isolamento de temperatura e barulho.

Mecanismos para aproveitamento de energia das casas ecológicas

As casas ecológicas podem fazer uso de aerogeradores, ou seja, gerados de energia com o uso de ventos. Os aerogeradores fazem uso da energia eólica e para isso são compostos de turbinas que giram com a velocidade do vento, produzindo energia. Esse sistema é complementar à energia já existente.

Os benefícios dos sistemas de energia eólica são: melhoria na qualidade do ar, compatibilidade com outras fontes de energia e não representa perigo.

Além disso, a energia eólica se renova, é viável, eficaz e o custo do sistema não é caro.

Aproveitamento da água da chuva

Nas casas ecológicas a água da chuva é reaproveitada através de sistema que consiste em recolher a água da chuva em uma superfície coberta. Essa superfície recolhe a água, mas exige uma cisterna que tem todos os mecanismos para armazenar água.

Outra opção é contar com um armazenamento subterrâneo de água. Esse incremento é mais caro, porém, não ocupa espaço no solo.

Os critérios técnicos visam que o aproveitamento de água seja realizado dentro das condições para uso técnico dentro das especificações de saúde e segurança, com certificado expedido pela ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais), ONG responsável pela vistoria dos sistemas armazenadores de água.

Construção Sustentável

A arquitetura sustentável deve seguir todas as normas e princípios da Arquitetura Bioclimática, onde as residências são projetadas de acordo com os fundamentos de sustentabilidade, desde a fase de concepção.

Os projetos de casas ecológicas devem ser eficazes quanto ao consumo de energia que deve ser o menor possível, e como todo projeto tem suas próprias características e rearranjos para que seja sustentável, os projetos ecológicos de construção são autênticos e devem ter viabilidade para residir com conforto e funcionalidade.

Outra característica das casas ecológicas é que as casas devem estar de acordo com os fatores climáticos da localização. Isto é, o projeto arquitetônico deve estar de acordo com o clima, temperatura, altitude, comportamento dos ventos, umidade, vegetação, disponibilidade de recursos naturais e entre outros.

Outro ponto que deve nortear as construções ecológicas é o fato de que deve haver a possibilidade de trocas térmicas entre interior e exterior.

Para construir as casas ecológicas de acordo com os princípios sustentáveis é necessário ainda o uso de mecanismos para:

Orientação solar – para que haja aproveitamento solar dos prédios levantados. Essa orientação deve ter como princípio a localização geográfica da casa.

Iluminação Natural – a iluminação natural é aquela adquirida na natureza e a menos agressiva à visão humana. Para recolher a luz natural, as casas têm cores claras e são, na maioria das vezes, feitas de vidro.

As coberturas são um capítulo a parte na formação das casas ecológicas. As coberturas podem ser planas, tendo propriedades de isolamento térmico, impermeabilização e camada para proteção; ou verdes com vegetação, de forma a contribuir com a climatização interna, impermeabilização e isolamento térmico.

Custos

As casas construídas com os princípios ecológicos não são mais custosas para o cliente. O investimento inicial terá retorno de acordo a vida útil das casas e essa economia será significativa quanto ao consumo de água e energia elétrica, se comparado ao consumo das casas tradicionais.

As casas ecológicas devem ser projetadas a não utilizar aparelhos de alto custo para climatização, como ar condicionado e aquecedores. Além disso, as emissões de gases para o meio ambiente são menores nas casas ecológicas.

Para comercializar casas ecológicas

Para convencer o cliente a investir em uma casa ecológica, a empresa deve ser disponível aos clientes, sendo que cada projeto é único. E além do projeto personalizado, a empresa deve também oferecer diversos serviços:

Processo  de licenciamento – a empresa deve se responsabilizar diretamente pela legalização da obra e terreno.

Financiamento – muitas empresas, além de construir as casas ecológicas, também oferecem serviços de crédito e financiamento em parceria com os bancos, o que torna a comercialização mais viável para empresários e clientes.

Mudanças de locais – as casas ecológicas modulares têm alta possibilidade de mobilidade.

Outros serviços são de manutenção constante e instalação de complementos como banheiras, escadas, painéis solares e outros.

Para divulgar os projetos e serviços da empresa de casa ecológica é necessário contar com um site que tenha as fotos dos projetos; explique as vantagens das casas ecológicas e que funcione como portfólio para que os clientes visualizem a beleza e funcionalidade das casas.

O site deve explicar quais os materiais utilizados e quais as peculiaridades das casas ecológicas, condições de compra, garantias e outros.

Ficou interessado em comercializar casas ecológicas? Conte para a gente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. pretendo abrir uma empresa de fabricação de paineis ecologicos com isopor reciclado,quero vender o produto para consumidor e tambem fabricar casas, a casa fabricada por nops tera aproveitamento da agua da chuva

  2. A CONSTRUTORA ESTRUTURA ECOLÓGICA, surgiu da necessidade de aliar os métodos tradicionais de construção à uma nova percepção que utiliza técnicas e materiais ecológicos. Sob nosso ponto de vista é perfeitamente possível unir as duas vertentes, tendo apenas o gosto do cliente como moderador desta fusão.
    Nossa meta de atuação propicia menor custo, economia nos materiais à serem utilizados, durabilidade e maior rapidez no processo construtivo, além de uma sensível redução na utilização e no descarte de resíduos poluentes.
    Estamos a disposição para elaborar projetos sustentáveis com materiais ecológicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.