Você tem perfil empreendedor?

Confident young executivesNão basta ter dinheiro no bolso e um sonho. Para empreender é necessário muito mais que isso. Também não basta apenas adicionar pitadas de perseverança, dedicação, vontade de trabalhar e liderança para transformar qualquer mortal em empreendedor.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE – algumas características são primordiais para aqueles que querem dar um pontapé inicial no próprio negócio.

Umas podem ser trabalhadas. São atitudes que podem ser desenvolvidas. Outras são inerentes ao ser humano. E é dessas particularidades que iremos tratar.

Veja aqui alguns aspectos considerados fundamentais na personalidade de um empreendedor, segundo o SEBRAE:

Criatividade

É a capacidade que o empreendedor tem de aceitar os desafios que aparecem e buscar soluções possíveis para a resolução dos problemas.

Liderança

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Um líder deve inspirar confiança, motivar, delegar responsabilidades, formar equipe e criar um clima de moral elevado. Mas também deve saber compartilhar ideias, ouvir, aceitar opiniões, elogiar e criticar pessoas.

Perseverança

Manter-se firme em seus propósitos, sem deixar de enxergar os limites de sua possibilidade, buscando metas viáveis até mesmo em situações adversas.

Flexibilidade

Essa é uma das grandes características que um empreendedor precisa ter. É necessário o tempo todo controlar seus impulsos para ajustar-se quando a situação demandar mudanças, estar aberto para estudar e aprender sempre.

Vontade de trabalhar

“É o olho do dono que engorda o boi”. Talvez você já tenha ouvido este velho ditado. Dedicar-se plenamente e de forma entusiasmada ao seu negócio pode trazer grandes resultados.

Automotivação

Gostar do que faz é um dos principais motivos que faz o empreendedor levantar da cama todos os dias e chegar na sua empresa cheio de gás. Encontrar a realização pessoal no trabalho e seus resultados é importantíssimo para o sucesso também do negócio.

Formação permanente

Informar-se sobre o mercado e atualizar-se profissionalmente sobre novas técnicas gerenciais são tópicos que não devem sair da agenda.

Organização

O empreendedor deve compreender as relações internas para ordenar o processo produtivo e administrativo de forma lógica e racional. Também é preciso entender as alterações ocorridas no meio ambiente externo de forma a estruturar a empresa para melhor lidar com essas mudanças.

Senso crítico

Antecipar-se aos problemas principais, analisando-os friamente.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA