Como montar uma casa de artigos de pesca

Por:

Como montar uma loja de artigos de pescaEm 2003 o Sebrae constatou que 30% das empresas criadas fracassaram antes ou depois de um ano e que 60% não obtiveram mais de 5 anos de expectativa de vida. O principal motivo dessas empresas não terem uma boa expectativa de vida foi um planejamento falho e uma administração que também não foi compatível com os requisitos para a área.

Conheça o ramo onde atuará e tenha conhecimento e experiência em tudo que se refere ao seu negócio. Caso perceba que não tenha faça de tudo para que aprenda e tenhas as habilidades necessárias para o empreendimento.

Esse artigo contém informações básicas de como montar a sua casa de artigos de pesca, com dicas de como começar a formar em sua mente o perfil do seu negócio.

O planejamento do seu negócio

Para montar a sua casa de artigos de pesca será fundamental ter um plano. Além disso, a sua empresa precisa colocar em prática esse plano com o melhor desempenho possível. Quanto mais tiver sucesso em realizar o que planejou melhor será para a expectativa de vida de sua casa de artigos de pesca.

Escolha os produtos e serviços que farão parte de seu estabelecimento e veja quais são os melhores e mais procurados de acordo com a clientela na qual recebe. Não cometa o erro de comprar primeiro para saber depois se o produto terá uma boa média de venda. Evite fazer compra de produtos e serviços que ficarão estacionados por tempo demasiado em sua loja.

Ter as informações sobre o cliente também é outra questão que faz a diferença no seu negócio, já que quanto mais souber sobre os critérios da decisão de compra dos seus clientes e também os seus gostos e tendências, melhor será para as vendas. Ao contratar funcionários, escolha aqueles que tenham habilidades de persuasão e também capacidades empreendedoras.

Quanto investir no meu negócio de artigos para pesca?

O valor inicial do seu empreendimento para operar com as condições necessárias é algo que varia de empresa para empresa. O primeiro passo que o empreendedor deve fazer é listar tudo o que seu negócio deverá ter.

  • Preços de produtos que irá vender
  • Custos variáveis
  • Custos fixos como aluguel, contas, insumos e outros
  • Capital de giro necessário para sua empresa operar sem pausas
  • Custos com instalações
  • Compra de equipamentos
  • Despesas, custos e lucros com colaboradores
  • Gastos com documentações
  • Pagamentos de impostos
  • Custos com contabilista
  • Custos com legalização do negócio
  • Outros custos

Esses são alguns dos itens a considerar. Anote tudo que puder para não perder a conta e se for necessário faça o uso de planilhas eletrônicas que irá facilitar em muito e automatizar várias etapas deste cálculo.

Por mais detalhista que você for neste cálculo e colocar o máximo de itens possíveis nesta conta, sempre aparecerá uma coisa ou outra a qual não previu.

Estabelecendo preços de venda

Outra tarefa trabalhosa é usar uma boa base para poder concorrer com outras lojas do ramo e ter um desempenho de venda. Assim, com um preço de venda bem desenvolvido terá um bom fluxo de caixa.

Para começar pesquise os preços de venda que são praticados por outros empreendedores que também trabalhem com casa de artigos de pesca. Se possível, faça perguntas e obtenha o máximo de informação para montar a sua tabela de preço.

Faça cálculos e veja uma média de venda seja ela mensal ou diária para que entre dinheiro em sua casa de artigos de pesca suficiente para cobrir os gastos e sobrar dinheiro para manter o capital de giro sempre em bom estado.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

O processo e o funcionamento da sua empresa irão começar na compra dos itens nos fornecedores, seguido de exposição na sua casa de artigos de pesca até a venda para o consumidor final. Faça as contas e veja o preço que agrade ao seu negócio e também aos clientes, pois todos devem ficar satisfeitos para que o negócio tenha durabilidade.

Essas são algumas ideias a considerar no planejamento de sua empresa. Escolha as que terão melhor aproveitamento ao montar a sua casa de artigos de pesca.

Colhendo os resultados da sua casa de artigos de pesca

Obter e monitorar os resultados importantes gerados pela empresa é um momento onde é possível saber em que melhorar e quanto melhor. Monitorar o desempenho da sua empresa melhor poderá intervir e conseguir resultados melhores.

Faça isso periodicamente, seja  no fim da semana ou até no fim do mês; o importante é ter os números em mãos e trabalhar com os resultados.

Antes de colher os resultados depois de montar a sua casa de artigos de pesca, o empreendedor deve ter em mãos uma estimativa de resultados. Com isso, ele tem uma base para orientar os esforços e ações para que a empresa trabalhe.

Ao  comparar o desempenho previsto e o desempenho efetuado, o empreendedor terá uma melhor visão do que acontece na prática e no desempenho de sua casa de artigo de pesca.

Esses dados colhidos também serão vitais no planejamento de sua empresa. O planejamento não é efetuado apenas antes de montar o seu negócio, mas também enquanto ele opera. Os números também serão ótimos indicadores para o seu desempenho, quanto mais utilizar os números a favor do desempenho de sua empresa melhor será para obter mais resultados.

Divulgando a empresa de pesca

Como toda empresa, a sua casa de artigos para pesca também terá de ter um plano para a divulgação depois de montar o negócio. Do que adianta montar o seu negócio se nem todos sabem que ele existe? Quanto melhor divulgar o seu negócio no início das suas atividades melhor será o retorno do dinheiro investido, já que os clientes saberão com antecedência sobre o seu negócio e virão o mais cedo possível visitar.

Considere todas as possibilidades de divulgação e dê preferências para aquelas que atingirão o máximo de audiência possível de acordo com o orçamento da empresa.

Faça uma encomenda de panfletos para que sejas distribuídos em sua região. Há opções para terceirizar essas distribuições. Também anuncie em jornais e revistas de sua região, principalmente, aqueles com similaridades com o ramo do seu negócio e outros. Fazer promoções e promover a indicação de pessoas por meio dos clientes que chegam ao seu negócio também é uma ótima estratégia.

A empresa também pode levar participar de eventos que ocorrem na região para deixar o negócio mais conhecido. Até mesmo a empresa pode criar esses eventos, como por exemplo, um concurso ou competição de pescaria com uma boa premiação. Oferecer prêmios e convites para feiras e  eventos de pescaria conhecidos também é uma forma de agitar o movimento de sua casa de artigos de pesca.

O empreendedor também deve mostrar competência na hora de divulgar a sua empresa, pois, qualquer deslize pode deixar uma imagem não muito boa. Como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, então zelar por uma boa imagem é requisito mínimo, assim como ser transparente com os clientes.

E você está pensando em montar uma casa de artigos para pesca? Comente!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

28 comentários sobre “Como montar uma casa de artigos de pesca
  1. eliete disse:

    ideias muito proveitosas, agora sim, vou abrir meu negocio!

  2. carlos rafael disse:

    Sempre pensei de montar uma casa de pesca em minha cidade, pelo fato de termos quatro pontos atrativos de praia, uma bela ilha, rios, manguesal e um porto de pescadores. Com tudo isso aqui nao tem uma casa de pesca ampla com variedades. Estou pensando quanto seria o investimento inicial… agradecerei muito a sua ajuda….

  3. Carlos Alberto Santana disse:

    Gostaria de saber qual o custo inicial para montar uma pequena loja de artigos de pesca. Capital mínimo.

    É possível obter financiamento em agências bancárias? Quais?

  4. Flavio disse:

    Eu gostaria de abrir uma loja de materiais para pesca, pois na minha cidade tem vários pesqueiros e muitos pescadores que viajam em turismo de pesca e só tem duas lojas do ramo, todas as duas bem sucedidas e vi começarem do zero, não sei como procurar e identificar bons fornecedores com preços competitivos. Tem alguma dica? Pois terei que ter os produtos antes de abrir a loja, sei que depois de abrir aparecerão muitos fornecedores, mas o início é que é difícil.

  5. Rodrigo disse:

    Olá, eu sou dono de uma casa de pesca, e uma coisa eu posso dizer, esse ramo não é pra qualquer um. Em meados de 2006 meu irmão decidiu abrir uma casa de pesca no interior de MG, ele investiu 30 mil reais. No começo a lojinha parecia ter sido um bom investimento, tinha movimento, tinha um bom fluxo de caixa.

    Mas essa área tem um porem, ela passa por várias “crises”, várias instabilidades, como por exemplo: piracema, períodos de chuvas, de frio, onde o volume de venda pode cair cerca de 40 a 60%. Talvez por este motivo e aliado por uma má gestão dele, em cerca de 3 anos a empresa dele já estava completamente falida, estava devendo bancos, fornecedores, estava com uma dívida estimada em +ou 35 mil reais.

    Então ele decidiu se desfazer desse negócio. Como o imóvel era dele, e este imóvel valia em torno de 80 mil, eu ofereci 40 mil reais com as dívidas quitadas em troca do imóvel com a loja montada.
    Decidi me aprofundar mais no assunto de pesca, procurei entender como funciona, o perfil dos clientes, enfim…

    Depois de um tempo eu decidi fabricar alguns produtos de pesca mais artesanais, como chumbadas, iscas artificiais, e alguns outros produtos que os próprios pescadores descreviam e esperavam e comecei a vender para lojas de toda a região. Hoje a minha loja não vende apenas artifícios de pesca, conta também com itens de camping, náutica, tabaco, vendo motos também…

    Mais ou menos 40% dos itens de pesca são feitos pela minha empresa (variedade imensa de iscas artificiais, iscas vivas, chumbada de todo tamanho e peso, cabos de aço inox e flexíveis de todo tamanho com ou sem anzóis, e muitas outras coisas), além de fornecer materiais para toda Minas Gerais e algumas cidades de Goiás, Espirito Santo e São Paulo.

    Essa minha loja e a fábrica fatura mais do que o restaurante e a concessionária de veículos semi-novos que eu já possuía antes juntas.

    Boa sorte pra quem está disposto a montar uma casa de pesca. E lembre-se, dos 12 meses do ano, apenas 7 deles você realmente ganha dinheiro.

    • Novo Negocio disse:

      Excelente comentário Rodrigo;

      É muito importante estar atento a sazonalidade do negócio e encontrar maneiras de agregar outros produtos e serviços para que nos períodos de baixa do negócio principal a empresa se mantenha com fluxo de caixa e resultado positivo.

    • Theo Sousa disse:

      Gostaria de seu contato, pois tem interesse em montar um pequena loja de artigos para pesca e gostaria de conhecer os produtos que você revende e fabrica.
      agurado contato.

    • weverson disse:

      Bom dia!
      Rodrigo, achei muito interessante seu comentário sobre loja de artigos de pesca. Gostaria de saber mais sobre sua loja. Estou em Uberlândia MG, meu ramo de trabalho é outro, mas tenho pensado bastante e abrir minha própria loja e tenho um pouco de medo por não conhecer o ramo.
      Poderia, por favor, dar mais umas dicas e também informar o site de sua loja, pois fiquei muito interessado?
      Obrigado.

    • silvio marcos disse:

      Boa tarde, RODRIGO, moro em Montes Claros/MG. Gostaria de saber se tem interesse em montar uma franquia de sua loja nesta cidade e qual o custo inicial.
      Aguardo resposta.
      ATENCIOSAMENTE, SILVIO.

    • RICARDO PEIXOTO disse:

      Bom dia amigo, resido no Tocantins e gostaria de saber quais são os produtos que sua empresa fabrica, quero montar uma loja de pesca, mas para isso preciso saber que tipos de produtos irei colocar à venda.
      Fico no aguardo e foi muito bom seu comentário, pois tenho um emprego fixo, mas quero montar meu negócio.
      Valeu!

    • romildo disse:

      Moro em joinville sc e gostaria de montar uma fabrica de peodutos diversos para pescaria vc pode

      me ajudar

    • REGINALDO disse:

      Boa Noite Rodrigo!
      você tem catalogo de seus produtos com os preços.
      se tiver poderia me enviar,para quem sabe futuramente sermos parceiros de negocio.

      obs: estou montando uma loja de artigos para pesca em São Paulo cidade de Itapecerica da Serra.

      fico no aguardo de sua resposta

  6. weverson disse:

    Boa tarde Rodrigo,

    Me passa o site de sua loja.
    Estou muito interessado nesse ramo.

  7. Geraldo disse:

    Como faço para descobrir as melhores disribuidoras desses produtos de pesca?

  8. Geraldo disse:

    Estou tendo dificuldades em conseguir o local para comprar minhas mercadorias. Preciso de ajuda.

  9. Gilson Gonçalves Portela disse:

    Como faço para descobrir e comprar nas melhores distribuidoras de material de pesca ex:carretilha molinetes, anzóis,chumbadas,etc.

  10. Rodrigo Morais disse:

    Rodrigo gostaria de saber sobre seu produtos tambem to interessado nesse ramo.

  11. Cristian disse:

    Boa Tarde,
    Estou tentando abrir uma loja online de artigos de pesca, já possuo um bom conhecimento na área de pesca, porém o mais importante é ter bons distribuidores na sua cidade ou perto onde o custo não fique muito elevado com frete e tudo mais. Hoje eu encontro o mesmo problema, conhecer um bom distribuidor local ou até mesmo não muito longe. Vejo muito atacadistas, pórem comparando os preços com das lojas, acaba sendo impraticavel o negocio, os preços em alguns casos são maiores no atacadista do que na loja, ou seja, eis a questão onde encontrar um bom distribuidor que possamos ter um preço competitivo de mercado!!!

  12. Eduardo Badaró disse:

    A impressão que tenho a respeito da sazonalidade a qual o Rodrigo se refere, é para locais com fraca potencialidade do negócio da pesca.
    Aqui no Nordeste não existe isso, temos 3.317km dos 7.367km de litoral brasileiro e na Bahia temos o maior litoral do Brasil 932km (quase 1.000km) de muito sol, muita praia e muita pesca, o ano inteiro. Pesca de rio para nós é mais nas embocaduras para capturar o melhor peixe o famoso e delicioso “robalo”, que vive nas água mistas de rio e mar e zonas de manguezal.
    Estarei aposentado daqui a um ano e meio, dai já estou planejando a minha lojinha de artigos para pesca, tudo muito simples e prático para não me envolver profundamente com os negócios(isso é coisa para gente gananciosa) e sim sobrar bastante tempo para ficar com o pé na areia das belas praias do Nordeste, como sempre fiquei nestes últimos 35 anos.

  13. Iralo A dos Santos. disse:

    Gostaria de ajuda para fornecedores na região de Curitiba, pois tenho ponto comercial de bastante movimento e gostaria de agrega com produtos pesca,
    Att>Iraldo.

  14. Antonio Chixaro disse:

    Boa Tarde, gostei dos comentários, estou pensando em abrir uma casa de artigos de pesca na minha cidade, mais primeiro irei relacionar todas as empresas distribuidoras dos artigos, gosto da área que irei trabalhar, na minha cidade tem somente uma loja com forte venda, mais não tem concorrência, poucas formas de pagamento, o desconto para pagamento a vista é mínimo (5%), não atrai os clientes, e as marcas de carretilhas são limitadas. Sou de Manaus/Amazonas, e acho que o negocio pode dar certo, pois aqui no meu estado é o centro da pesca esportiva.

  15. mauro disse:

    Penso em abrir uma loja de artigos de pesca e rações para animais, mas estou tendo dificuldade para conseguir distribuidores de prdutos desse ramo, ou seja, rações em geral e materiasi de pesca. Se alguem puder me ajudar, ficarei muito grato. Garanto que o meu comercio não irá prejudicar o movimento da sua loja, pois fica no interior de São Paulo. grato.

  16. Marcelo Garrefa disse:

    boa tarde Rodrigo estou no ramo a 5 anos e gostaria de comercializar seus produtos,poderia entrar em contado comigo

  17. EMERSON LIMA disse:

    VENDO ARTIGOS DE PESCA DIRETAMENTE NA PRAIA SESTEMA DE DELIVERY ISSO ME LIVRA DE UMA SERIE DE DESPESAS QUE A LOJA PODE GERAR MEU ESTOQUE FICA EM CASA E PARTE NO MEU CARRO E UMA BOA OPÇAO TBM MAIS EXIGE SACRIFICIOS

  18. Silvio Martinelli disse:

    OBS: Tenho uma loja de pesca a 24 anos, minha montagem estrutural esta muito defazada, gostaria de fazer uma reforma em sua estrutura,como balcões vitrines e informatiza-la. Como poderia receber esta ajuda.

  19. Leonardo disse:

    Ola amigos, eu gostaria de saber qual tipo de produto tem mais giro ;varas, carretilhas, iscas e anzois?
    E tambem qual é margem de lucro media dos produtos?

  20. Denilson disse:

    Era o quê eu estava procurando. Obrigado pelo excelente artigo. Vou estudar bastante para poder montar minha casa de pesca. Já tenho uma vantagem de ser pescador e conhecer bastante sobre os principais materiais procurados.

  21. Denilson disse:

    Qual o preço do kit “como abrir um negócio”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores