Como Fazer Planejamento Financeiro Pessoal e manter os gastos em dia

planejamento financeiro pessoalVocê sabe fazer o seu planejamento financeiro pessoal? Ou pior, consegue manter um bom planejamento financeiro pessoa? Para conseguir poupar o seu dinheiro para um determinado objetivo é fundamental seguir um planejamento financeiro pessoal.

Todo o mês é a mesma coisa, você acaba gastando mais do que ganha, acumula muitas contas e tem aquela dor de cabeça para quitá-las, além de ficar sem dinheiro para nada?

Então, está mais do que na hora de fazer um planejamento financeiro e seguí-lo para organizar a sua vida.

O planejamento financeiro consiste em conhecer todos os seus gastos e administrá-los de acordo com os seus rendimentos mensais, além de aplicar o seu dinheiro de forma saudável e economizá-lo quando possível para realizar futuros objetivos.

Acompanhe abaixo mais informações sobre como seguir e manter um planejamento financeiro pessoal:

O Que é o Planejamento Financeiro Pessoal

O planejamento financeiro pessoal é definido como uma ferramenta de administração financeira, que se dá através do processo de organização financeira feita por meio do reconhecimento da situação financeira atual de um indivíduo, juntamente com a determinação de objetivos para atingir, além do estudo de caminhos viáveis para alcançá-los.

O uso do planejamento financeiro é executado constantemente por empresas e também deve ser adotado pelas pessoas que desejam usar melhor o dinheiro que ganham mensalmente.

O planejamento financeiro ajuda a conhecer como, quando e porque você gasta o seu dinheiro e a partir daí ensina a traçar metas para economizar e realizar todos os seus objetivos que envolvem dinheiro.

Por Que Fazer Um Planejamento Financeiro Pessoal

Você quer comprar a casa própria, abrir um negócio ou viajar pelo mundo? Para conseguir realizar qualquer um destes objetivos é necessário ter dinheiro.

Fazer um planejamento financeiro pessoal é de suma importância para que você possa organizar as suas finanças e alcançar as metas estipuladas a longo prazo.

Além disso, através do planejamento financeiro pessoal você também tem a oportunidade de aprender como usar o seu dinheiro corretamente, passando a investir naquilo que realmente pode, evitando o acúmulo de dívidas desnecessárias e que geram preocupações.

Como Seguir Um Planejamento Financeiro Pessoal Eficiente

O planejamento financeiro pessoal é composto por etapas e exige muita disciplina por parte da pessoa para que realmente funcione. Aprenda a seguir 8 dicas que ajudará a seguir o seu planejamento financeiro pessoal:

1- Receitas e Despesas Mensais

O primeiro passo para seguir um planejamento financeiro pessoal é conhecer as suas receitas e despesas mensais.

Vai dar lucro?

Reúna todos os comprovantes de receitas que você recebe todo o mês, depois, some-os para obter o valor total que entra no seu caixa. Em seguida, faça a mesma coisa com as suas despesas, junte os comprovantes e registre os valores.

Para promover um controle mais eficiente das suas despesas, o ideal é construir uma planilha no Excel.

Neste documento, você deve colocar as suas despesas fixas como, por exemplo, aluguel, luz, água, compras de mantimentos e as despesas variáveis como remédio, eventuais reformas, entre outras.

É comum ter dificuldade em anotar todos os gastos ou deixar de guardar comprovantes, por isso, é preferível que você faça uma lista de tudo que gasta, mesmo sem ter os comprovantes, criando, no mínimo, valores aproximados para conseguir se basear.

Cuidado para não se sabotar, faça corretamente a contagem dos valores. Deixar contas de lado para poder ter uma vida mais “confortável” não é a solução!

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


2- Compare os Preços Antes de Comprar

Você é o tipo de pessoa que não tem paciência para pesquisar e vai logo comprando aquilo que precisa independente do valor? Para seguir um planejamento financeiro pessoal é necessário mudar esse comportamento, passando a comparar os preços antes de comprar.

Você pode pesquisar o preço dos produtos tanto na internet quanto nas lojas físicas, e dê preferência para os itens que têm baixo custo e boa qualidade, afinal, não adianta comprar algo muito barato, mas que não dura nada ou é ruim.

Vai dar lucro?

3- Compre Apenas o Que Precisa

Como Manter o Planejamento Financeiro Pessoal
Para seguir o planejamento financeiro pessoal compre apenas o necessário

Sair para comprar uma coisa e acabar voltando com dez, essa é uma situação bastante comum entre as pessoas que não se planejam financeiramente. Para evitar esta situação, é recomendado que você compre apenas o que precisa.

Por exemplo, antes de ir ao mercado, faça uma lista do que precisa comprar, isso evita que você perca o seu objetivo e acabe comprando outros itens.

As listas devem ser feitas sempre em casa, pois tanto os supermercados quanto os shoppings têm muitas opções e podem interferir na sua decisão.

Também, de preferência, deixe para comprar sempre no dia posterior. Viu um produto, interessou-se? Espere até o outro dia, neste caso, as propagandas e mensagens inconscientes já não estarão influenciando e você poderá tomar a decisão de forma mais consciente.

4- Pague à Vista Quando Tiver Desconto

Há casos em que comprar a prestação é a única solução para obter algo que você realmente precisa.

Porém, sempre que tiver desconto e for possível, o ideal é pagar à vista. Dessa maneira, você pode comprar o produto por um preço mais barato e evitar o acúmulo de dívidas.

5- Use o Cartão de Crédito Só Se For Benéfico

Apesar de muitas pessoas criticarem o uso do cartão de crédito devido aos juros das operadoras, eles possuem diversos benefícios para os usuários.

Entre os benefícios estão as milhas, que acumulam pontos que podem ser trocados por passagens aéreas, além da possibilidade de parcelar sem juros, muitas vezes.

Por isso, é recomendado usar o cartão de crédito somente quando for benéfico e os juros não forem tão altos.

6- Determine Metas a Cumprir

Como Manter o Planejamento Financeiro Pessoal
Estabeleça metas do seu planejamento financeiro pessoal

Se você não tem metas, dificilmente irá construir um bom planejamento financeiro pessoal. Sendo assim, é de fundamental importância determinar metas para alcançar os seus objetivos.

Coloque as suas metas em uma planilha para que você possa acompanhar se está alcançando-as ou não. As metas estabelecidas devem estar dentro da sua realidade como, por exemplo, economizar 20% do seu salário em um mês.

7- Viva de Acordo Com o Seu Padrão de Vida

Viver de acordo com o seu padrão de vida parece algo simples e óbvio, mas nem todo mundo se dá conta disso e acaba tendo problemas com dinheiro.

Afinal de contas, se você tem um rendimento financeiro de classe econômica B e quer viver como se estivesse na A, haverá um desfalque no seu bolso.

Portanto, os seus hábitos de consumo sempre devem acompanhar a sua realidade financeira, evite comprar aquilo que extrapola excessivamente o seu orçamento.

Esta “necessidade” de viver melhor do que se tem condição é extremamente comum, existindo casos de pessoas que se auto sabotam nas contas e acreditam ganhar mais do que realmente faturam apenas para poder manter um “padrão de vida” melhor.

8- Informe-se Sobre Investimentos

Se você quer economizar dinheiro e dobrá-lo de valor é recomendado se informar sobre investimentos, o que permite melhorar a sua renda a longo prazo.

Há diversas possibilidades de investimentos que vão desde a poupança, tesouro direto, entre outros. Investir dinheiro é uma opção recomendada para quem não tem pressa, ou seja, não tem um objetivo para realizar a curto prazo.

Mas cuidado com o investimento, é importante avaliar todas as opções e encontrar àquela que realmente se adéqua ao seu perfil.

Pronto para seguir o seu planejamento financeiro pessoal? Comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorCarrinho de Cachorro Quente: 6 Dicas para Trabalhar
Próximo artigoRenda Extra Na Internet: 7 Formas de Ter Uma Em 2023
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here