como calcular preço de venda

0




Uma das maiores dificuldades de quem tem negócio é como calcular preço de venda dos produtos ou serviços. Em ambas as situações, tanto o preço acima do correto quanto abaixo, pode significar prejuízo.

Perceba, quando calcular o preço de venda abaixo do necessário para lucratividade, seu negócio não terá um faturamento atrativo, mesmo que tenha muitas vendas, já o preço acima significa, em muitos casos, poucas vendas e, consequentemente, pouco faturamento.

como calcular preço de venda
Aprenda como calcular o preço de venda de produtos e serviços

Então, o que fazer? A solução é aprender como calcular preço de venda corretamente e parar de se preocupar com isso. Continue lendo:

Fatores influenciadores do preço de venda

A formação do preço leva em conta os seus fatores influenciadores, como é o caso do custo, margem de lucratividade, fornecedores, inflação, produção, expectativa, entre outros. Para conseguir calcular o preço de venda você necessitará avaliar todos os aspectos influenciadores.

Veja os principais:

  • Custo de produção;
  • Custos da empresa;
  • Impostos;
  • Marketing;
  • Fornecedores;
  • Inflação;
  • Capital de giro;
  • Lucratividade almejada;

Muitos podem vir a “somar” custos de diversas fontes para facilitar, por exemplo, somar o custo de produção com o de fornecedores, ou até mesmo somar todos os custos e elencar como custo para fazer o cálculo. De fato, isso pode simplificar, contudo, impedirá de você ter uma análise detalhada e criteriosa no momento de calcular o preço de venda.

Levando em consideração TODOS os fatores que podem influenciar no preço de venda do seu produto ou serviço, faça uma relação e crie:

700 Ideias de Negócios

  • Total do custo do produto;
  • Percentual de despesas fixas (inclusive pró labore);
  • Percentual de despesas variáveis;
  • Lucro estimado;

Estes dados serão necessários para efetuar o cálculo do valor.

Cálculo do preço de venda

Está se perguntando como fazer para calcular o preço de venda? Sem problemas, existe uma “fórmula” de cálculo para isso bem simples.

Para o cálculo você precisará saber o custo total por produto, percentual das despesas fixas sobre o produto e a margem de lucro almejada.

Abaixo, trouxemos um exemplo de um custo do produto de 10 reais, percentual de despesa fixa de 20% e uma expectativa de lucro de 15%:

Assim, o preço de venda será de R$ 15,38 reais.




Claro, os percentuais dependerão do caso concreto. Lembre-se, o seu produto precisa cobrir todos os custos e ainda lhe trazer a lucratividade almejada, mas deve ser “realista”, ou seja, o preço tem de refletir o seu VALOR para o CLIENTE.

Valor = desejo + disposição a pagar + benefícios.

Preço de venda ideal x realidade

preço de venda e preço real
preço de venda e preço real

Entender o preço de venda ideal x realidade pode garantir que seu produto seja bem aceito no mercado. Muitas vezes, criamos a “ilusão” de que um determinado produto precisa custar X, quando, na realidade, o seu preço deva ser Y, caso contrário não terá aceitação pública.

Não se trata apenas do quanto você deseja ganhar ou dos custos que possui, trata-se do quanto os consumidores estarão dispostos a pagar pelo seu produto.

É comum a seguinte pergunta: mas e se não cobrir meus custos?


Então, isso significa uma das 3 opções:

  • Seu produto tem um custo muito alto;
  • Seu negócio é desvantajoso e deve abandoná-lo;
  • Está gerenciando errado o projeto, reveja;

O produto para ser bom deve:

  • Cobrir os custos;
  • Trazer uma margem de lucro atrativa;
  • Fornecer valor ao cliente;

Um erro comum dos empresários é pensar em produto como preço e não valor inerente. Avalie o VALOR que seu produto possui, ou seja, quão necessário é para os consumidores? O que traz de diferente frente a concorrência que pode ser cobrado? Quanto ele realmente vale para os consumidores? Quanto o seu público alvo está disposto a pagar? Vale a pena diminuir o preço e ganhar na quantidade de vendas?

Ao resolver a dúvida quanto ao valor do produto, estará apto a encontrar o preço real e não apenas aquilo que “almeja” ganhar.

Qual é a sua margem de lucro?

A margem de lucro costuma ser o fator de maior preocupação dos empresários, com toda razão, afinal, ela será a responsável pelo seu faturamento líquido.

E como chegar a uma margem de lucro adequada? Esta resposta pode variar de produto para produto, inclusive segmentos.

Por exemplo, roupas tendem a ter um percentual de lucro de 60% a 100% em cima. Claro, você deve descontar os custos.

O lucro médio de 20% a 30% tende a ser o ideal, evitando criar um produto/serviço oneroso demais e ao mesmo tempo permitindo um bom ganho mensal.

Lembre-se de levar em consideração o fator ‘valor’ inerente ao seu produto.

Expectativa e tempo de retorno de investimento

expectativa e tempo de retorno
expectativa e tempo de retorno do investimento com o cálculo do preço de venda

Um dos ensejadores de erros em calcular preço de venda de produtos e serviços é a expectativa de ganho e tempo de retorno do investimento.

É comum as pessoas desejarem iniciar seus negócios já ganhando dinheiro. Infelizmente, esta é uma realidade pouco comum e você deve estar preparado para ter um retorno de investimento plausível.

Em média, o tempo de retorno de investimento de empresas é de 12 meses a 36 meses. Veja por exemplo as franquias, dificilmente tem prazo inferior a esse.

Contudo, um bom trabalho e organização pode fazer com que seu negócio seja altamente lucrativo e consiga o retorno de investimento em menos tempo, cerca de 6 meses a 12 meses.

Dentre os aspectos decisivos no sucesso do negócio estão:

  • Custo do produto/serviço;
  • Capacidade administrativa e gerencial;
  • Demanda;
  • Valor inerente ao produto;
  • Marketing e propaganda;

Conseguindo unir estes quesitos de forma correta e com qualidade é possível conseguir resultados rapidamente, mas cuidado para não “acelerar” o processo do negócio, isso pode fazer você pular etapas e criar uma estrutura pouco sólida.

Agora que entendeu como calcular preço de venda ponha em prática. Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.