Aprenda Como Analisar Franquias Baratas e Lucrativas

Franquias baratas e lucrativas
Para quem deseja trabalhar no ramo de franquias mas quer ter um investimento pequeno, uma boa ideia são as franquias baratas e lucrativas.

Procurando trabalhar com franquias baratas e lucrativas? Veja aqui como investir nas melhores franquias baratas e lucrativas e ser um empreendedor de sucesso.

Se você deseja empreender através da compra de uma franquia encontrar opções de franquias baratas e lucrativas certamente é um bom começo. Na verdade este é o sonho de todo empreendedor, investir pouco e ter um bom lucro. Porém é preciso antes de tudo entender o que você está procurando realmente.

O que é barato para alguns pode não ser para outros, o termo é relativo. Assim para efeito deste artigo numeramos 110 franquias com investimento de até 50 mil reais. Se você deseja investir menos ainda, não se preocupe, a tabela no final do artigo está classificada por ordem de investimento do menor para o maior.

Pela definição de lucro, para uma franquia ser lucrativa basta que a mesma consiga pagar todas as despesas e sobrar algum dinheiro no fim do mês, assim, o termo lucrativo também é variável. E encontrar franquias baratas e lucrativas pode não resolver sua dúvida de qual negócio montar, como veremos a seguir.

Como Descobrir se Uma Franquia é Lucrativa?

Financeiramente falando a lucratividade está relacionada com o lucro líquido  e o total de vendas. A fórmula da lucratividade é:

Lucratividade = Lucro Líquido / Receita total de vendas x 100

Vamos a um exemplo prático. Vamos supor que comprou uma franquia por 50 mil. E está vendendo 30 mil por mês com um lucro líquido de 3 mil.

Neste caso a lucratividade seria: 3 mil / 30 mil x 100 = 10%.

Franquias Baratas e Rentáveis ao Invés de Franquias Baratas e Lucrativas

Na verdade o melhor indicador para saber se uma franquia é lucrativa rentável é analisar o seu índice de rentabilidade (ROI – retorno sobre o investimento), pois este leva em consideração o valor que você pagou para ter a franquia (investimento total = taxa de franquia + capital de giro + instalação)

Rentabilidade = Lucro Líquido / Investimento total x 100

Utilizando o exemplo acima a rentabilidade é: 3 mil / 50 mil x 100 = 6% ao mês.

É pela rentabilidade que você pode chegar ao tempo de retorno do investimento (Payback). Basta dividir o investimento total (100%) pela rentabilidade (6%) = 16,67 meses. Este é o tempo que você gastaria para ter o dinheiro investido na franquia de volta no seu bolso. Um bom investimento, se analisado apenas os números.

E Aí Esta Franquia é um Bom Negócio? Depende!

Depende das suas expectativas com o negócio. E se você for trabalhar no negócio depende também do quanto você precisa para “bancar” suas despesas pessoais e depende do que você poderia fazer com seu tempo e com o dinheiro se não tivesse comprado a franquia.

Por exemplo: Você poderia investir o dinheiro em renda fixa e ir trabalhar de empregado ganhando 5 mil por mês. Claro isso de acordo com suas qualificações e mercado de trabalho para a função.

Porque é Melhor Usar a Rentabilidade do Que a Lucratividade?

Franquias rentáveis x franquias lucrativas
As franquias baratas e lucrativas devem levar em conta também o tempo de retorno do investimento, para não investir em um presente de grego.

Ainda no exemplo acima, vamos imaginar que você pagou 180 mil pela franquia acima. Quanto tempo você gastaria para repor seu dinheiro com um lucro de 3 mil por mês.

Tempo de Retorno do Investimento = 180 mil / 3 mil = 60 meses

NÃO é um bom investimento. Especialmente em uma franquia onde o contrato pode durar apenas 60 meses.

Rentável = vantajoso

Nesta situação a franquia é lucrativa (lucra 3 mil por mês) mas não é rentável (não é vantagem lucrar 3 mil por mês se o investimento para comprar a franquia foi de 180 mil.

Analisando a Lucratividade da Franquia de Outra Maneira

Vamos supor que você estivesse vendendo apenas 10 mil por mês com o mesmo lucro de 3 mil. Sua lucratividade seria: 3 mil / 10 mil = 33%

Uma excelente lucratividade, mas que sozinha pode levar a uma análise equivocada, pois para ser um bom negócio depende de quanto você pagou na franquia.

O Que Você Deveria Buscar nas Franquias Baratas?

Seu objetivo deveria ser identificar uma franquia que fosse barata, lucrativa, rentável e para marcar um gol de placa uma franquia que estivesse em franco crescimento. Porque? Porque a medida que a franquia se torna uma marca e modelo de negócio consolidados no mercado, o franqueador, dono da franquia, percebe seu sucesso e naturalmente aumenta o preço.

Antes de entrar de cabeça em oportunidades de investimentos classificadas como franquias baratas você precisa pensar um pouco sobre o negócio. O que é oferecido em troca pelo seu investimento na franquia? Qual a contrapartida da rede de franquias? Muitas destas franquias baratas ainda não tem a marca conhecida, modelo de negócio formatado e nem treinamento adequado. Avalie também os benefícios de se montar o negócio independente com uma nova marca.

De que adianta você comprar uma franquia barata por apenas 10 mil reais se for para receber somente um monte de manuais? Pense nisso!

Aprenda Como Analisar Franquias Baratas e Lucrativas

O negócio ainda não existe para formar um histórico de vendas e custos então você poderá basear se nas informações de outros franqueados ou de um plano de negócios ou ambos. Veja abaixo 3 aspectos para analisar franquias baratas ou caras, lucrativas ou não.

1 – A Pesquisa de Lucratividade das Franquias Existentes

pesquisa de franqueados
Ao pensar em investir em franquias baratas e lucrativas é necessário fazer uma pesquisa de franqueados para saber se o investimento vale mesmo a pena.

Uma das maneiras de conhecer a previsão de lucro de uma franquia, ou seja, saber o quanto ela é lucrativa é através de uma pesquisa com proprietários da franquia em que você está interessado.

Busque aleatoriamente alguns proprietários da franquia Subway através da lista telefônica, internet ou mesmo solicite o contado deles com a administração franquia no Brasil.

Tome o cuidado de solicitar muitos contatos para que você possa escolher quais pesquisar. Ou ainda, se for o caso de uma franquia com muitas unidades, solicite o contado dos franqueados que tem a franquia instalada em cidades com o perfil parecido com a cidade onde você vai abrir a franquia.

Converse com estes proprietários, seja através de ligação telefônica, email ou pessoalmente e anotar em uma planilha ou papel.

Algumas Perguntas Para Fazer Uma Pré Análise das Franquias:

  • De zero a dez qual sua satisfação com a franquia Subway? Por quê?
  • Quanto você gastou no total para montar sua franquia?
  • Qual o lucro líquido mensal da franquia?
  • Quantas horas semanais você trabalha na franquia?
  • Qual sua retirada mensal de Pró-labore (salário)
  • Deste valor de lucro líquido já está descontado seu pró-labore?

Tire uma média de lucro que os mesmos conseguem com a franquia. Note que o lucro é depois de retirado o pró-labore. Alguns empresários não diferenciam os dois e podem lhe passar informações equivocadas.

Franquias Baratas e Lucrativas Rentáveis e o Pró-Labore

Muitas destas franquias de baixo investimento são baseadas na presença do franqueado no negócio. Assim é preciso avaliar quanto tempo esta franquia lhe tomará de tempo, sua disponibilidade deste tempo e o principal, se a franquia comporta um pró-labore compatível com suas necessidades pessoais.

Imagine que você tem um padrão de vida que lhe custa 5 mil por mês e a franquia escolhida só pode lhe proporcionar 3 mil de retirada mensal. O resultado é insatisfação, adaptação ou falência. Diferente se a franquia dispensa sua presença no local, o que é raro nas franquias baratas, pois as mesmas não costumam comportar o pagamento de um salário de um bom gerente.

2 – Total de Unidades Franqueadas

varias unidades de franquias
Fazer a análise de unidades franqueadas abertas é outra ótima maneira de se certificar que pode investir nessas franquias baratas e lucrativas.

Outra maneira de descobrir franquias baratas e lucrativas é analisar o número de unidades abertas. Modelos de negócios com com mais de 20 unidades abertas provavelmente são franquias lucrativas. Resta saber se será uma franquia lucrativa na sua região.

Ex: A franquia que você está analisando tem 20 unidades funcionando em cidades com 200 mil habitantes e com perfil de cliente (renda, cultura, etc.). Se o mercado em que estas franquias forem mercados parecidos com o seu, possivelmente montar uma franquia destas será um “bom negócio”.

Outro exemplo: você está procurando uma franquia barata e lucrativa para montar em uma cidade de 50 mil habitantes e a franquia que você está analisando tem unidades abertas somente em cidades acima de 500 mil habitantes. Isto deve ser um sinal de alerta para você fazer uma análise melhor.

Lembre se que o franqueador é o vendedor e você o comprador. E você sabe como não podemos confiar apenas na opinião do vendedor, não é mesmo?!

A pergunta é: “O quanto lucrativa esta franquia é?”. Como mostramos no começo do artigo para ser lucrativa basta que a mesma dê algum lucro. Assim passamos ao próximo e mais importante tópico para avaliar a compra de uma franquia, seja ela classificada com lucrativa ou não, quem vai determinar sua viabilidade é o plano de negócios.

3 – O Plano de Negócios

Plano de Negócios
O plano de negócios é passo fundamental para abrir franquias baratas e lucrativas. Sem um plano de negócios adequado o sonho de abrir uma franquia pode se tornar um pesadelo.

Embora uma franquia venha modelada como um negócio de sucesso, isso não é absolutamente verdade. Assim como em qualquer negócio é preciso conhecer a viabilidade em abrir uma franquia no segmento escolhido e na sua região.

Outra maneira para conhecer se uma franquia é realmente barata,  lucrativa e rentável é através de um plano de negócios adaptado para sua região. Especificamente o plano financeiro será quem lhe dará a resposta de lucratividade e rentabilidade da franquia. Plano este que será baseado nas suas premissas do negócio e de mercado.

Franquias Baratas e Lucrativas Rentáveis e o Mercado

Não é apenas o aspecto financeiro da franquia que determinará seu sucesso, até porque todos os números são baseados nas premissas de mercado. Fatores como localização da franquia, reconhecimento da marca (afinal muito do que você paga em uma franquia é pelo reconhecimento da marca) e o mercado local vão determinar se a franquia será rentável ou não na sua região.

Em resumo este artigo lhe mostra uma relação com 111 franquias “baratas” e sugere opções para analisar o negócio, mas para saber se são  franquias lucrativas é preciso maior análise.

Imagino que você já esteja de saco cheio de tantas análises e números, mas não poderíamos deixar de aproveitar o espaço para lhe orientar na busca por uma franquia de baixo investimento.

Busque Franquias Baratas e Lucrativas na Tabela Abaixo:

Para descobrir uma franquia barata e talvez lucrativa basta que você veja na tabela abaixo se a mesma se enquadra na sua disponibilidade de investimento e no seu conceito de barato.

Tabela com 110 Franquias Baratas e Lucrativas!

Abajures Abatedouro de frango Abatedouro de suínos
Academia Academia de artes marciais Academia de lutas
Acarajé Açougue Adega de bebidas
Adestramento de cães Adestramento de cães Administradora de condomínios
Agencia de agro turismo Agencia de casamento Agencia de conteúdo
Agencia de cuidadores de idosos Agencia de ecoturismo Agencia de empregos
Agencia de intercambio cultural Agencia de marketing e propaganda Agencia de modelo
Agencia de publicidade e propaganda Agencia de recepcionistas Agencia de serviços de diaristas
Agencia de turismo Agencia virtual de emprego Agencia virtual de empregos
Agencias de babas Agricultura orgânica Albergue
Alfaiataria Aluguel de andaimes Aluguel de maquinas para obras
Aluguel de roupas de festa Aluguel de trajes para casamento Automação comercial
Aluguel de utensílios para festas Animação de eventos infantis Antiquário
Ar condicionado de veículos Artefatos de acrílico Artesanato
Artesanato Artigos de aventura Artigos de cerâmica
Artigos para churrasco Assessoria de imprensa Assessoria de imprensa
Assistência de eletroeletrônicos Assistência técnica de computadores Assistência técnica em eletroeletrônicos
Assistência técnica para celulares Atacadista para papelaria Atacado de brinquedos
Ateliê de costura Aulas de equitação Aulas de inglês via skype
Aulas particulares Auto elétrica Auto peça
Auto-escola

E você, pronto para investir em franquias baratas e lucrativas? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dica de negócios!