7 Passos de Sucesso de Como Criar um Jogo Online

Criar um jogo online
Como criar um jogo online é uma excelente opção de ganhar um bom dinheiro, os jogos online nunca saem de moda e estão sempre em ascensão.

Pesquisando sobre como criar um jogo online e ganhar dinheiro com isso? Veja aqui todas as informações que você precisa saber para a criação de jogos online.

Você é apaixonado por jogos? Que tal deixar apenas de ser um jogador para se tornar um desenvolvedor de jogos? Unir o útil ao agradável é perfeitamente possível, principalmente devido ao fato de o desenvolvimento constante da tecnologia oferecer diversas ferramentas e métodos que possibilitam a criação de jogos, sem, necessariamente, ser um profissional na área.

Na última década, o setor de jogos online é um dos que mais tem crescido e faturado no mundo inteiro, logo, se você quer faturar e trabalhar com o que mais gosta, uma boa alternativa é entrar para este ramo. Para quem está começando, o ideal é optar pelo desenvolvimento de jogos online, que exigem poucos recursos, são mais fáceis de construir e posteriormente monetizar.

Criar um jogo exige a execução de várias etapas, visto que é necessário planejar, desenhar e depois fazer o game funcionar, tendo uma interface acessível para os jogadores.

Existem basicamente duas formas de se ganhar dinheiro ao criar um jogo online, pode-se monetizá-lo você mesmo, ou efetuar a venda do jogo e direitos autorais para uma empresa, o que também pode render excelentes fundos financeiros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer entrar para esta área e criar um jogo online? Com o intuito de auxiliá-lo, criamos esse texto com informações e ótimas dicas de como criar um jogo online, confira!

Entenda Melhor o Que é Um Jogo Online

Antes de partir para a “ação” é de fundamental importância compreender o que de fato é um jogo online, passando a ter uma visão de desenvolver e não apenas de jogador. Pois bem, o jogo em si é considerado um software, assim como qualquer outro que é utilizado no computador. Para criar um software é necessário ter a ação de um desenvolvedor ou programador, que faz uso de uma determinada linguagem escrita de informática e virtual.

O jogo não é composto apenas pela linguagem de programação que permite o seu funcionamento, ele também possui imagens, arte, sons, roteiros, categorias de dificuldade, botões interativos, o que exige que o desenvolvedor tenha conhecimentos artísticos na elaboração de histórias, em design para a criação dos personagens, em áudio, entre outros.

Agora você já deve ter percebido quão amplo é o conhecimento exigido para criar um jogo online, não basta apenas saber desenvolver em termos de programação, e sim conhecer um conjunto de programas, ter bom gosto e uma criatividade incrível.

Por Que Criar Um Jogo Online?

Há diversos motivos para você criar um jogo online, desde a simples vontade de aumentar os seus conhecimentos na área até passar a ganhar dinheiro com esta atividade.

O mercado de jogos online está em constante expansão, sendo apontado como um dos mais prósperos para o futuro, caracterizando-se como uma área estável e extremamente lucrativa.

Além disso, os jogos online são relativamente mais fáceis de criar devido à disponibilidade de diversas ferramentas de desenvolvimento, que podem ser utilizadas até gratuitamente, oferecendo um custo baixo ao desenvolvedor. Os jogos online também podem ser monetizados com maior facilidade, sendo possível cobrar para liberá-lo ou recorrer ao patrocínio de publicidade.

7 Passos de Como Criar um Jogo Online

Como Criar Um Jogo Online
Como criar um jogo online exige várias etapas para a criação de um jogo online de sucesso.

Como já foi dito, elaborar um game é uma atividade composta por várias etapas, em que uma depende da outra para que funcione em sua totalidade e cumpra a sua função de entreter os jogadores. Por isso, montamos um passo a passo para você seguir ao criar um jogo online.

1- Planeje o Jogo Online

Assim como qualquer outra atividade, a criação de um jogo depende do planejamento. Sendo assim, a sua primeira missão é planejar o game. Faça uma pesquisa de mercado para analisar quais são os tipos de jogos mais populares da atualidade na internet, o que eles oferecem e qual a percepção que os jogadores têm sobre eles.

A partir desta pesquisa é possível ter referências, facilitando o desenvolvimento de um jogo online novo, mas dentro dos padrões da internet, ou ainda desenvolver jogos online que estejam de acordo com os segmentos mais famosos e lucrativos.  Nesta etapa, pode-se projetar o jogo, criando o roteiro de como a história irá se desenrolar.

A história é muito importante, pois inúmeras pessoas jogam um determinado jogo online justamente pela história, pelo que espera acontecer, para chegar até X monstro ou até mesmo atingir a missão/objetivo X. Por isso, foque seus esforços em desenvolver uma história realmente boa e que prenda a atenção dos jogadores, estimulando-os a querer jogar cada vez mais para descobrir o fim da história.

2- Faça o Escopo do Jogo Online

Já tem em mente qual é o tema do game e quais são os personagens? Então, agora é o momento de começar a colocar a “mão na massa”. Faça um escopo do jogo online, que nada mais é do que a sua primeira versão, que descreve com riqueza de detalhes quem serão os personagens, como o game será jogado, os níveis de dificuldade de cada fase, os cenários, enfim, tudo que irá compor o seu jogo online.

O escopo do jogo online tem que ser feito diretamente em um software de projeção para games como, por exemplo, o Unity Engine e o Unreal Development Kit, que podem ser instalados em qualquer máquina e possuem ferramentas modernas. O escopo não é algo definitivo, muito pelo contrário, é construído justamente para ser aprimorado.

Nessa etapa você estará buscando “começar” o seu jogo online, dar vida aos personagens, montar a história em termos gráficos, tudo de forma a possibilitar se terá ou não chances de sucesso aquele jogo online.

3- Crie Uma Linguagem de Programação Para Criar um Jogo Online

Após fazer o escopo do jogo online é necessário criar uma linguagem de programação. A maioria dos games online, de computador e vídeo games como Xbox 360 são construídos a partir da linguagem C e C++, que é relativamente mais fácil e pode ser usada em diferentes extensões, podendo ser jogado em diferentes dispositivos.

Os jogos mais avançados possuem uma linguagem Objective-C, no entanto, para quem está ingressando neste ramo, o mais recomendado é optar por uma linguagem C++ Java, que é mais leve, além de ser rápida e poder ser executada em todos os sistemas e plataformas. Ao longo do tempo, o desenvolvedor pode usar programações mais complexas.

Importante frisar que jogos online simples podem ser extremamente lucrativos, ainda mais quando integrados em redes sociais, como é o caso do famoso game “fazenda feliz”, o qual gerou e gera, até os dias atuais, muito dinheiro.

4- Escolha um API Para Criar um Jogo Online

Primeiramente, comece compreendendo que API (Aplication Programming Interface) é um conjunto de rotinas do programador, que será utilizado para acessar todos os recursos do game como, por exemplo, sistema de som e placa de vídeo. O API não é desenvolvido pelo criador do jogado, pode ser baixado como extensão e posteriormente incrementado à plataforma do jogo online.

Levando isso em consideração na hora de escolher um API para o game, recomenda-se optar por um que seja composto por SDL e Engine de qualidade, ambos funcionam como um motor para o software, são eles que serão responsáveis por permitir que o programador acesse todas as áreas do game. O ideal é testar estas ferramentas e verificar qual se adapta melhor à sua atividade.

5- Desenhe os Personagens do Jogo Online

Como criar um jogo online desenho dos personagens
Um passo importante em como criar um jogo online é o desenho dos personagens. Existem bons programas de desenho, mas a melhor escolha é contratar um profissional para fazer os desenhos para jogo online.

Após definir as questões técnicas, é necessário começar a dar vida aos personagens do jogo. Para realizar esta tarefa é preciso contar com um software específico para desenhar os personagens para versão virtual como, por exemplo, o Game Maker, que é o mais indicado para os iniciantes devido à sua facilidade e praticidade.

Claro, você pode procurar por um profissional em web designer, o qual irá desenhar os personagens para você. Na verdade, é o mais indicado.

Agora, quem já possui um conhecimento avançado sobre a criação de personagens de games pode optar por programas mais evoluídos, tais como o Milk Shape e o Truespace, que permitem desenhar em 3D, sendo possível projetar a movimentação dos desenhos a cada ângulo, fazendo com que o desenvolvedor tenha total controle sobre estes processos, fazendo todas as correções que julgar necessário.

6- Crie a Linguagem Virtual do Jogo Online

Desenhou todos os personagens? Passe para a etapa de criar a linguagem virtual do jogo, que é o código utilizado para disponibilizá-lo online. Neste caso, antes de tudo, é necessário desenvolver um site, personalizando as suas ferramentas para facilitar o seu trabalho de moderador e o acesso dos jogadores. A linguagem depende da plataforma escolhida para hospedá-la, que devem ser mesclada com a própria linguagem do game.

7- Teste o Jogo Online

Depois de hospedar o jogo no site é recomendado testá-lo. Dessa maneira, pode-se corrigir e evitar possíveis bugs, que são os erros que travam o andamento do game e interrompem o entretenimento do jogador. Nesta etapa, o ideal é liberar o jogo como versão beta, que serve justamente para testar o nível de interação do jogador com a plataforma.

Caso você não tenha conhecimentos aprofundados na área de integração de jogo + site, procure algum especialista, ele irá cobrar um preço relativamente acessível e você poderá ter seu jogo mais rápido na web.

Agora que já sabe como criar um jogo online, que tal começar? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

3.00 avg. rating (66% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA