Como Fazer Um Plano Financeiro

Plano FinanceiroQuer criar um plano financeiro para sua empresa? Veja como fazer!

Você tem uma ideia inovadora para colocar em prática no seu negócio e não sabe de onde tirar dinheiro para concretizá-la? Pois bem, este problema não estaria acontecendo se tivesse sido feito um planejamento financeiro. As empresas que mais têm chances de se desenvolver e se estabilizar no mercado são aquelas que se planejam em todos os detalhes, principalmente no que diz respeito ao seu dinheiro, pois a falta dele pode causar inúmeros transtornos.

Além de prejuízos, a falta de um plano financeiro e que permita que o empresário se organize, acaba por impedir o crescimento do negócio, já que faltará recursos para implementar as ideias para crescimento e expansão, focando na melhoria do empreendimento.

Para começar um plano financeiro é preciso se organizar, acima de tudo, com as contas a pagar e receber, este é o princípio.

Para manter uma empresa bem estruturada e com as contas equilibradas é necessário montar um plano financeiro, que é uma espécie de relatório em que são descritas todos os gastos e investimentos que devem ser feitos em curto ou longo prazo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Esta atitude simples é de fundamental importância para organizar as finanças de um negócio, fazendo com que se consiga poupar o necessário e evite “cair” nas famosas “bolas de neve” de dívidas, que são extremamente prejudiciais.

Trabalhar com um plano financeiro bem estruturado serve para todos os negócios. Caso você deseje conferir algumas ideias de negócios, pode encontrar em nosso pdf 33 ideias de negócios.

Você quer melhorar a saúde financeira do seu negócio? Tudo pode começar pela elaboração de um plano financeiro exclusivo para as suas necessidades, que exige o levantamento de todas as informações referentes ao capital do negócio.

Para fazer um plano financeiro adequado é preciso seguir um padrão, por isso criamos esse texto com mais informações e uma espécie de ‘passo a passo’ de como fazer um plano financeiro. Confira abaixo!

O Que é o Plano Financeiro?

Para cuidar das questões financeiras do seu negócio é preciso compreender o que é o plano financeiro. O plano financeiro é definido como uma ferramenta que mensura todas as questões que envolvem o dinheiro de uma empresa, estruturando principalmente os valores que são destinados à quitação das contas ou realização de novos investimentos.

O planejamento financeiro de uma empresa é construído para um determinado período de tempo. Por exemplo, é possível construir um plano para um mês, seis meses ou um ano de desenvolvimento das atividades do negócio.

Também é possível elaborar planos exclusivos para a realização de cada projeto, no qual são registradas apenas as questões financeiras que o envolvem, deixando de lado os outros pontos permanentes da empresa como o pagamento das despesas mensais.

É importante que você lembre que o plano financeiro deixa de ter eficácia com o passar do tempo, pois o negócio passa por transições, tanto em número de vendas, custos, gastos, rendimentos e etc, por isso é importante fixar um prazo que aquele plano financeiro irá existir e, quando termina-lo, criar outro.

É preciso ter todas as informações de valores de uma empresa para montar um plano financeiro? Esta é uma pergunta bastante comum e a resposta é bem surpreendente: Não necessariamente.

Este relatório pode trabalhar inicialmente com projeções, ou seja, especulações das quantias em dinheiro que serão necessárias para executar um determinado projeto. No entanto, os planejamentos dos gastos fixos devem ser feitos a partir de dados concretos.

Por Que Elaborar Um Plano Financeiro?

A sua empresa ainda não tem um plano financeiro? Esta falha pode estar lhe causando vários problemas que você sequer sabe a causa. Há vários motivos para elaborar um planejamento financeiro, independentemente do tamanho do seu negócio. Aliás, trabalhar com a ajuda desta ferramenta é praticamente uma “obrigação” para as empresas que pretendem ser mais organizadas no que diz respeito à aplicação do seu capital.

A elaboração de um plano financeiro permite que a empresa tenha mais conhecimento sobre a sua situação financeira, o que permite avançar na criação de projetos ou cortar os gastos desnecessários para realizar economias.

Além disso, esta ferramenta também serve para controlar a aplicação do dinheiro, fazendo com que ele seja usado de forma que traga benefícios reais, evitando perdas em decorrência de investimentos que não são seguros.

Como Fazer Um Plano Financeiro

O planejamento financeiro é composto por vários pontos descritos de forma detalhada, visando tornar a administração do capital da empresa o mais fácil possível. Para usar/criar esta o plano financeiro da forma correta é necessário observar diversas questões para que seja viável obter todos os dados necessários e montar o documento. Acompanhe abaixo como fazer um planejamento financeiro.

1- Plano Financeiro Leva Em Consideração a Situação Real da Empresa

Como controlar as finanças de uma empresa se você não conhece os gastos e lucros dela? Fica impossível, não é mesmo? Portanto, a sua primeira missão para construir o plano financeiro é conhecer a situação real do negócio, fazendo um amplo estudo de todas as questões que dizem respeito ao seu dinheiro, tanto as quantias que entram quanto as que saem do caixa.

O ideal é que você imprima a relação do seu fluxo de caixa. Caso você ainda não tenha a sua situação está ainda pior do que pensa. Aprenda agora mesmo o que precisa sobre fluxo de caixa.

Para este estudo ser completo o ideal é usar notas fiscais, contratos e demais documentos que possam comprovar os lucros e os gastos fixos e variáveis da empresa. As informações devem ser descritas em um documento, o que permite ao gestor ter uma visão melhor das condições financeiras do negócio, podendo consultar as informações sempre que houver a necessidade. A partir dos dados sobre os rendimentos dos últimos meses é possível avaliar qual é o potencial do empreendimento para o futuro.

2- Defina o Objetivo do Plano Financeiro

Para o que você vai fazer o plano financeiro? Qual é o objetivo? Uma das primeiras medidas é definir qual o objetivo do uso desta ferramenta na sua empresa. Nesta fase, você deve fazer uso das informações coletadas anteriormente sobre a situação do negócio.

Por exemplo, a criação do plano financeiro pode ser feita com o intuito de promover uma economia, evitando os gastos com despesas supérfluas. Também, pode servir para melhorar a saúde da empresa para colocar em dia as contas ou salários. Enfim, são diversos os objetivos que você pode ter para montar um plano financeiro, até mesmo o simples fato de tornar sua empresa mais organizada.

Além de controlar os gastos e organizar a empresa, o plano financeiro também pode ser desenvolvido com a intenção de colocar um novo projeto em prática, como é o caso de lançar um serviço novo no mercado. Nesta situação, é necessário elencar todos os passos que serão colocados em prática e os seus respectivos valores.

Lembre-se que toda vez que for lançar um novo projeto ou criar uma empresa, o ideal é elaborar um plano de negócios, o qual contém tudo que será realizado, estudos aprofundados de mercado, concorrência, divulgação, entre outros pontos importantes.

3- Monte Um Plano de Ações

Após definir qual é o objetivo da execução do plano financeiro é preciso montar as suas ações, ou seja, o seu modo de funcionamento. Este processo deve ser feito tanto para realizar o controle das contas da empresa quanto para a criação de um novo projeto, caracterizando-se por ser minucioso, uma vez que descreve com riqueza de detalhes todos os passos que terão que ser dados para alcançar os objetivos e os custos que cada um deles possui.

O plano de ações para o planejamento financeiro tem que ser estruturado em formato de relatório. Nesta etapa, registre qual é o problema a ser resolvido pela empresa e posteriormente todas as ações que são necessárias para solucioná-lo. A partir deste documento, o gestor financeiro tem como saber a quantia exata a ser gasta e os valores que cada medida exige, evitando o desperdício ou a falta de dinheiro.

Você já deve ter visto dificuldades em negócios que ocorreram por falta de um plano de ação, é justamente aquele ocorrido: estava na metade da execução e simplesmente terminou os recursos.

4- Separe os Custos da Empresa Para Formar o Plano Financeiro

Feito o plano de ações, tem-se que dar seguimento à construção do plano financeiro, realizando a separação dos custos da empresa. Inicie fazendo uma lista de todos os gastos necessários para manter o negócio funcionando como, por exemplo, a compra da matéria-prima, o pagamento dos funcionários, além de despesas como, por exemplo, luz, água, internet e telefone.

Além dos custos fixos da empresa também é importante fazer uma lista com os gastos específicos de cada etapa para colocar o projeto em prática. Ter todas estas informações agrupadas é de suma importância para promover o controle financeiro da empresa nas próximas etapas.

5- Controle a Aplicação do Plano Financeiro

A partir dos dois relatórios das finanças da empresa é necessário fazer o controle da aplicação do plano financeiro. Neste caso, tem-se que trabalhar para que todas as ações do planejamento sejam colocadas em prática do modo como foram projetadas. Dessa maneira garante-se a aplicação dos valores para cada investimento ou despesa da empresa.

É importante ressaltar que o plano financeiro de um negócio não é imutável, pelo contrário, ele deve ser mudado em um determinado período de tempo, uma vez que a situação financeira da empresa tende a mudar no decorrer do ano.

Pode-se fazer pequenas alterações no plano financeiro e, após um determinado período, desenvolver outro, quando perceber que está desatualizado frente a posição financeira atual da empresa.

Agora Que já Sabe Como Elaborar Um Plano Financeiro Inicie o Seu! Boa Sorte.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA