Como Montar Uma Empresa de Criação de Sites

Como montar uma empresa de criação de sites
Como montar uma empresa de criação de sites

Para montar uma empresa de criação de sites os empreendedores devem contar com conhecimentos de tecnologia e paciência para atender diversos clientes, pois cada cliente possui necessidades específicas.

Já se perguntou se você tem as características do empreendedor?

Mercado de uma empresa de criação de sites

O nicho de mercado para criação de sites é ilimitada, todos os dias pessoas físicas ou jurídicas sentem necessidade de ter um site próprio.

Embora exista concorrência “pesada”, sou honesto ao dizer que a quantidade de sites novos criados todos os dias dão conta de “abastecer” todos os desenvolvedores.

Veja aqui como montar uma loja virtual.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os sites poderão atender a empresas que querem divulgar uma loja virtual (serviços ou produtos), ou ainda profissionais que precisam aumentar sua carteira de clientes e confiam a isso a criação de um site.

Um nicho de mercado crescente é a criação de sites para empresas governamentais, para ONGs, fundações e outras empresas que precisam divulgar seus serviços e resultados com transparência.

Há ainda possibilidade de criação de sites para o e-commerce, ou seja, lojas virtuais que funcionarão online e que têm requisitos próprios, como apresentação estratégica de produtos. Os mapas do site são maiores e as lojas virtuais contam ainda com sistema de caixa e pagamento, podendo conter também sistema de contabilidade próprio e cálculo de fretes e outros serviços que deveram compor os sistema e assim agregar valor ao empreendimento.

Quer saber um pouco mais sobre sistemas loja virtual?

Marketing virtual de uma empresa de criação de sites

O marketing virtual também é um dos nichos interessantes para o mercado de criação de sites e consiste basicamente em proporcionar um bom posicionamento do site do cliente nos buscadores da internet, a fim de que esteja visível aos usuários e os clientes possam divulgar suas informações, produtos ou serviços para um público cada vez maior.

Como o interesse de todo cliente é aparecer nos buscadores da web e ser encontrado, como os empresários podem vender este mesmo serviço para tantas pessoas?

Essa é a pergunta e dúvida de vários clientes e para responder a questão o empresário deve assegurar ao cliente que os serviços serão oferecidos com ética, qualidade e atendendo aos desejos de marketing do cliente com certas políticas da empresa.

Políticas da empresa 

A empresa de criação de sites pode estabelecer políticas como a garantia de aumento de visitas ao site, mas no caso de lojas virtuais, as vendas da loja não são responsabilidade do criador de sites.

Uma vez aprovado o site pelo cliente, a criação se tornará definitiva e sem mudanças. Para isso, providencie um contrato com todos os requisitos que o cliente deseja no site, portanto, as operações de pós-venda ocorrerão apenas quando forem necessários ajustes técnicos e manutenção.

É interessante procurar um escritório de advocacia, pelo menos para fazer um primeiro modelo de contrato.

Serviços e produtos oferecidos em uma empresa de criação de sites

Para tornar um site completo e o serviço ser entregue com qualidade, o site deverá ser entregue com política de privacidade, e-mail marketing, política AntiSpam, login, identidade visual e outros recursos que variam de acordo com a necessidade do cliente.

As empresas criadoras de sites poderão também oferecer serviços como otimização de sites já existentes, hospedagem de sites e outros serviços que tornam o site profissional.

Independente do nicho de mercado e público-alvo que a empresa atender, deve lembrar que o cliente tem certas expectativas quanto ao resultado que o site irá gerar, portanto, os criadores de sites têm muita responsabilidade para com o produto vendido e o site passa por vários processos de pós-venda. É preciso paciência, saber ouvir e entender o cliente e ainda ter domínio de tecnologias.

Lembrando também que a criação de sites é um serviço customizado, pois cada site é único por tratar de assuntos diferentes, temas, empresas e os clientes também são diferentes.

Dicas do negócio para uma empresa de criação de sites

Se os sites são serviços customizados e todos os sites representam projetos únicos, os empreendedores devem estar sempre alerta para ter sempre na ponta do lápis os custos necessários que representam custo-benefício para oferecer um serviço único a cada cliente, e ter uma estrutura tecnológica em que ofereça para vários clientes um produto diferente e, ao mesmo tempo, não representa um aumento nos custos e despesas.

Por isso, tenha um plano de negócios e, caso não saiba o que é um plano de negócios, clique no link.

Custos e despesas de uma empresa de criação de sites

Uma empresa de criação de sites poderá ter como custos e despesas, desembolsos como direitos autorais, patentes de inovação, materiais de informática e pessoal qualificado. As outras despesas serão com instalações, despesas administrativas e de formalização.

A empresa de criação de sites poderá tributar de acordo com sua arrecadação ou ainda de acordo com o sistema que será mais vantajoso, os sistemas de tributação são: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Pessoal de uma empresa de criação de sites

Os custos com mão- de- obra representam um dos maiores gastos que a empresa de criação de sites terá, pois os profissionais de tecnologia e informática são disputados e valorizados no mercado.

São salários que variam de R$1.200,00 reais a R$6.000,00 reais, de acordo com pesquisa salarial de órgãos competentes.

A equipe será composta de web designers, técnicos, programadores, digitadores, webmasters, analistas de projetos, de negócios, analista de sistemas e outros profissionais como atendentes, profissionais de Call Center e outros.

A gestão de pessoas da empresa deve ser tal que diminua a rotatividade e conte sempre com uma equipe de profissionais qualificados, comprometidos e criativos.

Inovação e novas tecnologias em uma empresa de criação de sites

Uma empresa de criação de sites deve estar sempre atualizada quanto a novas tecnologias, novos processos e inovação. Inovar requer dedicação de toda equipe, comprometimento, estudo e outras iniciativas como participação em cursos, workshops e até palestras.

Uma dica para manter-se atualizado e gastar menos é fazer os cursos e depois montar um curso para os funcionários.

Os custos com inovação, know how e outras dificuldades que limitam o processo de inovação são desafios enfrentados cada vez mais pelas novas empresas e por empresas de pequeno porte.

Para isso, existem órgãos criados pelo governo para incentivo a inovações e tecnologias. Esses incentivos são intelectuais e financeiros.

A FINEP é um desses órgãos que através de financiamentos não reembolsáveis que promove a inovação das empresas. Para participar e obter financiamentos, a empresa deverá apresentar seu Projeto de Inovação e, se for interessante, com certeza encontrará financiamento.

Lembrando que a FINEP apoia o processo mais desafiador para novas e pequenas empresas que estão inovando que é a fase de Pesquisa e Desenvolvimento.

Investimentos externos 

Começar com um projeto como criação de sites não é fácil: existem custos, Know how e dificuldades de entrar em um mercado tão competitivo e concorrido. Portanto, é necessário buscar incentivos, apoio e investimentos externos.

Para conseguir financiamentos, créditos e até investimentos de outras empresas, a empresa de criação de sites deve provar que é um projeto que, além de criativo, tem viabilidade econômico-financeira, o que diminui as incertezas quanto ao sucesso do negócio.

Uma das formas de passar para os investidores segurança quanto ao projeto é provar que a empresa possui um Modelo de Negócio capaz de agregar valor e gerar lucro.

O investidor também deve se assegurar de que o empreendimento crescerá cada vez, com mais clientes, mais negócios.

Para isso, é necessário que a empresa elabore um Plano de Negócios eficiente ou um Projeto bem elaborado capaz de conseguir incentivos, apoios e investimentos.

Se você é “novo” em criar uma empresa, não tem a experiência necessária, você precisa aprender como abrir uma empresa e, caso ainda tenha dificuldades, sugiro procurar uma empresa de consultoria.

Para montar uma empresa de criação de sites, além de conhecimento tecnológico, uma equipe talentosa e serviços de qualidade, os empreendedores devem estar sempre atentos a novas tendências de mercado e buscar sempre incentivos e apoio para crescer como uma referência de tecnologia, inovação e respeito aos clientes.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA