Como Abrir Uma Loja de Revelação de Fotos Digitais

Como abrir uma loja de revelação de fotos digitais
Como abrir uma loja de revelação de fotos digitais.

Saiba como investir em uma loja de revelação de fotos digitais e como tornar o seu empreendimento lucrativo. Nenhum segmento cresceu e se desenvolveu tanto nos últimos anos como o de fotografia. O equipamento se modernizou e em menos de uma década vimos o filme analógico ser praticamente abolido das lojas para um investimento pesado em fotografia digital. Todos os profissionais ligados a esta área estão crescendo bastante, e um dos serviços que ganhou seu espaço na evolução do mundo foi o de revelação de fotografia digital, uma excelente oportunidade de negócio para investimento com retorno rápido.

Hoje em dia, quem não tem uma máquina digital em casa? Tão populares quanto os celulares, os aparelhos fotográficos digitais são itens de consumo básico. E todo mundo curte registrar os eventos e momentos entre amigos e família, pois as fotografias fazem parte da vida de todas as pessoas. Algumas colocam tudo em CD e postam em suas redes, mas a maioria das pessoas ainda preza pelo tradicionalismo de ter fotos em papel, de imprimir as imagens e colocar em álbuns de fotografia. E como são muitos os clientes, investir neste ramo de negócio pode ser uma ótima forma de tornar um capital parado no banco em algo lucrativo e com perspectiva de dobrar de valor em menos de dois anos.

Se você não acha que este poderia ser um bom ramo de investimento, confira apenas números do mercado: foram vendidas mais de 15,6 milhões de unidades de câmeras digitais na América Latina e o Brasil tem 44% deste número. Estima-se que o fechamento do ano de 2011 tenha um aumento de 9% e os demais anos cresçam mais de 20% com a diminuição do custo de venda das máquinas fotográficas digitais.

O que é melhor em lojas de revelação digital é que em sua maioria elas não se restringem apenas a este serviço, mas irão vender objetos relacionados ao tema, que também possuem boa procura de mercado e o lucro será ainda maior que o estimado. Um bom exemplo é fazer fotos para documento, as conhecidas foto 3×4, que são bem procuradas e dão um bom lucro no montante mensal. Podem ser vendidos diversos itens como máquinas fotográficas e acessórios, além de álbuns e porta-retratos e assim montar uma loja completa, mas não se esquecendo de manter o tema central do ponto comercial: fotografia.

Equipamento necessário para montar uma loja de revelação digital

Em teoria, as máquinas usadas para a impressão de fotos digitais não passam de impressoras, mas não no formato comum que conhecemos, elas são um pouco maiores e profissionais e possuem uma extrema qualidade de impressão para que a foto saia perfeita na reprodução do registro do disco de imagem da máquina fotográfica. São simplesmente conhecidas como mini labs e revelam as fotos por meio de disco de imagem em uma qualidade semelhante ao mesmo material usado analogicamente, ou seja, por meio de filmes de fotografia.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

As mesmas fabricantes de reveladores para filmes são as que trabalham com venda de impressora para foto. As mais conhecidas são Epson, Kodak e Fujifilm, que migraram para o ramo de fotografia digital com louvor. Elas imprimem fotos por meio de conexão com o computador, algumas apenas com a inserção de cartão de memória na própria máquina em entrada específica para isso. O valor de tal equipamento varia conforme o modelo e marca, podendo facilmente chegar a R$ 3 mil no mercado, sem incluir os custos de tinta e papel fotográfico específico, vendido em rolos e não em folhas. Este maquinário já trabalha com o formato de foto padrão, 10×15, podendo ser ajustado para os demais e liberando a foto já cortada, como o cliente fez o pedido. Dependendo do porte da loja, tenha ao menos três dessas para dar conta da quantidade de encomendas.

Localização ideal

O local ideal seria em um shopping center ou próximo a locais de lazer, onde o cliente praticaria outras atividades enquanto aguarda a finalização das fotos. E seu público-alvo está bem relacionado a esta localização, que são pessoas com poder aquisitivo para revelar muitas fotos e que tenham celular com câmera, máquinas digitais e queiram investir em revelação.

Outra dica é instalar sua loja de revelação de fotos digitais em áreas com grande circulação de pessoas ou centros comerciais próximo a lanchonetes e restaurantes, uma vez que o período mínimo de entrega é de uma hora.

Estrutura para montar uma loja de revelação de fotos digitais

O maior investimento mesmo será em maquinário, uma vez que a estrutura básica é a de qualquer ponto comercial, envolvendo prateleiras caso vá investir na venda de outros produtos, balcão para atendimento e cadeiras. Se optar por vender outros produtos, a dica é investir em itens relacionados à revelação em primeiro lugar como álbuns para fotos digitais, porta-retratos e também máquinas fotográficas, que são sucesso em vendas e um dos itens mais queridos para o mercado. Pense também, em oferecer a revelação de foto livros que estão na moda e dão um bom lucro ao empreendedor.

A lucratividade mensal pode ser bem otimizada se investir na venda de máquinas digitais, desde que se encontre um bom fornecedor com bom preço para que a venda seja mais lucrativa ainda. Como dica, venda modelos de câmeras compactas tanto simples como semi-profissionais, que são mais difíceis de serem encontradas à venda em algumas cidades que não sejam no eixo Rio de Janeiro – São Paulo.

Somando aluguel, montagem da estrutura e compra de produtos, o investimento inicial deste ramo de negócio fica em torno de R$ 150 mil, incluindo reforma de espaço, compra de móveis e maquinário e um pequeno estoque de produtos para começar a vender. Neste valor estão ainda incluídos os gatos básicos com água, luz, telefone e computadores para acessos dos clientes para encontrar as fotos adequadas para revelação.

Ficou interessado em abrir uma loja de revelação de fotos digitais? Comente!

4.80 avg. rating (93% score) - 5 votes

 

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!

42 COMENTÁRIOS

  1. eu sou fotografa e tercerizo servico com photomania gv ,mais sim tenho vontade de ter uma maquina para trabalhar aqui em minha cidade onde nao ha nenhuma loja de revelar fotos,gostaria de ter no minimo uma maquina usada para 3×4 e 10 x 15

  2. Tenho pensado em abrir um pequeno negócio no ramo de revelação de fotos digitais e fiquei muito satisfeita com as dicas que encontrei aqui.
    tenho certeza que irão me ajudar bastante.

  3. Olá, montamos uma loja de revelação digital de bairro, e não estamos vendo muito retorno a longo prazo, estamos preocupados mas a desistência não é o meu forte.
    vamos continuar a esperar para ver o que vai dar.

  4. Estou abrindo um estúdio fotográfico, mas gostaria de ter uma máquina pra revelar, pois seria bem mais prático, só não sei como comprar esse tipo de equipamento. Gostaria também de comprar uma máquina de fazer álbum, acho que assim lucraria muito, mas conheço muitos fotógrafos, vc poderia me ajudar?
    Agradeço desde já.

  5. Gostaria da sua opinião: tenho um ponto de comércio que está fechado. A cidade de Iconha é pequena,tenho vontade de montar recarga de cartucho, será difícil para mim que não tenho experiência no ramo, por favor, preciso da sua ajuda.
    O que colocar na loja?
    Mande pelo meu e-mail, muito grata.

  6. Gostei dessas dicas, pois meu sonho é poder montar minha própria loja de de revelação, mas como faço para comprar uma máquina de revelação? Se você tem alguém interessado em vender, me liga para a gente negociar (85)8199-9652. Estou esperando sua ligação, fico muito grato.

  7. Comecei há poucos meses no Fotocenter da rede Walmart e me vi em um mundo fascinante da fotografia. A rotina puxada entre controle de estoque, gestão de pessoas e manutenção dos minilabs se amenizam na satisfação do cliente que aguarda uma hora para receber seus pedidos, o sorriso nos lábios e a surpresa de se ver impresso em fino acabamento. Vender sensações e emoções não tem preço, a felicidade paga por tudo. SIM, pretendo abrir um minilab o mais rápido possível, por enquando vou me preparando neste novo mundo.

  8. Gostaria de saber:
    onde posso comprar a máquina de revelação da Kodak, já tem uns 3 meses que busco de toda forma, mas não consigo.
    (kodak picture kiosk G4)

    Agradeço desde já se alguém me passar um contato…

  9. Olá, estou muito interessada em abrir uma loja deste ramo, mas gostaria de saber mais informações sobre as máquinas que devo fazer investimento e se tem alguma empresa que faz estilo franquia.

  10. Estou a pensar em abrir um laboratório para montagem de álbums digitais. Creio que diversidade em maquinaria do gênero deve haver bastante. Ou seja, opcções não devem faltar e cliente de baixo custo. Mas importa perguntar: qual o melhor equipamento e em média quanto pode importar, em custos, um laboratório destes? Gostaria de ter uma base para construir a minha ideia.
    Obrigado.

  11. Bom gente essa dica é muito boa, mas leve em conta a impessora de foto que você vai comprar. Eu comprei uma maquina de foto hp por ser muito boa de qualidade.

  12. Tenho vários materias para montar uma loja de foto digital, só me falta a máquina de revelar, qual a melhor para uma loja de pequeno porte?

  13. Boa noite Senhores!

    Meu nome é Maycon e faço Pós-Graduação em Marketing na faculdade Metodista.

    No meu TCC, estou focando em abrir uma empresa de fazer revelação de foto digital, uma área que me interessa e que me identifico muito e está crescendo cada vez mais.

    Venho por meio desta, solicitar se possível, uma ajuda em algumas informações para eu poder incluir no meu trabalho, onde após concluído, poderei encaminhar este Plano de Negócios aos senhores com informações, idéias e sugestões que podem angregar aos negócios de vossa empresa e ajudar futuros investidores deste negócio.

    Tenho o interesse de conhecer sobre este ramo e a empresa de vocês, para além de revelar umas 150 fotos, gostaria de saber se possível, conhecer processo desta revelação das fotos digitais.

    Meu email particular é kestior@yahoo.com.br e gostaria muito de manter contato com os senhores para poder ir visitá-los.

    Muito obrigado pela atenção

    At.

    Maycon

  14. Olá … Já comprei o KIT e tenho planos de fazer um plano de negócios para entregar na faculdade e depois num futuro em breve, por em prática e abrir um estúdio para revelar fotos digitais !!

    Se possivel, os senhores me derem alguma ajuda, com informações de valores ou lucros, ficarei muito grato !!

    Meu email é kestior@yahoo.com.br

    Moro em Sto André/SP … Se os senhores tiverem algum estúdio ou algo por perto, irei com prazer para conhecer o processo deste empreendimento que cresce cada vez mais !!

    Muito obrigado pela atenção

    At.

    Maycon

  15. Tenho pensado em abrir um pequeno negócio no ramo de revelação de fotos digitais e fiquei muito satisfeita com as dicas que encontrei aqui. Tenho certeza que irão me ajudar bastante. Quero saber como comprar máquinas para montar loja ou minilabs e produtos. Por favor me ajudem…

  16. Olá cinthia, seria bom voce começar com uma maquina de impressão termica, sony-updr200 tem m custo baixo em média de cinco a seis mil reais, te garanto é otimo o equipamento.

  17. ESTOU PENSANDO EM ABRIR UM NEGOCIO DESTE, MUITO INTERESSANTE, VC SABERIA QUAIS MAQUINAS SERIAM VIAVES PARA REVELAÇÃO DE FOTOS NA HORA? E O CUSTO DA MAQUINA E DO PAPEL?

  18. gente quero abrir uma pequeno kodak mas nao sei a onde encontra as maquinas de revelar as fotos alguem pode mim ajudar agradeço muito o brigado (luce-souza@hotmail.com)

  19. Gostaria de comprar um equipamento de impressão de grandes fotos, alguem poderia me ajudar me indicando qual? E, se tem alguém com experiência neste tipo de negócio que pode me ajudar a tirar algumas dúvidas. Muito grato e no aguardo de contato.

  20. TENHO UMA PEQUENA LOJA DE FOTO PRODUTO, GOSTARIA DE OBTER UMA MAQUINA DE REVELAÇÃO DE FOTOS COM QUALIDADE PORQUE EU TERCERISO E FAÇO REVELAÇÃO NUMA EMPRESORA COMUM. GUARDO RESPOSTAS DE VCS GRATO, LAUDICEIA

  21. Olá, gostaria de mais informações sobre como abrir um laboratório para revelação de fotos,esse investimento de R$150 vai quanto só para o maquinário? e em quanto tempo se pode ter retorno??

  22. Estou abrindo uma pequena empresa de presentes personalizados e outros serviços, e estou atras de comprar uma maquina de revelaçao digital da KODAK, aquelas que revelam na hora, como faço, onde devo procurar, pois já faz um tempo que estou atras, mas ate agora nada.

  23. gostaria de comprar uma impressora para revelar foto, mais as mais baratas que achei foram as hiti mas por sua vez fiz o calculo de quanto sairia cada foto 10×15 comprando o material e ficaria 1,15 cada foto sendo que eu revelo na cidade vizinha por 0,70 qualidade kodak. sabes de uma maquia de custo baixo nas fotos…aguardo….

  24. BOA NOITE! ADOREI A IDEIA DE MONTAR UMA LOJA DE REVELAÇÃO NA HORA,JÁ TRABALHO COM ISSO,MAS NUNCA TINHA PENSANDO EM MONTAR UMA LOJA PRÓPRIA AGORA VCS ME DERAM UMA BOA SUGESTÃO JÁ Q EU N TENHO TRABALHO FIXO E ADORO TRABALHAR COM FOTO MONTAGEM ETC..

  25. Gostaria de saber, se alguém sabe me indicar algum lugar que alugue quiosque de impressão de fotos digitais instantâneas.

    Obrigada, atenciosamente,

    Mônica.

  26. bom dia,
    pesquiso muito sobre máquinas de revelação, vou comprar a minha aqui, tem o melhor preço também, estou comprando com a senhora edna que sempre me atende e me responde todas as dúvidas muito bem! espero poder ter ajudado. boa sorte a todos!

  27. Para fotos padrões como 10×15 e 3×4 não precisa ser necessariamente um minilab, basta apenas uma impressora comum ( aconselho HP ou Epson), que possam ser adaptadas com Bulk-Ink(sistema de recarga continua) que ao invés de usar tinta pigmentada(tinta das impressoras) comprem tinta UV (tinta que garante melhor qualidade ao imprimir em papeis fotograficos) e pronto, um pouco mais de habilidade no photshop e em pouco tempo ganhe rios de dinheiro – Lembrando: Sempre faça algo que você gosta, nunca apenas pelo dinheiro!

DEIXE UMA RESPOSTA