Você tem perfil empreendedor?

39090
851

Você tem perfil empreendedorNão basta ter dinheiro no bolso e um sonho. Para empreender é necessário muito mais que isso. Também não basta apenas adicionar pitadas de perseverança, dedicação, vontade de trabalhar e liderança para transformar qualquer mortal em empreendedor.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE – algumas características são primordiais para aqueles que querem dar um pontapé inicial no próprio negócio.

Umas podem ser trabalhadas. São atitudes que podem ser desenvolvidas. Outras são inerentes ao ser humano. E é dessas particularidades que iremos tratar.

Veja aqui alguns aspectos considerados fundamentais no perfil de um empreendedor, segundo o SEBRAE:

→ Faça Nosso Teste de Perfil Empreendedor Gratuito.

Criatividade

É a capacidade que o empreendedor tem de aceitar os desafios que aparecem e buscar soluções possíveis para a resolução dos problemas.

Liderança

Um líder deve inspirar confiança, motivar, delegar responsabilidades, formar equipe e criar um clima de moral elevado. Mas também deve saber compartilhar ideias, ouvir, aceitar opiniões, elogiar e criticar pessoas.

Perseverança

Manter-se firme em seus propósitos, sem deixar de enxergar os limites de sua possibilidade, buscando metas viáveis até mesmo em situações adversas.

Flexibilidade

Essa é uma das grandes características que um empreendedor precisa ter. É necessário o tempo todo controlar seus impulsos para ajustar-se quando a situação demandar mudanças, estar aberto para estudar e aprender sempre.

Vontade de trabalhar

“É o olho do dono que engorda o boi”. Talvez você já tenha ouvido este velho ditado. Dedicar-se plenamente e de forma entusiasmada ao seu negócio pode trazer grandes resultados.

Automotivação

Gostar do que faz é um dos principais motivos que faz o empreendedor levantar da cama todos os dias e chegar na sua empresa cheio de gás. Encontrar a realização pessoal no trabalho e seus resultados é importantíssimo para o sucesso também do negócio.

Formação permanente

Informar-se sobre o mercado e atualizar-se profissionalmente sobre novas técnicas gerenciais são tópicos que não devem sair da agenda.

Organização

O empreendedor deve compreender as relações internas para ordenar o processo produtivo e administrativo de forma lógica e racional. Também é preciso entender as alterações ocorridas no meio ambiente externo de forma a estruturar a empresa para melhor lidar com essas mudanças.

Vai dar lucro?

Senso crítico

Antecipar-se aos problemas principais, analisando-os friamente.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo montar um salão de festas para aluguel [Guia 2023]
Próximo artigoFábrica de ovos de Páscoa – 9 Dicas para Montar e Ganhar Dinheiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here