Como Montar Uma Loja

Como montar uma loja
Como montar uma loja

Ter seu negócio próprio e montar uma loja é o sonho de diversas pessoas que buscam a estabilidade financeira e querem deixar de depender de um emprego em outra empresa. Mas como montar uma loja? Confira dicas que poderão te ajudar a ter seu próprio dinheiro fazendo o que gosta.

Faça um planejamento antes de montar uma loja

Como em qualquer tipo de negócio, montar uma loja exige planejamento do negócio para que as chances de sucesso sejam maiores. Montar um Plano de Negócios e fazer uma pesquisa de mercado são etapas importantes para montar uma loja, mas perguntas essenciais devem ser respondidas antes de qualquer coisa. Algumas coisas que deve saber é:

  • Qual o tipo de negócio que quero abrir?

Entre as diversas opções que existem para montar uma loja, tem sempre aquelas que você não gosta ou outras em que possui mais afinidade. Saber qual a melhor escolha em relação às afinidades que possui é muito importante, pois não poderá ter um negócio de sucesso se não gostar do que faz.

Assim como gostar do que faz é um ponto importante para o sucesso da loja, ter experiência na área é um diferencial e aumenta muito as porcentagens de sucesso do negócio.

  • Quem é meu público-alvo?

Você tem que ter em mente para quem quer vender a fim de poder definir melhor o foco de sua loja.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Mesmo depois de definir o seu tipo de negócio preferido, há ocasiões em que dá para focar mais de um público-alvo. Por exemplo, se você vai montar uma loja de roupas, poderá vender tanto roupas para um público mais simples como para um padrão mais alto. O mesmo vale para o tipo de roupa que será vendido: adulta, infantil, masculina, feminina, tamanhos padrões, tamanhos grandes, esportivas, sociais, variadas, etc.

Quando você possui um negócio bem definido, fica fácil saber quem é seu público-alvo e onde deve focar para colher bons frutos.

  • Quais os hábitos de compra dos seus consumidores?

Saber se seu consumidor costuma ir sempre à loja comprar alguma coisa, se pede para alguém comprar para ele, se prefere comprar pela internet ou como costuma agir diante de uma compra é essencial ao montar uma loja, pois poderá definir se haverá uma loja virtual ou física ou até mesmo ambas.

Neste caso, lembre-se que uma loja física e uma virtual exigem cuidados diferentes que devem ser respeitados na fase de planejamento para que ambas possam dar lucro.

Lembre-se sempre de responder a estas perguntas com calma e sinceridade porque o maior prejudicado ou beneficiado com estas respostas é você mesmo.

Estude a concorrência antes de montar uma loja

Depois de definir todo o seu negócio, saber quem é seu público-alvo e como ele costuma comprar, é o momento de ver quem são seus concorrentes diretos e indiretos.

Tudo vai depender do tipo de negócio que vai abrir, mas de modo geral é importante saber quem vende os mesmos produtos que você ou outros que possuam a mesma função dos seus produtos e podem concorrer indiretamente com ele.

Vá enumerando um a um e depois veja se os mesmos estão presentes em lojas físicas ou virtuais para saber onde a concorrência é maior e poder traçar as melhores estratégias posteriormente.

Outro ponto importante a ser analisado na concorrência antes de montar uma loja é se o público-alvo de seus concorrentes é o mesmo que você pretende atingir, ou seja, não adianta vender a mesma coisa ou algo que forneça o mesmo valor se o foco dele é classe média alta e o seu é classe média baixa. Desta forma, as estratégias serão diferentes e por mais que ele venda a mesma coisa que sua loja, não terá nenhum interesse em atrair os seus consumidores, assim como você não terá interesse no público deles.

Tente fazer uma lista primeiro com os concorrentes que vendem o mesmo produto e acrescente os de produtos similares. Depois, filtre-os através do público atingido, diminuindo as opções de comparações entre todos. Afinal, são muitas lojas que deve avaliar.

Cuidado ao escolher o ponto comercial para montar uma loja

Para montar uma loja, a escolha do ponto comercial representa quase 50% das chances de sucesso do negócio, pois se o mesmo não é bem visto aos olhos dos clientes, as chances de conseguir ganhar dinheiro com sua empresa diminuem pela metade.

Para escolher o ponto comercial melhor a fim de montar uma loja, leve sempre em consideração o seu tipo de negócio, público-alvo, hábitos de consumo do público-alvo e concorrência, ou seja, tudo que teve que ser analisado até o momento.

Estes fatores mostrarão qual a melhor região e qual o espaço necessário bem como porte do estabelecimento que vai precisar para montar uma loja de acordo com seus objetivos.

Vale lembrar que ao optar montar uma loja virtual, o seu ponto comercial inclui desde a escolha do domínio até o layout escolhido para a página de e-commerce ou como estarão dispostos os produtos nos menus, etc.

A visibilidade é palavra-chave quando o assunto é escolher o melhor local para instalar uma loja, pois quanto mais for vista, mais atrairá os clientes. Da mesma forma, leve em conta detalhes como estacionamento, movimento na região, etc.

Escolha uma equipe adequada para montar uma loja

Não adianta saber qual o seu negócio, ter seu público definido e conhecer todos os hábitos de consumo dos mesmos, saber quem são seus concorrentes diretos e indiretos e estar no melhor ponto da cidade se não houve uma boa equipe para montar uma loja com alto padrão de atendimento.

O maior diferencial de uma empresa, atualmente, são os colaboradores, e no caso de uma loja, os vendedores farão toda a diferença no momento de vender e oferecer o produto certo, de maneira certa.

Não tenha medo de realizar treinamentos antes de montar uma loja e deixar todos os colaborados aptos para o melhor atendimento, pois este fator unido com os demais anteriores aumenta em grande porcentagem as chances de sucesso do seu negócio.

Invista em divulgação ao montar uma loja

Não tem como montar uma loja perfeita e não divulgá-la, seja off ou online. Para isso, leve sempre em conta onde o seu público-alvo está e qual a melhor forma de atingi-lo. Por exemplo, se for um público voltado à tecnologia, o lugar mais fácil de encontrá-los é através de anúncios na internet, links patrocinados, e-mail marketing, SMS no celular, etc. Já se for um público leigo e alheio às mudanças tecnológicas, pode ser mais viável investir em panfletos, revistas, jornais, outdoors, etc.

Caso não consiga identificar o melhor meio de comunicação para atingir o seu público, não hesite em contratar uma agência de marketing, pois haverá pessoal especializado para indicar a melhor forma de divulgação para seu novo negócio. Inclusive, no início do negócio é onde deve ser ainda mais investido em divulgação para que todos acompanhem a evolução da empresa.

Seguindo este passo a passo simples, montar uma loja acaba sendo uma tarefa não tão complicada como parece e traz lucros muito maiores do que os esperados. Porém, lembre-se que todo negócio pode ter seus altos e baixos e é bom estar preparado para isso ao montar uma loja e começar a investir em um negócio próprio.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá , trabalho numa empresa de seguros de carro e moto sou secretária nesta empresa , gosto muito do que faço mas meus planos estão um pouco distantes dali , pretendo em breve montar meu próprio negocio , tenho uma vontade enorme de abrir uma empresa de peças intimas penso nisso desde que comecei a trabalhar e comecei a lidar com publico aderir conhecimentos e espero um dia tornar esse sonho real …

  2. QUERO ABRIR MEU PROPRIO NEGOCIO ,TRABALHAR COM PRODUTOS DA LOREAL,E TAMBEM,ASSESORIOS DA MODA.MAIS NÃO TENHO DINHEIRO,MINHA CONTA BANCARIA ESTAR ZERO,TENHO CORAGEM É DISPOSIÇÃO,PRA TRABALHA.OQUE FAZER.

  3. Bom dia pessoal.
    Aos sonhadores e futuros empresários , nós da empresa BRISALTEC especializada em Projetos e Montagens de lojas, atuamos há 49 anos no mercado ,podemos projetar e montar sua loja. Temos os melhores arquitetos do mercado ,com expertise de projetos de grandes redes de lojas.
    Faça-nos uma consulta sem compromisso. Atendemos todo o Brasil.

    Boa sorte!!

DEIXE UMA RESPOSTA