Superfranqueado: 9 Dicas De Especialista Para Se Tornar Um

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SuperfranqueadoMuitas pessoas que abrem uma franquia se entusiasmam tanto com a boa aceitação da unidade que, em pouco tempo, pensam em iniciar os trabalhos da segunda unidade. E isso, de acordo com o coach de líderes Alexandre Prates, é um dos mais claros indicadores de sucesso no mundo do franchising.

A abertura de duas lojas por um mesmo franqueado é o início do caminho para que o empreendedor se torne o que o mercado chama de superfranqueado. “Um franqueado só decide abrir outra loja se a primeira tem sucesso. E isso depende de vários fatores, como, por exemplo, estar em uma boa praça ou conquistar um público fiel, que ‘abrace’ aquela marca”, pondera o especialista.

Mas o que esperar de uma “rede dentro da rede”? Em primeiro lugar, os empreendedores devem ter em mente que cada loja tem suas características. A segunda unidade pode não ter o mesmo sucesso da anterior e as razões para isso são muitas. “Os motivos vão desde a localização geográfica, passando pela fachada do ponto comercial, pelo público-alvo do shopping ou rua comercial onde ela está. Porém, é possível que o gargalo desse faturamento ruim esteja na equipe de vendas”, observa Prates.

Na opinião do coach o ponto fundamental para que se possa nivelar o faturamento por cima é o bom atendimento. Entretanto, este não é o único aspecto a ser levado em conta; é preciso investir em treinamento e estratégias de gestão. Veja, a seguir, algumas dicas do especialista para que o desempenho de todas as lojas de uma “rede dentro da rede” sejam equivalentes e para que você possa se tornar um superfranqueado:

1- Prepare-se para crescer
“Muitas vezes, o franqueado cresce sem estar pronto para isso”, avalia o coach. Isso ocorre quando uma loja tem muita dependência da presença do franqueado para ter bons resultados. Quando surge uma outra loja e o franqueado precisa se dividir entre as duas, essa deficiência torna-se clara. Apesar de estar foca do expandir a marca com qualidade e eficiência, Luiz Carlos Araújo, franqueado da Quality Lavanderia, foi bastante cauteloso. “Tomei bastante cuidado para tomar as atitudes corretas, preparando a equipe em treinamento e suporte técnico necessário”, explica o dono de duas lojas da marca em Macapá/AP. Araújo está tão empolgado que já está em vias de abrir a terceira unidade.

2- Forme novos líderes e bons substitutos
Se um franqueado consegue planejar com antecedência o crescimento de sua “rede dentro da rede”, aumentam suas chances de sucesso. Isso significa, por exemplo, convidar o melhor funcionário de uma loja para treinar outro, na mesma loja, e só depois realocá-lo. “Assim o bom funcionário leva sua competência para a nova loja, sem deixar a loja de origem desfalcada”.

O especialista alerta que é um erro apenas realocar o melhor funcionário para uma nova loja sem ter alguém que o substitua na loja de origem. “Ao iniciar as atividades da nova unidade, alguns colaboradores da primeira foram promovidos para cargos de liderança da segunda, justamente pelo bom desempenho de suas funções”, conta Cristiano Diniz, franqueado Onodera em duas unidades em Porto Alegre/RS.

Luciano Giolo, administrador de empresas e proprietário de cinco unidades da rede Vip House Mais (Jundiaí, Itupeva, Louveira, Valinhos e Vinhedo, em SP), preferiu caminhar por outra via. “Contratei uma pessoa de confiança com capacidade profissional para delegar a gerenciar as unidades. Ela cuida de tudo eu só do financeiro”.

3 – Se a oportunidade bater à porta, assuma a gestão

Nem sempre é possível planejar com antecedência o crescimento. Se a franqueadora oferecer a ampliação do negócio e você ainda não tiver conseguido planejar-se para crescer, deixe a primeira loja sob responsabilidade de seu melhor funcionário e assuma a gestão da outra, sem abandonar completamente a primeira. “Sempre pensamos em ter vários negócios para diversificar o investimento e estamos atentos as tendências do mercado e ao que ele deseja. Não tivemos um momento de preparação para crescer, as oportunidades foram aparecendo e fomos abraçando”, pontua Herbert Menocchi, franqueado das marcas Doutor Resolve e Dona Resolve em Campinas/SP.

4 – Tenha uma equipe bem preparada
Para Prates, uma equipe bem preparada é aquela que, além de oferecer aos clientes um atendimento de excelência, conhece tecnicamente bem o negócio e suas nuances e o público consumidor: o que ele gosta, como prefere ser atendido, que discurso o convence e qual discurso está alinhado aos valores da marca. “Estar envolvido diretamente com as unidades é importante, mas desenvolvo gerentes e coordenadores para lidarem no dia a dia com a excelência e qualidade que o negócio requer. Todos os líderes das unidades já desempenharam outros cargos e funções nas clínicas e, devido ao bom desempenho, foram treinados e promovidos”, observa Cristiano Diniz.

5 – Valorize sua equipe
Mais que valorizar o profissional que trabalha em sua empresa, esta é uma estratégia de gestão, segundo o especialista. Para ele, valorizar significa dar espaço para o funcionário crescer; oferecer um plano de carreira e uma possibilidade de vislumbrar um futuro dentro daquela empresa. “As pessoas da equipe têm que valorizar a empresa onde trabalham e, para tanto, precisam ser valorizadas”, diz Prates. Em uma realidade na qual um mesmo franqueado possui mais de uma única loja, o espaço se amplia, pois o funcionário tem a chance de tornar-se supervisor, coordenador ou gerente, por exemplo. Assim, crescer junto com a empresa fica mais fácil e o funcionário sente-se valorizado. Marcelo Veraldi, franqueado do Centro Britânico, com as unidades Aclimação e Vila Romana, em São Paulo, concorda. “Aposto nas características da personalidade de cada profissional, muitas vezes eles apresentam muito mais potencial a ser desenvolvido do que experiências no cargo. Acredito que esse também é um desafio para os gestores”, constata.

6 – Engaje seus funcionários no negócio
Participe os funcionários sobre as decisões, problemas e gestão dos negócios. “Resolver problemas com as pessoas, incluir os funcionários nos debates, fazê-los sentir-se parte da empresa não apenas faz com que se sintam valorizados, mas também estimula o pensamento estratégico da equipe, que se torna mais autônoma, menos dependente da presença constante do franqueado. É a melhor maneira de crescer”, ressalta Prates. Esse comportamento funciona como um treinamento informal, prático, que pode acontecer no dia a dia e que traz excelentes resultados. Manoel Lemos que o diga. O empreendedor acaba de adquirir a terceira loja da marca Não + Pelo em São Paulo e considera todos parte importante de uma única máquina. “Tento fazer todas entenderem o processo da franquia, que tudo o que acontece deve ser absorvido e repassado a todas as experiências individuais. Somos uma engrenagem onde cada um é importante para que o resultado seja alcançado. Trabalhamos com metas e à medida que aumenta o faturamento aumenta-se a premiação recebida”, explica.

Vai dar lucro?

7 – Transforme o treinamento em prática
Entusiasta do treinamento realizado pelas próprias franqueadoras, Prates afirma, no entanto, que é preciso que esse treinamento seja convertido em práticas cotidianas no negócio. Conversar com a equipe sobre o que foi aprendido no treinamento depois que ele ocorreu, estimular os funcionários a dar ideias sobre como mudar procedimentos e práticas da rotina da empresa a partir do que foi visto no treinamento é uma maneira de manter esse conhecimento vivo e torná-lo útil. Para Manoel, a receita é muito esforço e repetição. “Estar sempre atento aos detalhes e aos poucos tudo vira um hábito que automaticamente vai se transformando na cultura da empresa”, diz.

8 – Estimule a troca de experiências
Colocar, por uma semana, um funcionário cujo desempenho está deixando a desejar para trabalhar dentro da loja com melhor desempenho é uma maneira de mostrar na prática como fazer melhor algumas tarefas. Da mesma forma, levar o gerente da melhor loja para ficar uma semana na loja menos lucrativa ajudará a melhorar o desempenho são algumas práticas sugeridas por Alexandre Prates. E isso faz toda a diferença. “O que aplico em uma unidade que dá certo, tento implementar na outra outra também. O mesmo com o que não tem o retorno que eu esperava. Procuro dar o mesmo aperfeiçoamento técnico para todas as funcionárias e, com isso, compartilho o feed back de cada treinamento com as unidades”, pontua Helga Magalhães Lott, franqueada da Depyl Action desde 2011 e atualmente com duas lojas da marca em Belo Horizonte/MG.

9 – Valorize as boas práticas
Em vez de punir comportamentos e práticas nocivas, valorize o desempenho individual. “Premiar o atendente mais elogiado em um determinado período com um treinamento especial, por exemplo, é uma forma de tirar o foco do resultado final, o que impede que apenas quem trabalha nas melhores lojas da rede ganhe prêmios”, analisa Prates. Para Esther Torres, franqueada Dirigindo Bem das unidades de Santana e Vila Maria, em São Paulo, a valorização é necessária, mas deve ser feita com cautela. “Procuro tomar cuidados na hora de elogiar ou corrigir comportamentos porque trabalhar com pessoas não é fácil, mas nas minhas unidades dou prêmio em dinheiro e nas reuniões em equipe explico os motivos de um ganhar mais que o outro, a ideia é fazer com que aquele que não ganhou nada ou ganhou menos possa pensar a respeito”, finaliza a empreendedora que dá ao gestor que cumprir seus deveres direitinho o direito de usar o carro da empresa nos finais de semana para suas atividades do dia a dia e até para pequenas viagens.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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