Como Montar um Hotel Fazenda

Como montar um hotel fazenda
Como montar um hotel fazenda.

O homem, depois de sair do ambiente rural nunca se esqueceu da natureza. O surgimento do hotel fazenda veio suprir a realidade de contato com a natureza, que já acontecia, mas sem regulamentação. O êxodo rural provocou certa ruptura entre o urbano e o rural, e assim surgiram os hotéis fazenda, possibilitando a introdução das pessoas de volta a zona rural, mesmo que por alguns dias. Sair da rotina do trabalho nas grandes cidades é o que mais motiva as pessoas em saírem de suas casas para procurarem locais mais tranquilos para descansarem e terem mais contato com a natureza.

Alguns aspectos devem ser observados para a introdução de um hotel fazenda. A empresa deve estar comprometida com o manejo ambiental, saber avaliar os impactos negativos que possam afetar a natureza, minimizar a produção de dejetos, evitar impactos luminosos, controlar os gases e ruídos a serem emitidos, monitorando o ambiente. Mil e uma regras deverão ser lidas e relidas pelo empreendedor para que possa começar o negócio em dia com todas as especificações dos órgãos que regulamentam os hotéis fazenda.

Mercado de hotel fazenda

A indústria hoteleira nacional vem ganhando investimentos, principalmente a partir da crise de mercados na Europa e nos Estados Unidos. Algumas companhias já se dispuseram a abrir muitos hotéis e gastar uma quantidade exacerbada de dinheiro em investimentos.

O parque hoteleiro nacional é constituído de cerca de 25 mil hotéis e pousadas, sendo a maioria deles de pequeno e médio porte, com 50 apartamentos no máximo. Muitos estão localizados em São Paulo, mas podem perfeitamente combinar com qualquer região do Brasil que tenha público para consumir os serviços. Os especialistas no setor de hotel fazenda acreditam que a expansão da quantidade de hotéis vai se manter positiva, principalmente na contratação de novos funcionários. As empresas afins também estão crescendo em decorrência deste salto mercadológico, como as de uniformes para funcionários, produtos de higiene e alimentação pronta.

Quanto a rentabilidade, os hóspedes brasileiros foram os responsáveis pela maioria das estadias em hotéis fazenda dentro do território nacional, principalmente a partir da melhoria das condições de vida da população, que vem investindo muito em serviços, principalmente em relação a lazer e conforto.

Localização do hotel fazenda

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Antes de tudo, devemos traçar o perfil do público-alvo a que se deve atender. A instalação do hotel está fortemente vinculada a isto, pois a partir desta definição, a localização ideal poderá ser pensada. É importante avaliar as facilidades de acesso, a propriedade e posse, facilidade da contratação da mão de obra e a fazenda com sua estrutura.

Devemos priorizar que o hotel fazenda esteja longe dos tumultos das grandes cidades, já que é realmente a ideia do estabelecimento certa distanciamento de todo aquele barulho e perturbação. Porém, deve estar relativamente próximo de pontos de ônibus e da malha viária, para que os clientes possam ter acesso igualitário. Na fazenda, a água é essencial de estar limpa e abundante. As nascentes podem estar dentro da própria propriedade, de preferência. A localização deve estar disponível para que as pessoas possam ir e vir para trabalhar todos os dias. Uma distância razoável das cidades é o ideal, mas a possibilidade de deslocamento dos funcionários ao empreendimento também é essencial. O correto é o meio termo, justamente o que se procura.

Estrutura de hotel fazenda

Dependendo da expectativa do empreendedor em relação ao hotel fazenda, variará bastante este quesito. Ressaltamos a necessidade principal de ambientes de atendimento ao cliente, áreas para acomodação, lazer, lavanderia, área social e setor administrativo.

Para a área social: lobby, portaria e recepção e sanitários masculinos e femininos.

Na área de lazer interna e integrada: salas de estar e leitura, sala de TV, sanitários para ambos os sexos, bar, vestiários, piscina para adultos e crianças, quadras de esporte e salão de jogos e restaurante.

A área de lazer externa deverá conter: arborismo, trilhas ecológicas, matas, lagoas, riachos para pescaria, equitação, carro de boi. O setor administrativo é o menos complicado, devendo apenas ter caixas, sala de espera com secretária, e balcões. Na hospedagem, suítes e apartamentos standard.

Na cozinha: área restrita para o recebimento de mercadorias e sua estocagem, com prateleiras. A linha de manipulação de alimentos deve ser independente, podendo ter acesso apenas as pessoas envolvidas com o cozimento e preparo dos alimentos. Lavatórios e torneiras são necessários para higienização.

Pessoal de hotel fazenda

Pelo menos uma pessoa deve ficar responsável pelo setor de reservas de hospedagem. As informações gerais do hotel fazenda e outros assuntos são dever deste profissional, em habilitar informações e repassá-las ao público. Geralmente junto com a recepção, o departamento de reservas tem grande valia para a solução de diversos problemas.

Na recepção, pelo menos duas pessoas devem fazer o atendimento de recepcionistas. Responsáveis pelo contato cliente-hóspede são profissionais que se encarregam de ter contato próximo com os clientes desde a chegada, permanência e até a saída. Uma pessoa responsável pela organização das áreas do hotel fazenda como um fiscal também é super importante: trata-se da governança. A arrumação dos apartamentos, e demais serviços para os hóspedes será mediado por estes profissionais. Na gerência, é preciso que haja uma pessoa responsável, cuidando da parte financeira e operacional. A camameira será contratada na quantidade que o empreendimento precisar. Geralmente a base é feita pelo quantitativo de apartamentos que o hotel aluga, sendo cinco o número médio. Na lavanderia, também há variação, devendo atenção especial para uma pessoa que saiba operar as máquinas e passar.

Uma equipe de eventos e animação pode ser precisa, devendo conter pelo menos duas pessoas na área de animação cultural do hotel fazenda. Talvez seja melhor recorrer a terceirização, e aí a decisão é do próprio empreendedor. O guia ecológico deverá mostrar as trilhas, caminhadas e descrever as atividades existentes no hotel fazenda, responsável ainda por informações e esclarecimentos relacionados a seu setor. Garçons e garçonetes são precisos para servirem as pessoas, no bar principalmente. Duas pessoas são o suficiente para um pequeno negócio, e além deles um barman também pode ser contratado. Logicamente, o cozinheiro irá dar a qualidade dos pratos que serão solicitados pelos hóspedes, e o auxiliar de cozinha deve auxiliá-lo nesta função. Os serviços gerais poderão ser feitos por duas pessoas, responsáveis por manter a organização e higiene geral do empreendimento. Por mais que o hotel fazenda esteja projetado num local longe de violência, é necessário que um esquema de segurança seja montado devido o risco de diversos tipos de situações que podem acontecer. Terceirizar pode ser uma boa escolha.

Divulgação de hotel fazenda

Para conquistar os clientes, o empreendedor deve sempre cumprir a sua palavra e entregar o que foi prometido. Quando puder, a superação de expectativas também é usada, de maneira a impressionar o cliente, que fica satisfeito pelo bom atendimento e volta ao hotel fazenda. As redes sociais são muito usadas para a divulgação do que quer que seja. No caso específico do hotel fazenda, esta regra aplica-se muito bem, mostrando bons retornos. Antes mesmo de o hotel fazenda abrir as portas, pode-se fazer promoções e juntar uma grande quantidade de pessoas numa comunidade ou grupo em rede social.

Algumas técnicas de mercado são muito eficientes e com custo acessível, como a montagem de um site com valores e serviços, panfletagem de flyers, distribuídos em locais como faculdades, academias, lojas, escritórios comerciais. Os anúncios em jornais e revistas ainda não saíram de uso e ainda têm uma grande influência social, e a dica é optar pelos veículos que falam sobre turismo, bem estar e meio ambiente. Também é válido evidenciar promoções em estadias no hotel fazenda em determinados dias da semana e anunciar em sites de busca na internet.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. As dicas e as orientações são muito boas e pertinentes. Gostaria de saber como montar uma clínica para consultas e exames médicos? Abração.

DEIXE UMA RESPOSTA