10 Dicas Incríveis Para Escolher Nomes de Empresas

Nome de Empresas
Acertar na escolha de nomes de empresas é um dos passos para o sucesso ao abrir uma empresa, pois o nome da empresa é a marca do seu negócio!

Pesquisando por nomes de empresas e não encontra uma que te agrade? Veja aqui dicas incríveis para escolher nomes para empresas e escolha já o seu!

Nas redes sociais sobre negócios e em serviços de perguntas e respostas é bastante comum encontrarmos pessoas perguntando sobre “quais os melhores nomes de empresas”, “ideias de nomes para meu negócio” e alguns mais específicos “qual o nome perfeito para uma loja de roupas”.

Muitas vezes o empreendedor antes mesmo de elaborar o plano de negócios já parte para a busca de nomes de empresas.

O ideal é deixar a escolha do nome para uma das últimas etapas do plano de negócios, pois detalhes do planejamento como: missão, visão e público alvo vão determinar ou no mínimo orientar para a melhor escolha do nome empresarial. Não há uma regra geral para o sucesso.

Abaixo deixamos uma ferramenta para gerar nomes e ao final 10 dicas para escolha de nomes de empresas. Confira!

Nomes de Empresas – Lojas de Roupas

Nomes de Empresas de Beleza e Salões

Nomes de Empresas de Informática e Tecnologia

10 Dicas Incríveis Para Escolher Nomes de Empresas

É muito comum encontrarmos nomes totalmente desfavoráveis às empresas, seja por não condizer com a empresa,  não dizer sequer que tipo de empresa é ou por passar uma imagem negativa. Abaixo enumeramos 10 dicas genéricas para escolher nomes de empresas. Note que em alguns casos haverão particularidades, mas ainda assim, segundo estas dicas você já estará na frente da maioria dos empresários.

1 – Pesquise os Nomes das Empresas Concorrentes

Que tipo de nomes que seus concorrentes têm? Faça uma lista e compare-os para lhe ajudar a ter suas próprias ideias e para ajudar a desenvolver um nome que realmente se destaque da concorrência. Utilize a lista telefônica, internet ou um guia do comércio local. Pesquise.

2 – Tenha em Mente seu Público-Alvo

Você quer um nome de empresa para entrar em sintonia com as pessoas que você está tentando alcançar. Use o que você sabe sobre os seus futuros clientes para medir a relevância dos nomes que você encontrou.

Quanto mais você conhecer seu cliente mais preparado você estará para entende-lo, se conectar e consequentemente criar uma marca de peso no seu segmento empresarial. Depois de ter uma lista de nomes de empresas imprima alguns panfletos e pesquise com seus potenciais clientes quais dos nomes eles preferem.

3 – Pense nos Seus Colaboradores

Nome de empresas colaboradores
A escolha de nomes de empresas deve levar em consideração o conforto e satisfação dos funcionários ao pronunciarem o nome da empresa.

O nome da empresa afeta o modo como as pessoas que trabalham para a empresa se sentem. Um nome de empresa que eles gostem de dizer pode contribuir positivamente um ambiente de trabalho mais agradável do que um nome que é confuso, difícil de pronunciar ou tem algumas conotações negativas.

Nomes de empresas difíceis de pronunciar ou em língua estrangeira podem deixar os colaboradores constrangidos ao não atingir a pronúncia correta e com isto dizer menos o nome da empresa.

Há algum tempo atrás, quando estava registrando um site para venda de utilidades domésticas, cheguei a registrar um endereço na internet chamado “Panelas e Cia” (panelas e companhia).

Ao telefone com alguns clientes notei a dificuldade que era dizer o nome da loja virtual, especialmente em ligação telefônica. Se um nome precisa de explicação, por si, já não é um bom nome.

Muitas pessoas não entendiam que “Cia” era “Companhia” e ainda tiveram clientes que pensaram que o nome era “Panelas Sécia” ao invés de “Panelas E Cia”.

Cuidado também com nomes de empresas produzem cacofonia, ou seja, a produção de sons desagradáveis ou indesejados formado pela combinação de palavras.

4 – Faça Uma Pesquisa Com Amigos, Familiares e Clientes em Potencial

De posse da sua lista com os possíveis nomes diga a eles apenas o nome e pergunte o que vem em mente. Anote estas informações, pois elas o ajudarão no processo de escolha. Aproveite a oportunidade e solicite duas ou mais sugestões de nomes de empresas a cada um  eles.

5 – Avalie os Nomes Pré Escolhidos Sob Vários Ângulos

Pense em como os nomes de empresas pré escolhidos vão soar nas operações diárias de seu negócio, e o que vai fazer os outros pensarem e sentirem.

Certifique-se que o nome escolhido para sua empresa passe uma mensagem clara e que você esteja ciente de todas as possíveis conotações que podem influenciar o modo como sua empresa é percebida.

Uma empresa de Calçados da Inglaterra nomeou uma nova linha de tênis como “Zyklon”, apenas depois do lançamento descobriram que era o nome do gás que os nazistas usaram para matar milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

6 – Pesquise se o Nome Escolhido Pode Ser um Endereço de Internet

www endereço da internet
Verificar o domínio na internet na escolha de nomes de empresa é fundamental para o sucesso posterior da empresa.

Verifique a disponibilidade de domínios na internet para o nome escolhido para sua empresa. Caso sua empresa tenha abrangência nacional, ter um domínio com o nome da sua empresa pode ser muito importante. No site do RegistroBr você poderá ver toda a disponibilidade dos domínios nacionais.

No futuro todas as pessoas terão acesso a internet, assim como é com o aparelho de televisão hoje. Neste contexto estar presente na rede mundial pode ser imprescindível no futuro e se você está pensando em investir tempo e dinheiro para estabelecer uma marca é importante já pensar em ter um endereço na internet.

7 – Verifique se o Nome Escolhido Para Sua Empresa já Está Registrado no INPI

Pesquise no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI se os nomes para empresas que você pré selecionou estão registrados por alguma outra empresa ou pessoa.

Caso seu negócio seja exclusivamente local, e conforme o tamanho do empreendimento, não precisa se preocupar muito com esta etapa. Deixe que ele cresça primeiro para depois gastar com INPI. Neste caso você precisa apenas pedir para o contador pesquisar os nomes de empresas pré escolhidos na junta comercial do seu estado.

Por outro lado se sua empresa atuará em âmbito nacional e você fará um investimento maior é muito importante se certificar de que não há outra empresa com o mesmo nome no mesmo segmento e assim registrar a sua marca.

Faça uma pesquisa adicional na internet sobre os possíveis nomes para seu negócio, acredite, todo este cuidado vale à pena. O custo da mudança de nome ou até mesmo uma possível ação judicial pode custar muito mais caso do que este tempo gasto.

8 – Visualize o Resultado

Seu nome comercial é mais do que apenas um nome, é uma grande parte da marca da empresa. Imagine como ficariam seus materiais de divulgação, cartões, panfletos, logomarca, uniformes, endereço de internet, enfim todos os possíveis locais onde sua nova marca estará ou poderá estar presente.

9 – Escolha um Nome Curto

O nome da sua empresa não será necessariamente mais eficaz se ele for pequeno, mas pode ser mais fácil de lembrar. Pronuncie os nomes escolhidos, escreva em um papel, ligue para um amigo e diga os nomes para verificar como são percebidos ao telefone.

Você também pode considerar usar uma sigla, porém, a menos que você tenha muito dinheiro para investir em marketing e propaganda, usar uma sigla pode tornar o nome da sua empresa muito genérico e difícil de ser relacionado ao seu negócio ou público alvo.

10 – Amadureça a Ideia

Coloque a lista de nomes de empresas de lado por um ou dois dias e depois volte a ela com uma nova perspectiva. Você pode ver de maneira diferente um nome que você gostava antes, ou quando você revisá-la poderá ter uma nova ideia e encontrar o nome perfeito para sua empresa.

Se você seguiu estas dicas pacientemente, neste ponto você deverá ter uma lista de ótimas ideias de nomes para sua futura empresa. Chegou à hora de decidir a passar para a próxima etapa do seu plano de negócios.

Pronto para escolher o nome da sua empresa depois destas dicas sensacionais de nomes de empresas? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios.