Como Ser Youtuber

Como Ser YoutuberVeja como ser um youtuber de sucesso e viver financeiramente da profissão!

“Olá, como vai você?”; “Não faz sentido”; você reconhece estas falas? Pois bem, são bordões de algumas das principais referências em canais do Youtube do Brasil, sendo respectivamente do PC Siqueira e Felipe Neto, muito provavelmente você já assistiu vídeos deles, não é? Estas e demais personalidades criam conteúdo para os seus canais no Youtube, recebendo milhões de acessos em poucos dias, ganham dinheiro e fama no universo virtual.

Você tem interesse em ser um youtuber? Se o desejo é apenas ter um canal da plataforma de vídeos, basta ligar a câmera e fazer algo do seu interesse, mas se a ideia é conquistar o público e ter o seu trabalho reconhecido é necessário ir muito além, montando uma estrutura, um planejamento e, acima de tudo, oferecer um conteúdo de qualidade para os internautas, fazendo com que eles se identifiquem com o que está sendo dito e passem a acompanhar o seu trabalho. Esse profissionalismo no meio é chamado de Youtuber, ou seja, alguém que trabalha de forma profissional e com qualidade na plataforma.

Por mais que a internet permita o aparecimento instantâneo de “webcelebridades” com a explosão de vídeos que “estouram” de uma hora para a outra, para ser um youtuber de sucesso por muito tempo é preciso tomar uma série de precauções, tanto no que diz respeito ao conteúdo produzido quanto ao relacionamento com o público. Para você que não quer ser mais um sucesso passageiro na internet nós reunimos dicas preciosas de como ser um youtuber. Confira!

É Possível Ganhar Dinheiro Sendo Youtuber?

Sim, é perfeitamente possível ganhar dinheiro sendo um youtuber. Mas, de forma quase unânime, a maioria das pessoas que já estão nesta profissão recomendam que os iniciantes não entrem para este ramo apenas pensando em ganhar dinheiro, muito menos em ficarem ricos ou famosos de uma hora para outra, até mesmo porque no início praticamente se paga para trabalhar, visto que há mais investimento do que retorno.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os vídeos postados no Youtube começam a gerar dinheiro a partir do momento que ganham milhares de visualizações, a partir daí, quanto mais vídeos, maiores serão os seus rendimentos. A plataforma paga por visualizações e cliques em anúncios de publicidade, mandando um cheque para a residência do usuário quando ele atinge o ganho de cem dólares. Alguns dos fatores que mais contribuem para o rendimento do youtuber é fazer parceria com marcas patrocinadoras que inserem os seus produtos nos vídeos, participação em eventos, palestras e até mesmo em programas de televisão.

Veja agora mesmo como divulgar um blog. Manter um site/blog no ar juntamente com o seu canal do Youtube é uma ótima forma de maximizar os ganhos em ambos.

Áreas de Sucesso Para Youtuber no Brasil

Toda a profissão tem as suas configurações e áreas de maior sucesso, não sendo diferente com a de youtuber. O Brasil conta com inúmeros profissionais de sucesso no Youtube, que atuam na produção de conteúdos em ramos diversificados, desde os tradicionais até os mais inovadores. Conheça abaixo quais são as áreas de sucesso para o youtuber no Brasil:

1- Canal de Opinião no Youtube

Alguns dos principais canais bem sucedidos do Youtube são os que possuem youtubers que emitem opinião sobre os mais diversos assuntos. Os profissionais que abriram caminho para os demais youtubers ganharem a vida na internet surgiram desta vertente como, por exemplo, PC Siqueira, Felipe Neto, Cauê Moura, entre outros.

Geralmente, as opiniões emitidas nos vídeos estão relacionadas aos acontecimentos da atualidade como política, famosos, filmes e assim por diante. Mais do que dar uma opinião, os youtubers desta área se destacam pela forma como opinam, usando bordões, gestos e apresentando um comportamento diferente. Um exemplo disso é o Cauê Moura, que ganhou popularidade pelo jeito efusivo que trata os temas abordados, inspirando-se no famoso jornalista e apresentador policial, Luiz Carlos Alborghetti.

É importante que quando o youtuber faça propagandas ele saiba como organizá-la e trabalhar corretamente no assunto, por isso é importante conferir nosso texto sobre como fazer propaganda.

2- Canal de Games

Se você adora passar horas no videogame saiba que isto pode te ajudar a ganhar dinheiro, pois, atualmente, os canais que mais rendem dinheiro no Youtube são os de games, o que se deve ao grande número de internautas interessados em consumir este tipo de conteúdo e, consequentemente, o desejo das marcas em inserir os seus produtos nos vídeos com maior visualização.

Os canais de games funcionam de uma maneira muito simples, basicamente o youtuber grava as suas ações no videogame, ensinando os internautas quais são os truques para aumentar a pontuação e passar de fase nos jogos. Também é possível testar e apresentar os novos games lançados no mercado.

3- Canal de Maquiagem no Youtube

As mulheres também são responsável por boa parte da audiência dos vídeos do Youtube, o que gerou alguns nichos específicos para o público feminino, dentre eles estão os canais de maquiagem, os quais também possuem um bom potencial financeiro, o que se deve ao interesse das marcas de cosméticos em investir na divulgação dos seus produtos na internet, fazendo com que mulheres sem o estereótipo de modelo fale diretamente com o público-alvo.

Confira como montar uma clínica de estética.

Os canais de maquiagem funcionam de diferentes formas como, por exemplo, através da apresentação de maquiagens de diferentes marcas lançadas no mercado e principalmente de tutoriais, ensinando como fazer makes para o dia a dia, para uma festa de casamento, balada e etc.

4- Canal de Culinária

Nos últimos dois anos o Youtube do Brasil sofreu um “boom” de canais de culinária, onde a pessoas passaram a fazer as suas receitas na internet. Os programas de culinária sempre fizeram muito sucesso na TV e também conquistaram o público virtual, principalmente pelo fato de ele se identificar com alguém que não é um cozinheiro profissional, mas que tem habilidade na cozinha e que nem sempre obtém sucesso em seus pratos.

Os canais de culinária estão divididos em segmentos, você não precisa ser a nova “Ana Maria Braga” para ter um programa de cozinhar, basta escolher a sua área com pratos feitos somente a partir de chocolate, comidas magras, refeições para fitness, nutrição para crianças, etc.

É importante que você segmente o seu ramo de atuação, com isso ficará mais fácil de se tornar referência no setor e obter acessos no seu canal.

5 – Canal de Humor no Youtube

Você é do tipo que faz o maior sucesso contando piadas nas rodas de amigos? Se o seu talento for canalizado pode te levar longe, afinal, os canais de humor estão entre os que mais recebem acessos no Youtube do Brasil. Alguns dos principais nomes do humor surgiram primeiro nesta plataforma e depois migraram para a televisão como Rafinha Bastos e Danilo Gentili.

Na atualidade, os canais de humor que mais tem acesso na internet são os do Castro Brothers, Irmãos Piologo, Porta dos Fundos, Parafernalha, Galo Frito, 5inco Minutos, Eu Fiko Louco, 5 Alguma Coisa, entre outros, que se dividem entre a criação de enquetes, paródias, piadas e opiniões.

Dicas de Como Ser Um Youtuber

Uma coisa é fazer sucesso na internet com um único vídeo e outra bem diferente é ser um youtuber, ou seja, fazer com que todos os vídeos postados façam sucesso e te ajudem a sobreviver financeiramente com este trabalho. Acompanhe abaixo nossas dicas de como ser um youtuber:

1- Escolha Um Tema Que Você Realmente Gosta Para Ser Youtuber

Assim como nos trabalhos formais, para ser um youtuber também é recomendado gostar do que se faz, pois do contrário, em pouco tempo, você já estará cansado de ter que gravar vídeos para falar de algo que não lhe agrada. Portanto, descubra qual são as suas habilidades e se você se imagina executando-as por muito tempo. Cozinha bem? Então, que tal investir em um canal de culinária?

2- Busque Uma Segmentação na Internet Para Ser Youtuber

Um erro muito comum cometido pelos canais que não alcançam tanto sucesso no Youtube é querer “abraçar o mundo”, ou seja, tentar falar sobre todos os assuntos, isso não é recomendado. O ideal é buscar uma segmentação na internet como, por exemplo, dar dicas de comportamento para o público feminino adolescente. Dessa maneira você aumenta as suas chances de gerar identificação e cativar uma audiência fiel.

3- Produza Conteúdo de Qualidade Como Youtuber

O Youtube tem espaço para tudo, mas sem dúvidas, os canais que mais fazem sucesso são os que produzem um conteúdo de qualidade. Levando isso em consideração é recomendado estruturar os vídeos em roteiros, adaptar a linguagem ao público-alvo e trazer novidades relevantes. Pense que as pessoas passam a acompanhar um canal quando este lhe acrescenta algo.

4- Invista em Equipamentos de Qualidade Para Gravar no Youtube

Por mais interessante que seja o que você está dizendo, dificilmente o internauta continuará assistindo se a imagem estiver com uma qualidade ruim. Portanto, conforme o canal for rendendo financeiramente, é indicado investir em equipamentos de qualidade como, por exemplo, câmeras, microfones e cenários.

5- Tenha Referências, Mas não Copie

Por muitas vezes os internautas são impiedosos, se eles identificarem que o seu comportamento é semelhante ao de outro youtuber certamente você receberá uma enxurrada de críticas. Busque referências de youtubers que atuam no mesmo nicho, mas procure ser original e imprimir a sua própria personalidade nos vídeos.

6- Mantenha Uma Frequência de Produção de Vídeos no Youtube

Quando os internautas se identificam com um canal eles querem acompanhá-lo frequentemente. Por isso, mantenha uma frequência de produção de vídeos, o ideal é que seja de dois vídeos por semana. Jamais abandone o canal, pois isso só te ajudará a perder público.

7- Interaja Com o Público-Alvo no Youtube

A internet é bilateral, permitindo que os internautas “falem” com os produtores de conteúdo e obtenham uma resposta. Não ignore esta forma de comunicação, procure interagir com o público, pedindo sugestões de vídeos, lendo comentários, dando opinião sobre situações, fazendo sorteio de brindes, peça para que comentem e se inscrevam no seu canal. Enfim, traga o internauta para perto do seu canal.

Será Que Você Está Pronto Para Ser Youtuber? Conte-nos Como Está o Seu Canal!

4.39 avg. rating (87% score) - 18 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

8 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que a atividade como Youtuber aqui no Brasil está só começando…

    Temos muito a evoluir em relação ao mercado norte americano!

    Belo artigo…

    Parabéns!!!

  2. Acredito que um dos grandes desafios de todo Youtuber é saber como ganhar inscritos no Youtube. Ao saber como lidar com isso, creio que o Youtuber já terá dado um grande passo ao sucesso!

    Parabéns pelo artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA