Como Se Tornar Vitrinista

Como Se Tornar VitrinistaProcurando por uma nova profissão? Aprenda como se tornar vitrinista, está trazendo excelentes ganhos mensais.

Você é do tipo de pessoa que quando passa em frente de uma loja sempre fica admirando a vitrine e imaginando novas composições a partir daquelas peças que já estão expostas? Esta é uma boa característica para quem deseja trabalhar como vitrinista.

O vitrinista é responsável por criar as composições para serem exibidas nas vitrines das lojas, tendo como intuito chamar a atenção das pessoas, fazendo com que elas se sintam estimuladas a entrar e consumir no estabelecimento.

As vitrines são elaboradas de forma planejada, pensada e com muita análise, até mesmo para fazer com que o consumidor se interesse pelos produtos que devem ter saída naquele momento, o que, em um primeiro momento, pode ser bem difícil.

Esse setor/parte da loja costuma ser a mais vista, funcionando não apenas como uma forma de “chamarisco”, mas também de divulgação. Quando você consegue manter constantemente uma vitrine bonita, a loja acaba por formar a imagem de ter roupas belas.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você quer aprender mais sobre vitrines? Como fazer para trabalha-las? Temos um texto ensinando como decorar uma vitrine, provavelmente irá gostar.

A profissão de vitrinista é vem crescendo nos últimos anos, o que em parte se deve pelo fato de haver uma grande concorrência no setor do comércio, especialmente das lojas de roupas femininas e calçados, o que cria a necessidade de adotar métodos que as diferenciem e sejam capazes de despertar o interesse do público-alvo de forma eficiente.

Atuar no comércio é uma tarefa difícil, principalmente em razão da concorrência, por isso, valer-se de todas as formas que podem maximizar as vendas de uma loja é fundamental, somente assim se consegue atingir patamares de ganhos atrativos. Os empresários precisam “encontrar” o seu espaço no mercado, e no início é uma tarefa árdua.

A vitrine funciona como um tiro de disparo para que as pessoas queiram entrar na loja e posteriormente venham a conhecer toda a sua “coleção” de produtos, sem contar o fato de criar uma boa imagem para a loja e auxiliar na divulgação.

Tem interesse em entrar para este setor de mercado? Pois bem, para montar vitrines não basta apenas gostar de roupas ou de produtos em geral, é necessário ter conhecimentos de moda, organização, planejamento e formas de dispor os produtos para atrair determinadas pessoas.

Para te ajudar a iniciar nessa nova profissão que tem trazido excelentes retornos financeiros que é a Vitrinista, criamos esse texto com dicas para você! Confira.

O Que é Vitrinista?

O termo vitrinista é usado para definir uma das ramificações do merchandising, que se caracteriza pela montagem de vitrines, tendo como objetivo ter melhores resultados no modo como os produtos são exibidos.

O vitrinismo é uma técnica indispensável para as lojas na atualidade. A preocupação de como exibir as mercadorias sempre existiu, mas foi somente a partir do século XX que esta atividade se tornou uma profissão.

O vitrinista é o profissional que põem em prática os conhecimentos adquiridos em vitrinismo, os quais dizem respeito à maneira como os produtos são dispostos na vitrine, fazendo com que eles não fiquem apenas em evidência, mas que também sejam capazes de atrair a atenção das pessoas, despertando sentimentos e emoções que desencadearão a vontade de entrar na loja para conhecer os demais produtos e posteriormente realizar as compras.

As técnicas de vitrinismo vêm sendo cada vez mais utilizadas porque realmente funcionam. Estudos realizados apontam que mais de 50% das vendas são realizadas tendo como estímulo a vitrine, ou seja, as pessoas se interessam pelos produtos que estão expostos e depois vão atrás de mais informações, a vitrine funciona como isca para atrair os clientes.

Claro, ter bons vendedores também é fundamental. Por exemplo, uma pessoa olha a vitrine e gosta de determinado produto que não fica exatamente como ela desejava, contudo, o vendedor, prontamente, logo informa que possui outros produtos semelhantes e que com certeza ficariam bem no consumidor, dispõem-se a busca-los. Provavelmente conseguirá uma venda.

Saber vender não é uma arte e sim um aprendizado de técnicas. Quer saber mais sobre o assunto? Temos um texto voltado exclusivamente para técnicas de vendas.

Vantagens de Se Tornar Um Vitrinista

Você está interessado em ser um vitrinista? Há várias vantagens em entrar para este ramo de atuação.

Esta é uma mão-de-obra que é cada vez mais requisitada no mercado de trabalho, uma vez que há uma grande concorrência na área do comércio, o que cria a necessidade de usar métodos diferenciados para expor os produtos e atrair a atenção das pessoas, ajudando a realizar mais vendas e aumentar o lucro mensal.

O rendimento do profissional vitrinista também é um atrativo, visto que o salário gira em torno de R$ 1.500 reais e R$ 2.500 reais, dependendo da loja que ele trabalha. Além disso, também é possível trabalhar para mais de um estabelecimento comercial, o que aumenta as possibilidades de lucros. Esta área também permite que o profissional se mantenha atualizado, pois sempre são lançados novos cursos sobre as técnicas de vitrinismo.

Outra vantagem que faz da profissão uma ótima opção é o fato de existir poucos profissionais especializados no segmento, isso gera uma baixa concorrência e, consequentemente, tem-se mais facilidade para conseguir parcela do mercado.

Talvez como uma das desvantagens principais é a contratação do profissional em cidades interioranas. A maioria das vagas está nos grandes centros, o que dificulta para quem deseja trabalhar na área em cidades menores.

Dicas Para Se Tornar Um Vitrinista

A profissão de vitrinista está em alta e tem boas perspectivas para o futuro, podendo render bons lucros financeiros. Para se dar bem nesta área é necessário se qualificar, afinal de contas, você precisa conhecer todas as técnicas visuais que são utilizadas para chamar a atenção do público-alvo, caso contrário qualquer pessoa poderia ser vitrinista.

Acompanhe abaixo nossas dicas para se tornar um vitrinista e conseguir um bom emprego.

1- Formação Acadêmica Para Ser Vitrinista

Normalmente não é exigida uma formação específica para trabalhar como vitrinista, mas como esta profissão está em crescimento e a tendência é que haja ainda mais concorrência no mercado, para se tornar um profissional de destaque e aumentar as chances de conseguir um bom emprego é recomendado ter formação em áreas como, por exemplo, publicidade e propaganda, marketing ou design.

Já ouviu falar no marketing de rede? Veja o artigo citado, pode ser uma ótima opção de trabalho para fazer uma renda extra no final do mês.

Os cursos que envolvem comunicação visual são as melhores opções para quem deseja se tornar um vitrinista, pois esta é a base principal do trabalho, além de fornecer todos os conhecimentos necessários para conseguir montar as vitrines de forma harmônica e atrativa para o público.

Harmonia, utilização das cores corretamente e organização costumam ser elencados como os 3 pilares básicos ao montar uma vitrine.

2- Curso Vitrinista

Independente da sua formação acadêmica anterior, para se tornar um vitrinista é obrigatório fazer um curso de vitrinismo em que os profissionais têm a oportunidade de aprender todas as técnicas relacionadas ao modo de exibir os produtos para mexer visualmente e emocionalmente com o público-alvo, fazendo com que eles se sintam instantaneamente atraídos pelas peças e queiram entrar no estabelecimento para consumi-las.

No curso de vitrinismo, o aluno aprende as técnicas fundamentais para a profissão, como empreender com a atividade de vitrinista, as características e perspectivas do consumo e dos consumidores, as tendências do mercado, merchandising visual, técnicas e materiais, além de técnicas de publicidade para divulgar os produtos.

É possível encontrar diversos cursos de vitrinismo, algumas das instituições mais conhecidas que oferecem esta modalidade de estudo são o SENAI e o SENAC, que contam com professores qualificados e iniciam os alunos no mercado de trabalho.

3- Empresas de Vitrinistas

Depois de se qualificar para trabalhar como vitrinista é necessário correr atrás do seu primeiro emprego nesta área. Neste caso, a pessoa interessada pode montar um currículo e se cadastrar nos sites de empresas que atuam na área do comércio e que disponibilizam este tipo de vaga, sendo necessário passar por processos de seleção e testes práticos para demonstrar os conhecimentos.

Outra possibilidade para começar a trabalhar como vitrinista é se filiar às empresas de vitrinistas, que funcionam como agências, intermediando a relação de trabalho dos profissionais com os estabelecimentos comerciais. Estas empresas possibilitam que o vitrinista trabalhe com mais de uma loja, podendo aumentar os seus rendimentos financeiros.

Claro que, por ser um “conveniado” à empresa de vitrinista, exige-se algo em troca, normalmente um valor de inscrição e taxa mensal, ou percentual sobre o ganho.

4- Trabalho Como Vitrinista

Para trabalhar como vitrinista, o profissional deve comparecer até o estabelecimento comercial e montar a vitrine do dia ou da semana. O vitrinista não precisa permanecer o dia todo na loja, visto que é possível montar a composição e posteriormente ir para o outro estabelecimento e repetir a atividade.

Geralmente, as vitrines são mudadas com uma frequência curta, podendo ser diária ou semanal. É importante o que vitrinista esteja atento à moda e conheça o estoque da loja para poder expor os melhores produtos, aqueles que mais têm potencial para atrair o público.

Pode-se elencar duas formas básicas de trabalhar a vitrine: tendência/moda ou produtos com maior saída.

5- Cursos de Atualização Para Vitrinista

Assim como em qualquer outra área profissional, na de vitrinista também sempre estão surgindo novidades, especialmente porque se trata de técnicas de comunicação visual, as quais evoluem frequentemente, tendo como intuito desenvolver estratégias novas de expor os produtos e cativar as pessoas.

Portanto, para ser um bom vitrinista e fazer com que as empresas mantenham o interesse em suas atividades é recomendado fazer cursos de atualização de vitrinismo, pelo menos duas vezes por ano, visando renovar os seus conhecimentos em comunicação visual. Quanto mais qualificada for a sua mão-de-obra, mais requisitada ela será.

O Que Acha de se Tornar Vitrinista e Iniciar Nessa Profissão do Futuro? Deixe Seu Comentário!

1.00 avg. rating (49% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA