Como montar uma loja de eletroeletrônicos

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Como montar uma loja de eletroeletrônicosPara quem tem um bom dinheiro guardado e quer investir em um negócio próprio, que tal  optar por montar uma loja de eletroeletrônicos e ter lucro? Para montar uma loja de eletroeletrônicos, o empresário deverá refletir sobre as tendências de mercado. A maioria das lojas de eletroeletrônicos atualmente são virtuais, tendência que se deve ao custo-benefício proporcionado pelas plataformas virtuais. Elas permitem uma economia e um acesso a um  número de clientes ilimitado.

Outro aspecto do negócio a considerar é o fato de que os clientes que são apaixonados e consomem eletroeletrônicos navegam mais pela internet e em consequência, consomem produtos de forma virtual.

Mercado de eletroeletrônicos

O mercado de eletroeletrônicos está aquecido. Segundo pesquisa da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a demanda é puxada por produtos de informática e utilidades domésticas.

O perfil consumidor é formado por clientes que procuram novidades tecnológicas, e já é notório que pessoas de todas as idades procuram produtos com inovações tecnológicas; antes este mercado era composto por maioria jovem.

Outro aspecto positivo para o mercado de eletrônicos são os incentivos do governo para o setor que atua tanto na redução de impostos como IPI, abaixando os preços, quanto em incentivos também nas importações e exportações.

Segmentação de mercado

Segundo o mago do marketing Philip Kotler, “segmentar o mercado significa classificar grupos distintos de compradores que podem exigir produtos e/ou compostos de marketing separados”.

E a partir daí, é possível criar um plano de ação específico para cada grupo de acordo com a peculiaridade de cada um, é antes de tudo entender o cliente e o que ele deseja.

Segundo a Eletros, Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, os produtos eletroeletrônicos são oferecidos para todas as classes sociais de acordo com a sensibilidade a preços e demanda por produtos. Um exemplo, sobre produtos e mercado, é o poder de compra crescente da classe C, que consome em sua maioria, produtos eletrodomésticos da linha branca como geladeiras, fogões, micro-ondas e outros.

Essas informações são importantes para que o empresário estude seu público-alvo antes de estruturar a sua empresa e escolher as mercadorias a serem vendidas.

Concorrência

A concorrência para o novo empresário é marcada por concorrentes que já se firmaram no mercado e funcionam como barreiras de entrada. Essas barreiras são caracterizadas por altos custos, economias de escalas, baixo potencial de mercado consumidor e etc.

Mas contra a concorrência desleal que aflige tantos os novos empreendedores existem soluções, como o surgimento do Instituto Brasileiro de Defesa da Competitividade na busca de combater a pirataria e informalidade, que surgem como desvantagem concorrente para empresários que pagam seus impostos e compram produtos originais.

Localização

Para uma loja virtual, a localização é um espaço na Internet, mas para que esse espaço receba visitas uma primeira providência é fazer a promoção presencial. Divulgue sua loja em outdoors, em panfletos, rádios, revistas especializadas, listas de telefones comerciais e de forma virtual em outros sites.

Para as lojas físicas, a localização ideal é estar onde circula o público-alvo, ou seja, em shoppings, em avenidas comerciais, no caso das lojas de informática, o ideal seria também estar próximo à empresas.

Organização do processo produtivo

As vendas poderão ser realizadas de maneira varejista ou consignadas de forma contratual, e assim estabelecer uma carteira de clientes. Essa característica é voltada para empresas que trabalham com produtos de informática e equipamentos eletrônicos para escritórios.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Independente da maneira de vender, a loja de eletroeletrônicos deve contar com uma estrutura que em os produtos sejam auto vendáveis. Para a loja virtual é necessário que o empresário invista em pesquisa de marketing e descubra a melhor forma de disponibilizar os produtos de maneira que as vendas sejam otimizadas. Para isso, é importante um bom conhecimento de e-commerce ou a contratação de profssionais especializados.

Para conhecer e fidelizar clientes virtuais é necessário um atendimento excelente. Assim, conte sempre com pessoal qualificado, treinado e ouça sugestões de clientes, reclamações e melhore serviços oferecidos e a partir disso poderão surgir também decisões como quanto às compras de estoques.

Lembre-se que os clientes são virtuais, mas sua influência é física.

No caso das lojas presenciais de eletroeletrônicos a arrumação da loja deve seguir um layout que venda, coloque em evidencia produtos que são tendências de vendas como os notebooks, tablets, celulares, máquinas digitais e outros.

Todos os negócios voltados para eletrônicos devem contar com um departamento específico para atendimento pós-venda e ainda Assistência Técnica. Além disso, também poderá contar com um serviço de garantia estendida que consiste em uma tarifa paga pelo cliente, caso ele queira um serviço de vencimento da garantia legal (90 dias) ou garantia contratual (prazo estipulado pelo fabricante). É uma forma de seguro e está associada à Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Equipamentos de uma loja de eletroeletrônicos

Os equipamentos para gerir uma loja virtual são computadores, impressoras, fax, equipamentos para call centers, telefones e equipamentos para serviços administrativos como calculadoras, softwares financeiros e contábeis.

Para a loja física, os equipamentos constituem também veículo utilitário de pequeno porte; móveis e material de escritório, sistema de ar condicionado dimensionado de acordo com o tamanho do ambiente, lembrando que o sistema de ar condicionado é imprescindível, pois os produtos eletroeletrônicos são sensíveis à altas temperaturas.

E ainda são importantes as ferramentas para reparo, mesas, cadeiras e armários, de acordo com o dimensionamento das instalações.

Automação

Sistemas integrados para gestão são importantes para uma eficiente gestão de estoques e da contabilidade, pois permite também o controle de custos, esses eficientes sistemas influenciam também nas vendas, e em consequência no lucro final.

O sistema recomendado é o ERP, o sistema é orientado a processos e proporciona segurança na transferência de informações e dados, permitindo uma eficiente gestão do LEC, ou seja, os pedidos são realizados de forma automática, assim que o depósito necessita de ressuprimento de estoques, reduzindo custos com excesso de transações e gestão de compras de forma eficiente, pedindo somente o estoque planejado.

Investimentos

Para montar uma loja de eletroeletrônicos os investimentos iniciais serão com instalação, equipamentos, registros nas juntas e órgãos públicos, automação, pessoal.

Os investimentos fixos serão gastos com imóveis, máquinas, móveis, equipamentos e instalações, veículos e taxas de franquias, se a firma for franqueada.

E ainda há os investimentos pré-operacionais, que contemplam despesas para que o negócio entre em funcionamento. Esses gastos são com pré-projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, instalação (que pode incluir adaptação de instalações, sistemas de segurança), honorários profissionais e outros.

Os investimentos iniciais podem considerar também o cálculo do capital de giro que é o capital necessário para suportar todas as despesas mensais, geradas pela atividade produtiva e ainda assim a empresa deverá obter o retorno do investimento inicial.

Ficou interessado em montar um loja de eletroeletrônicos virtual ou física? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



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3 comentários sobre “Como montar uma loja de eletroeletrônicos
  1. Edu disse:

    Olá muito boa tarde, gostaria de saber a respeito de ter uma loja virtual onde cliente compra em meu site, eu recebo, compro direto do fornecedor na China, e o próprio fornecedor envia o produto ao cliente, importar do EUA e China e vender no Brasil, vcs conhecem o site de Fernando Brazil, que vende um “manual de como aprender estas operações”, desde já agradeço.

  2. ANTONIO ORESTES LAMOUNIER disse:

    Olá, estou com um ponto comercial em minha casa, não é muito grande, com 18 metros quadrados. Estava pensando em colocar uma loja de eletrodomésticos , é possível? Como devo proceder? A quem devo procurar para me orientar, pois aqui na minha cidade não tem nenhuma loja ainda? Com quanto vocês acham que eu posso começar?

  3. Geraldo Cezar disse:

    Bom dia;
    Tenho um ponto fisico e quero vender via site. A minha grande duvida é se posso comprar direto da china? Se tem revendedores com preço concorrente aqui no Brasil?

    Grato

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