Como Trabalhar com Descontos

Como Trabalhar com DescontosAprender a trabalhar com descontos não é tarefa fácil e por isso, explicamos neste artigo como o desconto pode afetar o lucro do negócio e como aplicá-lo. 

Se existe um conselho a ser dado para quem é um novo empresário e acabou de abrir as portas da sua empresa seja ela uma loja, fábrica ou prestadora de serviços é: jamais ofereça desconto, não importa o quanto você possa ser tentado pela concorrência.

Este é um grande erro que um novo empresário pode ter e acabar fechando as suas portas em menos de um ano, o que é comum quando um empreendimento começa sendo mal administrado.

Muitos empresários experientes caem no erro de usar o desconto de produtos como uma forma de fazer negócios, sem nunca estudar os números e saber se você tem condições para isso.

O motivo? Estímulo da concorrência. Muitas lojas e marcas ganharam fama no mercado, porque oferecem preço baixo, mas existe uma grande diferença entre preço baixo e desconto.

O desconto é quando você diminui a sua margem de lucro em produto e preço baixo é quando você consegue ter uma margem de lucro alta e está vendendo ainda abaixo do preço de mercado.

Como novo empresário, você pode questionar: mas como as grandes marcas conseguem trabalhar com desconto em produtos e isso pode me levar à falência?

Bom, tudo depende do porte da empresa. Existem redes de grandes supermercados que podem baixar alguns centavos a margem de lucro, pois ganham, na verdade, na quantidade. Veja como ser um empreendedor.

Se elas possuem uma grande loja e vendem muitos produtos, elas podem mesmo fazer um desconto, pois possuem suporte para isso na venda de outros itens mais elevados.

A menos que você faça o mesmo, invista alto e tenha dinheiro em caixa para suportar a baixa de lucro, há maneiras melhores para jogar o jogo de varejo que oferecendo desconto em tudo.

Caso contrário, você vai acabar tendo que recorrer a empréstimo bancário para manter seu negócio funcionando.

Entenda o Que o Desconto Faz no Seu Negócio

Vamos supor que você venda uma resma de papel a R$ 10 por unidade, e seu custo líquido é de R$ 7. Seu lucro líquido em cada resma de papel seria de R$ 3. Se você vendeu dez resmas no valor total, o seu lucro líquido seria de R$ 30.

Agora vamos supor que você quer vender as suas resmas de papel com desconto de 10%. Depois de vender 10 resmas a R$ 9, você terá no caixa uma receita de US $ 90.

Vai dar lucro?

O custo líquido para resma é de R$ 70 ainda, mas o seu lucro líquido diminuiu para R$ 20. Isso não parece tão ruim. Até que percebamos que precisamos para vender 50% mais resma de papel apenas para manter nosso lucro mensal.

Observe mais atentamente: 15 resma de papel a R$ 9 reais saem por R$ 135 de venda. Se ela custa R$ 105 de custo, você vai ter apenas R$$ 30 de lucro. Os números parecem melhores na hora de pensar no desconto, não é mesmo?

Com um desconto de 15% por produto, teríamos que vender 100 %, ou seja, um total de vinte resmas de papel para manter o lucro de R$ 30 no caixa. E será que sua loja tem tal capacidade de venda?

Na hora de aplicar um desconto, muitos empreendedores não pensam o que estão fazendo de fato com a sua receita. Será que não é possível reduzir os custos da empresa para lucrar mais?

Será que você realmente deseja diminuir o preço e fazer mais pressão em seus vendedores para aumentar as vendas em 100% apenas para chegar ao mesmo valor que faria se vendesse uma quantidade bem menor? E será mesmo que há uma capacidade da sua nova empresa no mercado de vender tanto?

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Jogar o jogo de desconto significa que você está literalmente entrando em sua empresa com grande porte e dinheiro no bolso, o que nem sempre é verdade. Na maioria das vezes isso jamais acontece.

Como Trabalhar Com Desconto

Agora que você já entendeu que o desconto não é tão simples assim, já sabe que esta pode não ser a melhor solução. Ela pode ser a solução perfeita para um item sem venda, preso nas prateleiras.

Vai dar lucro?

Em alguns casos, é até interessante vender a preço de custo se o produto não tem saída. Um desconto ou promoção de queima de estoque vai ajudar bastante a vender tais itens, mas apenas neste caso ela pode ser interessante.

Para trabalhar corretamente e saber dar um desconto, primeiro conheça os seus números e as margens, pois proteger as suas margens de lucro deve ser a sua prioridade sempre.

Não adianta oferecer desconto para atrair clientes se ao final você vai sair perdendo e o cliente pode não chegar. Então, pelo menos, se você decidir oferecer um incentivo de preço para aumentar as vendas, não corte sua própria garganta para fazê-lo.

Faça o que fizer, pense duas vezes sobre oferecer 10% de desconto em uma venda, se há suporte para isso ou o que você está perdendo.

Se for um produto com boa quantidade de vendas, por que investir em um desconto? Se ele já vende bem por si só, mantenha o preço tradicional. Nem tudo precisa ter desconto e nem sempre esta é a melhor forma de atrair e fidelizar clientes.

Não caia na armadilha de pensar que se você não dá descontos, vai vender menos. Você pode oferecer sim descontos, mas em produtos com baixa saída, os considerados perdidos.

Todo dono de loja já enfrentou a situação de fazer uma má compra e ter muitos itens encalhados no estoque. Para estes, o desconto é obrigatório, melhor que perder todo o estoque.

Itens próximo ao vencimento também não podem ficar parados, faça uma queima e use isso como estratégia de marketing, sendo claro sobre as condições do produto.

O Que Achou Das Nossas Dicas de Como Trabalhar Com Descontos e Evitar o Fracasso da Sua Empresa?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Excelente materia, parabéns, conselho aos novos empreendedores, sigam o que foi escrito acima, sou empresario de loja de roupa e confecções e confirmo não de desconto, se vc continuar dando é o caminho mais facil para fechar seu negocio, ( desconto somente em produtos encalhados , sem giro)

  2. Muito interessante esta matéria. Tem coisas tão simples de se entender que quando a gente acaba lendo sabemos que tem sentido. Eu estou entrando neste ramo de destribuição comercial, confesso que abriu mais a minha mente quanto à aplicação correta de descontos nos produtos.
    Valeu pela dica!

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