10 Tipos de Investimentos de Sucesso

Tipos de Investimentos
Existem vários de tipos de investimentos, porém é necessário saber em qual investir para não sofrer perdas com a opção de investimento escolhida.

Já pensou em tipos de investimentos que você pode utilizar para fazer render suas economias? Conheça os tipos de investimentos mais interessantes para aplicar o seu dinheiro!

Está pensando em que investir o seu dinheiro? É, sei que essa tarefa não é fácil, afinal, é o patrimônio que, muitas vezes, você arrecadou durante anos, as vezes dezenas de anos para guarda-lo, e arriscá-lo em algo que não se sabe se é exatamente “seguro” ou dentro do seu perfil, é algo bem complicado.

Existem diversos tipos de investimentos, desde a aplicação do capital em valores mobiliários, negócios, imóveis até outros investimentos de renda “fixa”. Dentre esses investimentos, algum, com certeza, será ideal para você, mas para saber qual? É preciso conhecê-los mais a fundo para finalmente escolher.

Para que você consiga decidir qual é o tipo de investimento mais adequado para você, criamos esse texto focado nas principais modalidades de investimentos. Pronto para conhecê-las e finalmente aplicar seu dinheiro no tipo de investimento mais apropriado para você? Confira!

10 Tipos de Investimentos de Sucesso

1- Ações

Quando se trata de investimentos é impossível não falar das ações no mercado mobiliário. A BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) negocia ações de empresas, as quais, nada mais são do que “pequenas parcelas da empresa”, é como se você se tornasse sócio de com um pequeno percentual.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Inclusive, existem ações que dão direito ao voto dentro da empresa, são as chamadas ações ordinárias. Já as ações preferenciais tem “preferência” no pagamento dos dividendos.

Investir em ações significa uma possibilidade ganho ou perda, ou seja, é variável, pois dependerá da valorização das ações, o que leva em consideração uma série de fatores, dentre eles a oferta e demanda e o desenvolvimento da empresa em si.

O investimento em ações pode ser uma boa opção, porém, é preciso ter ciência de que estará correndo riscos, tanto de ter uma lucratividade muito boa como de perder parte do seu patrimônio.

2- Tipo de Investimento – Debêntures

Com uma probabilidade de risco menor do que as ações, o debênture é uma forma de investimento para quem deseja algo mais conservador, com uma probabilidade de ganho menor, mas claro, maior que a poupança.

O Debênture é um tipo de investimento que se assemelha a uma espécie de “título de crédito”, é como se você emprestasse dinheiro para financiar projetos de empresas de grande porte no mercado e, em troca disso, recebesse juros sobre o capital e, é claro, após ultrapassar o prazo pactuado, receber o principal.

Para poder adquirir debêntures é preciso que seja feito uma escritura de emissão. Por isso, exija!

3- Tipos de Investimentos – Fundos de Investimentos

Ao contrário do que muitos pensam, os fundos de investimentos não são todos iguais, pelo contrário, mudam muito! Principalmente em razão do seu foco.

Por exemplo, existem fundos de investimentos com carteiras voltadas para renda fixa, outros ações, fundo cambial, fundos multimercados e por ai vai. A questão é, qual é o seu objetivo? O que você deseja arriscar? Depois de saber isso, basta você procurar a administração dos fundos e se informar.

Atualmente, o mais interessante tem sido os fundos multimercados, os quais trabalham diversificando sua carteira de investimento, o que diminui o risco de perdas extremas, já que, é provável, que um setor possa perder e outro ganhar, ficando próximo de um equilíbrio.

4- Tipos de Investimentos – Clube de Investimento

Essa talvez seja uma das formas mais complexas de investimento, pois a sua estrutura tem uma série de pequenos detalhes.

Os clubes de investimento podem ser formados por no máximo 50 participantes e tem como intuito principal introduzir novos “pequenos investidores” no mercado de valores.

Um ponto importante desse tipo de investimento é o fato de ter, obrigatoriamente, sua carteira de clientes com 67% em recibos de subscrição, debêntures, ações, bônus de subscrição, entre outros. Ou seja, isso impede que os investidores entrem com seu capital todo em tipos de investimentos mais arriscados.

O administrador do clube, ou grupo de administradores, será eleito por assembleia geral.

5- Poupança Como Tipo de Investimento

Poupança Como Tipo de Investimento
A poupança é um dos tipos de investimento com rentabilidade mais baixa, é a opção de investimento mais popular, porém não tão segura quanto se pensa.

Muito se fala na poupança, principalmente na taxa de remuneração, a qual, comparada com os demais tipos de investimentos, é realmente baixa.

A poupança sofre variação de acordo com a TR (taxa referencial) e Taxa Selic, normalmente em torno de 0,5% ao mês. Bom, segundo especialistas, tal percentual é próximo da inflação, ou seja, o brasileiro quase não tem ganho na poupança.

O que poucos sabem é que a poupança não é um “lugar tão seguro” assim para deixar seu dinheiro. O FGC, Fundo Garantidor de Crédito, apenas garante o valor de R$ 250.000,00 reais, ou seja, acima desse valor, caso aconteça algo, o seu dinheiro pode “deixar de existir”.

É importante destacar que esse valor não se refere a UM BANCO, mas sim a um conglomerado, ou seja, todos! Tais informações podem ser encontradas no site do Banco Central

6- CDB e RDB São Bons Tipos de Investimentos Para Renda Fixa

Você já deve ter, provavelmente, ouvido falar em CDB e RDB. Esses são títulos muito comuns de serem adquiridos por pessoas que buscam ter lucros superiores ao da poupança de uma forma reservada e pouco arriscada.

O significado dessas siglas pode parecer um pouco complicado:

  • CDB: Comprovante de Depósito Bancário;
  • RDB: Recibo de Depósito Bancário;

Esses são títulos de renda fixa, ou seja, ao aplicar o dinheiro nestes tipos de negócios sabe-se exatamente quanto irá receber, sem arriscar o seu dinheiro.

Ao utilizar essas modalidades de investimento você estará “emprestando” dinheiro ao banco sobre a promessa de um pagamento do valor em X período (pactuado) com uma quantidade de juros anuais/mensais X. Por isso é dito como renda fixa, pois o dinheiro que você investiu voltará para você, juntamente com os juros pactuados, porém, é importante frisar que o dinheiro não pode ser resgatado sem o prejuízo dos juros.

7- Títulos Públicos

Os títulos públicos talvez sejam uma das formas de renda fixa, junto com o CDB e RDB menos arriscada, pois se trata de comprar títulos do governo.

Esse tipo de investimento significa que você estará “subsidiando” o governo, ou seja, emprestando dinheiro para o governo para que ele subsidie seus programas e dívidas públicas, tudo isso mediante a uma taxa de rendimento X, previamente estabelecida.

A remuneração depende diretamente do prazo de vencimento e valor aplicado, claro, quanto mais dinheiro investido e maior o vencimento, maior será a taxa de rentabilidade.

O responsável pela administração dos títulos públicos é o Tesouro Nacional, sendo possível comprar títulos públicos através da internet. Para isso, precisará apenas do CPF, ser residente no Brasil e ter um cadastro em Banco que esteja habilitado em operar no Tesouro Direto.

8- Imóveis Pode ser um Ótimo Tipo de Investimento

Os imóveis tiveram uma expansão de lucratividade e valorização incrível, mas a questão é, ainda vale a pena comprar imóveis como forma de investimento? Essa é uma questão bem complicada, pois os valores estão muito altos, o que reduz a probabilidade de ganho acentuado.

O que se pode dizer é que, desde que se encontrem bons imóveis, normalmente na planta, por preços acessíveis, pode sim ser um bom investimento, mas o que o investidor precisa estar ciente é que o único custo não é o imóvel, mas também toda a sua manutenção, como é o caso de limpeza, tributos, condomínio (apartamentos), taxa de iluminação, taxa de lixo, entre outros ônus.

Uma boa opção de investimento tem sido construir imóveis para alugar, isso faz com que você tenha uma espécie de “renda extra”, semelhante aos juros pagos nos demais tipos de investimentos.

9- Abrir um Novo Negócio

Abrir um negócio pode ser um ótimo investimento, mas, com certeza, é um dos mais arriscado. Caso você abra um negócio sem ter a experiência necessária, é possível que todo o seu capital investido seja “posto fora”, pois os negócios podem dar certo e gerar excelentes lucros como podem simplesmente “quebrar”.

Está pensando em utilizar esse tipo de investimento? Bom, é uma ótima forma de investir, mas analise com muito cuidado o negócio que pretende montar, ter conhecimento é fundamental e lembre-se de fazer uma projeção dos ganhos, custos, investimento e etc.

10- Ouro Como o Melhor Tipo de Investimento

Ouro Como Tipo de Investimento
Entre os tipos de investimentos o ouro está como o mais rentável atualmente, porém não se sabe até quando essa opção de investimento continuará em alta.

O ouro, durante diversos anos, tem sido o melhor investimento disparado. A sua taxa de valorização extrapola a média, estando, inclusive, a frente da Bolsa de Valores.

Não se pode dizer por quanto tempo o ouro continuará tendo essa valorização, porém, analisando o histórico, permanece sendo uma ótima forma de investimento.

Dicas para Escolher o Tipo de Investimento

O melhor tipo de investimento é aquele que se adequa ao seu perfil, essa é a verdade! Por exemplo, você pode ter um perfil mais agressivo e desejar investir cerca de 5% do seu patrimônio, bom, nesse caso, uma boa opção seria aplicar em ações, pois a taxa de retorno é maior, porém, contrario seria se você tivesse um perfil mais conservador, desejasse investir cerca de 70% do seu patrimônio, bom, nesse caso, o mais indicado seria Debentures, CDB, RDB e Títulos Públicos.

E você, agora que já conhece os tipos de investimentos, qual prefere? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA