Como Montar Uma Floricultura Online

Como montar uma floricultura online
Como montar uma floricultura online

As flores são objetos consumidos à longa data e, ao contrário do que muitos pensam, a demanda pelo produto não é apenas em datas comemorativas. Prova disso é o fato de que esse mercado (floricultura) movimenta cerca de R$ 1.000.000.000,00 (um bilhão de reais). Montar uma floricultura online pode ser um ótimo empreendimento.

Embora as pessoas tenham a concepção de que uma empresa online atenda TODO O BRASIL, no caso da floricultura, isso é um tanto complicado, já que as flores podem facilmente se deteriorar no trajeto de FRETE, caso a localidade seja distante.

Por isso, ao abrir uma floricultura online deve-se ter como foco facilitar a compra de flores na cidade e regiões próximas, evitando o trabalho de ter de se deslocar até a floricultura, escolher flores e etc.

Todo o negócio precisa ser bem estruturado, uma floricultura deve ser administrada de forma rigorosa, com um ótimo plano de negócios. Caso tenha alguma dúvida de o que é um plano de negócios, confira nosso artigo.

Importante: A floricultura online + física permite uma expressiva alavancagem dos lucros e redução de custos.

Você pode vender ao montar uma floricultura online junto com as flores

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A floricultura não precisa, necessariamente, vender apenas flores, pelo contrário, DEVE-SE mesclar outros produtos. Pense da seguinte forma: normalmente as pessoas que buscam arranjos de flores tem interesse em presentear alguém especial, demonstrando carinho e afeto. Existe uma variedade imensa de produtos que tem a mesma finalidade, podendo ser vendidos juntamente, montando-se belas cestas e, é claro, aumentando a sua rentabilidade.

Alguns dos produtos (apenas exemplos):

•    Bichos de Pelúcia.
•    Doces.
•    Bebidas: Licor, Champaing, entre outras.
•    Arranjos
•    Cartões

Mercado ao montar uma floricultura online

Em todas as áreas serão encontradas concorrência e no setor de comercialização de flores e afins não é diferente. Todavia, o nicho de mercado suporta perfeitamente a concorrência, não podendo a mesma ser considerada “absurda” ou excessiva.

Assim, podemos entender que o mercado de floricultura, embora bastante antigo, suporta novos concorrentes.

É claro, você precisa fazer um estudo sobre a sua cidade e possibilidade de montar o negócio, é muito importante fazer uma boa pesquisa de mercado.

Clientes ao abrir uma floricultura online

Conhecer o nicho de mercado que irá ser seu público alvo e analisar o comportamento dos clientes é fundamental para obter sucesso no negócio.

Normalmente, os clientes que buscam floriculturas são homens com o intuito de presentear alguém em particular. Além disso, empresas de decoração ou organizadores de eventos recorrem frequentemente às flores para executar seu trabalho.

Importante: As mulheres não são o público que mais adquire o produto, todavia, não se deve “excluí-las”, pois continuam sendo clientes valiosas.

Concorrentes ao montar uma floricultura online

Como já frisado, sempre existirão concorrentes, mas não se assuste com eles, pelo contrário, utilize-os para APRENDER e aprimorar seu negócio, trazendo algo inovador e que eles não possuam.

Analise os concorrentes e atribua pontuações, levando critérios como:

•    Clientela
•    Entrega
•    Qualidade dos produtos
•    Diferenciais
•    Atendimento online ou não?
•    Outros que julgar interessante

Como ao montar uma floricultura online você terá como foco a região em que está localizada e suas redondezas próximas, as floriculturas existentes na cidade serão as concorrentes direta da empresa, porém, caso elas ainda não tenham um e-commerce, você já estará na “frente”.

Fornecedores da sua floricultura

Os fornecedores são um dos pontos CHAVES para o sucesso de uma floricultura. Um bom fornecedor significa: variedade de flores e produtos (possibilidade de escolha), qualidade (flores bonita e que demoram a murchar), eficiência (entrega em poucos dias).

Monte em uma planilha uma lista de fornecedores, analise qualidade e preço. Tenha em mente que costuma ser obrigatória uma quantidade mínima de pedidos.

Após analisar a listagem entre em contato e “barganhe” preço, assim conseguirá os melhores produtos por preços realmente atraentes.

Ao montar um planejamento os fornecedores devem estar elencados. Confira como fazer um planejamento corretamente.

Localização certa para montar uma floricultura online

A localização de uma floricultura é um dos pontos mais importantes a ser levado em consideração. Embora a venda online reduza um pouco a importância, ainda não se pode desprezar uma boa localidade.

Estar em um ponto comercial, em que as pessoas costumem transitar é o ponto perfeito para uma floricultura.

Importante: Não basta apenas estar em um ponto em que exista transito de pessoas, é importante estar em um ponto comercial, ou seja, um local em que pessoas transitem para COMPRAR algo, assim a margem de vendas subirá expressivamente.

Faça o possível para encontrar uma peça comercial que tenha uma bela vitrine, que permita por à mostra os produtos (flores e presentes).

Exigências Legais Específicas

Para montar uma floricultura é preciso obter o alvará de funcionamento junto à prefeitura e registrar-se na junta comercial.

Dica: No início é aconselhável fazer uso do SEBRAE, o qual tem um plano excelente para micros empreendedores que atinjam uma renda mensal mais baixa, aproximadamente R$ 2.400,00 reais. Assim, pagar-se-á apenas uma taxa fixa mensal. (cerca de R$ 50,00 reais).

Caso queira saber mais sobre documentos para abrir uma empresa, veja o artigo.

Estrutura para montar uma floricultura online

A estrutura é um dos critérios mais importantes para uma floricultura, pois a empresa é voltada para a venda de produtos “delicados”, assim, ter uma estrutura bonita, bem apresentável, confortável e “delicada” é imprescindível.

A floricultura deve possuir no mínimo 2 espaços internos, 1 voltado para expor as mercadorias e atendimento ao público e outro para armazenar os produtos.

Lembre-se de decorar bem a vitrine, caso não saiba como fazer, sugiro nosso artigo: como decorar uma vitrine.

É importante salientar que é necessário um “freezer específico” para armazenar as flores, assim as mesmas se manterão bonita e não murcharão.

A faixada deve conter uma imagem e informações de FLORICULTURA bem visível para que as pessoas percebam que existe uma floricultura no local.

Tente manter uma vitrine de VIDRO, permitindo que as pessoas vejam os produtos a mostra.

Pessoal

O pessoal ou funcionários são os pilares de uma floricultura de sucesso, eles serão responsáveis por atender bem os clientes, montar lindos arranjos de flores, combinar os produtos mais propícios, montar cestas ou até mesmo fazer trabalho de publicidade do estabelecimento.

É importante que os funcionários sejam qualificados, ou seja, invista na qualificação dos seus funcionários, principalmente em cursos voltados para atendimento ao cliente, vendas e botânico.

Ao montar uma floricultura online o bom atendimento é fundamental!

Para uma floricultura de pequeno porte, serão necessários poucos funcionários, uma média de 2/3, um para fazer os “arranjos”, outro para atender o público e outro para fazer o serviço ONLINE de venda. A medida que o estabelecimento for aumentando, será preciso contratar mais gente.

IMPORTANTE: Será preciso encontrar alguém para entregar as flores, normalmente um motoboy é a melhor opção, já que o custo é baixo e a entrega é rápida e efetiva.

Equipamento para abrir uma floricultura online

Para montar uma floricultura, será necessário no mínimo:

•    Um entregador + moto/carro
•    Balcão
•    Freezer específico para armazenamento de flores
•    Mostruários
•    Ferramentas para corte e confecção de arranjos e buques
•    Embalagens
•    Matéria-prima (flores e acessórios)
•    Computador
•    Internet
•    Site

Matéria Prima / Mercadorias

A mercadoria que será comercializada depende também da ideia de cada empreendedor, porém, daremos algumas sugestões:

•    Flores
•    Arranjos
•    Cartões
•    Quadros
•    Artigos decorativos (pequenas estátuas, fontes de água, molduras e etc…)
•    Ursos de pelúcia
•    Chocolates
•    Bebidas como chapaing e amarula.

Enfim, esses são meros exemplos para elucidar o pensamento, mas podem ser vendidos tudo que possa ser comercializado juntamente com flores ou cestas de produtos.

Organização do Processo de Produção

Organizar o processo de produção e de comercialização do empreendimento talvez seja o momento mais difícil, bem como o que leva à maioria dos empreendedores à falência.

Após montar a estrutura, adquirir as primeiras mercadorias e contratar os funcionários, é preciso organizar como será feito todo o processo.

Dentre os principais pontos estão:

•    Data que será feito o pagamento dos funcionários e encargos.
•    Data que será feita a aquisição de novos produtos.
•    Planilha de débitos e faturamento da empresa.
•    Horário de funcionamento.
•    Atividade que cada funcionário exercerá.

Todo o sistema burocrático é preciso ser automatizado, ou seja, funcionar espontaneamente, sempre daquela forma.

Canais de Distribuição

Os canais de distribuições devem ser estabelecidos quando a floricultura iniciar a venda de seus produtos. Para descobrir quais serão os canais de distribuição deve-se fazer a seguinte pergunta: para onde e até onde eu venderei?

Por se tratar de uma floricultura online, deve-se especificar as localidades que estão dentro da entrega, caso contrário poderá ter compradores de diversos estados.

Investimentos para abrir uma floricultura online

O investimento desprendido para montar uma floricultura online + física gira em torno de R$ 14.000,00 reais.

Dentre os gastos estão:

•    Reforma básica de uma peça.
•    Matéria prima e produtos iniciais.
•    Geladeiras
•    Bancadas
•    Aluguel do primeiro mês
•    Telefone + Internet
•    Criação de um site
•    Pequena propaganda

Não podemos deixar de frisar que é preciso manter um valor resguardado de pelo menos 50% do capital investido, ou seja, para ter uma tranquilidade e poder trabalhar durante alguns meses até se obter a clientela, precisa-se de pelo menos R$ 7.000,00 reais guardados para emergências.

Capital de Giro

O capital de giro corresponde ao valor mensal necessário para dar andamento ao negócio, podendo-se pagar funcionários, adquirir novos produtos e arcar com as despesas mensais.

Para uma floricultura de pequeno porte, será preciso um capital de giro de aproximadamente R$ 4.000,00 reais.

Divulgação e Promoção

A divulgação e publicidade de um negócio é fundamental, sendo responsável por trazer os primeiros clientes e aumentar o sucesso de vendas.

Algumas informações que você não pode perder:

Podemos pensar da seguinte forma: a divulgação será responsável por trazer clientes e o bom atendimento e qualidade por mantê-los e fideliza-los.

Em uma floricultura física + online é preciso fazer divulgação de 2 formas:

•    Física: Carro de som, jornal, anúncios, promoções, boca a boca e folhetos (as melhores).

•    Online: Por se tratar de interesse regional, postar anúncios no FACEBOOK e criar uma “comunidade/perfil” para a empresa é uma boa forma de angariar clientes, podendo postar fotos dos produtos.

Informações Fiscais e Tributárias

Normalmente, quando inicia-se uma floricultura online, pode-se fazer uso do programa micro empreendedor individual MEI, tendo um custo mensal de R$ 50,00 reais apenas.

Aconselha-se ir informar-se com o SEBRAE da sua cidade, para descobrir a documentação necessária e informações pertinentes.

Também será preciso encaminhar na prefeitura o alvará de funcionamento e saneamento.

Dicas do Negócio

Investir em publicidade e produtos de boa qualidade são requisitos básicos para que o negócio dê certo, porém, deve-se observar conjuntamente o seguinte:

•    Atendimento ao cliente de qualidade.
•    Site dinâmico e 100% funcional.
•    Entrega rápida e efetiva.
•    Variedade de produtos.
•    Fachada chamativa.
•    Vitrine bonita.
•    Preços acessíveis.
•    Facilidade de pagamento.

Você precisa aprender a como montar uma loja online, por isso, caso tenha dúvidas, pode saná-las no nosso artigo: como montar uma loja virtual.

Serviços Oferecidos ao abrir uma floricultura online

Além de comercializar flores e produtos similares, também é possível adentrar no setor de DECORAÇÃO DE AMBIENTES.

Normalmente as decorações são feitas com produtos vendidos por floriculturas especializadas, sendo assim, além de poder ter um custo mais baixo para fazer a decoração, também será possível aumentar significativamente os rendimentos.

Para isso, será necessário especializar-se na área decorativa. Dentre os eventos que podem ser feitos estão:

•    Festas de casamento.
•    Aniversários.
•    Festas de Empresas

Gostou das dicas? Agora que você está pronto para montar uma floricultura online, mãos a obra!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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