Planilha de Controle Financeiro Pessoal

Planilha de controle financeiro pessoal

Dificuldades em se organizar financeiramente? Veja como fazer uma planilha de controle financeiro pessoal.

Talvez você seja uma pessoa extremamente organizada, que tenha suas contas na ponta do lápis e não sofre com qualquer problema financeiro, porém, a maior parcela da população brasileira é totalmente o oposto, e é para você que tem dificuldade de controlar seu orçamento e sair do vermelho que vamos trazer este texto incrível sobre planilha de controle financeiro pessoal!

Elaborar uma planilha de controle financeiro pessoal é uma tarefa relativamente fácil, porém, utilizá-la corretamente é até mais difícil. Isso porque as pessoas relutam em controlar o seu orçamento, e sabe qual é o motivo disso acontecer? A probabilidade de constatar que está com suas finanças fora de controle e ter de “reduzir as regalias” para estabilizá-las em um primeiro momento.

Você deve ver as suas finanças pessoais de forma muito semelhante se fosse abrir um negócio, sendo extremamente criterioso e focado.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Que tal aprender como fazer a planilha de controle financeiro pessoal?

1. Softwares Para Criar a Planilha de Controle Financeiro Pessoal

As planilhas são funções simples e que diversos softwares/programas oferecem, por isso não será o seu problema a falta de software adequado para a criação de planilhas.

Porém, resolvemos indicar alguns dos melhores softwares (segundo a nossa ótica) para a elaboração de planilha de controle financeiro pessoal, são eles: Excel (a meu ver o melhor) e number.

Ambos são bons, mas o Excel é ainda mais “simples” e possui todas as funções necessárias para criar uma planilha de controle financeiro pessoal, inclusive nas questões gráficas, oferecendo a possibilidade de barras/candles e em formato de pizza.

Você pode também ir até uma loja de informática e comprar outro software que se identifique mais, porém, o mesmo não será grátis, ao contrário do Excel que costuma vir licenciado nos computadores residenciais.

2. Informações a Serem Reunidas na Planilha de Controle Financeiro Pessoal

Reunir as informações que serão utilizadas é um dos pontos mais importantes da sua planilha. A imprecisão nesses dados pode comprometer toda a eficácia da sua planilha, além de fazer com que a sua situação financeira fique ainda pior.

Uma planilha trabalha basicamente com três elementos, meses, despesas e receitas. Pense da seguinte forma, sua planilha de controle financeiro pessoal tratará de um determinado mês, correto? Ok.

Depois disso, você terá as receitas, ou seja, tudo que você recebeu de recursos financeiros. Um ponto interessante na planilha de controle financeiro pessoal é que ele não precisa, necessariamente, levar em consideração apenas a sua renda, e sim a de todo o grupo familiar.

Pense assim, você tem uma “casa” e uma família, efetua o pagamento de luz, água, telefone, internet, aluguel, alimentação e por ai vai. Pois bem, você paga isso tudo sozinho ou os membros do grupo familiar também auxiliam? Caso auxiliem, você deve integrar os rendimentos deles também na planilha de controle financeiro pessoal.

Por fim, temos o 3º pilar da planilha de controle financeiro pessoal, as DESPESAS, ou também conhecidos como gastos. Os gastos incluem até os ‘míseros’ centavos, os quais você descobrirá que no final faze muita diferença.

Uma dica importante é ser honesto com os dados, não deixe “algo de lado” porque julga não ser importante ou vultoso, é exatamente esse comportamento que te deixou nessa complicada situação financeira.

Caso você tenha muitas dificuldades em se organizar ou com pressa ao extremo, uma dica é procurar por uma consultoria financeira especializada.

3. Campos Utilizados na Planilha de Controle Financeiro Pessoal

Como qualquer outra planilha financeira você terá de trabalhar com alguns campos, os quais são praticamente indispensáveis. Por exemplo, como irá criar uma planilha de controle financeiro pessoal sem o campo de “custos para alimentação?”.

Bom, vamos conhecer agora os principais campos da sua planilha de controle financeiro pessoal.

Renda principal: Nesse campo você colocará os valores que você recebeu durante o mês;

Habitação: Efetua o pagamento de aluguel? Financiamento da casa própria? Caso a resposta seja sim, inclua.

Saúde: Possui algum plano de saúde? Pagou consultas de médico ou dentista? Enfim, quaisquer custos que sejam relativos ao fator saúde devem estar inclusos nessa cédula da planilha.

Lazer: Você sai? Costuma ir a um barzinho, cinema ou até mesmo no parque com a criançada? Bom, isso tudo faz parte do seu lazer e, com certeza, resultará em algum custo. Lance os custos na coluna de lazer da sua planilha de controle financeiro pessoal.

Educação: A maioria das pessoas tem gastos com educação, seja cursos, faculdade ou até mesmo escola para os filhos, supondo que seja o seu caso, coloque uma coluna para esse fator.

Transporte: O transporte não se resume apenas ao ônibus, mas sim todos os custos que envolvem um veículo, por exemplo.

Extras: Há quem prefira atribuir à categoria “extras” para todos os demais itens que não se enquadre nas outras categorias, inclusive vestuários, porém, fica a seu critério dividir mais, ou seja, criar mais colunas/células. Porém, uma boa dica é cuidar para não “poluir” demais a sua planilha, isso torna mais difícil o controle financeiro pessoal.

Por fim, você precisará também de uma coluna que corresponda aos resultados.

4. Funções de Soma e Subtração no Excel

Supondo que você escolheu o software Excel para elaborar a sua planilha de controle financeiro pessoal, agora é o momento de conhecer as funções básicas que você irá precisar para montá-la, concorda?

Bom, serão basicamente duas funções matemáticas: Soma e Subtração.

A fórmula da SOMA é: =SOMA(células).

A fórmula da SUBTRAÇÃO é: =(célula) – (célula).

Essas duas funções serão as utilizadas, mas tome cuidado ao aplica-las para lança nas células certas, caso contrário aparecerá ERRO e você terá que encontrar em que lugar está o problema. Acredite, é mais trabalhoso do que gastar um pouco mais de tempo e fazer corretamente e com cuidado.

5. Utilização de Gráficos na Planilha de Controle Financeiro Pessoal

O sistema gráfico é uma ótima ferramenta para quem deseja assimilar rapidamente o seu controle financeiro pessoal. Contudo, o sistema gráfico aparenta ser extremamente difícil, porém, tenho uma boa notícia, não é tão complicado assim não!

Para utilizar as ferramentas gráficas na sua planilha de controle financeiro pessoal, procure na parte superior do programa Excel a opção “inserir”, depois disso escolha a forma de gráfico, você terá:

  • Colunas;
  • Linhas;
  • Pizza;
  • Barras;
  • Área;
  • Dispersão;
  • Outros;

É importante que você tenha cuidado ao escolher a células que farão parte dos gráficos. O ideal é utilizar as categorias de resultados (positivo, negativo, final). Talvez em um primeiro momento possa parecer complicado ou até difícil de fazer, mas assim que começar a trabalhar com o Excel irá perceber que é tranquilo e simples, basta ter paciência e fazer com calma.

Dicas Para Utilizar a Planilha de Controle Financeiro Pessoal

Lembra lá no início do texto que comentei que tão importante quanto elaborar a planilha de controle financeiro pessoal era saber como trabalhar com ela para obter os resultados esperados? Você não quer apenas saber seus gastos e rendimentos, quer melhorar sua vida financeira e conseguir aumentar a “sobra” de recursos, correto? Então fique atento que vamos mostrar algumas dicas para alcançar esse objetivo.

Periodicidade é a palavra certa para controle, isso porque sem ela você “deixará” passar muitos valores, o que causará um descontrole e, principalmente, fará com que seu inconsciente passe a induzi-lo a “não focar na planilha”.

Outro ponto que faz toda a diferença é criar o hábito de analisar a planilha de controle financeiro pessoal todos os meses, pode ser ao final do mês. Porém, essa análise não é apenas para verificar se os dados estão corretos e etc, mas sim para estabelecer um planejamento sobre metas, como atingi-las? Verificar se está no caminho certo, entre outros fatores.

Caso a sua planilha de controle financeiro seja do grupo familiar, lembre-se de fazer com que todos participem, pelo menos uma vez ao mês, dos gastos, planejamento e etc.

Também, não se esqueça de, na análise, verificar os custos que podem ser reduzidos, que não precisam, necessariamente, atingir aquele volume ou sequer precisavam existir. Estabeleça um valor que terá, obrigatoriamente, de sobrar no mês e que será destinado para uma conta poupança, costuma trazer ótimos resultados.

Porém, supondo que você continue com dificuldades é, provavelmente, por falta de motivação.

Para resolver esse problema é preciso estabelecer um prêmio como seu objetivo, por exemplo, antes falamos em fazer sobrar uma quantidade de dinheiro X por mês para incorporar à poupança, porém, isso não lhe motiva, mas, que tal fazer sobrar esse dinheiro para, em 3 meses, você e sua família, tirarem um final de semana de férias em um local onde todos adoram e que possam ter um momento único de lazer?

Parece melhor como forma de motivação, concorda? Pois bem, procure estabelecer juntamente com os objetivos algo que lhe proporcionará lazer, depois de um tempo não será mais preciso.

Por fim, caso você ache muito difícil começar a planilha do zero, uma boa dica é baixar uma Planilha Controle Financeiro Grátis.

E Agora, Que Tal Montar Sua Planilha de Controle Financeiro Pessoal?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA