Como Montar Uma Importadora

Como Montar Uma ImportadoraQuer montar uma importadora? Veja ótimas dicas e informações de como fazer isso!

Com que frequência você compra artigos importados? Se você não costuma fazer isso, com certeza, conhece alguém que a faz, não é mesmo? O ato de importar produtos está cada vez mais comum no Brasil, o que se deve à globalização do mundo dos negócios, permitindo que as pessoas e empresas negociem de uma forma mais fácil, visto que há mais ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado e formas de pagamento mais práticas.

Para trabalhar com produtos importados existe uma série de requisitos que precisam ser cumpridos, inclusive o pagamento de impostos. Quando se trata de compra por pessoa física é diferente de pessoa jurídica.

O volume de importações aumentou tanto no Brasil que esta prática se tornou uma boa oportunidade de negócio para quem deseja investir em uma empresa própria. Uma das modalidades de atividades mais prósperas desta área são as importadoras, empresas responsáveis por intermediar as relações de compra entre os fornecedores e o consumidor final. Atualmente, as importadoras brasileiras trabalham principalmente com importações da China e dos Estados Unidos, que são os países que mais atraem a atenção dos brasileiros.

Os preços dos produtos chineses e americanos, principalmente eletrônicos, são mais em conta, por isso é comum os brasileiros buscarem importar destes países, contudo, é importante observar o valor do dólar, já que os pagamentos são nessa moeda, além de alocar o valor a título de impostos para verificar se realmente vale a pena. Normalmente a compra é feita através de sites, mas quando se exige grandes quantidades ou negociações diretas, a importação é realizada através de uma importadora.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você gostaria de trabalhar com uma importadora? Este tipo de negócio envolve certo nível de complexidade, afinal de contas, estamos falando do ato de trazer produtos de outros países, o que envolve todo um trâmite burocrático. Por isso a empresa de importação tem que ser planejada nos mínimos detalhes. Para te ajudar reunimos informações e dicas sobre como montar uma importadora. Confira!

Conheça Mais Sobre a Importação no Brasil

Antes de ingressar em um ramo comercial é necessário conhecer como ele funciona. Na última década houve um aumento considerável das importações de produtos de diferentes segmentos, o que se deve ao desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, o que deu mais acesso aos consumidores, além do barateamento dos meios de transporte, reduzindo os preços das mercadorias e tornando os produtos mais atraentes para os brasileiros.

Veja também como montar uma transportadora, pode ser uma excelente opção de negócio.

O aumento das importações por parte dos brasileiros abriu o caminho para o setor de importadoras, que são as empresas que tornam este processo mais fácil para os consumidores, pois elas podem fazer o intermédio das compras ou comprar e, posteriormente, repassar os itens para os clientes.  Na atualidade, as importadoras brasileiras trabalham principalmente com a importação de produtos eletrônicos, vestuário e cosméticos, que são os que mais chamam a atenção dos consumidores. Confira algumas franquias de cosméticos.

Uma importadora trabalha com a execução de todos os processos de compras, sendo responsável por fazer a pesquisa dos fornecedores disponíveis no mercado, conhecendo as linhas de produtos e posteriormente importando-os, seguindo todos os métodos legais que são exigidos para as Importadoras No Brasil e exterior.

Vantagens e Desvantagens de Montar Uma Importadora

Assim como todos os negócios, abrir uma importadora também tem as suas vantagens e desvantagens. Com relação aos benefícios podemos citar que a atividade de importação é algo que está em expansão no Brasil, ganhando cada vez mais adeptos, principalmente das classes econômicas A, B e C, as quais se mantém ativas no mercado, fazendo com que este setor de negócio ofereça boas oportunidades de lucros. A importadora também pode trabalhar com um leque amplo de produtos, abrangendo um público maior.

Claro, o ideal ao montar uma importadora é estudar os produtos que possui boa demanda e estão com baixa oferta, com isso você terá uma maior propensão de ter clientes e vender rapidamente os produtos importados. Uma boa dica é mesclar os produtos, com isso terá mais chances de atingir o seu público.

Em se tratando das desvantagens, é necessário ressaltar que a importadora é uma modalidade de negócio que envolve muita burocracia, fazendo com que os importadores estejam sempre atentos as normas nacionais e internacionais que são exigidas para importar determinados tipos de produtos, pois qualquer erro pode gerar multas ou até mesmo a apreensão dos itens.

Quando acontecem as penalidades ou apreensão de itens é comum as importadoras sofrerem baixas no orçamento tão altas que acabam por “fechar as portas”, deixando de atuar no segmento. É um negócio muito lucrativo, mas com riscos tão altos quanto à lucratividade.

Como Montar Uma Importadora

Montar uma importadora é uma oportunidade bastante interessante de negócio, mas para que seja possível obter sucesso é necessário cuidar e planejar todos os detalhes, que vão desde a regularização legal do negócio até a escolha dos fornecedores. Acompanhe abaixo como montar uma importadora:

Defina o Que Será Importado ao Montar uma Importadora

Para montar uma importadora, a sua primeira decisão deve estar relacionada ao tipo de produto que será importado, pois hoje em dia há uma gama enorme de itens de países do exterior que podem ser trazidos para o Brasil. Portanto, analise o que você quer importar, que obviamente deve ter um público consumidor interessado, algumas das alternativas mais comuns são roupas, calçados, aparelhos eletrônicos, acessórios femininos e cosméticos.

Gosta da ideia de trabalhar com calçados? Temos um texto ensinando exatamente como montar uma fábrica de calçados, irá ser ótimo para você!

Após definir o que será importado é de fundamental importância avaliar se a importação do produto é permitida no país, além de quais são as exigências específicas para o transporte dos itens. Por exemplo, nem todas as substâncias usadas em tratamentos cosméticos são aprovadas no Brasil, ou ainda, existem produtos mais frágeis que precisam de um transporte especial para não sofrer danos e resultar em prejuízos.

Localização Para Montar a Importadora

A localização da importadora pode ser um determinador do seu sucesso. Neste caso, é necessário avaliar as variáveis deste tipo de negócio. Se a intenção é abrir uma importadora que irá trabalhar com vendas diretas por meio da internet, o ponto de instalação da empresa não é tão importante, pois ela poderá negociar com clientes de todas as regiões do país. Veja mais sobre o assunto site de vendas.

Mas, se você vai fazer importações para realizar vendas diretas para o consumidor final em um espaço físico ou para repassar para lojas é preciso escolher o local mais adequado para a atividade. O ideal é que a importadora seja instalada em um grande centro urbano, estando acessível para a entrega dos produtos e para os funcionários, além de estar bem visível para o público-alvo, o que facilita a atração dos clientes.

Questões Legais Para Montar Uma Importadora

Para montar uma importadora é necessário estar atento às questões legais para desenvolver as atividades sem riscos. O empresário deve comparecer até a Associação Comercial da cidade para solicitar a abertura do negócio, devendo estar munido dos seus documentos pessoais.

Na sequência, é preciso ir até a prefeitura para pedir o Alvará de Funcionamento e a Licença do Corpo de Bombeiros, lembrando que estas autorizações serão concedidas depois que os fiscais responsáveis de cada órgão fizerem uma vistoria no local. Também é necessário obter o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) na Secretaria da Receita Federal, inscrever-se na Secretaria Estadual da Fazenda para fazer o recolhimento dos impostos, além de conhecer as exigências alfandegárias para a importação do seu tipo de produto.

Existem produtos que não podem ser importados para o Brasil, mesmo se pagos os impostos cabíveis, esteja atendo e faça uma pesquisa da listagem.

Estrutura Para Abrir Uma Importadora

Para começar a operar as atividades da importadora é necessário montar a estrutura adequada para prestar os seus serviços. Você vai precisar de um espaço físico com pelo menos 60 m² para comportar o escritório, estoque para armazenar as mercadorias, loja para vender as mercadorias e o banheiro para os funcionários.

Dependendo o tipo de mercadorias que você irá importar pode ser necessário um espaço maior para estoque, isso irá variar de acordo com o tamanho dos produtos.

Para o escritório, a empresa deve ter uma mesa e cadeira, um armário, um computador com internet, impressora e um telefone, que são fundamentais para realizar as importações dos produtos. O estoque tem que ser equipado com prateleiras para armazenar as mercadorias, a loja precisa de um balcão, cadeira, um caixa, araras de exposição e prateleiras. Nesta etapa, o seu investimento será entre R$ 20.000 reais a R$ 40.000 reais.

Fornecedores Para a Importadora

Um dos pontos mais importantes ao montar uma importadora é quem serão os seus fornecedores. Portanto, tendo os produtos de importação definidos é necessário realizar uma ampla pesquisa de mercado para descobrir quais são as melhores opções disponíveis de fornecedores, o ideal é trabalhar com as marcas que já são conhecidas e têm uma boa aceitação entre os clientes.

Ao importar os produtos de uma empresa estrangeira é preciso avaliar se ela é confiável, oferece itens de qualidade e que realmente vão agradar o consumidor final, bem como os preços praticados, verificando se estão adequados ao seu orçamento.

Agora Que já Sabe Como Montar Uma Importadora, o Que Acha de se Aprofundar no Assunto e Empreender no Setor?

4.00 avg. rating (79% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA