Criação de Porcos – Suinocultura

Por:

Criação de Porcos - SuinoculturaNa América do Sul, o único país que integra os 10 maiores produtores de carne de porco é o Brasil. A produção para uso industrial cresce de forma rápida com muitos milhões de cabeças nos últimos anos, sendo a produção para subsistência diminuída.  Conheça mais sobre a criação de porcos (suinocultura).

A região Sul é a principal produtora de criação de porcos no Brasil, e o setor tem se desenvolvido por lá de forma muito rentável, avançando em relação aos aspectos tecnológicos que são cada vez mais integrados a realidade local. A região corresponde a 80% da produção nacional, e em alguns locais do Brasil ainda há a carência de criação de porcos – suinocultura. O empreendedor de sucesso deve explorar estas regiões para começar um negócio ou exportar seus produtos.

O mercado de carnes brasileiro, atualmente, passa por mudanças significativas e é necessário entendermos como tudo aconteceu. Antigamente, a carne de boi era a mais utilizada pelos brasileiros, e hoje em dia vemos a expansão da carne de frango que já ultrapassa as vendas da carne bovina e é o principal tipo de carne branca apreciado por aqui. A carne de porco, embora não seja líder no setor, é uma das mais utilizadas e é substrato ainda para a produção de linguiça (alimento muito consumido principalmente nos churrascos).

Os enlatados também necessitam de uma grande demanda de carne suína para serem preparados, e os gastos com carnes preservadas e enlatadas representaram mais de 568 milhões de reais em 2007. Novas pesquisas vêm sendo feitas a cada dia para melhorarem os números e as informações de mercado para auxílio dos novos empreendedores.

Produtos de Criação de Porcos – Suinocultura

As principais cores apresentados no mercado para a carne suína são: cabeça, paleta, lombo, pernil, perna dianteira, toucinho, bacon, pés, olhas, lombinho e rabo. E os outros produtos obtidos com a carne suína ultrapassam 100 tipos diferentes. A linguiça, como já falada, o lombo defumado, salame, copa, torresmo e outros são exemplos. O que é muito importante de ter conhecimento é quanto a disponibilidade de todo o corpo do porco, que é largamente utilizado, desde o sangue as tripas. O empreendedor então, tem a grande chance de aproveitar a matéria-prima para conseguir vender produtos diversos e relacionados, em vez de se dedicar a apenas uma especialidade, que pode diminuir as chances de obtenção de lucratividade.

Embutidos – Criação de Porcos – Suinocultura

Os embutidos são produtos feitos com a carne picada e temperada, geralmente com uma forma parecida. Sob pressão, em um recipiente de origem orgânica ou não orgânica, são produtos acessórios muito utilizados em todas as partes do Brasil, e podem ser frescos ou secos. Os secos são as linguiças frescas e os embutidos são salames e mortadelas por exemplo. Há ainda os embutidos cozidos, como os presuntos e salsichas. Para fazer os embutidos, a criação de porcos não precisa apenas dos suínos, mas de temperos, conservantes, tripas e estabilizantes.

Antes de o negócio abrir, é necessário que o empreendedor tenha ideias e já saiba mais ou menos o que vai produzir, as dificuldades e expectativas de encontrar certos produtos na região, as opções do mercado, as tecnologias envolvidas e suas possibilidades financeiras.

Criação de Porcos – Suinocultura – A cadeia produtiva

Na cadeia produtiva da suinocultura podemos fazer uma divisão simples em três grupos principais.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

A produção primária é feita por suinocultores de ciclo completo, minifundiários e outros que estão normalmente ligados a indústrias de processamento. Insumos e serviços tem um grande valor no setor industrial de rações e de melhoramento genético. O processamento, embora não haja o acesso a informações precisas para traçar um perfil do grupo, sabemos que as quatro maiores empresas têm cerca de 30% do abate nacional e as dez maiores cerca de 40%.

Propaganda de Criação de Porcos – Suinocultura

O mercado de criação de porcos tem uma vasta possibilidade de lançar seus benefícios principais ao mercado de forma a recorrerem a publicidade. A propaganda tradicional é um benefício já muito conhecido e que traz atenção as idéias do empreendedor de suinocultura. O produto e seu conceito geram o interesse do consumidor, que estimulado ao processo de aquisição, corre atrás de formas de conseguir o que lhe foi proposto, ou seja, procuram uma forma de comunicação com a empresa para a compra de produtos.
Os formatos das propagandas podem ser anúncios impressos, anúncios eletrônicos, embalagens, anúncios em encartes, folhetos, catálogos, outdoors e outros. Pode ser boa a associação do empreendimento de suinocultura com outras empresas relacionadas para que haja a possibilidade destas parceiras ajudarem de alguma forma na divulgação do produto.

Muitas outras formas de divulgação ainda podem ser propostas especificamente para o estabelecimento.

Na televisão, vemos que as principais marcas de criação de porcos optam por fazerem campanhas com o nome da marca e não explicitando um produto ou outro e suas características, a menos que seja uma novidade no mercado. O reforço do nome da marca muitas vezes pode tornar-se mais rentável do que propriamente a oferta de produtos em promoção. O que vai dizer isso é a situação atual de uma empresa de criação de porcos, a possibilidade de investir pesado em propagandas mais tecnológicas, a realidade local e outros aspectos. Os custos elevados, se não empregados de forma planejada, podem não contribuir no caso de uma propaganda mal feita.

Criação de Porcos – Suinocultura – Produção Alternativa

Nem só para compôr a mesa do jantar o porco está servindo ultimamente. Além de ser uma excelente fonte de proteína e gordura na alimentação do brasileiro, o mundo da moda e do entretenimento são mais alguns exemplos de indústrias que procuram a criação de porcos. Mas, porque?

O mundo da moda movimenta bilhões de dólares todos os anos e a melhor forma de identificar a associação deste setor aparentemente tão distante da criação de porcos é a necessidade dos estilistas em comporem suas coleções com couro. O couro de porco é um dos mais usados na Moda brasileira e, acompanhando as tendências mundiais, será utilizado vastamente durante os próximos anos.

O empreendedor deve estudar profundamente onde seu empreendimento é capaz de ser encaixado e aproveitado, e assim formular táticas de chegar até empresas que provavelmente tenham a necessidade da compra de seus produtos para fazer negócios. É uma tarefa inteiramente trabalhosa ter de estar a par do que acontece em todos os setores da indústria, mas incrivelmente prazeroso quando o sucesso da suinocultura ganha credibilidade dentro do mercado e traz lucros satisfatórios ao trabalho realizado.

Pessoal de Criação de Porcos – Suinocultura

As pessoas que irão trabalhar na criação de porcos devem ter características em comum, como dinamismo, responsabilidade, simpatia com o cliente, paciência e vontade de trabalhar. Estas e cada uma das competências específicas servem para deixar o serviço cada vez mais agradável do ponto de vista do consumidor, tanto socialmente quanto na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. É muito comum que as pessoas voltem a fechar acordos com empresas que foram confiáveis.

O pessoal que trabalhará frente ao público deverá ter uma boa aparência e experiência em contato com o setor de vendas e relacionamento com o cliente. Os funcionários que trabalhem na parte de cortes e produção de produtos devem ser cobrados em hábitos de higiene adequados. Os que estiverem com contato com a criação de porcos devem receber treinamento específico. Caso o empreendedor não consiga pessoas qualificadas para os cargos, o treinamento com cursos e palestras é o melhor a se optar.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Como montar um curso de informática para a terceira idade

Como montar um curso de informática para a terceira idade

Veja nesse artigo, dicas de como montar um curso de informática p...
Como montar uma loja de alimentos congelados

Como montar uma loja de alimentos congelados

Montar uma loja de alimentos congelados e sair da informalidade d...
Como abrir uma empresa de massas congeladas

Como abrir uma empresa de massas congeladas

As empresas de massas congeladas representam um negócio promissor...

Curta O Novo Negócio!

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...
20 ideias de franquias para trabalhar em casa

20 ideias de franquias para trabalhar em casa

Para quem tem aptidão para trabalhar com comércio uma alternativ...
Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Neste artigo, veja como conseguir financiamento para o seu negóci...
Como escolher uma idéia de negócio?

Como escolher uma idéia de negócio?

Você decidiu que vai abrir seu próprio negócio, mas ainda não sab...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)