Como abrir uma clínica de estética

Por:

Como abrir uma clínica de estéticaO segmento de estética é o que mais cresce no Brasil e está representando para muitos empresários, a oportunidade de ingressar num mercado com muitas possibilidades. A clínica de estética atende segmentos diversos como clínicas para fotodepilação, clínicas para emagrecimento e reestruturação corporal, clínica para aplicação de botox e outros tratamentos contra rugas e rejuvenescimento.

Por isso, antes de começar o seu planejamento, o empresário deve estabelecer em qual segmento irá atuar no mercado. Esse processo é ideal para a organização inicial antes de abrir uma clínica de estética.

Mercado para abrir uma clínica de estética

Antes de iniciar o negócio, os empresários devem saber não só que atenderão um mercado aquecido, mas também bastante concorrido, em que a qualidade do atendimento e dos cosméticos, o diferencial nos serviços e a localização contam pontos para o sucesso do negócio.

É importante sempre ter um bom planejamento empresarial, assim irá mensurar os custos, investimentos, possíveis lucros e demais pontos interessantes.

Segmentação da clínica de estética

Em que atuar pode ser um desafio inicial para os empreendedores que deverão escolher quais serviços oferecer na clínica de estética, como por exemplo, fotodepilação, tratamentos de lipoaspiração e outros.

Antes de escolher qual segmento atender, avalie o tamanho do segmento, ou seja, o que é necessário para atender esse segmento com estruturas demandadas e ainda custos e investimentos.

Antes de qualquer coisa você precisa saber se você é e o que é ser empreendedor!

Verifique também o potencial consumidor para o segmento na região escolhida, analisando se há carência em determinado tratamento estético. Se houver mercado, também é possível ousar atuando em vários segmentos ao mesmo tempo.

Localização da sua clínica de estética

Escolha a localização depois de um estudo que irá decidir se o local apresenta um público-alvo com potencial consumidor. Atente-se também para uma região que é frequentada por pessoas de diversas classes sociais e idades.

Se você está pensando em adquirir um ponto comercial, honestamente, aconselho ler o texto: cuidados ao comprar um ponto comercial.

Um local ideal para abrir a clínica de estética poderá ser em avenidas comerciais próximas a qualquer outro empreendimento  ou próxima à academias e salões de beleza.

A vantagem é que os clientes que procuram as clínicas de estética, procuram somente pelas clínicas, não importando muito a vizinhança.

Se a clínica, por exemplo, atende a um determinado segmento poderá funcionar próximas às clínicas de segmentos complementares a sua.

Os shoppings também são locais bem estratégicos para a implantação da clínica, principalmente, se a intenção é por serviços rápidos como fotodepilação e bronzeamento artificial.

Já pensou em montar uma loja no shopping?

Público-Alvo ao abrir uma clínica de estética

Pesquise o público local que o seu centro de estética irá atender e que poderá vir de regiões vizinhas; veja quais os desejos e necessidades.

Apresente para os potenciais parceiros as propostas da clínica através de apresentações em workshops no qual serão explicados os tratamentos que a clínica oferece. Nesses workshops, use todo o poder de marketing dando uma prévia para os parceiros do será o atendimento na clínica e como ambos os lados podem ganhar com isso.

Uma ferramenta incrível de marketing é o email. Você sabe o que é email marketing?

É importante nos atendimentos prévios a entrega de panfletos explicativos por pessoas que estejam com camisas da clínica e possam explicar brevemente e com simpatia para os clientes os serviços que serão oferecidos. Portanto, conte com um serviço de recepção competente, distribua brindes e outros mimos.

Pessoal

A clínica de estética deverá contar com profissionais para atendimento que serão a linha de frente e deverão ser cordiais, gentis e que conheçam todas as informações sobre os tratamentos e ainda saibam as políticas da empresa.

Representantes competentes deverão ser admitidos para que representem bem a empresa e saibam divulgar os serviços oferecidos pela clínica afim de obter mais clientes

Além disso, a clínica deverá contar com cirurgiões plásticos, dermatologistas, esteticistas, massagistas e auxiliares para os serviços de estética.

Investimentos para abrir uma clínica de estética

O empresário deverá investir na adequação do imóvel, de acordo com a estrutura exigida para o porte do negócio e de acordo com normas sanitárias de saúde se necessário.

Há ainda gastos com equipamentos, produtos, mobiliário e veículos, além das despesas administrativas que serão realizadas.

O empreendedor  também investirá em marketing de divulgação, treinamento de funcionários e folha de pagamentos.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Equipamentos para a clínica de estética

As clínicas de estética devem contar de acordo com a estutura e serviços oferecidos com uma lista considerável de equipamentos, como aspirador de secreções, fonte de oxigênio, estufa ou autoclave para esterilização do material, tensiômetro ou esfigmomanômetro; mobiliário dentro do padrão hospitalar, armários e produtos farmecêuticos.

Equipamentos como mesa cirúrgica, geladeira, monitor cardíaco e desfibrilador, lavadoras e secadoras de roupas também são necessários.

Fornecedores

Na escolha de fornecedores, os empresários das clínicas de estética devem selecioná-los sob os critérios de qualidade de produtos e equipamentos, pontualidade no fornecimento e ainda qualidade nas entregas, contando também com preços e condições que podem ser negociados com integração nos processos.

Outro excelente negócio para se montar é uma distribuidora de medicamentes, veja aqui como montar uma distribuidora de medicamentos.

Normas Sanitárias para abrir uma clínica de estética

Algumas normas sanitárias são exigidas para todas as clínicas de estéticas que foram dividas em Clínica de Estética I e Clínica de Estética II. Essa divisão está de acordo com os procedimentos que são permitidas nas clínicas.

Por exemplo, a Clínica de Estética I poderá usar instrumental cirúrgico para anestesias sem pernoite dos pacientes. Já a Clínica de Estética II poderá utilizar tratamentos em estética médico-cirúrgicos de pequeno e médio porte sob anestesia local, uso de monitor cardíaco e desfibrilador, mesa cirúrgica e outros.

Desnecessária frisar a importância de providenciar a legalização da empresa junto aos órgãos competentes. Pela dificuldade que todos sabem, cito um excelente texto sobre documentos para abrir uma empresa.

Lembrando que para atender as normas gerais de saúde e segurança de acordo com a Anvisa, o Ministério da Saúde e ainda outros órgãos é ncessário que se atenda Normas e Resoluções que podem ser pesquisadas no site desses órgãos e nos sites das secretárias de saúde de seu Estado.

De acordo com as normas de saúde, é possível também para os profissionais da clínica se organizarem a fim de prevenir e controlar infecções que possam surgir em decorrência dos procedimentos estéticos.

Licenças necessárias

Lembrando que antes de iniciar as atividades a Clínica Estética devem possuir licenças no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Além das Licenças no órgão de Vigilância Sanitária local e outras licenças de funcioanamento que são a Ambiental, Licença de abertura do estabelecimento com Alvarás expedidos pela Prefeitura e Bombeiros e outros.

Tecnologias que são tendência de mercado

Para ser eficientes, as clínicas de estética hoje contam com tendências de mercado que são marcadas pela tecnologia presente em todo o tratamento estético.

Portanto, antes de escolher a segmentação de serviços oferecida pela clínica estética, os empresários devem estudar e pesquisar as tecnologias que tornarão os serviços competitivos, dinâmicos e seguros.

As tecnologias utilizadas pela clínica estética abrangem :

Depilação a Laser – a aplicação da tecnologia busca tornar o tratamento mais duradouro, além de evitar mucosas na pele, pêlos encravados e outros desconfortos causados pela depilação tradicional.

Botox – é um tratamento muito utilizado e procurado. Por isso, para se manterem competitivas, muitas clínicas estéticas não dispensam oferecer o serviço. Porém, para implantação do tratamento é necessário o uso de produtos de qualidade, injeções descartáveis e mão de obra realizada por profissionais que tenham certificação.

Peelings – são procedimentos que exigem o uso de produtos químicos como o ácido e que buscam a descamação para a reestuturação da pele. Os peelings são divididos em: peelings médio, superficial e profundo de acordo com a necessidade do cliente.

Power Shape – esse tratamento exige equipamentos da mais alta tecnologia. O equipamento é ideal para combate à celulite, gordura localizada e flacidez de pele.

Descrevemos acima alguns exemplos sem esgotar o assunto, pois atualmente as clínicas contam com diversos mecanismos tecnológicos e para iniciar uma implantação bem sucedida de uma clínica de estética é necessário estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias e seus usos para fidelizar os clientes e lucrar.

Equipe médica para a clínica de estética

Lembramos que para aplicação das tecnologias como Botox e Peelings é necessário que o aplicador seja médico licenciado e com registro, pois são tratamentos que envolvem uso de químicos e injeções. Todo esse cuidado evita que os pacientes fiquem livres de transtornos físicos prejudiciais à saúde em razão do tratamento.

Para uso de equipamentos como o Power Shape o profissional deverá ser médico fisioterapeuta. Essa exigência é do Ministério da Saúde e esta de acordo com as técnicas exigidas no tratamento.

Para obter sucesso, as clínicas de estética devem alinhar métodos, técnicas e tecnologias com o um atendimento responsável, prezando pela saúde. Saúde e beleza devem ser a sua proposta e ainda oferecer um atendimento com qualidade e carinho às necessidades dos clientes.

Quer saber outras ideias inovadoras para seu negócio? Confira abaixo:

ideias inovadoras

ideias de negocios

Que tal abrir uma clínica de estética?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

5 comentários sobre “Como abrir uma clínica de estética
  1. katia neuma disse:

    Quero montar uma loja de roupas, mas não sei como começar, quero montar em Fortaleza.

  2. elisete marcelo disse:

    Desejo ter meu próprio negócio como um salão de estética. Como já fiz o curso, já faço meu serviço em domicílio, esta página me ajudou muito.
    Desejo ser uma boa esteticista para trazer e realizar o meu grande sonho.

  3. lourdes moura disse:

    Estamos fazendo um trabalho na faculdade e estes comentários / dicas nos ajudarão bastante.

  4. Roberto disse:

    Olá

    Estou vendendo uma Clínica de Estética no melhor ponto de Campinas. A Clínica tem mais de 400m2 e com equipamentos novos. Excelente oportunidade!!! Interessados enviar email para clinicaesteticacampinas@hotmail.com

    obrigado

  5. vera huser disse:

    Ola , amei suas dicas sobre o assunto . Na verdade sou massagista a alguns anos e ha dois tirei um Diploma de esteticista . Na verdade tenho ja um pequeno local onde trabalhava como massagista e como o local è espacoso implantei tb algumas coisas da estetica … hoje em dia ja faco depilacao , mani-pedicure, limpeza de pele e tambem a massagem .
    Bom ate ai tudo bem , mas meu sonho .. meu ideal é m expandir , ter meu lgar proprio , ser realmente uma business wommen , mas na verdade nao sei ainda muito bem c comecar. Pois ate agora trabalho sozinha… sou a massagista , a cosmetica e td mais . Nao tenhpo naocao nenhuma de como SER CHEFE :), como escolher personal e principalmente nocao de salario , de horarios … enfim . So quem vive isso que sabe como è complicado … existeuma grande diferenca de vc trabalhar p si propria e a expansao!!!
    Resumindo amei as dicas que recebi aki hoje e gostaria de poder ler ainda mais novidades sobre essa branche . Muito obrigada :)
    P.s. Vou baixar o cd
    V.Huser

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Como ter uma criação de galinhas poedeiras
Como ter uma criação de galinhas poedeiras...
De acordo com o decreto nº 64/2000, de 22 de abril...
Como abrir uma loja de artigos para casa
Como abrir uma loja de artigos para casa...
Os produtos para casa têm suas lojas específicas d...
Como montar uma empresa de carro de som para publicidade
Como montar uma empresa de carro de som para publicidad...
Muitos empreendedores ganham a vida montando e equ...
Empresa de limpeza e conservação
Empresa de limpeza e conservação...
A empresa de limpeza e conservação realiza uma ati...
Como abrir uma empresa de brinquedos pedagógicos
Como abrir uma empresa de brinquedos pedagógicos...
Os brinquedos pedagógicos são uma oportunidade no ...

Curta O Novo Negócio!

Artigos Mais Lidos

Como conseguir financiamento para o seu negócio

Como conseguir financiamento para o se...

Neste artigo, veja como conseguir financiamento pa...
7 sinais de que você é um empreendedor de sucesso

7 sinais de que você é um empreendedor...

Alguns sinais indicam que você é um empreendedor d...
8 dicas de marketing para empreendedores

8 dicas de marketing para empreendedor...

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores...
5 Micro franquias de Sucesso

5 Micro franquias de Sucesso...

De maneira geral, as micro franquias – conhecida...
8 maneiras de expandir seu negócio

8 maneiras de expandir seu negócio...

Veja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu ...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!
  • Negócios Para Todos os Tamanhos de Cidades;
  • Negócios Para Pouco ou Alto Investimento;
  • Um Verdadeiro Guia de Ideias Para Investir.

Faça como 410.552 Empreendedores