Como fazer o orçamento de vendas Passo a Passo + Dicas

orcamento de vendasOrçamento de vendas: Aprenda como fazer com este passo a passo

O orçamento de vendas serve como uma estimativa de volume de demanda e é utilizado como auxiliar no momento de avaliar o fluxo de caixa, compras de estoque e projeção de demanda para a contratação de funcionários necessários para suprir o atendimento.

Elaborar o orçamento de vendas pode ser uma tarefa complexa para quem está iniciando com uma microempresa ou até mesmo esteja desacostumado a fazer, por isso criamos um passo a passo para criar um orçamento de vendas na sua empresa:

O que é o orçamento de vendas

O orçamento de demanda ou vendas corresponde à estimativa futura de quanto a empresa irá vender, trazendo números com base em dados históricos, estudo da economia, lançamento de produto ou até mesmo análise de consumidores.

Esta projeção pode se dar através de números de faturamento, quantidade de vendas e quantidade de clientes.

Em alguns casos esta projeção de vendas pode ser utilizada como meta de fechamento de clientes, repassando à equipe e motivando-a, demonstrando qual é o faturamento estimado a ser atingido e também a quantidade de negócios a serem fechados.

Passo a passo para fazer o orçamento de vendas

Passo 1: Qual é a forma de análise de dados utilizada?

Escolha o tipo de análise que será realizada, normalmente as empresas utilizam dados históricos de vendas, utilizando o crescimento e incluindo as projeções de acordo com o mercado.

Esta forma de projeção de demanda costuma trazer resultados mais fiéis e exatos, contudo, supondo que a sua empresa não possua um lastro histórico de vendas, uma boa dica é focar nos resultados dos concorrentes ou no próprio mercado de consumo do seu nicho.

Passo 2: Organizando o orçamento de vendas em etapas

Faça uma relação de etapas do seu orçamento de vendas, desde a demanda no mesmo período no ano retrasado, anterior e a expectativa do ano atual.

Algumas das etapas que devem conter no seu orçamento de vendas:

  • Vendas nos anos anteriores;
  • Percentual de crescimento;
  • Preços e aumento do poder aquisitivo;
  • Público alvo;
  • Detalhes que podem influenciar as vendas;
  • Crescimento da empresa;
  • Estimativa de vendas futuras (orçamento);

Estas são as etapas básicas de um orçamento de vendas baseado em dados históricos da empresa.

Passo 3: Conhecendo a demanda

Agora é o momento de fazer um estudo a fundo do seu público alvo, verificando se existem fatores que podem aumentar ou diminuir as vendas esperadas.

A crise econômica, por exemplo, pode ser considerado um redutor (devendo ser avaliado o caso concreto), já o aumento do salário em uma determinada classe, por sua vez, pode ser o motivo para aumento da demanda.

Podemos citar como um caso concreto de redutor de demanda o parcelamento do salário dos servidores do poder executivo, supondo que este seja seu nicho de trabalho.

Vai dar lucro?

Assim, faça um estudo aprofundado dos fatores que podem influenciar nas vendas.

Passo 4: Diferenciais do mercado atual

Depois de avaliar os pontos referentes aos consumidores do seu nicho, você deve verificar os diferencias do mercado atual para o mercado dos anos anteriores (dados históricos).

Aqui serão observados a parte econômica e que pode influenciar de alguma forma a projeção aplicada nas vendas.

Passo 5: Projeções

Observando os percentuais de crescimento dos anos anteriores deverá fazer projeções, somando os percentuais.

Como fazer o orçamento de vendas em 6 passosSe em 2013 teve-se um crescimento de 5%, 2014 (7%), 2015 (5%) e 2016 (6%), a probabilidade é manter o crescimento ou ficar dentro destes percentuais.

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Claro, lembre-se de levar em consideração os diferenciais (demanda + mercado).

Faça projeções mensais, ou seja, quanto estima crescer para cada mês, exemplo:

Vai dar lucro?

Março 2017 = X vendas

Abril 2017 = X vendas

E assim sucessivamente, até chegar aos meses que você está em busca do orçamento de vendas.

Desta forma conseguirá avaliar previamente se os dados estão se encaixando e tem-se menos probabilidade de erro.

Passo 6: Preparando-se para suprir a demanda

Agora que já tem um orçamento de vendas inicie as preparações para suprir a demanda.

Mas cuidado, inicie os preparativos apenas depois de constatar nos meses anteriores ao desejado que os números estejam fechando corretamente, senão poderá ter prejuízos.

Dicas para fazer o orçamento de vendas

Separamos 6 dicas para melhorar a exatidão do seu orçamento de vendas e evitar erros, confira:

  1. Dados realistas

Criar dados através de “achismos” é menos trabalhoso, contudo, o resultado será comprometido.

Procure por dados realistas, observando o histórico de vendas da empresa, concorrentes, lançamento de produtos similares no mercado, entre outras informações concretas que possam ser colhidas.

É importante que os dados sejam realistas, senão todo o trabalho de criação do orçamento estará comprometido.

  1. Cuidado com as variáveis

As variáveis já citadas aqui no conteúdo precisam ser observadas, elas influenciam diretamente o volume de vendas futura do seu negócio.

Uma simples variável como o poder aquisitivo do momento atual do seu nicho pode derrubar ou aumentar em mais de 20% a diferença de compra.

Este percentual é expressivo e caso não esteja preparado é provável que deixe a desejar na sua empresa, seja por não suprir a demanda ou ficar com produtos congelados no estoque e angariando prejuízos.

  1. Qual é a periodicidade ideal para o orçamento de vendas no seu nicho?

A periodicidade de dados a ser utilizada dependerá de nicho para nicho. A única maneira de descobrir exatamente qual é o tempo de dados históricos a ser colhido no seu caso concreto é observando os anos anteriores.

A forma mais simples de descobrir é ir criando o orçamento de vendas e ao constatar que os números fecham (em períodos anteriores), utilizar aquele período de dados.

  1. Defina os canais de vendas

Definir os canais de vendas utilizados também traz impacto no orçamento. Por exemplo, supondo que você utilize uma nova modalidade de vendas como as redes sociais para anunciar, a probabilidade de ter um acréscimo no orçamento é maior.

Pode-se pensar ao contrário se no ano de projeção você reduzir as formas de venda ou focar em meios mais baratos.

  1. Observe as datas festivas

Dependendo do seu produto as datas festivas podem ser osciladores de vendas abruptos. Pense em uma floricultura no mês de maio e junho, em que se tem o dia das mães e dos namorados.

Nestes períodos as vendas disparam e é preciso fazer um orçamento de vendas diferenciado, observando as datas festivas.

  1. Cuidado com os investimentos em marketing

Decidiu investir mais em marketing neste ano? Isso impactará nas vendas.

O marketing da empresa está diretamente ligado a quantidade de vendas realizadas, já que quanto maior a propaganda, mais demanda (normalmente).

Os investimentos que serão realizados em marketing devem ser elencados e avaliados antes de iniciar o orçamento de vendas. Cuidado!

E agora, o que acha de fazer um orçamento de vendas para o seu negócio? Comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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