Como Montar Uma Empresa de Criação de Sites

Como montar uma empresa de criação de sites
Como montar uma empresa de criação de sites

Já pensou em montar uma empresa de criação de sites? Com a difusão da internet, estar on-line significa existir, ou quase isso. Pode ser pessoa física ou jurídica, mas se alguém busca uma informação na rede sobre uma empresa, por exemplo, e ela não tem lá o seu endereço eletrônico, pronto: a visão que sem tem dela fica denegrida e vence quem tem todas as informações disponíveis.  Por conta desse cenário, a possibilidade de ganhar dinheiro com a criação de sites é muito grande.

Mercado de uma empresa de criação de sites

O número de usuários de internet no Brasil é de cerca de 50 milhões, de acordo com dados do Ibope Nielsen on line. Isso significa que é muita gente conectada, querendo falar e ser conhecida por todo o ciberespaço, que é a internet e as pessoas que estão ali se fazendo presentes.

Mas para isso, é muito importante ter em mente que da mesma forma que existem milhões de sites brasileiros, também há tantos outros um tanto quanto parecidos entre si, tanto no visual como no conteúdo. Por conta disso, como é que uma empresa vai conseguir se destacar em meio a um mercado que já produz serviços abundantemente e muito semelhantes?

Portanto, quem vai abrir uma empresa de criação de sites deve buscar um diferencial, uma forma de atender a um público-alvo específico, dar satisfação a ele e ainda seguir um objetivo único. Por exemplo, o empreendedor consegue identificar que há uma demanda enorme por sites sobre assuntos ligados a saúde e nota que muitos estão procurando o seu negócio para exatamente encomendar uma página que fale sobre o tema. Um microempresário despreparado vai pensar na arquitetura do site e talvez não dê importância ao conteúdo por considerar que isso é papel do contratante. Já aquele que quer se destacar, pensaria que o seu trabalho não se limita somente a fazer uma arquitetura e uma programação de dados, ele vai querer conhecer a fundo quem é esse cliente, o que ele pretende no site, quem é o publico que vai frequentar essa página e todos os detalhes intrínsecos àquele que está buscando o serviço.

Dessa maneira, a forma de se destacar no mercado é como uma receita de bolo: conhecer a fundo aquele que busca o serviço para obter então o diferencial a partir disso.

Quem são os clientes de uma empresa de criação de sites

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os clientes de uma empresa de criação de sites são pessoas físicas e jurídicas, essas variando de porte, de micro a grande. Defina para quem deseja trabalhar e a partir daí estude profundamente essa possível clientela.

Busque entender como esse público-alvo determinado trabalha, consome, o que ele produz, em que cultura está inserido, classe social e todos esses detalhes que podem ser obtidos por meio de pesquisa de mercado. O resultado dela vai auxiliar a forma de interação e atuação com o cliente.

Concorrentes de uma empresa de criação de sites: conheça-os para saber as falhas gerais

Conhecer os concorrentes também é importante para o sucesso do futuro negócio no mesmo segmento e isso pode ser obtido por meio de pesquisa de mercado. Ela é capaz de identificar que pontos são necessários para ter uma atenção maior. Busque informações exaustivamente sobre o assunto, saiba o que está sendo oferecido atualmente e procure preencher os espaços que ainda existem e aceitam gente inovadora.

Olhar para a concorrência é conseguir identificar pontos fracos que podem ser tão valiosos que têm a chance de serem os pilares do futuro empreendimento.

Por exemplo, muita gente hoje em dia sabe fazer site, isso é fato. Mas será que todas conseguem conquistar a clientela, retê-la e fidelizá-la? O que esse pessoal faz para atrair os consumidores? Quais são as atitudes deles que fazem com que a clientela retorne?

Segurar o cliente não é o mesmo que fidelizá-lo, porque o primeiro se refere a alguma ação que o atraia por um tempo, como uma promoção, por exemplo, e esse movimento é feito do empresário para a clientela. Já a segunda ideia diz respeito a um comportamento que vem do consumidor, ele volta a uma determinada empresa simplesmente porque gostou do serviço ou do produto, ele não precisou de um preço baixo ou qualquer política que chamasse atenção temporariamente.

Com base nessas duas propostas explicadas aqui rapidamente, é possível então notar mais alguns pormenores que existem ou não na concorrência e isso pode ajudar o futuro empreendedor a investir nesses aspectos.

Divulgação da empresa de criação de sites

Se é uma empresa que atua na internet, nada melhor do que ela mesma para ser propulsora do negócio e para isso valem sites e redes sociais. Anuncie também em sites específicos.

O fato de ser um negócio que atua na virtualidade, os seus resultados e impactos são todos na vida real. Por conta disso, não se limite a divulgar a empresa de criação de sites só na internet. De acordo com o público que se pretende atingir, escolha um meio de comunicação eficiente. Por exemplo, caso tenha definido que o público-alvo será composto por pessoas físicas, anuncie onde essas estão como em grandes mercados, academias, clubes etc. Panfletos ou folders são ótimos veículos para esses casos.

Localização da empresa de criação de sites

Inicialmente, o dono da empresa de criação de sites pode trabalhar em casa, porque a natureza do serviço não requer um grande aparato físico. Muitas vezes, as negociações são feitas pela própria internet, através de anúncios publicados em sites especializados que oferecem tais serviços. Contudo, com o crescimento do negócio, é importante ter uma sala comercial onde os clientes possam ser atendidos ou simplesmente uma equipe maior pode estar unida e trabalhando. Nesse caso, vale a pena investir em locais com grande movimentação e que estejam próximos a regiões empresariais e financeiras, como os grandes centros, pois assim facilita as visitas de interessados.

Estrutura de uma empresa de criação de sites

O espaço físico da sala comercial de uma empresa de criação de sites pode ser de 35 m²  com bastante luminosidade, temperatura adequada, facilidade de locomoção e decoração adequada. Manter o ambiente arrumado e organizado também é muito importante para trazer conforto àqueles que estão em busca do serviço.

Equipamentos necessários para uma empresa de criação de sites

Os equipamentos importantes são muito ligados ao porte da empresa de criação de sites, mas basicamente são computadores, máquinas digitais, impressora, móveis de escritório, telefone e fax.

Contratação de pessoal em uma empresa de criação de sites

A quantidade de gente contratada para trabalhar varia também conforme o porte do negócio, mas uma estrutura básica de uma empresa de criação de sites conta com o empreendedor, um programador e um webdesigner.

Para escolher os profissionais, é preciso saber que cada um tem suas qualidades técnicas e também características pessoais e tanto uma como a outra refletem diretamente no trabalho a ser feito. Escolha aqueles que são ágeis, criativos, flexíveis e pró-ativos, pois tudo isso é básico para o bom funcionamento desse tipo de negócio.

Dicas de negócio de uma empresa de criação de sites

Como dica para quem quer entrar no ramo da construção de sites vale o investimento que deve ser feito em cursos. Quanto mais souber sobre o assunto, mais articulado ficará dentro do mercado e poderá se destacar em meios aos concorrentes.

É importante ressaltar que a atual sociedade é da informação, em que as ideias são tão valorizadas que são elas mesmas são a força da produção, portanto quando mais souber, melhor ainda.

Não hesite se tiver de pagar muito por um curso, ainda quando a empresa de criação de sites está naquela fase que o lucro não é visto. Ter conhecimento profundo sobre os assuntos faz com os sites tenham mais possibilidades e isso será passado aos clientes antes da construção deles, dessa forma, a clientela poderá optar pela empresa de criação de sites que tem mais know how por perceber que o serviço a ser encomendado terá qualidades superiores.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Atualize as informações sobre o EI _ Empreendedor Individual, com a Lei Complementar 139 de novembro de 2011 e conitnue informando o mercado, pois são poucos os sites que falam de mei e estão atualizados.

DEIXE UMA RESPOSTA