Gerador De Nomes De Empresas: 10 Dicas Incríveis Para Fazer Sua Escolha

Gerador de Nomes de Empresas
O Gerador de Nomes de Empresas sugere diversas ideias específicas para cada segmento de negócio. Aproveite as sugestões de nomes e comece um negócio de sucesso com uma marca forte.

Pesquisando por gerador de nomes de empresas e não encontra uma ideia que te agrade? Veja aqui dicas incríveis para escolher nomes para empresas e use nosso gerador de nomes exclusivo para ajudá-lo a decidir.

É bastante comum encontrarmos pessoas perguntando sobre “quais os melhores nomes de empresas”, “ideias de nomes para meu negócio” e alguns mais específicos “qual o nome perfeito para uma loja de roupas”.

Muitas vezes o empreendedor, antes mesmo de elaborar o plano de negócios, já parte para a busca de nomes de empresas.

O ideal é deixar a escolha do nome para uma das últimas etapas do plano de negócios, pois detalhes do planejamento como: missão, visão e público alvo vão determinar ou no mínimo orientar para a melhor escolha do nome empresarial. Não há uma regra geral para o sucesso.

Abaixo deixamos uma ferramenta para gerar nomes e ao final 10 dicas para escolher a opção ideal de nomes de empresas para o seu segmento. Confira!

Gerador de Nomes de Empresas – Lojas de Roupas

Gerador de Nomes de Empresas de Beleza e Salões

Gerador de Nomes de Empresas de Informática e Tecnologia

10 Dicas Para Escolher os MELHORES Nomes para Empresas

É muito comum encontrar nomes ruins para as empresas, seja por não condizer com a empresa,  não dizer sequer que tipo de empresa é ou por passar uma imagem negativa.

Alternativa ao Gerador De Nomes De Empresas

Se você não encontrou o nome que desejava no gerador de nomes de empresas logo acima, não fique triste.

Abaixo trouxemos 10 dicas para ajudar a escolher nomes de empresas. Note que em alguns casos haverão particularidades, mas ainda assim, seguindo estas dicas, já estará na frente da maioria dos empresários e provavelmente encontrará a opção ideal.

1 – Pesquise os Nomes das Empresas Concorrentes

Que tipo de nomes seus concorrentes têm? Faça uma lista e compare-os para lhe ajudar a ter suas próprias ideias e a desenvolver um nome que realmente se destaque da concorrência.

Uma boa dica é utilizar a lista telefônica, internet ou um guia do comércio local. Pesquise!

2 – Tenha em Mente seu Público-Alvo

Normalmente o objetivo de um nome é criar/entrar em sintonia com o público-alvo. Use o que sabe sobre os seus futuros clientes para medir a relevância dos nomes que encontrou.

Quanto mais conhecer seu cliente melhor preparado estará para entende-lo, conectar-se e, consequentemente, criar uma marca/nome de peso no segmento empresarial.

Depois de ter uma lista de nomes de empresas imprima alguns panfletos e pesquise com seus potenciais clientes quais dos nomes eles preferem.

3 – Pense nos Seus Colaboradores para Gerar o Nome da Empresa

Como Gerar Nomes de Empresas
A escolha de nomes de empresas deve levar em consideração o conforto e satisfação dos funcionários ao pronunciarem o nome da empresa.

A escolha de nomes de empresas deve levar em consideração o conforto e satisfação dos funcionários ao pronunciarem o nome da empresa.

O nome da empresa afeta o modo como as pessoas que trabalham nela se sentem. Um nome que gostem de pronunciar pode contribuir positivamente para um ambiente de trabalho mais agradável do que com um nome “confuso”, difícil de pronunciar ou com conotações negativas.

Nomes de empresas difíceis de pronunciar ou em língua estrangeira podem deixar os colaboradores constrangidos ao não atingir a pronúncia correta, com isso dizer menos o nome da empresa.

Há muitos anos atrás, quando estava registrando um site para venda de utilidades domésticas, cheguei a registrar um endereço na internet chamado “Panelas e Cia” (panelas e companhia).

Ao telefone com alguns clientes notei a dificuldade que era dizer o nome da loja virtual, especialmente em ligação telefônica. Se um nome precisa de explicação, por si, já não é um bom nome.

Muitas pessoas não entendiam que “Cia” era “Companhia” e ainda tiveram clientes que pensaram que o nome era “Panelas Sécia” ao invés de “Panelas E Cia”.

Cuidado também com nomes de empresas que produzem cacofonia, ou seja, a produção de sons desagradáveis ou indesejados formados pela combinação de palavras.

4 – Faça Uma Pesquisa Com Terceiros

De posse da sua lista com os possíveis nomes converse com outras pessoas como amigos, potenciais clientes e até outros empresários, diga a eles apenas o nome e pergunte o que vem em mente.

Anote essas informações, pois elas o ajudarão no processo de escolha. Aproveite a oportunidade e solicite duas ou mais ideias de nomes de empresas a cada um  eles.

5 – Avalie os Nomes de Empresas Gerados Sob Vários Ângulos

Pense em como os nomes de empresas pré escolhidos vão soar nas operações diárias de seu negócio e o que fará os outros pensarem e sentirem.

Certifique-se que o nome escolhido para a empresa passe uma mensagem clara e exatamente aquela desejada. Também, esteja ciente de todas as possíveis conotações que podem influenciar o modo como sua empresa é percebida.

Uma empresa de Calçados da Inglaterra nomeou uma nova linha de tênis como “Zyklon”, apenas depois do lançamento descobriram que era o nome do gás que os nazistas usaram para matar milhões de pessoas durante a Segunda Guerra Mundial.

6 – Pesquise se o Nome Escolhido Pode Ser um Endereço de Internet

10 Dicas Incríveis Para Escolher Nomes de Empresas
Verificar o domínio na internet na escolha de nomes de empresa é fundamental para o sucesso posterior do negócio.

Verifique a disponibilidade de domínios na internet para o nome escolhido para sua empresa. Caso sua empresa tenha abrangência nacional, ter um domínio com o nome da sua empresa pode ser muito importante. No site do RegistroBr você poderá ver toda a disponibilidade dos domínios nacionais.

Encontrar um nome que possa servir no momento de criar um site de vendas é fundamental, pois hoje a maior parte dos negócios já estão presentes na internet ou estão em redes sociais se preparando para lançar um site.

7 – Verifique se o Nome Escolhido Para Sua Empresa não está Registrado no INPI

Pesquise no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI se os nomes para empresas que selecionou estão registrados por alguma outra empresa ou pessoa.

Caso seu negócio seja exclusivamente local, e conforme o tamanho do empreendimento, não precisa se preocupar muito com esta etapa. Deixe que ele cresça primeiro para depois gastar com INPI.

Mas cuidado, se posteriormente for fazer o registro do nome nas marcas e patentes no INPI e o mesmo já estiver registrado no mesmo segmento, não poderá utilizá-lo.

Assim, se desejar deixar para depois o INPI, apenas verifique se já não existem os nomes de empresas pré escolhidos na junta comercial do seu estado.

Por outro lado se sua empresa atuará em âmbito nacional e você fará um investimento maior é importante se certificar de que não há outra empresa com o mesmo nome no mesmo segmento e assim registrar a sua marca.

Faça uma pesquisa adicional na internet sobre os possíveis nomes para seu negócio, acredite, todo este cuidado vale à pena. O custo da mudança de nome ou até mesmo uma possível ação judicial pode custar muito mais caro do que este tempo gasto.

8 – Visualize o Impacto do Nome no Marketing

Seu nome comercial é mais do que apenas um nome, é uma grande parte da marca da empresa.

Imagine como ficariam seus materiais de divulgação, cartões, panfletos, logomarca, uniformes, endereço de internet, enfim todos os possíveis locais onde sua nova marca estará ou poderá estar presente.

9 – Escolha um Nome Curto

O nome da sua empresa não será necessariamente mais eficaz se ele for pequeno, mas pode ser mais fácil de lembrar.

Pronuncie os nomes escolhidos, escreva em um papel, ligue para um amigo e diga os nomes para verificar como são percebidos ao telefone.

Também poderá considerar usar uma sigla, porém, a menos que você tenha muito dinheiro para investir em marketing e propaganda, usar uma sigla pode tornar o nome da sua empresa muito genérico e difícil de ser relacionado ao seu negócio ou público alvo.

10 – Amadureça a Ideia

Coloque a lista de nomes de empresas de lado por um ou dois dias e depois volte a ela com uma nova perspectiva. Você pode ver de maneira diferente um nome que você gostava antes, ou quando revisá-la poderá ter uma nova ideia e encontrar o nome perfeito para sua empresa.

Se você seguiu estas dicas pacientemente, neste ponto já terá uma lista de ótimas ideias de nomes para sua futura empresa. Chegou à hora de decidir e passar para a próxima etapa do seu plano de negócios.

Usou o gerador de nomes para empresas e teve boas ideias? Agora é a hora de aprender como começar o seu negócio do zero e evitar prejuízos!