6 Dicas de Como Montar Uma Casa de Bolos de Sucesso

Casa de Bolos
Investir em uma casa de bolos é uma ótima opção de negócio para quem deseja investir no ramo alimentício.

Quer começar um negócio barato e lucrativo? Que tal investir em uma casa de bolos? Descubra como montar uma casa de bolos e ter sucesso no ramo!

Está pensando em montar seu próprio negócio e está com dúvida do que fazer? Se você leva jeito para fazer bolos, uma casa de bolos pode ser o negócio ideal. O custo para fazer um bolo é relativamente baixo, agora, a lucratividade é bem em conta. Veja-se, falamos em custo baixo ao comparar com o preço da venda do produto. Além disso, você tem uma forte demanda, já que festas e comemorações costumam ter bolos.

Montar uma casa de bolos pode ser um sucesso, desde que você observe os diferenciais, no caso, tem sido as boas receitas, qualidade de produtos e um atendimento impecável. Veja que o atendimento não diz respeito à qualidade do produto em si, e sim na prestação do serviço.

Caso busque algo menos específico, mas dentro deste mesmo setor, pode ser interessante conferir nosso post sobre como montar uma confeitaria. Também é uma excelente opção de negócio e com boa demanda.

Você quer saber mais sobre como montar uma casa de bolos? Equipamentos? Prestação de serviços? Continue lendo e aproveite nossas dicas!

6 Dicas de Como Montar Uma Casa de Bolos de Sucesso

1- Concorrência

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os brasileiros estão, cada vez mais, aumentando o investimento em alimentação fora de casa, isso se deve a vários fatores, dentre eles a falta de tempo e comodidade. Talvez você esteja pensando, mas isso influencia na compra de bolos? Sim, por incrível que pareça, o número também contribuiu na demanda por bolos.

Contudo, um problema que tem sido enfrentado por quem montou sua própria Casa de Bolos é a forte concorrência, principalmente com padarias e grandes redes de supermercados, as quais oferecem o mesmo produto.

Mas calma aí, não se apavore, tudo tem uma solução! A vantagem que você leva sobre os outros estabelecimentos por ser especializado em bolos é importante. Muitos clientes preferem adquirir o produto de Casa de Bolos do que de supermercados ou padarias, justamente em razão da especialidade e maior opção de variedade. Por isso, foco nos seus diferenciais.

É importante que você avalie e analise com frequência seus concorrentes diretos e indiretos, buscando incorporar no seu negócio as vantagens e claro, eliminar seus pontos fracos frente aos deles.

2- Estrutura e Equipamentos Para Montar a Casa de Bolos

Equipamentos para casa de bolos
A casa de bolos necessita de diversos equipamentos para a fabricação de bolos, entre elas espaço amplo para serem confeccionados.

Você pode começar de forma mais “modesta”. Veja, é bastante comum as pessoas começarem a produção de bolos em casa, sem grandes utensílios, gastando pouco em equipamentos e utilizando o que já possuem. Contudo, caso você tenha uma demanda relativamente alta e deseje realmente ganhar dinheiro com seu negócio, será preciso montar uma micro ou média Casa de Bolos.

Pensando desta forma, desenvolvemos a estrutura/equipamentos que será necessário para montar a casa de bolos, está pronto? Vamos lá.

No Seu Ponto Comercial Você Precisará Dos Seguintes Equipamentos:

  • Computador, impressora para cupom fiscal e telefone;
  • Gaveteiro para guardar os documentos e dinheiro;
  • Máquina de cartão de crédito: Hoje, parte significativa do pagamento é feito em cartão de crédito;
  • Balcão de atendimento;
  • Equipamentos de escritório;
  • Freezers;
  • Estantes e prateleiras;
  • Fogões;
  • Fornos;
  • Geladeiras;
  • Liquidificadores;
  • Processadores;
  • Baterias;
  • Fritadeiras;
  • Panelas;

Esses são os equipamentos necessários para você iniciar a sua produção de bolos, com eles você já poderá ganhar dinheiro. Claro, será preciso outros pequenos utensílios que não foram listados, como é o caso de potes e etc.

No início, a matéria prima utilizada na sua casa de bolos pode ser comprada em supermercados, contudo, ao atingir uma larga produção, a redução de custos será “obrigatória” para maximizar seus ganhos, neste caso, busque por fornecedores de qualidade e com bons preços.

3- Localização da Casa de Bolos

A localização é o ponto chave de uma Casa de Bolos. Ao contrário de uma fábrica, a Casa de Bolos tem muito da sua demanda realizada diretamente pelos consumidores, consequentemente, estar em um lugar acessível e possuir uma boa vitrine são fatores decisivos.

Procure posicionar a sua Casa de Bolos em um local com bastante circulação de pessoas, e não é só isso, conseguir montar uma vitrine e fachada chamativa maximiza a quantidade de consumidores que entram no seu estabelecimento e conferem seus produtos.

Lembre-se que, além de ter uma boa localização e vitrine, você deve se preocupar com o operacional/produção, ou seja, o espaço necessário para conseguir produzir os bolos e alocar todos os equipamentos.

4- Legislação Para Montar Uma Casa de Bolos

Como em qualquer abertura de empresa existem exigências legais específicas, e para a casa de bolos não é diferente. Digo mais, por se tratar de manipulação de produtos alimentícios e consumíveis, as exigências são ainda maiores. Prepara-se para ter maior dificuldade para conseguir a liberação de alvará na parte da vigilância sanitária.

O primeiro passo é ir até a junta comercial para registrar sua empresa. Depois, vá até a prefeitura e faça o encaminhamento do alvará. Na Secretaria da Receita Nacional, solicite um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Você terá de fazer o enquadramento na Entidade Sindical Patronal e efetuar o pagamento das contribuições, esta é obrigatória. Também, dirija-se até a Caixa Econômica Federal para se cadastrar no sistema de Conectividade Social e fazer as contribuições de INSS e FGTS dos seus funcionários.

Para conseguir a liberação do alvará de funcionamento na prefeitura será preciso o alvará fornecido pelo Corpo de Bombeiros. Existem relatos de pessoas que estão tendo dificuldades de obter este documento em razão da demora para a vistoria, então, se for o caso da sua cidade, encaminhe o mais rápido possível.

É importante que você, antes de abrir a sua casa de bolos, tenha em mãos toda a documentação necessária e o alvará de funcionamento, caso contrário, os fiscais da prefeitura poderão fechar seu estabelecimento e impedir que você trabalhe, além de aplicar uma multa.

5- Automatização da Casa de Bolos

A automatização corresponde a parte de informatização do produto, ou seja, deixa-lo o mais próximo possível de se tornar “automático”. Em uma casa de bolos é possível adotar algumas práticas para atingir um maior nível de automação, o que acha de aprendê-las?

Você deve levar em consideração os seguintes aspectos:

  • Cadastro das vendas, registros e emissão de nota fiscal ao cliente;
  • Pagamento: caixa, recepção, passagem de cartão e etc;
  • Entrega domiciliar, concessão de crédito, lista de festas (casamento, formatura e festas infantis), televendas;
  • Promoções e preços;
  • Reposição automática contínua após a compra de um determinado produto;
  • Análise e formação da rota de entrega;
  • Divulgação e marketing da sua Casa de Bolos;
  • Controle de estoque;
  • Gestão de categorias e produtos;
  • Gerenciamento de empregados;

Existem empresas especializadas que fornecessem softwares completos com as principais funções para o seu estabelecimento, uma boa dica é procura-los e pedir as opções disponíveis para o seu tipo de negócio.

6- Como Divulgar e Aumentar as Vendas da Casa de Bolo

Divulgação da Casa de Bolos
A divulgação da casa de bolos pode ser feita através de redes sociais também, com as ofertas e opções que a casa de bolos oferece em casa dia, semana ou mês.

O marketing e publicidade de um negócio é decisivo para o seu sucesso, ainda mais no início, enquanto não se constrói uma marca forte e o estabelecimento tem baixa demanda.

Para divulgar a sua casa de bolos, investir em propagandas mais “baratas” em um primeiro momento é a melhor opção, afinal, você ainda não tem um bom capital de giro e valores para investir “sobrando”, concorda?

Dentre as melhores opções de mídias para divulgar um negócio recém aberto estão as redes sociais, seja twitter, facebook ou Youtube. No Youtube, é interessante você gravar o processo de fabricação do bolo, traz mais credibilidade para a empresa.

Anúncios em jornais ainda podem trazer clientes, mas deixaram de ser a opção mais atrativa. Opte por revistas, elas costumam permanecer mais tempo em circulação, além de serem folheadas com frequência nos estabelecimentos como consultórios odontológicos, médicos e etc.

Outra excelente forma de propaganda e que tem sido uma das elencadas como mais efetivas é a utilização de carro de som. O carro de som passa de forma lenta transmitindo a informação do novo estabelecimento, muitas pessoas acabam por se indagar qual é o estabelecimento? Será que é bom mesmo?

O que acha de começar agora mesmo a sua Casa de Bolos? Comente e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

3.00 avg. rating (66% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA