Como Fazer o Balanço Patrimonial da Empresa

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balanço patrimonial
Aprenda como fazer o balanço patrimonial da sua empresa de forma simples e rápida

Fazer o levantamento do balanço patrimonial é de máxima importância para que qualquer empresa tome conhecimento da sua situação financeira, o que permite realizar uma boa administração do dinheiro que entra e sai do seu caixa.

O balanço patrimonial é realizado em uma data específica e fornece informações para que o empreendimento possa planejar como arcar com os custos e gastos, além de como usar o lucro obtido.

A realização do balanço patrimonial é feita por etapas e requer muita atenção, pois trata da análise do dinheiro da empresa, logo, qualquer erro durante a execução desta atividade pode gerar prejuízos e comprometer as suas finanças.

Deseja saber tudo sobre balanço patrimonial e como fazer corretamente na sua empresa? Acompanhe este conteúdo até o final!

O Que é Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial se caracteriza como um levantamento feito em relação aos ativos e passivos da empresa, ou seja, do dinheiro que entra e sai do seu caixa. Esta atividade é registrada em um documento contábil, que é feito depois da escrituração e tratamento de toda a movimentação financeira que ocorre dentro do empreendimento.

O balanço patrimonial tem como objetivo mostrar qual é a situação econômica da organização, tanto em questão de quantificativos quanto qualificativos em um período de tempo, além de servir de base para o processo de tomada de decisão.

Teoricamente, pode-se dizer que o balanço patrimonial é uma demonstração estática, pois representa a situação financeira, contábil e econômica da empresa em um determinado momento.

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Para fazer o balanço patrimonial, as contas pagas, a pagar, recebidas e as a receber são classificadas de acordo com os elementos do negócio que estão registrados e justificam os fatos ou acontecimentos. O balanço patrimonial funciona como um retrato do empreendimento, evidenciando todos os bens, direitos e deveres entre uma data inicial e final.

Ainda, vale lembrar, muitas instituições financeiras para conceder financiamentos ou empréstimos exigem o balanço patrimonial da empresa solicitante para avaliar a saúde financeira.

Como o Balanço Patrimonial é Composto

O balanço patrimonial é composto por três elementos principais. O primeiro elemento é o ativo, que inclui os bens, os direitos e todas as aplicações de recursos que são administrados pela empresa, que são responsáveis para gerar benefícios econômicos no futuro, sendo provenientes de fatos ocorridos.

O segundo elementos do balanço patrimonial é o passivo, que compreende de onde vieram os recursos representados pelas obrigações para com terceiros, provenientes de eventos passados que exigem ativos para serem liquidados, ou seja, as contas e custos que precisam ser pagas para que a empresa se mantenha trabalhando.

O terceiro elemento do balanço patrimonial é o patrimônio líquido, o qual engloba todos os recursos próprios da organização, este valor é obtido através da diferença positiva entre o valor do ativo e do passivo.




Como Fazer o Balanço Patrimonial da Empresa

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Veja como fazer o balanço patrimonial por etapas

Você preza pela manutenção da boa situação financeira do seu negócio e quer saber se deve economizar ou pode fazer novos investimentos? Veja a seguir como fazer o balanço patrimonial:

1- Determine o Período do Balanço Patrimonial

Conforme já foi dito, o balanço patrimonial é feito dentro de um período de tempo, analisando os dados financeiros entre uma data e outra. Por isso, comece determinando o período em que será feito o balanço patrimonial. Geralmente, esta atividade compreende desde a atuação financeira da empresa (início) até 6 meses.

Em muitos casos, o balanço patrimonial é anual, até para se ter uma contabilidade mais sólida e fiel de como a empresa está se saindo, já que, devido as oscilações de períodos, pode-se ter meses bons e outros ruins, conseguindo apenas uma análise congruente de forma anual.

2- Faça o Levantamento do Ativo da Empresa

Agora você deve fazer o levantamento do ativo da empresa, ou seja, dos valore que estão de posse do negócio. A primeira coisa a se fazer é analisar qual é a quantidade de dinheiro que o empreendimento tem em caixa no total, independente dos valores a serem pagos ou recebidos.

Na sequência, o gestor da empresa precisa fazer um levantamento de todas as contas que tem para receber. É recomendado checar todas as contas, mesmo aquelas com os prazos de vencimento mais longos. Após ter em mãos todas as contas a receber, você deve somá-las para obter o valor total dessa parte do ativo.


A terceira etapa do levantamento do ativo da empresa corresponde ao estoque. Por isso, a empresa deve fazer uma soma de tudo que tem em estoque até chegar ao resultado final. Para que este processo seja mais fácil e organizado é recomendado separar os produtos por categorias e depois somar o resultado de cada categoria.

Caso você tenha um ERP ou um software de gestão e controle de estoque será mais fácil apurar estes valores, já que tudo ficará registrado e organizado, podendo ser, inclusive, importado para planilha de excel.

A quarta fase da realização do balanço patrimonial prevê a soma da matéria-prima, que são os recursos que a empresa tem para que seja possível colocar as suas atividades em prática no mercado.

A última etapa do elemento ativo é a soma dos valores de todos os veículos que a empresa possui a sua disposição. Para concluir, você deve fazer a soma de todos os valores obtidos em todas as somas anteriores. A partir daí, você terá o total do ativo do empreendimento.

3- Faça o Levantamento do Passivo da Empresa

levantamento passivo empresa
Faça o levantamento do passivo da empresa

Agora é o momento de fazer o levantamento do passivo da empresa, ou seja, o que se tem de pagar, despesas e demais gastos.

A primeira etapa do levantamento do passivo da empresa se dá por meio da soma dos valores que são pagos aos fornecedores. Some o total de cada fornecedor e posteriormente faça a soma de todos os resultados. Em seguida, realize o levantamento do valor das provisões e os salários que precisam ser pagos aos funcionários do empreendimento. Por fim, some todos os valores dessa fase.

4- Faça o Levantamento do Patrimônio Líquido

A quarta etapa do balanço patrimonial estipula o levantamento do patrimônio líquido da empresa como, por exemplo, o capital social que é todo o dinheiro do negócio e os lucros recebidos dentro do período de análise.

5- Some Todos os Elementos do Balanço Patrimonial

Para finalizar a execução do balanço patrimonial, você deve somar todos os elementos descritos e somados anteriormente, que são o ativo, passivo e patrimônio líquido. A partir daí, a empresa tem todas as informações específicas para melhorar a administração das suas finanças. É recomendado fazer o balanço patrimonial periodicamente para mantê-lo atualizado.

Perceba que este é um passo a passo prático e simples de como fazer um balanço patrimonial, para conseguir mantê-lo organizado, o ideal é utilizar um software de gestão de empresas, ter conhecimentos de administração e manter os dados em uma planilha de excel ou documento semelhante.

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