como calcular preço de venda

Uma das maiores dificuldades de quem tem negócio é como calcular preço de venda dos produtos ou serviços. Em ambas as situações, tanto o preço acima do correto quanto abaixo, pode significar prejuízo.

Perceba, quando calcular o preço de venda abaixo do necessário para lucratividade, seu negócio não terá um faturamento atrativo, mesmo que tenha muitas vendas, já o preço acima significa, em muitos casos, poucas vendas e, consequentemente, pouco faturamento.

como calcular preço de venda
Aprenda como calcular o preço de venda de produtos e serviços

Então, o que fazer? A solução é aprender como calcular preço de venda corretamente e parar de se preocupar com isso. Continue lendo:

Fatores influenciadores do preço de venda

A formação do preço leva em conta os seus fatores influenciadores, como é o caso do custo, margem de lucratividade, fornecedores, inflação, produção, expectativa, entre outros. Para conseguir calcular o preço de venda você necessitará avaliar todos os aspectos influenciadores.

Veja os principais:

  • Custo de produção;
  • Custos da empresa;
  • Impostos;
  • Marketing;
  • Fornecedores;
  • Inflação;
  • Capital de giro;
  • Lucratividade almejada;

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Muitos podem vir a “somar” custos de diversas fontes para facilitar, por exemplo, somar o custo de produção com o de fornecedores, ou até mesmo somar todos os custos e elencar como custo para fazer o cálculo. De fato, isso pode simplificar, contudo, impedirá de você ter uma análise detalhada e criteriosa no momento de calcular o preço de venda.

Levando em consideração TODOS os fatores que podem influenciar no preço de venda do seu produto ou serviço, faça uma relação e crie:

  • Total do custo do produto;
  • Percentual de despesas fixas (inclusive pró labore);
  • Percentual de despesas variáveis;
  • Lucro estimado;

Estes dados serão necessários para efetuar o cálculo do valor.

Cálculo do preço de venda

Está se perguntando como fazer para calcular o preço de venda? Sem problemas, existe uma “fórmula” de cálculo para isso bem simples.

Para o cálculo você precisará saber o custo total por produto, percentual das despesas fixas sobre o produto e a margem de lucro almejada.

Abaixo, trouxemos um exemplo de um custo do produto de 10 reais, percentual de despesa fixa de 20% e uma expectativa de lucro de 15%:

Assim, o preço de venda será de R$ 15,38 reais.

Claro, os percentuais dependerão do caso concreto. Lembre-se, o seu produto precisa cobrir todos os custos e ainda lhe trazer a lucratividade almejada, mas deve ser “realista”, ou seja, o preço tem de refletir o seu VALOR para o CLIENTE.

Valor = desejo + disposição a pagar + benefícios.

Preço de venda ideal x realidade

preço de venda e preço real
preço de venda e preço real

Entender o preço de venda ideal x realidade pode garantir que seu produto seja bem aceito no mercado. Muitas vezes, criamos a “ilusão” de que um determinado produto precisa custar X, quando, na realidade, o seu preço deva ser Y, caso contrário não terá aceitação pública.

Não se trata apenas do quanto você deseja ganhar ou dos custos que possui, trata-se do quanto os consumidores estarão dispostos a pagar pelo seu produto.

É comum a seguinte pergunta: mas e se não cobrir meus custos?

Então, isso significa uma das 3 opções:

  • Seu produto tem um custo muito alto;
  • Seu negócio é desvantajoso e deve abandoná-lo;
  • Está gerenciando errado o projeto, reveja;

O produto para ser bom deve:

  • Cobrir os custos;
  • Trazer uma margem de lucro atrativa;
  • Fornecer valor ao cliente;

Um erro comum dos empresários é pensar em produto como preço e não valor inerente. Avalie o VALOR que seu produto possui, ou seja, quão necessário é para os consumidores? O que traz de diferente frente a concorrência que pode ser cobrado? Quanto ele realmente vale para os consumidores? Quanto o seu público alvo está disposto a pagar? Vale a pena diminuir o preço e ganhar na quantidade de vendas?

Ao resolver a dúvida quanto ao valor do produto, estará apto a encontrar o preço real e não apenas aquilo que “almeja” ganhar.

Qual é a sua margem de lucro?

A margem de lucro costuma ser o fator de maior preocupação dos empresários, com toda razão, afinal, ela será a responsável pelo seu faturamento líquido.

E como chegar a uma margem de lucro adequada? Esta resposta pode variar de produto para produto, inclusive segmentos.

Por exemplo, roupas tendem a ter um percentual de lucro de 60% a 100% em cima. Claro, você deve descontar os custos.

O lucro médio de 20% a 30% tende a ser o ideal, evitando criar um produto/serviço oneroso demais e ao mesmo tempo permitindo um bom ganho mensal.

Lembre-se de levar em consideração o fator ‘valor’ inerente ao seu produto.

Expectativa e tempo de retorno de investimento

expectativa e tempo de retorno
expectativa e tempo de retorno do investimento com o cálculo do preço de venda

Um dos ensejadores de erros em calcular preço de venda de produtos e serviços é a expectativa de ganho e tempo de retorno do investimento.

É comum as pessoas desejarem iniciar seus negócios já ganhando dinheiro. Infelizmente, esta é uma realidade pouco comum e você deve estar preparado para ter um retorno de investimento plausível.

Em média, o tempo de retorno de investimento de empresas é de 12 meses a 36 meses. Veja por exemplo as franquias, dificilmente tem prazo inferior a esse.

Contudo, um bom trabalho e organização pode fazer com que seu negócio seja altamente lucrativo e consiga o retorno de investimento em menos tempo, cerca de 6 meses a 12 meses.

Dentre os aspectos decisivos no sucesso do negócio estão:

  • Custo do produto/serviço;
  • Capacidade administrativa e gerencial;
  • Demanda;
  • Valor inerente ao produto;
  • Marketing e propaganda;

Conseguindo unir estes quesitos de forma correta e com qualidade é possível conseguir resultados rapidamente, mas cuidado para não “acelerar” o processo do negócio, isso pode fazer você pular etapas e criar uma estrutura pouco sólida.

Agora que entendeu como calcular preço de venda ponha em prática. Comente!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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