Como Reduzir Custos na Sua Empresa

como reduzir custos na sua empresaAprenda maneiras simples e eficazes de reduzir os custos da sua empresa e, consequentemente, aumentar o lucro líquido.

Toda empresa possui gastos fixos mensais necessários para a manutenção de suas operações, além de gastos que variam à medida que mais produtos são vendidos e/ou serviços são executados.

Como exemplos desses custos, podemos citar aluguel, telefone, energia, salários, pró-labore, entre outros.

Porém, uma análise mais atenta das finanças fará você descobrir que a maioria dos gastos pode ser reduzido sem comprometer a eficiência da empresa, e melhor, aumentando o lucro líquido mensal.

Basta apenas olhar os gastos sob uma perspectiva diferente separando o que é realmente essencial do que é supérfluo.

Como o objetivo de todo empreendimento é obter lucro, uma forma eficaz de aumentar o seu retorno, sem ter que necessariamente aumentar as receitas, seria justamente diminuindo seus gastos.

Como reduzir os custos na sua empresa

Abaixo estão assinaladas algumas ideias simples de serem colocadas em prática e que poderão trazer uma considerável redução de custos para sua empresa.

Home Office: Se você baseia suas atividades na prestação de serviços diretamente ao cliente, deve considerar a hipótese de trabalhar em casa (home office) ao invés de alugar uma sala comercial.

Salas comerciais geram muitos gastos que talvez, possam ser evitados. Além do aluguel, existem taxas de condomínio e IPTU que são de responsabilidade do inquilino.

Se sua empresa presta serviços ou até mesmo executa vendas pela Internet, uma boa alternativa é levar seu escritório para dentro de casa.

Assim você também reduz os gastos que teria com locomoção até o seu escritório. No entanto, você deve tomar cuidado para não misturar os ambientes da casa com o trabalho.

Tenha um local reservado e com privacidade para que você não seja interrompido a todo momento por assuntos domésticos e não se esqueça de incluir no preço dos serviços, os gastos com Internet, luz e telefone que você também terá em casa.

Escritórios Virtuais: Essa solução funciona muito bem quando agrupada ao home office. Escritórios virtuais estão se tornando cada vez mais populares nas grandes cidades devido à praticidade e conforto que oferecem aos pequenos empresários.

Vai dar lucro?

Trata-se de um local onde você pode ter acesso a uma completa infraestrutura com escritório, salas de reunião, serviço de copa, impressão, acesso a Internet, Fax, atendimento telefônico personalizado com o nome da sua empresa, anotação e transmissão de recados, transferência de ligações, além de uma infinidade de outros serviços.

Tudo isso, por valores muito atrativos. Alguns escritórios virtuais oferecem planos a partir de R$ 300,00. Realmente é muito melhor do que ter uma sala comercial alugada.

E se você trabalhar em home office poderá utilizar o escritório virtual para fazer uma reunião com seus clientes. Assim, sua empresa terá um endereço comercial bem localizado no centro da cidade e isso trará uma imagem de mais profissionalismo.

Terceirização: Terceirizar também é uma excelente maneira de reduzir custos. Analise as atividades da sua empresa, e veja quais delas você poderá terceirizar.

É comum que pequenos empreendedores em início de carreira se iludam pelo mito de que se quiser algo bem feito deve-se fazer você mesmo. Confie nos profissionais qualificados do mercado e deixe que eles cuidem daquilo que você não pode ou não sabe fazer.

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Consultoria Tributária: Os profissionais contábeis são altamente especializados e capacitados para orientá-lo sobre como reduzir os gastos com impostos. Fazendo um bom planejamento tributário, sua empresa pagará menos impostos.

Pergunte ao seu contador sobre quais alternativas fiscais existem para sua empresa. E não se esqueça de valorizar o profissional. Não adianta querer que ele economize milhares de reais em impostos enquanto você reluta em pagar menos de um salário mínimo pelos honorários dele.

Vai dar lucro?

As multas que a Receita Federal aplica são pesadas e podem levar muitas empresas a fechar suas portas. Então valorize seu contador, pois ele é seu amigo e tem como missão te orientar para não receber essas multas e atender a todos os requisitos do seu negócio.

Reduzindo Contas: Analise suas contas de energia, telefone e Internet, e veja o que você está pagando a mais sem usar.

Dependendo da sua atividade você não precisa do plano telefônico mais caro, com mais minutos; muito menos da Internet Banda Larga mais rápida possível. Analise dentro das necessidades do seu negócio.

VOIP (Voice Over Internet Protocol): Essa é uma sigla em inglês referente a um serviço onde é possível fazer ligações telefônicas utilizando sua conexão de Internet.

Se sua empresa necessita entrar em contato com clientes e fornecedores em outros Estados ou até mesmo outros países, considere utilizar os serviços VOIP.

Com ele você pode fazer chamadas interurbanas ou internacionais pagando preços de ligações locais e isso trará uma grande redução da sua conta de telefone. Um dos serviços VOIP mais conhecidos é o Skype.

Quadro de Pessoal: Reavalie seu quadro de pessoal. Veja com seu contador ou advogado se os salários estão de acordo com o piso salarial para cada categoria e a média de mercado.

Mas sempre valorize e incentive seus funcionários, pois eles são os maiores ativos que as empresas possuem. É melhor ter 10 excelentes funcionários do que ter 15 bons funcionários. Pense nisso.

Estagiários: Uma boa opção de conseguir mão de obra qualificada e de baixo custo é através da contratação de estagiários e aprendizes. Novamente consulte seu contador ou advogado a respeito, pois existem legislações próprias sobre esse tipo de contratação.

Contratar estagiários é uma excelente opção, pois são jovens que estão se graduando e possuem um enorme interesse em aprender e crescer profissionalmente. Por estarem em início de carreira não têm muitos vícios de trabalho e são mais fáceis de serem treinados.

Pró-labore: Muitos empreendedores têm a falsa ideia de que ao montar uma empresa poderão retirar os lucros das mesmas indiscriminadamente. Isso não é verdade. Saiba separar seus gastos pessoais dos profissionais.

Um erro comum é utilizar dinheiro da empresa para custear despesas pessoais e vice-versa. Estipule um valor de retirada mensal que servirá como Pró-labore e faça suas despesas pessoais à partir dessa remuneração.

Não é porque a empresa tem R$ 20 mil de lucro líquido mensal que você poderá colocar todo esse dinheiro no bolso. Se agir dessa maneira ficará sempre endividado pagando altos juros do cheque especial ao banco para ter capital de giro suficiente para cobrir as despesas de curto prazo de sua empresa.

Cuidado com o Banco: Evite cair na tentação de pegar dinheiro emprestado com o banco utilizando a margem da conta da empresa. Os juros são muito elevados e você pode cair em um efeito “bola-de-neve”.

Negocie os juros com seu gerente e evite ter muitas contas em vários bancos, pois isso significa mais taxas e tarifas a pagar. Diminua a utilização dos cheques e substitua-os pelas transferências bancárias.

Pague à vista: Sempre que for possível pague seus fornecedores à vista. Assim, você poderá negociar descontos já que os fornecedores têm interesse em receber o dinheiro o quanto antes para aumentar o caixa, concedendo bons descontos a você.

Negocie com fornecedores: Muitos empreendedores iniciantes não possuem o hábito de negociar com seus fornecedores e, muito menos, com os clientes.

Peça descontos, pesquise e Aprenda técnicas de negociação e veja como você poderá reduzir os gastos com matéria-prima e insumos de forma considerável.

Crie uma lista com, no mínimo, três fornecedores diferentes para cada produto ou serviço que você adquirir. Dessa forma, você será capaz de obter sempre o melhor preço no momento da compra.

Despesas com Transporte: Se sua empresa utiliza o serviço dos Correios para entregar seus produtos, verifique a possibilidade de firmar um convênio com os Correios para os serviços de Sedex e PAC.

Com isso, você pode reduzir consideravelmente os custos com envio de produtos, o que irá aumentar seu poder competitivo e reduzir seus custos. Pesquise também com transportadoras: algumas podem oferecer preços e condições melhores que as dos Correios.

Essas foram algumas dicas para você diminuir os custos na sua empresa. Pense e reflita sobre quais outras alternativas você pode incluir.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Post interessante. Em relação a fornecedores o difícil é um iniciante ter poder de barganha. Normalmente CNPJ novos não tem muito como negociar e os fornecedores cobram de cara um investimento mínimo inicial para iniciar o relacionamento. outra dificuldade é encontrar fornecedores diferentes para o mesmo produto. A dica é boa mas tem certos segmentos que nos amarra neste sentido. Para quem está começando é difícil conseguir essas informações mais precisas.

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