Preciso Ter Dinheiro Para Montar Um Negócio – Mito Ou Verdade?

Imagine que é um fim de semana, você está na sua casa, no sofá, vendo TV e de repente você é avisado de que tem alguém querendo falar com você. Você resolve atender a porta como está, de shorts e camiseta. Quando você abre a porta lá está uma amiga que você não via a anos.

Dinheiro para montar um negócio?
Uma amiga que você não via a anos procurando um sócio. E aí?!

Vocês conversam um pouco e ela lhe diz… “olha, eu tenho 50 mil reais para investir em um negócio, lembrei que você, e quero saber se você topa iniciar um negócio de sócio comigo. Eu entro com o dinheiro e você toma conta do negócio.”

Tá bom, eu sei que a história é boa demais pra ser verdade, rsrs, mas continuemos para efeitos didáticos, ok?!  😉

O que você responde ?

Você decide montar o negócio?

Se sim, qual negócio você montaria?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Talvez você peça um tempo para pensar ou quem sabe já tope de cara iniciar o negócio com sua amiga.

Enfim, muitas pessoas dizem que não tem seu próprio negócio porque não tem dinheiro para investir, no entanto, se aparecesse um dinheiro inesperado que elas pudessem utilizar para iniciar um negócio, duas situações poderiam ocorrer:

  • Iniciar o negócio no escuro, sem saber se a ideia de negócio é realmente uma oportunidade de negócio arriscando todo o dinheiro ou…
  • Encontrar uma desculpa para não iniciar o negócio porque não sabe se o negócio é realmente lucrativo.

Criei esse cenário porque eu quero lhe mostrar que se você quer ter um negócio um dia, o primeiro passo, antes mesmo de ter o dinheiro para investir, é ter uma ideia de negócio que seja viável, lucrativa.

Não adianta ter o dinheiro se você não sabe o que fazer com ele. Ou, não adianta ter o dinheiro e usá-lo de maneira errada e perde-lo. Veja esse texto: Sua Ideia De Negócio É boa? A Resposta Definitiva!

Existe ainda um mito esparramado e que impede milhares de pessoas de ter seu próprio negócio. Ele diz:

“É preciso dinheiro para ganhar dinheiro”.

Iniciar um negocio sem dinheiroComo se dinheiro fosse um ima superpotente que tivesse o poder de atrair mais dinheiro. Isso não é verdade!

Acontece que dizer que não temos um negócio porque não temos dinheiro nos dá um certo alívio.

Logo, talvez até gostemos de acreditar nesse ditado popular.

É como se disséssemos: “Eu sou empreendedor, só não tenho meu negócio porque não tenho dinheiro”.

E isso nos tira a responsabilidade por não ter um negócio.

Quando eu trabalhava no SEBRAE, recebia muitos empreendedores que diziam interessados em abrir um negócio, depois de algum tempo de conversa eu percebia que eles não estavam interessados em consultoria e sim em conseguir um empréstimo.

Então, eu tinha que dar a “terrível notícia”, para eles, de que o SEBRAE não empresta dinheiro!

Invertendo os Papeis

Agora imagine a nossa história um pouco diferente. Um amigo das antigas, descobre que você tem 50 mil reais guardados no banco e lhe procura oferecendo sociedade em um negócio.

Ele diz que é uma excelente ideia de negócio e que você deve participar, que é um produto inovador, que não haverão concorrentes e que vai ser moleza ganhar dinheiro.

Você investiria na ideia do seu amigo?

Se você for como eu, imagino que você queira saber bastante sobre o negócio, ver o planejamento e saber quanto esse negócio pode trazer de rendimento para os seus 50 mil.

Se o rendimento for baixo ou o negócio arriscado você provavelmente deixa o dinheiro no banco mesmo e inventa uma desculpa para não magoar o amigo.

Um investidor, seja ele um banco, um investidor anjo ou mesmo um familiar pensa da mesma maneira.

  • Quanto esse negócio vai trazer de retorno para meu dinheiro?
  • Esse negócio é arriscado?

Veja esse vídeo: “Montar um negócio é arriscado?”

Se você for buscar recursos de terceiros, você precisará responder essas perguntas acima.

Então, antes de qualquer tentativa de buscar dinheiro para iniciar um negócio você precisa descobrir se sua ideia de negócio é viável, lucrativa.

E isso, não é apenas para mostrar para um possível investidor, mas acima de tudo para provar para você mesmo que é uma boa ideia investir seu tempo e energia no negócio.

Você não precisa de capital para iniciar um negócio, você precisa é de uma ideia de negócio viável, lucrativa.

5 Opções de Capital de Terceiros para Iniciar Seu Negócio.

Se o seu negócio for lucrativo, o suficiente, no papel, você poderá contar com uma dessas fontes de investidores:

  1. Investidores anjos,
  2. Familiares,
  3. Amigos,
  4. Bancos ou
  5. Financiamentos a fundo perdido (você não precisa devolver o dinheiro).

Porém, nesse último caso sua ideia de negócio precisa ser realmente inovadora. Nesse texto abaixo tem mais informações sobre o assunto:

Negócios Para Montar Com Pouco ou Nenhum Investimento

Existem ainda diversos pequenos negócios onde é possível começar quase sem dinheiro. Como por exemplo:

  • Prestação de algum serviço que você saiba fazer ou possa aprender rapidamente,
  • Alguns negócios online,
  • Representação e
  • Venda de mercadorias consignadas.

Então, se você realmente deseja ter um negócio, você precisa se concentrar em obter uma ideia de negócio que seja viável financeiramente e em lhe proporcionar o que você deseja em termos de satisfação pessoal.

Eu costumo dizer que um negócio próprio traz dois tipos de resultados, um em dinheiro, lucro ou prejuízo, e outro em satisfação. Mas isso é matéria para outro post. rsrs.

Esclarecendo Dois Pontos importantes

1 – Negócios que não precisam de investimento ou que é possível começar com baixo investimento, normalmente são micro negócios com capacidade de crescimento limitada.

No entanto, se você está começando no mundo do empreendedorismo pode ser uma ótima ideia para ganhar experiência para lançar voos mais altos depois.

2 – Conseguir empréstimo para iniciar negócios convencionais, como: lojas, farmácias e revendas não é fácil. O mais provável é que você consiga o financiamento com parentes e amigos.

Ah, no caso de micro negócios também existe o microcrédito.

Como Descobrir Se o Negócio É Lucrativo?

É praticamente impossível para alguém que não é da área de finanças fazer corretamente os cálculos de viabilidade de um negócio. Pensando nisso, criamos várias planilhas para que você possa fazer esses cálculos automaticamente, apenas preenchendo os campos.

No Kit você também verá como:

  • Descobrir ideias de negócios de acordo com seu perfil e região,
  • Planejar o negócio facilmente utilizando técnicas comprovadas,
  • Fazer automaticamente os cálculos do:
    • Investimento,
    • Capital de giro e
    • Lucratividade

Tem muito dinheiro por aí precisando ser investido, a questão é quanto promissora é sua ideia de negócio. E pra isso, você precisa fazer um planejamento prévio.

Um forte abraço! Espero sinceramente que você tenha gostado do artigo!

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA