Como Montar um Curtume

CurtumeVeja agora mesmo como montar um curtume e trabalhe com o beneficiamento de couro!

O couro é considerado um dos tecidos mais resistentes do mundo, sendo feito a partir de material animal como, por exemplo, de bois e até mesmo rãs. A técnica da retirada e curtimento do couro é conhecida como curtume, sendo uma das práticas mais antigas feitas pelo homem, visto que os seus registros datam desde o período pré-histórico, em que eram utilizados procedimentos mais rústicos.

O curtume é feito para a obtenção de diferentes produtos de couro legítimo como calçados, roupas, estofados, utensílios domésticos, entre outros. Na atualidade, existe uma disseminação da cultura sustentável, visando aumentar o uso do couro sintético, mas mesmo assim o uso do couro original continua em alta, sendo consumido principalmente pelas pessoas que pertencem às classes econômicas mais afortunadas, pois ele acrescenta um aspecto diferenciado para as peças, além de ter boa qualidade e alta durabilidade. Para se ter uma ideia, uma única jaqueta de couro original tem uma vida útil de aproximadamente 20 anos.

Hoje em dia, as empresas de curtume trabalham com a mescla de técnicas artesanais com o uso da tecnologia, tendo como intuito submeter o couro a um tratamento mais eficaz para comercializá-los à indústria, sendo uma interessante atividade comercial. Para te ajudar a trabalhar no setor nós trouxemos aqui tudo o que você precisa saber para trabalhar com um negócio de curtume. Confira abaixo.

Conheça Mais Sobre a Técnica de Curtume

A técnica de curtume, ou seja, do curtimento da pele de animais, é algo que acompanha a evolução da humanidade desde os tempos mais remotos até a atualidade. Inicialmente, praticamente todos os tipos de pele de animais eram utilizadas para a confecção de roupas e acessórios, mas na história mais recente, os materiais mais utilizados são o couro de boi, de cabras, rãs, porco, cobra e peixe, pois são os mais abundantes no mercado, sendo possível trabalhar com eles de maneira regularizada.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O curtume se caracteriza por ser o estabelecimento ou técnica que tem a função de processar o couro em estado cru, tendo como objetivo prepará-lo para a indústria fabricar o produto final, que será entregue aos consumidores. Algumas das principais mercadorias feitas de couro são roupas, calados, móveis, estofados e tapetes. São várias etapas que envolvem o curtimento do couro como, por exemplo, salgá-lo e secar, além de retirar as impurezas que não possuem utilidade.

Mercado Para Montar Um Curtume

O negócio de curtume envolve diversas variáveis, pois se trata de uma área de atuação que passou por transformações, tanto no que diz respeito aos fornecedores de matéria-prima quanto ao público que consome os seus produtos. A concorrência nacional do mercado de curtume diminuiu a partir da década de 1970, quando as criações de gado migraram para a região Centro-Oeste, dificultando a compra da matéria prima.

Até os anos 90, 70% do couro era utilizado para a fabricação de sapatos, roupas e acessórios, mas, a partir da década 2.000, 60% do material é empregado apenas na confecção de estofamentos de automóveis e de móveis. Embora o número de fornecedores tenha caído, o Brasil é o segundo maior produtor de couro, movimentando mais de 1 bilhão por ano. Os principais concorrentes estão no Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Como Montar

Você quer montar um curtume, mas não sabe por onde começar? Bom, este tipo de negócio envolve uma série de etapas até que seja possível começar a executar as suas atividades, uma vez que ele precisa de uma matéria-prima que não está disponível em todos os lugares e precisa de autorização legal para ser utilizada. Acompanhe abaixo, como montar um curtume:

1- Melhor Local Para Montar Um Curtume

O local é um fator de suma importância para a abertura de um curtume, principalmente no que diz respeito à obtenção de matéria-prima. O ideal é que esta modalidade de negócio seja montada nas regiões em que a produção dos seus insumos, ou seja, as peles de animais, sejam mais abundantes.

Os principais polos de distribuição de matéria-prima estão situados nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Norte. Desta forma, os melhores estados para instalar o curtume são o Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Goiás. São nestes locais que estão as maiores criações de gado e caprinos, que são os materiais mais requisitados no mercado.

2- Principais Matérias-Primas

Quando se fala em curtume, a primeira coisa que se pensa é no processo de tratamento do couro bovino, porém, apesar de ser o material mais utilizado nesta atividade, ele não é o único. O curtume conta com uma cartela ampla de peles de animais que podem ser utilizadas para o curtimento. No Brasil, as principais matérias-primas disponíveis para curtume são couro de boi, couro de cabra, pele de cobras, pele de rã e pele de peixe.

Além disso, nos últimos anos também têm crescido o interesse da indústria pelo uso das peles de ovinos e suínos, principalmente de ovelhas, carneiros e porcos com menos tempo de vida, pois eles apresentam um couro de melhor qualidade, que é fácil de ser processado pelo curtume e tem uma vida útil maior.

3- Fornecedores Para o Curtume

Ter uma cartela de fornecedores ativos é essencial para manter as atividades do curtume. Por isso, para abastecer o estoque do negócio é recomendado procurar pelos criadores dos animais com a pele que se pretende utilizar. Negociar diretamente com os criadores oferece a vantagem de obter um produto de melhor qualidade, que é retirado do animal com mais cuidados, mantendo a sua qualidade original, além de permitir a compra por um preço mais atraente, já que você não pagará o adicional do intermediador.

Outra opção é adquirir as peles de bovinos, suínos e ovinos diretamente dos frigoríficos, mas é necessário ter mais cuidado com a seleção dos materiais, procurando conhecer os métodos utilizados para retirá-los dos animais, checando se o couro não é prejudicado. No caso de trabalhar com a pele de rãs e cobras é preciso adquiri-las de cativeiros que trabalham dentro das conformidades da lei, do contrário o seu estoque poderá correr o risco de ser apreendido.

4- Estrutura Para o Beneficiamento do Couro

O curtume aplica várias técnicas em etapas diferentes para o beneficiamento do couro, sendo que cada uma delas precisa de uma estrutura e equipamentos adequados para ser realizada com sucesso. O estabelecimento para montar o curtume deve ter, no mínimo, 80 m² divididos por repartições.

A estrutura para o curtume tem que dispor de uma sala para o tratamento inicial do couro cru, que consiste em retirar os pelos e as suas impurezas. Mais uma área com tanques de concretos para lavar os couros para eliminar os resquícios de sangue, um espaço com mesas para salgá-los e aumentar a conservação, uma câmara de secagem com ganchos suspensos e um setor de corte para prepará-los para a indústria.

5- Questões Legais Para Trabalhar Com Uma Empresa de Curtume

Todo o negócio deve cumprir com as exigências legais para desenvolver as suas atividades, o que se torna ainda mais rigoroso se ele trabalha com o uso de insumos animais, como é o caso do curtume. Para abrir esta empresa você deve obter o Alvará de Funcionamento, Licença do Corpo de Bombeiros, Licença Ambiental e Licença da Vigilância Sanitária.

O curtume produz resíduos com odores que podem ser desagradáveis para quem reside próximo à empresa, logo, é necessário seguir os métodos corretos para descartar aquilo que não será usado como, por exemplo, através da incineração ou compostagem. O descarte inapropriado dos restos das peles de animais gera multas ou interdição do estabelecimento.

6- Investimento Para Abrir o Curtume

O curtume é considerado um negócio de porte médio, tendo um investimento inicial relativamente acessível. Sendo assim, para abrir um curtume, você terá que investir uma quantidade inicial de R$ 200.000 reais. A maior parte dos gastos se dá através da adaptação dos ambientes para fazer o curtimento do couro.

7- Insumos Para as Atividades do Curtume

Além de abastecer o estoque com as peles dos animais, o curtume também deve adquirir os insumos que são utilizados no curtimento delas. Os principais produtos usados para as atividades são água pura e tratada, gorduras, proteínas e sais minerais para a conservação dos couros.

Neste ponto, é importante ressaltar que algumas peles necessitam de insumos específicos durante o tratamento como as de caprinos e bovinos, as quais podem ser mais duras, necessitando de amaciantes próprios para serem trabalhadas com maior facilidade nos processos industriais.

8- Cartela de Consumidores do Curtume

Para alcançar os seus objetivos financeiros com o negócio de curtume é aconselhável montar uma cartela de consumidores. Em primeiro lugar, você deve prospectar os clientes que estão mais próximos da sua região, ou seja, fazer uma pesquisa das indústrias em potencial e posteriormente oferecer os seus produtos. O público-alvo são as fábricas de roupas e calçados de couro, móveis, estofamentos automobilístico e acessório doméstico.

Além dos consumidores locais e nacionais, o negócio de curtume também pode exportar as peles processadas, sendo que os principais interessados em consumi-las estão nos países europeus.

O Que Acha de Montar Seu Próprio Curtume e Trabalhar na Área? Deixe Suas Dúvidas!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA