Como Ser Taxista

Como Ser TaxistaQuer se tornar um taxista? Aprenda agora mesmo com nosso texto como ser taxista!

Você tem um carro e gostaria de ter uma profissão autônoma com mais liberdade e rendimentos financeiros? Então que tal trabalhar como taxista? Este é um serviço de interesse público, prestado em todas as regiões do mundo, tendo como intuito trazer mais praticidade e conforto para que as pessoas possam se locomover de um lugar para o outro, pagando determinada quantia que corresponde à distância percorrida.

A grande maioria das pessoas que busca utilizar os serviços de taxista o faz quando visitam cidades que não a sua, neste caso torna-se preciso, já que desconhece os caminhos, além de que, muitas vezes acaba por sequer possuir seu carro.

Por exemplo, uma pessoa que se desloca para outra cidade, até mesmo estado, através de avião, não terá seu carro para locomover-se, com isso será necessário ou utilizar ônibus, trem ou um táxi.

O táxi é algo mais confortável, em que não será necessário dividir com terceiros, bastando fornecer o endereço, o que, por óbvio, também custa um pouco mais caro, mas nada absurdo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para ser taxista não basta pegar um carro e sair dirigindo por aí, pois como se trata de serviço de interesse público é necessário passar por um processo seletivo, que envolve desde o registro dos dados do motorista até as informações sobre o carro, somente dessa forma é possível começar a trabalhar nesta área, pois do contrário o profissional estará sujeito à multa e poderá ser impedido de dirigir.

Quer conhecer outras ideias de negócios? Pouco dinheiro? Confira nosso texto sobre negócios de baixo investimento.

A sua intenção é trabalhar como taxista? Pois bem, para ingressar nesta profissão é necessário conhecer todos os pontos importantes que envolvem a profissão, além de saber como proceder de modo correto para obter todas as autorizações para transformar o carro comum em um táxi. Lembre-se também que você pode montar um moto táxi.

Gostou da ideia de ser um taxista? Criamos esse texto especialmente para você que deseja ingressar na área. Confira agora mesmo!

Conheça Mais Sobre a Profissão de Taxista

O táxi é um serviço de transporte utilizado em todo o mundo, ótimo para quem está longe de sua cidade e precisa locomover-se de maneira segura. Esta atividade é antiga, pois há muito tempo existem profissionais que transportavam os cidadãos em diferentes meios de transporte.

No entanto, a profissão de taxista tal como conhecemos hoje surgiu quando as cidades mais desenvolvidas começaram a aplicar às taxas de circulação, que eram cobradas dos motoristas, os quais também passaram a usar os taxímetros para medir a distância e calcular o valor que deveria ser pago pelo passageiro.

Ao longo dos anos esta atividade cresceu bastante, o que fez com que as prefeituras de cada cidade passassem a regularizá-la de forma mais rigorosa, exigindo o cadastro tanto do motorista quanto do veículo.

No Brasil, o serviço de táxi é usado há mais de 50 anos. O país tem a particularidade de contar com categorias diversificadas dentro desta atividade, uma vez que é possível encontrar carros que atuam em modalidades como, por exemplo, táxi especial, táxi comum, táxi luxo, táxi lotação e táxi mirim, sendo que cada uma destas categorias opera com um preço diferente por distância percorrida, quando mais exclusivo for o serviço, consequentemente, maior será o valor cobrado.

Para conseguir ganhar o mercado na modalidade taxista é preciso oferecer diferenciais. Busque por algo que seja possível fazer do seu negócio diferente dos demais, é a principal forma de conseguir clientes.

Vantagens e Desvantagens de Ser Taxista

Ao decidir trabalhar como taxista é necessário estar plenamente ciente de quais são as vantagens e as desvantagens que esta profissão pode lhe trazer. Em primeiro lugar ao ser taxista você estará desenvolvendo uma atividade autônoma, ou seja, não tem um chefe para ficar lhe ditando regras. Também é possível fazer o seu próprio horário, o que te dá mais liberdade para fazer as suas tarefas diárias.

No entanto, como nem tudo são flores, ser taxista também tem as suas desvantagens. Para entrar neste ramo de atuação é preciso se filiar a uma companhia de táxi, o que lhe garante mais corridas, mas o dinheiro obtido tem que ser dividido entre o motorista e a empresa. Esta profissão tem um nível de stress alto, visto que o profissional passa o dia inteiro no trânsito, que dependendo da cidade pode ser caótico. Além disso, os taxistas que trabalham principalmente à noite estão sujeitos a assaltos.

Uma das vantagens de ser taxista é o preço do veículo, o qual sofre uma significativa redução. Esta redução pode atingir até 40%, o que torna bem atrativa a aquisição.

Como Ser Taxista

Analisando todos os prós e os contras, você tomou a decisão de começar a trabalhar como taxista? Então, para ser bem sucedido nesta área profissional é necessário seguir corretamente todos os passos necessários para atuar de forma legal. Acompanhe abaixo nossas dicas de como ser taxista:

1- Adquira o Táxi

Você está decidido a ser um taxista? Antes de qualquer procedimento legal você deve adquirir o carro que será usado para executar esta atividade, sendo necessário levar várias questões em consideração para escolher a melhor opção.

Defina em qual categoria de táxi irá trabalhar como, por exemplo, táxi de luxo ou táxi comum, pois cada um exige um tipo de veículo padronizado.

Ao escolher o carro para usar como táxi é de fundamental importância analisar se ele é confortável para transportar os passageiros e para você mesmo, visto que vai passar a maior parte do dia dentro dele.

O ideal é optar por veículos que sejam mais espaçosos. O carro tem que ser pintado e adesivado para identificá-lo como táxi, seguindo as normas específicas exigidas em sua cidade para este tipo de transporte.

Já pensou em trabalhar com uma fábrica de adesivos plásticos? Esta é uma atividade que tem crescido cada vez mais, principalmente em razão da divulgação que pode ser realizada através dos adesivos, seja em estabelecimentos, carros e etc.

2- Inscrição na Empresa de Transporte Público Para Ser Taxista

Bom, conforme já foi dito, é expressamente proibido trabalhar como taxista sem obter as autorizações legais, pois isto configuraria serviço clandestino, estando passível de multas. Portanto, para não enfrentar nenhum problema ou prejuízo é necessário procurar a prefeitura da sua cidade e órgão responsável pela administração do transporte público para solicitar a autorização para trabalhar como taxista.

Neste caso, é preciso compreender que ao fazer o seu cadastro, apresentando os seus documentos pessoais e os do carro, você entrará em uma fila e será avaliado se tem condições de desenvolver esta atividade de forma segura para o trânsito e passageiros. Somente a partir daí será concedida a autorização que permite atuar como taxista.

3- Filie-se a Uma Companhia de Táxi

Após conseguir a autorização para trabalhar como taxista você deve seguir mais um processo burocrático, que se trata de se filiar a uma companhia de táxi, fazendo isso estará adquirindo direito e deveres, uma vez que é possível desenvolver as suas atividades com mais segurança enquanto trabalhador, mas também é preciso levar em conta que todo o dinheiro que é obtido em todas as corridas será dividido entre o motorista e a empresa.

Filiar-se a uma companhia de táxi traz a facilidade de ter passageiros constantemente, pois as pessoas interessadas no serviço ligam para a empresa que avisa o taxista onde deve ir para buscar o passageiro, agregando praticidade.

Claro, você pode “alugar” um ponto de Táxi e trabalhar sem o auxílio de uma companhia, mas costuma ser mais difícil, pelo menos até ficar conhecido no mercado.

4- Faça o Treinamento de Taxista

Por melhor motorista que você seja, saiba que isso não é o suficiente, pois para ser taxista é necessário fazer o treinamento específico para esta profissão que inclui diversos pontos importantes como, por exemplo, formas de tratar o passageiro, como dirigir em segurança em grandes centros urbanos, direção defensiva, como conhecer os trajetos, entre outras coisas.

Também é interessante fazer cursos de gestão e administração, já que quando você se torna um taxista, na verdade, você estará abrindo uma empresa, o que exige conhecimentos aprofundados de administração e estruturação do negócio. Inclusive, uma boa dica é iniciar com um plano de negócios.

Por se tratar de um negócio você precisará trabalhar com o capital de giro, até mesmo em razão da manutenção do veículo e demais custos. Caso tenha dúvidas sobre o assunto, veja nosso texto sobre administração de capital de giro.

Geralmente o treinamento de taxista é oferecido pela empresa que opera o transporte público da cidade e também pela companhia de táxi, nesta primeira alternativa é necessário desembolsar certa quantia em dinheiro, a qual pode variar de acordo com cada local para fazer o curso.

5- Comece a Trabalhar Como Taxista

Depois de seguir todos os passos corretos para trabalhar como taxista de forma legal e realizar o treinamento é necessário começar a desenvolver as funções de taxista. Além das habilidades técnicas para dirigir, também é importante que o motorista busque aprimorar algumas questões psicológicas, tendo 8 horas de sono por dia para não trabalhar cansado e colocar a sua vida e a dos passageiros em risco, além de desenvolver a paciência para enfrentar as situações estressantes do trânsito.

Aprender a administrar o tempo para obter sucesso é fundamental para quem deseja executar a atividade de taxista, pois dificilmente terá horários livres, já que os horários de trabalho são bastante puxados.

Quer Ser Taxista? Agora Você Sabe Como! Conte-nos Como Está Sendo Sua Carreira.

3.33 avg. rating (69% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA