Como Fazer um Plano de Controle de Produção

Como fazer um plano de controle de produção
Como fazer um plano de controle de produção

Montar um negócio requer diversas etapas e uma delas é o Planejamento e Controle de Produção, também conhecido pelas siglas PCP pelos empresários e coordenadores de produção de fábricas. Como o termo denuncia, o Planejamento de Controle de Produção está relacionado ao planejamento, direção e controle do suprimento de atividades ou materiais no processo de produção em uma empresa. Ele também é considerado um sistema de informações que administra a produção do ângulo quantitativo de cada bem ou serviço e do tempo que é preciso para ele ser executado.

O primeiro passo para partir para um controle de produção é saber exatamente o que será produzido. Uma dica é: se você é novo no empresariado, comece apenas com um produto para poder controlar melhor. Escolha um produto e depois de alguns anos, com uma meta preestabelecida e a equipe já afiada com os prazos de entrega e com tempo de folga, parta para uma segunda etapa, produzir um ou mais produtos.

O principal responsável para que tudo funcione muito bem é o gerente de produção, que irá controlar os números e, assim, o responsável pela área de controle  de produção deverá transformar a necessidade da empresa em informações de materiais necessários e  autorizar a compra da mercadoria para que os itens sejam produzidos.

Importância de um controle de produção

O Planejamento e Controle de Produção é uma das principais ferramentas para se alcançar eficiência (realizar tarefas ao máximo usando o mínimo esforço possível) e eficácia (quanto mais a empresa alcança os objetivos, mais ela é eficaz) ao longo do tempo. Dessa forma, suas atividades devem estar em um plano de alto nível com a introdução de novos produtos e lucros.

Para fazer um PCP existem alguns pré-requisitos, tais como: elaborar um Roteiro da Produção e um Planejamento da Capacidade.  O primeiro deve contar com fluxogramas do produto acabado e relação geral de peças a serem usadas, assim como máquinas e matérias-primas. O segundo é um acerto do programa de produção para tal período, pensando nas expectativas de vendas, na capacidade de produzir, no dinheiro disponível e nas decisões dos setores de marketing, industrial e financeiro.

Como fazer o controle de produção por níveis

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os três níveis hierárquicos de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção é o espaço onde ocorre o PCP. No estratégico, o controle de produção gera um plano de produção e aqui são escolhidas as estratégias de longo prazo da organização. No tático, é o lugar em que o planejamento de médio prazo é feito e o PCP aqui faz o Planejamento-Mestre da Produção (PMP). Na escala operacional, é onde ocorrem os planos de curto prazo de produção e onde eles são acompanhados. Aqui também há a preparação da Programação da Produção a fim de gerir os estoques. Ocorre o sequenciamento, emissão e liberação das Ordens de Compras, Fabricação e Montagem e Controle da produção.

Todos esses três níveis devem estar solidificados, assim, o PMP só poderá existir na prática se estiver casado com as posições tomadas em longo prazo, programadas no Planejamento Estratégico da Produção como, por exemplo, a compra de equipamentos e o trâmite com fornecedores, a aquisição de equipamentos e negociação com fornecedores. O planejamento de fabricação de tal elemento será feito se a capacidade de produção do setor que cuida dela estiver em consonância com o Planejamento-Mestre da Produção, com a escolha da quantidade de turnos, dos recursos humanos e materiais necessários.

A quantidade de produtos que seu empreendimento irá produzir é variável quanto à área de estoque e o serviço de entregas e as informações devem ser cruzados para não produzir de menos ou demais. Desta forma é possível fazer um plano de controle de produção com sucesso.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, eu era da roça e vim p/ cidade de Monte Carmelo MG e estou querendo montar uma pequena empresa de confecção (uniforme empresarial) por enquanto. Minha esposa é costureira e eu também gosto de costurar, eu vi e li o site de vcs e achei muito interessante.

DEIXE UMA RESPOSTA