Seja um Cerimonialista – Como?

como-ser-cerimonialista
Aprenda tudo que precisa para ser um cerimonialista e ganhar mais de R$ 20 mil reais por mês

O cerimonialista é um profissional de extrema responsabilidade, visto que trata de todos os detalhes do evento, garantindo que tudo saia conforme o planejado. Ser cerimonialista no Brasil é um negócio promissor, pois a área de organização de eventos está crescendo notoriamente. Os principais consumidores deste serviço são os alunos graduandos e empresas de médio e grande porte.

Casamentos, festas de formatura, aniversário, convenções, workshops e congressos são apenas alguns dos eventos que envolvem uma série de serviços a serem contratados. Afinal de contas, é necessário que os convidados fiquem satisfeitos do início ao fim, desde com a decoração do ambiente até com a comida servida. Justamente para facilitar este processo é que existem os cerimonialistas, que são profissionais responsáveis pela organização dos eventos.

Geralmente, o cerimonialista tem formação acadêmica em Relações Públicas ou Comunicação, pois a boa comunicação e a capacidade de lidar com o público e fornecedores são qualidade fundamentais nesse ramo. Acompanhe abaixo como montar uma empresa de cerimonialista:

Tudo sobre ser Cerimonialista

1-O Que Faz Um Cerimonialista

– Organizar Eventos

A principal função do cerimonialista diz respeito à organização geral de eventos. Este profissional tem um campo muito amplo de atuação, uma vez que pode trabalhar com a organização de casamentos, formaturas, eventos oficiais, congressos, festas infantis, workshops, inaugurações, lançamentos de produtos, jantares, coletivas de imprensa, entre outros.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Entre as responsabilidades do cerimonialista na organização de um evento estão respeitar as formalidades que recaem sobre as relações e a civilidade entre as autoridades no campo administrativo, militar, jurídico, religioso, diplomático e universitário. Estas condutas são determinadas por protocolos e códigos municipais, estaduais e federais.

– Contratar Serviços Para Eventos

O cerimonialista se responsabiliza pela contratação de serviços para o evento que está organizando. Alguns dos principais serviços contratados pela empresa de cerimonial são o buffet, decoração, florista, luzes, músicos, DJ, seguranças, garçons, hostess, limpeza, entre outros exigidos de acordo com as necessidades do cliente.

– Assessorar o Cliente

Ter habilidades com comunicação e predisposição para lidar com o público é essencial para ser um cerimonialista, pois ele terá que assessorar o cliente em todo o processo de organização do evento. A assessoria consiste em compreender o que o cliente espera do evento, intermediar a relação entre ele e os fornecedores, ajudá-lo na preparação da lista e orientação de convidados, além de auxiliar na programação da celebração.

– Administrar as Finanças dos Eventos

A empresa de cerimonial também irá se responsabilizar pela administração das finanças dos eventos que realiza, tendo que trabalhar com o capital disponibilizado pelo cliente e os preços disponíveis no mercado. Por isso, um dos trabalhos mais recorrentes do cerimonialista é a elaboração de orçamentos dos serviços, visando encontrar valores compatíveis com o bolso do contratante.

2- Mercado Para Cerimonialista

-Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho encontra-se favorável para as empresas de cerimonial, tendo apresentado um crescimento notório na última década. Entre os principais consumidores desse serviço estão as empresas privadas que reconhecem a importância de celebrações para divulgar a marca, celebrar resultados e valorizar os funcionários.

Os estudantes interessados em formatura compõem uma parcela significativa dos contratantes de cerimonialistas, visto que o número de pessoas matriculadas em cursos de graduação segue crescendo no Brasil. A indústria do casamento também oferece uma demanda grande para a área de cerimonial, tendo em vista que são realizado mais de 1 milhão de casamentos brasileiros por ano.

Manter parcerias com empresas de decoração de ambientes e eventos, costuma ser uma das melhores formas de ter sempre a agenda cheia de trabalhos. Muitas vezes, o próprio cerimonialista cria uma empresa de decoração de eventos, djs e etc, oferecendo o serviço completo para os clientes.

– Mercado concorrente

O mercado de cerimonialista está em crescimento, o que faz com que haja mais pessoas interessadas em ofertar este serviço, gerando concorrência. No entanto, como a demanda está em franca expansão, esta área não está saturada e ainda tem espaço para empresas responsáveis e de boa qualidade.

– Mercado Fornecedor

A empresa de cerimonial não encontra problemas em relação ao mercado fornecedor, pois o Brasil tem uma grande variedade de serviços e produtos relacionados a cerimoniais e eventos, o que permite a diversificação de preços para todas as verbas disponíveis.

Possibilidades de Ganhos

Os lucros do cerimonialista variam de acordo com o nicho de atuação, quantidade de clientes, estrutura fornecida para as festas e até mesmo os “adicionais”, ou seja, o que mais, além do cerimonialista, é oferecido?

Estima-se que uma empresa de cerimonial obtenha ganhos iniciais de R$ 30.000 mil reais a R$ 100.000 mil reais.

3- Como Montar Uma Empresa de Cerimonial

– Localização

A localização inadequada é responsável pelo fechamento de 8% das novas empresas no Brasil. Por isso, para montar a empresa de cerimonial é indicado selecionar um imóvel bem localizado, de preferência no centro da cidade, e que esteja padronizado de acordo com o público-alvo. O imóvel deve contar com a estrutura para recepcionar os clientes e discutir as propostas e orçamentos.

Outra dica é estar preparado para ir até as empresas, faculdades e clientes em geral, mercado-de-trabalho-cerimonialistalevando uma estrutura como projetor, notebook e etc, com o intuito de apresentar o trabalho, o que pode ser feito e preços. Com isso você irá retirar as dúvidas, aumentar a taxa de contratantes e poderá diminuir seus gastos com estrutura na sua sede.

Exigências Legais Para ser Cerimonialista

Para abrir a empresa de cerimonial é necessário estar atento às exigências legais para entrar no mercado. É preciso seguir as normas do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), solicitar a abertura da empresa na Associação Comercial da cidade, fazer o cadastro do CNPJ na Receita Federal, obter o Alvará de Funcionamento, além de se cadastrar na Previdência Social para arcar os direitos dos funcionários.

– Estrutura da Empresa de Cerimonial

A estrutura da empresa de cerimonial deve estar de acordo com a capacidade de atendimento estimado pelo empresário. Inicialmente, pode-se dispor de um espaço de 50 m² com flexibilidade para expansão no decorrer do desenvolvimento do negócio.

Além disso, a estrutura da empresa de cerimonial é composta por móveis, mesas e cadeiras para atender os clientes, microcomputadores completos, impressora, acesso à internet, telefone.

Juntamente com a empresa de cerimonial é possível trabalhar com um estúdio fotográfico, maquiagens para festas (formaturas, aniversários) e desenvolvimento de molduras/quadros, isso irá alavancar e muito a receita da empresa, com um custo adicional baixo. Claro, será preciso especializar-se nestas áreas ou encontrar um profissional de qualidade.

– Equipe de Cerimonialista

Para iniciar a suas atividades, a empresa de cerimonial vai precisar de uma equipe de funcionários fixos como, por exemplo, recepcionista, um auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo e um comunicador. A empresa também deve contratar funcionários temporários para os eventos como telefonistas para confirmar as reservas, motoristas, garçons, entre outros profissionais.

Matéria-Prima

A empresa de cerimonial não terá gastos com a compra de matéria-prima, visto que os produtos utilizados e consumidos nos eventos são contratados de outras empresas. A matéria-prima do negócio restringe-se aos itens de escritório, além de produtos de limpeza e manutenção.

Investimento

Levando em consideração a adequação do espaço para montar a empresa de cerimonial e a aquisição dos equipamentos, estima-se que é necessário fazer um investimento inicial de aproximadamente R$ 20.000 mil reais, além de reservar de R$ 2 a 4 mil reais para capital de giro.

Supondo que você trabalhe com uma empresa completa, oferecendo serviços de maquiagem, fotografias, quadros, molduras e etc, o investimento inicial será de aproximadamente R$ 50 mil reais. Pensando em um estúdio pequeno e simples.

4- Processo Produtivo do Cerimonialista

A empresa de cerimonialista, independente do tamanho e do público-alvo, deve se basear em uma organização do processo produtivo, visando oferecer o máximo de eficiência. Veja como funciona:

Organização Antes do Evento

A organização antes do evento é o processo mais trabalhoso para o cerimonialista. Nesta etapa, o profissional trabalha no desenvolvimento da proposta com o cliente, escolhe os serviços, faz os orçamentos, assessora o contratante e os convidados, cuida do transporte, contrata os fornecedores de alimento, monta a programação de entretenimento, contrata fotógrafos e filmadores, aluga os utensílios e móveis, entre outros serviços.

Durante o Evento

O evento em si é a fase mais delicada do processo de organização, pois é quando nada deve dar errado. O cerimonialista se ocupar repassar todas as informações à sua equipe de colaboradores, confere se todos os serviços estão funcionando corretamente e também se dispõe a sanar eventuais imprevistos.

Depois do Evento

Depois da realização do evento, a equipe do cerimonial precisa cuidar da devolução do espaço, bem como dos móveis e utensílios alugados, vistoriando tudo para analisar possíveis danos e cuidar para que tudo seja devolvido em bom estado.

5- Divulgação da Empresa de Cerimonial

Como fazer a divulgação
Como fazer a divulgação de uma empresa cerimonial

A empresa de cerimonial deve investir fortemente na divulgação dos seus serviços, usando os veículos de comunicação para atingir o público-alvo. Ter um site apresentável e bem atualizado com as informações sobre os serviços prestados é essencial nesse ramo de atuação.

As redes sociais podem facilitar a divulgação da marca, neste caso, uma boa dica é gravar pequenos trechos de eventos e divulgar no Facebook, Twitter e Youtube, além de fotos, é claro. Ainda mais se estiver trabalhando juntamente com a estrutura de fotografia e maquiagem.

O que acha de se tornar um cerimonialista agora mesmo? Comente!

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA