Como Montar Uma Empresa de Brindes Corporativos

Brindes CorporativosQuer montar uma empresa de Brindes Corporativos? Confira como aqui! 

Certamente você deve ter um objeto que ganhou de alguma empresa ao contratar um determinado serviço, não é mesmo? Pois bem, estes pequenos presentes que possuem a logomarca do empreendimento estampado se chamam brindes corporativos, comumente distribuídos para os clientes e potenciais clientes, tendo como objetivo fidelizá-los à marca ou simplesmente fazer-lhes um agrado e ao mesmo tempo divulgá-la, aumentando o seu reconhecimento no mercado.

Além disso, oferecer um brinde é uma técnica de venda extremamente efetiva, utilizada por vendedores experientes, a qual cria, inconsciente, uma necessidade do potencial cliente recompensar o “presente” recebido, consequentemente, ficando mais suscetível a aceitar o serviço/produto oferecido.

Alguns dos principais brindes corporativos distribuídos são canetas, chaveiros, canecas, agendas, camisetas, entre outros. Além de servirem como mimos, os brindes corporativos são uma boa oportunidade de trabalho para quem deseja montar um negócio de porte mediano. Afinal de contas, trata-se de produtos que são bastante procurados no mercado, sendo comprados em grande quantidade pelas empresas que atuam em diferentes setores, logo há uma alta demanda a ser atendida.

A publicidade através da utilização de brindes corporativos traz uma vantagem excelente, que é a imperceptibilidade da prática, pois o cliente não irá pensar “estou sendo vítima de uma prática publicitária, irei divulgar a empresa”, não! Ele apenas pensa “legal, recebi um brinde, um agrado”. Normalmente, tudo que um consumidor acredita que estará “ajudando” ou sendo alvo de um processo publicitário, acaba-se por criar certa rejeição e, consequentemente, dificultando a campanha.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Você se interessou por esta atividade empresarial? Para ingressar neste ramo é necessário saber mais sobre os artigos que podem ser confeccionados e comercializados como brindes corporativos, como fazer este negócio funcionar da maneira correta e gerar lucros financeiros, além das questões que envolvem a abertura do estabelecimento. Para te ajudar nós iremos trazer mais dicas e informações sobre brindes corporativos. Confira abaixo!

Conheça Mais Sobre os Brindes Corporativos

Conhecer a origem dos produtos que se pretende trabalhar é o primeiro passo para fazer o negócio funcionar. Apesar de serem comuns na contemporaneidade, os brindes corporativos não são tão novos assim, pois o seu conceito começou a ser usado desde o final do século XIX, quando algumas empresas tradicionais começaram a distribuir calendários e produtos personalizados para divulgar as suas marcas no mercado.

No entanto, na história recente, os brindes corporativos foram usados com maior intensidade e se difundiram quando foram usados na campanha eleitoral de George Washington, nos Estados Unidos, no ano de 1978. Nesta época, os brindes corporativos mais comuns eram chaveiros, bonés, canetas e camisetas.

A partir da década de 1980, os brindes corporativos foram adotados de vez com um método funcional de ação promocional, que possui como objetivo divulgar a marca da empresa de uma forma sutil e ao mesmo tempo funcional. Durante este “buum” dos brindes corporativos, ficou estabelecido que eles seriam distribuídos entre clientes, empregados, associados e fornecedores, visando estreitar as relações destes indivíduos com a empresa.

Confira outras formas de divulgar o negócio.

Vantagens de Abrir Uma Empresa de Brindes Corporativos

É claro que para entrar em um negócio é preciso fazer uma série de especulações antes para prever os possíveis riscos. Ao cogitar a ideia de abrir uma empresa de brindes corporativos é preciso avaliar quais são as vantagens de entrar neste ramo.

Em primeiro lugar, pode-se observar que o setor empresarial brasileiro tem muita concorrência, o que faz com que a maioria das empresas busque se destacar através de uma maior aproximação com os seus clientes, recorrendo aos brindes corporativos, o que torna este mercado estável e lucrativo.

A empresa de confecção de brindes corporativos tem um porte mediano e desenvolve uma atividade pouco complexa. Portanto, para começar a trabalhar nesta área, você não precisa ter um capital excessivamente alto, pois o investimento inicial gira em torno de R$ 30.000 reais.

Por utilizar mais maquinários do que mão de obra, pode-se destacar que o custo com funcionários para abrir uma empresa de brindes corporativos também é baixo, o que, com o decorrer do desenvolvimento da empresa, é um fator fundamental, já que o custo para mantê-la (principalmente no início), será baixo, diminuindo os riscos de falência e prejuízos financeiros.

Descubra como motivar os seus funcionários. 

Desvantagens de Abrir Uma Empresa de Brindes Corporativos

Para abrir uma empresa não basta apenas analisar as vantagens, também é preciso pesar as desvantagens. Neste caso, saiba que a abertura de uma empresa de brindes corporativos é mais indicada para os grandes centros urbanos, onde exista um grande número de empresas, do contrário o negócio pode não engrenar, salvo se tiver uma quantidade significativa de empresas e concorrência quase nula.

Além disso, é importante ressaltar que a concorrência neste setor é alta, logo, é necessário que a empresa de brindes corporativos esteja sempre buscando se diferenciar das concorrentes e construa uma identidade própria, oferecendo produtos exclusivos para atrair a atenção do público-alvo.

Tipos de Brindes Corporativos

Antes de montar a sua empresa de brindes corporativos é recomendado definir quais serão os produtos confeccionados. Dessa maneira, fica mais fácil determinar e comprar os equipamentos que serão necessários para operar as atividades. Veja abaixo os tipos de brindes corporativos que você pode trabalhar:

1 – Brindes Corporativos Chaveiros

Um dos primeiro brindes corporativos confeccionados pelas empresas foram os chaveiros. Com custos de produção baixo e muito eficientes para divulgar as suas marcas, os chaveiros são uma ótima opção.

Uma empresa de brindes corporativos não pode deixar de fabricar este artigo, podendo fazê-los em plástico, metal ou alumínio.

2– Canetas São Brindes Corporativos Utilizados Pelos Consumidores

As canetas também estão entre os brindes mais tradicionais distribuídos pelas empresas. Você pode oferecer este artigo especialmente para as organizações que atuam na área de ensino, grandes corporações, entre outras.

3 – Brindes Corporativos Canecas

As canecas são brindes corporativos recentes, sendo usadas principalmente pelas empresas que fazem sorteios ou as distribuem internamente para o uso dos próprios funcionários. Para produzir canecas personalizadas é necessário adquirir máquinas especificas para estampar neste tipo de superfície.

Tentar desenvolver uma estampa que reflita a marca e ao mesmo tempo seja algo “divertido” costuma ser a melhor forma de conseguir captar a atenção das demais pessoas, o que expande rapidamente a propaganda e traz um engajamento maior à marca.

4 – Camisetas

Atualmente, as camisetas estão entre os brindes corporativos mais populares pedidos pelas empresas, pois se trata de um artigo que dá maior destaque para a logotipo da marca. Este brinde não pode faltar no portfólio de uma empresa de brindes corporativos.

Contratar um designer de qualidade é de suma importância para uma empresa de brindes corporativos, por isso, procure por esse profissional e não deixe de ter.

Como Montar Uma Empresa de Brindes Corporativos

Após decidir quais serão os produtos confeccionados pela empresa é preciso dar início ao seu processo de abertura, tendo em vista que há que se planejar cada detalhe, pois eles são importantes para evitar as possibilidades de erros desde o começo e garantir o seu sucesso financeiro com a atividade.

É importante chamar a atenção para o fato de que, aparentemente, pode parecer “fácil” montar uma empresa e NÃO É! Siga todos os passos, tenha calma, planeje-se, fazer as coisas “pela metade” e com pouca margem de tempo para estudar as ações costumam ser os vilões dos jovens empresários, levando os seus negócios à falência.

Acompanhe abaixo, dicas de como montar uma empresa de brindes corporativos:

1- Selecione o Local Para Abrir a Empresa de Brindes Corporativos

Uma das questões mais importantes para abrir uma empresa é o local em que ela será instalada. Sendo assim, a sua primeira missão é selecionar o lugar adequado para fixar a empresa de brindes corporativos. De preferência, o estabelecimento deve ser aberto em uma região situada em um grande centro urbano, em que haja a concentração de empresas interessadas em consumir os brindes personalizados.

Com relação ao espaço físico, o estabelecimento tem que ter um porte mediano, devendo possuir repartições para comportar o setor administrativo, operações das atividades e o de exposição e comércio dos produtos.

2- Procedimentos Legais Para Abrir a Empresa de Brindes Corporativos

O funcionamento de toda e qualquer empresa depende das autorizações legais obtidas. Por isso, é necessário ir até a Associação Comercial da cidade e solicitar a abertura da empresa. A partir daí, é possível pedir a Licença de Funcionamento, Licença Ambiental, Licença dos Bombeiros e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

3- Equipamentos e Materiais Para a Empresa de Brindes

Para começar a operar as atividades da empresa de brindes corporativos é necessário adquirir os equipamentos e materiais que viabilizam as atividades. Neste caso, você vai precisar de máquinas de confecção de brindes e estampas, algumas das marcas que atuam neste setor são a Compacta Print e a Rimaq, além de computadores, impressoras e telefone. Entre os materiais necessários estão o plástico em acrílico, moldes para silks e papel adesivo.

Temos 2 textos específicos falando sobre máquinas de estampar camisetas e máquinas de estampar canecas.

4- Equipe Para Trabalhar na Empresa de Brindes Corporativos

A empresa de brindes corporativos tem um porte mediano, devendo contar com uma equipe enxuta de empregados. Este negócio precisa de um administrador para cuidar de todas as questões administrativas da empresa, três/quatro funcionários para as atividades operacionais, um vendedor e um atendente.

O Que Acha de Ingressar no Ramo de Brindes Corporativos? Deixe sua Experiência e Lembre-se, Conhecimento é o Sucesso da Sua Empresa!

2.00 avg. rating (59% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA