Como Abrir um Quiosque no Shopping

Como abrir um quiosque no shopping
Como abrir um quiosque no shopping

Abrir o próprio negócio está entre os objetivos de muitas pessoas. É certo que esta atitude pode trazer muitos benefícios como, por exemplo, fazer os seus próprios horários, aumentar o rendimento mensal e ter as suas próprias normas para trabalhar. Montar um quiosque no shopping pode ser o empreendimento perfeito, com muito público e relativamente acessível.
Porém, é preciso alertar que ser dono de um empreendimento também traz muitas responsabilidades, pois se deve ter o máximo de responsabilidade e planejamento adequado para que a empresa obtenha sucesso. Há diversas opções de negócios para quem deseja se tornar um empreendedor. O mais importante é optar por um ramo que a pessoa tenha aptidão para trabalhar e, principalmente, seja bem aceito pelos consumidores.

Para tornar-se um empresário/empreendedor pode-se recorrer aos quiosques no shopping, que são instalados em um local que já contém a presença de muita gente, o que pode ser o primeiro passo para ser bem sucedido. Nesse caso, pode-se abrir uma marca nova ou se filiar a uma franquia, o que é mais recomendado, visto que o público já conhece os produtos oferecidos.

Sugestões de áreas para o quiosque

Antes de tudo, é necessário escolher uma área para atuar, confira abaixo os setores que mais fazem sucesso em se tratando de quiosques para shopping:

  • Alimentação;

Franquias de alimentação

  • Perfumaria;

Como montar uma perfumaria

  • Cosméticos em geral;

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Como montar uma loja de cosméticos

  • Acessórios;

Franquias para montar quiosques

Depois de escolher a área em que se deseja atuar, o ideal é procurar uma franquia que forneça este serviço ou, até mesmo, uma microfranquia. Acompanhe abaixo algumas dicas de franquias para quiosques:

Montar quiosques Havaianas

Esta empresa é 100% brasileira, trabalhando com a comercialização de sandálias de dedo, um produto utilizado pela maioria das pessoas e que já tem um público consumidor grande. Saiba mais sobre a franquia havaianas.

Montar quiosques Chopp Brahma

O chopp é uma das bebidas preferidas dos brasileiros. No final do dia muitas pessoas se reúnem no shopping para consumi-lo. Montar um quiosque chopp Brahma é uma boa oportunidade de negócio, pois tem chances de obter lucro em todas as épocas do ano.

Montar quiosques Mr Pretzels

Esta marca trabalha com o fornecimento de massas doces, sendo conhecida pelas guloseimas doces e leves. O lanche rápido é prático pode atrair muitas pessoas, bastando manter a qualidade dos alimentos e bom atendimento.

Montar quiosques Chilli Beans

Os óculos de sol estão entre os acessórios prediletos de quem gosta de compor um look com estilo, portanto, oferecer um quiosque com estes artigos na área central do shopping é uma boa oportunidade de atrair este público. Além do mais, não é preciso um espaço grande, bastando um bom mostruário e um atendimento impecável.

Montar quiosques O Boticário

Esta marca é uma das que mais cresce no Brasil, devido à qualidade dos seus produtos e o preço acessível que oferece. Abrir uma franquia Boticário no shopping é uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Montar quiosques Grão expresso

Há quem não dispense um cafezinho, mesmo estando passeando pelo shopping. Esta empresa trabalha com o fornecimento de café, de modo prático e garantindo satisfação ao consumidor.

Montar quiosques Bob’s

A franquias Bob’s é uma das maiores franquias de quiosques, trabalhando com o preparo de lanches rápidos. A marca é conhecida e bem aceita, sendo uma boa ideia para quem deseja empreender.

Contato com a franquia

Após escolher a área e franquia que oferece o serviço que se pretende trabalhar, entre em contato com a marca. A partir daí será possível saber o valor a ser pago para poder usar o nome e os produtos da empresa, receber o treinamento, entre outras coisas que a instituição exige e possibilita. Quer conhecer as franquias mais interessantes para você? Veja abaixo:

Planejamento

Tenha um capital de giro, ou seja, um valor em dinheiro que deve ser usado somente para investir no empreendimento. Dessa maneira, é possível ter mais segurança, uma vez que nos primeiros meses pode ser que o lucro não seja o esperado, mas mesmo assim será preciso pagar pela locação do espaço, gastos com funcionários e contas.

Fazer este planejamento financeiro é essencial para não se endividar excessivamente. Já sabe fazer um planejamento? Se tem alguma dúvida leia: como fazer um planejamento. Para abrir um quiosque, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o shopping. Ao fazer isso, deve-se apresentar a ideia à instituição, em seguida ela irá pedir um pré-projeto formal para que entre em concorrência com outras pessoas que estejam interessadas em adquirir um espaço nesta área comercial.

Para conseguir elaborar tudo corretamente, uma boa opção é buscar uma empresa de consultoria. Portanto, é necessário elaborar um documento especificando todas as atividades que serão realizadas no quiosque, bem como as vantagens que ele irá trazer para o shopping. O ponto principal ao construir o projeto é provar em dados concretos que o negócio é interessante e pode trazer um bom rendimento. Além destas análises documentais, também é preciso fazer um maquete de como se pretende deixar o ponto.

Nesse caso, o próprio shopping disponibiliza o seu setor digital para que o empreendedor possa montar o projeto em 3D, permitindo uma melhor visualização e consequentemente compreensão do desenho, contudo, é necessário pagar por este serviço que será oferecido, o valor depende da empresa.

Dica importante: Muitas franquias disponibilizam o projeto (pronto) para o franqueado, o qual precisa tão somente “mostrar” ao shopping.

Que tal algumas dicas de como abrir um negócio? Com certeza irá lhe ajudar.

Para fazer uma boa maquete deve-se observar alguns fatores importantes:

– Descreva a cenografia do quiosque com riqueza de detalhes. Isto é fundamental para que os avaliadores tenham noção do espaço que o quiosque irá precisar. – Proponha uma cenografia prática, nada muito exorbitante e que possa mexer com a estrutura ao redor, pois é necessário levar em conta as outras lojas que já estão instaladas no local. – Seja o mais claro possível, evite colocar desenhos que gerem dúvidas, uma vez que isto pode dificultar a compreensão dos avaliadores. Caso seja necessário, acrescente legenda nos principais locais.

Avaliação do projeto pelo shopping

Depois de expor todas as informações, é preciso entregar o documento à empresa. Feito isso, o futuro empreendedor preciso aguardar o processo de concorrência, que pode ter um tempo variado de acordo com cada instituição. Neste período, todos os pré-projetos serão avaliados, o que for mais viável e lucrativo será escolhido para ser instalado no local.

A instituição irá realizar uma pesquisa para saber se o público que frequenta o local tem interesse em consumir o produto que se pretende ofertar. Este é um dos fatores decisivos para que a empresa aprove um projeto ou não. Se muitas pessoas se demonstrarem receptivas ao novo serviço, a proposta certamente será aprovada.

Após este processo, será solicitado um novo projeto, este sim é definitivo. Sendo assim, além dos dados tradicionais que serão pedidos, também é preciso especificar todos os valores do orçamento (procure um escritório de contabilidade). Depois dessa etapa é que se deve começar a ter alguns conhecimentos mais profundos sobre o ponto que será disponibilizado no shopping como, por exemplo, o valor a ser pago mensalmente pela locação do espaço, a arquitetura que precisa ser preservada, entre outros fatores.

Logo em seguida, o projeto será novamente avaliado e se tudo estiver correto, o empresário receberá o aval para começar a construir no local disponibilizado. Caso algum ponto não esteja de acordo com as normas do shopping, será preciso readequar o projeto até ele ser aprovado.

A partir da permissão concedida, é preciso assinar o contrato de locação, neste caso, deve-se ler atentamente todas as imposições que são feitas ao comerciante, dessa maneira evitam-se problemas e multas no futuro. Observação: Os contratos nesta modalidade de quiosque em shopping costuma ser grande e ter muitas clausulas contratuais, por isso, aconselha-se levar a um advogado.

Construa o quiosque respeitando todas as normas as descrições que foram feitas na maquete e principalmente as diretrizes do shopping. Dependendo da empresa, a pessoa terá um determinado tempo para construir e começar a trabalhar. Portanto, se este for o caso, esteja atento ao prazo estipulado, pois do contrário será necessário pagar uma multa, conforme  previsto no contrato.

Também não é permitido causar transtornos aos frequentadores do shopping, ou seja, os imprevistos e conseqüências da obra devem ser minimizados ao máximo possível.

Ambientação do quiosque

Feita a construção do quiosque, é preciso dar início a decoração. Afinal de contas, deve-se lembrar que um lugar bonito e aconchegante tem mais chances de atrair o público consumidor e, consequentemente, fazer com que ele se interesse pelo produto que está sendo ofertado.

Portanto, invista em uma ambientação que esteja de acordo com as mercadorias ou serviço que será comercializado, lembrando sempre de respeitar as normas imposta pela franquia.

Adquira móveis e balcões que facilitem a exposição dos produtos. Nesta etapa, é preciso pensar na acessibilidade que será dada ao cliente, sendo assim, não use nada que possa atrapalhar a transição das pessoas ou fazer com que elas não se sintam à vontade dentro do quiosque. Feito isso, é preciso abastecer o ponto com os produtos que serão vendidos, eles devem ser dispostos de uma forma que atraia o público.

Para não cometer erros nesta etapa, o ideal é contratar o serviço de vitrinistas, pois estas pessoas são formadas em como montar vitrines, dominando as técnicas de como chamar a atenção das pessoas que passam pelo local. Assim, será mais fácil fazer uma composição harmônica e dar ao quiosque uma primeira impressão positiva, o que é fundamental para começar bem. Após dispor todos os produtos que se pretende comercializar, pode-se seguir para outra fase.

Não podemos deixar de mencionar que existem muitas franquias que cobram um valor X do franqueado, mas fornecem o quiosque pronto, decorado, conforme os moldes da própria empresa.

Contrate os funcionários que irão trabalhar no local. Isto deve ser feito de acordo com a necessidade do local, como geralmente quiosques são pequenos, recomenda-se a contração de no máximo três funcionários.

Conforme o negócio for crescendo, caso houver a necessidade, esse número pode ser aumentado. Treine os contratados para trabalhar de acordo com as normas da franquia, mas atenção, é preciso saber lidar com o capital de giro, evite extrapolar o orçamento que foi previsto inicialmente, já que isto pode gerar prejuízos.

Inauguração e divulgação do espaço

A primeira impressão a ser causada deve ser a melhor possível. Dependendo da necessidade e do orçamento disponível, pode-se recorrer aos serviços de uma agência de publicidade para criar uma estratégia para divulgar o estabelecimento. Neste caso, pode-se fazer uso de panfletos, propagandas virtuais, entre outras formas de comunicação.

Para recepcionar os clientes no dia da inauguração, uma boa ideia é oferecer um coquetel e brindes, que podem ser pequenas amostras das mercadorias que são ofertadas no espaço.

Desde o início, mostre um bom atendimento, auxiliando as pessoas e, obviamente, oferecendo os serviços/produtos, faça isso expondo os benefícios que eles podem trazer.

Contato com os clientes e promoção

Hoje em dia, com a atual conjectura virtual, qualquer empreendimento que se preze precisa estar em contato com os seus consumidores através da internet, pois este meio é rápido, prático e comprovadamente eficiente. Para fazer essa comunicação pode-se recorrer a diversos canais como sites, blogs e páginas em redes sociais.

O mais indicado para empresas pequenas é investir em uma página no Facebook e um perfil no Twitter. Isso porque, nestas plataformas, o contato é mais direto com o cliente ou interessado na marca.

Confira nosso texto exclusivo de publicidade na internet.

Porém, não basta apenas ter a página para que as pessoas curtam, é necessário abastecê-la com conteúdos relevantes para os consumidores e estabelecer um diálogo. Sempre que surgir alguma reclamação ou questionamento, mostre-se hábil a resolver o problema no menor tempo possível, pois isto evita que a imagem da empresa seja denegrida virtualmente, o que pode causar um grande prejuízo, afastando as pessoas que poderiam vir a frequentar o quiosque.

Além disso, saiba interagir com os usuários da rede, use a mesma linguagem que eles. Sempre que possível, faça pequenas promoções que possam atrair a atenção dos clientes, fazendo com que eles divulguem espontaneamente a marca do quiosque.

Uma boa alternativa é realizar um sorteio de um prêmio, pedindo para que as pessoas compartilhem a promoção, isto fará com que o nome do empreendimento seja levado para diversas timelines, de modo a atingir um novo público.

Por fim, ao montar um quiosque, o mais importante é estar disposto a oferecer um serviço de qualidade, tendo bons produtos e ótimo atendimento, pois é isto que faz com que o público se interesse em consumir os produtos oferecidos. Existem franquias para todos os “bolsos”, bastando uma boa pesquisa e análise de mercado.

O sucesso de uma franquia não está coligado exatamente com o valor que será desembolsado, mas sim com a dedicação, conhecimento, controle e qualidade no atendimento, por isso, tudo que lhe incumba faça da melhor forma possível, assim com certeza terá bons retornos.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA