Franquia Starbucks: Como Funciona, preço, investimento e ganhos

Franquia Starbucks: Como Funciona, preço, investimento e ganhos
A franquia Starbucks pode ser a opção de negócio que você esperava. Veja mais sobre o investimento, ganhos e como abrir uma franquia starbucks na sua região!

Uma das áreas mais seguras para investir é no segmento de alimentação e bebidas, pois são serviços com consumo permanente. Que tal investir na venda de café, um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros? Para entrar neste setor você pode adquirir uma franquia Starbucks, sinônimo de café expresso de alta qualidade em todo o Mundo.

A franquia Starbucks é de origem norte-americana, sendo uma das cafeterias mais populares do planeta. Apesar de ser muito popular, a Starbucks ainda está se expandindo no Brasil, sendo uma ótima oportunidade de negócio para novos investidores.

Está interessado em conhecer mais sobre esta incrível e rentável franquia de café? Acompanhe:

Conheça a História da Starbucks

A franquia Starbucks é uma rede internacional de cafeterias, tendo sido criada na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. O nome dado à empresa foi inspirado em um livro, que mostra a popular história do Moby Dick, o que faz com que o seu logotipo seja uma sereia. O início da Starbucks ocorreu em 1971, quando três empresários decidiram firmar uma sociedade.

A primeira loja da Starbucks vendia somente os grãos do café e foi em uma viagem para Milão que um dos seus sócios despertou para a ideia de expandir o negócio, vendendo os grãos e o café expresso pronto. No entanto, quando esse sócio voltou para os Estados Unidos, a ideia de oferecer um novo produto não foi bem recebida pelos demais sócios, o que fez com que ele abrisse o seu próprio negócio sozinho e com outro nome.

Porém, no ano de 1987, os dois sócios que se recusaram a aderir ao novo produto acabaram vendendo a Starbucks para o sócio que havia saído e que então decidiu mudar o nome da empresa para Starbucks, fazendo com que ela se tornasse uma marca reconhecida em todo o mundo.

A Starbucks planeja explorar cada vez mais o mercado na América Latina, oferecendo facilidades para angariar novos parceiros e aumentar a divulgação da marca.

Como Funciona a Franquia Starbucks

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que a Starbucks não atua exatamente na modalidade de franquia, estando mais para uma empresa que busca parceiros. A marca oferece uma variedade enorme de produtos como, por exemplo, diferentes tipos de cafés e chás para vários mercados.

O empreendedor que tem interesse em vender o Café da Starbucks fora do Estados Unidos tem que solicitar uma licença da companhia e montar um estabelecimento do seu jeito. O fator mais importante para receber a autorização da marca é a movimentação do local em que se pretende abrir a loja.

Se o empreendedor for bem sucedido no pedido de licença, a Starbucks se encarrega de fornecer os seus produtos para vender, além dos métodos de marketing e merchandising apropriados para as características do seu local de trabalho. A Starbucks se destaca por oferecer um atendimento diferenciado e produtos bem consistentes, o que fornece aos seus consumidores credibilidade e confiança de que serão bem atendidos.

Quais São as Vantagens da Franquia Starbucks

1- É Uma Marca Consolidada no Mercado

Uma das principais vantagens de se tornar um empreendedor parceiro da Starbucks é o fato de esta marca ser famosa no Mundo todo, sendo sinônimo de café de boa qualidade. Dessa maneira, o empreendedor tem maior facilidade para trabalhar o seu produto no mercado, uma vez que se trata de produtos que já são conhecidos e que possuem credibilidade entre o público consumidor.

Pare e pense, você já ouviu falar na Starbucks? Com certeza, se não ouviu, alguém na sua família sim, é quase um MC Donalds no setor do café, tão famoso quanto.

2- Trabalha Com Produtos de Boa Qualidade

Franquia Starbucks: Como Funciona, preço, investimento e ganhosAlém da marca Starbucks se vender por si só por ser mundialmente popular, os produtos da empresa também são uma vantagens para os novos empreendedores, pois são um chamariz de clientes, visto que são de alta qualidade.

Vai dar lucro?

A Starbucks trabalha com uma ampla diversidade de bebidas que vão desde café expresso, chá e cappuccino, que são vendidos por preços variados para atrair uma fatia maior de consumidores.

3- Oferece Liberdade Para o Franqueado

Pelo fato de a Starbucks não atuar exatamente como uma franquia, o empreendedor que adquire a licença para vender os produtos da marca acaba tendo mais liberdade para trabalhar. Neste caso, você tem liberdade para montar a sua loja de acordo com o seu negócio ideal e necessidades para atuar neste ambiente. O empreendedor também pode instalar o seu próprio método de gestão.

4- Orienta o Trabalho do Franqueado

Apesar de não interferir diretamente na gestão da loja que vende cafés da Starbucks, a empresa também oferece orientação ao franqueado. A empresa ajuda o empreendedor a conhecer todas as informações necessárias sobre os produtos comercializados, como conservá-los e como preparar para servir os clientes, permitindo que o padrão de qualidade da marca seja mantido.

5- Transfere os Seus Conhecimentos de Marketing

Um dos motivos que faz com que a Starbucks seja popular no mundo todo é o seu investimento em marketing. Levando isso em consideração, a empresa também se preocupa em transferir os seus conhecimentos de marketing para os seus novos parceiros, ajudando-os a desenvolver métodos de comunicação e propaganda que sejam adaptados às características da região em que a loja está instalada.

Quanto Custa Abrir Uma Franquia Starbucks

A Starbucks não libera oficialmente quais são os custos reais para se tornar um parceiro da marca. Mas, estima-se que para montar um estabelecimento, obter a licença e vender os produtos da marca é necessário contar com um capital mínimo de aproximadamente R$ 500.000 mil reais, além do capital de giro para arcar com as atividades dos primeiros meses de atuação no mercado.

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Como Abrir a Franquia Starbucks

1- Escolha o Lugar Adequado Para Vender Café Starbucks

O primeiro passo para se tornar um parceiro da Starbucks é escolher o local mais apropriado para instalar a loja. O ideal é que o lugar tenha um fluxo intenso de pessoas como, por exemplo, shoppings, aeroportos, comércio de ruas, entre outros lugares em que há grandes possibilidades de vendas. Durante este processo é importante estudar se no local selecionado existe algum tipo de serviço que lhe ofereça concorrência.

2- Conheça o Funcionamento da Starbucks

Para montar uma loja com os cafés da Starbucks é de fundamental importância ter visitado esta cafeteria antes de iniciar o seu negócio, pois você deve saber como funciona e procurar montar a sua loja com o padrão mais parecido possível das lojas que já atuam no mercado.

Vai dar lucro?

Geralmente, quem vai em cafeterias desta rede encontra wi-fi, poltronas e sofás confortáveis, música ambiente, entre outros recursos para criar um ambiente aconchegante para o consumidor.

3- Treine os Funcionários

Os funcionários da loja de café devem ser muito bem treinados para oferecer um atendimento de alta qualidade e que se assemelhe aos serviços que são prestados pela rede Starbucks, evitando que haja uma queda de padrão.

4- Se Informe Sobre o Sistema de Cartões e Cupons de Descontos

Geralmente, a Starbucks oferece às lojas um sistema de cartões e cupons de descontos, o que permite que cada empreendedor aumente a sua cartela de consumidores e credibilidade no mercado. Também, procure acompanhar as novidades que a marca lança para oferecer os melhores produtos aos seus clientes.

5- Solicite a Licença da Starbucks

Para trabalhar vendendo os produtos da Starbucks é necessário obter uma licença da marca. Para que isso seja possível, você deve entrar em contato com a empresa através do seu site, fornecer os seus dados pessoais, profissionais e o local em que pretende vender os produtos da marca, visto que este é o principal requisito avaliado pela empresa para conceder a autorização.

Lembre-se de que, ao abrir um negócio próprio, mesmo como parceiro, é preciso avaliar a viabilidade, isso pode ser feito de forma automática e organizada através do Kit Novo Negócio.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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