Valores de Uma Empresa: Como Definir?

valores de uma empresaPrecisa elaborar os valores de uma empresa? Confira algumas dicas que irão fazer você acertar na escolha!

Você já tem ou pretende montar uma empresa própria? Para colocar este projeto em prática e conseguir atingir os objetivos almejados é necessário fazer uma série de planejamentos, uma vez que é necessário se preocupar com diversos detalhes, que vão desde a obtenção de capital para viabilizar a compra dos equipamentos e executar as atividades pretendidas, contratação dos funcionários e, principalmente, como será o posicionamento do negócio ao entrar no mercado.

Em relação ao posicionamento de uma empresa ao iniciar as suas atividades, uma das principais preocupações deve ser com os valores que ela terá, ou seja, a forma como se posicionará e será reconhecida pelos seus concorrentes e público-alvo.

Os valores de uma empresa é aquilo em que ela acredita, a sua crença que a estimula a continuar executando as suas atividades, sendo diferentes das metas, as quais se caracterizam como algo que deve ser atingido em determinado prazo.

Falando em metas, um ponto que toda empresa deve saber explorar são as metas, não apenas o objetivo dá empresa em si, mas sim como trabalhar as metas junto aos seus funcionários.

Para facilitar esse aprendizado criamos um texto específico sobre o assunto, confira agora mesmo como alcançar o sucesso empresarial através de metas.

É bastante comum os empresários, normalmente sem experiência, acreditarem que os valores da empresa são meras “besteiras”, o que acaba por prejudicar o negócio e até mesmo desvirtuar a empresa com o passar do tempo, fazendo com que os clientes não criem uma imagem da marca e tão pouco se sintam atraídos.

Como você percebeu, os valores de uma empresa são importantíssimos, logo, antes de defini-los, é necessário conhecer os seus benefícios e realizar um estudo para verificar qual é a imagem que se pretende passar para o público consumidor.

Está interessado em criar os valores de uma empresa? Sua mesmo ou de terceiros? Criamos esse texto com o objetivo de oferecer suporte com diversas dicas para você desenvolver os valores da empresa. Confira!

O Que São os Valores de Uma Empresas?

Antes de pensar nos valores que irão representar a sua empresa, é necessário compreender o que de fato eles são.

Pois bem, os valores de uma empresa, ou organizacionais como também são conhecidos, caracterizam-se por ser as “crenças” e atitudes que dão personalidade para o negócio, responsáveis por definir a sua ética em relação aos clientes e à sociedade no geral.

Veja, os valores de uma empresa correspondem também à forma como o cliente é tratado, preocupações, ética, entre outros fatores importantes.

Agora posicione-se como se cliente fosse e responda: é ou não importante saber como é a ética da empresa e preocupação que ela tem com os clientes? Com certeza!

Vai dar lucro?

Os valores de uma empresa são definidos a partir de um estudo profundo sobre o ramo de atuação do negócio, a atividade desenvolvida e até mesmo as características que fazem parte da personalidade do dono enquanto empreendedor.

Este fator é de suma importância, pois é ele que irá gerar empatia com o seu público-alvo, ou seja, fazer com que eles se identifiquem com a sua marca, passando a consumir os seus produtos ou serviços.

Todas as empresas, independente da atividade exercida, podem determinar os seus valores, os quais devem ser cumpridos rigorosamente para que realmente façam com que os consumidores se identifiquem.

Por exemplo, uma organização que trabalha com a fabricação de móveis pode adotar normas ancoradas em valores sustentáveis, honestidade, qualidade, responsabilidade ambiental e social e qualidade de vida.

É importante que os valores de uma empresa sejam correspondentes ao setor que ela atua. Utilizar coisas “clichê” que não traz nada de convicção para o cliente referente ao ramo de atuação da empresa não surtirá efeitos, justamente por isso é importante estudar com calma e fazer um planejamento em cima dos valores da empresa.

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Por Que Definir os Valores de Uma Empresa?

Imagine que uma empresa não determinou os seus valores e vem sofrendo prejuízos.

Muito provavelmente este problema está ocorrendo porque a organização não conseguiu criar uma empatia com o público consumidor, que é o fato de fazer com que ele se identifique com os seus serviços e com o seu posicionamento no mercado.

Vai dar lucro?

Definir os valores de uma empresa é essencial para que seja possível atingir resultados positivos em longo prazo.

Antes de qualquer coisa é preciso adotar normas diferenciadas de posicionamento e crenças, o negócio deve saber que ao nutrir bons valores haverá mais facilidade para atingir bons resultados internos e uma diferenciação em relação aos clientes e concorrentes.

Além disso, os valores de uma empresa são capazes de atrair a atenção dos consumidores, aumentando o número de vendas e o lucro mensal.

Você alguma vez já se perguntou por que empresas de grande porte, muitas vezes multinacionais, realizam campanhas de “conscientização” pública? Justamente para elevar os valores da empresa, fazer com que os consumidores acreditem nos valores firmados.

Como Definir os Valores de Uma Empresa?

Conforme já foi dito, os valores de uma empresa são muito importantes, sendo responsáveis por identificá-la no seu ambiente de atuação, por isso eles devem ser criados com o máximo de cuidado, de modo que possam trazer melhorias e não prejuízos.

Você tomou com ênfase a palavra prejuízos? Deveria! Isso porque criar valores de uma empresa erroneamente pode sim trazer prejuízos, inclusive diminuição do público consumidor que viria a se interessar pela sua empresa.

Acredite, leve com seriedade a criação dos valores da empresa, realmente faz diferença. Acompanhe abaixo as dicas que elaboramos para definir os valores de uma empresa:

1- Procure Definir Valores da Empresa Próprios

Ao montar uma empresa, muito provavelmente, você esteja trabalhando com uma atividade que já é conhecida no mercado, pois existem outras empresas que a executam (concorrência).

No entanto, é preciso ter em mente que não é por isso que a sua organização deve definir valores iguais ou semelhantes aos das demais, pelo contrário, o recomendado é criar valores empresariais próprios.

Os valores de uma empresa servem para que os clientes se identifiquem com ela, não é mesmo? Portanto, é preciso inovar e criar uma identidade única para que a sua atividade não se torne mais uma do que já existe no mercado.

Lembre-se, a identificação com a empresa é um “relacionamento íntimo”, e um relacionamento não envolve terceiros, então, porque ter algo que os outros também têm?

Seu objetivo é ter um vínculo com os consumidores e para isso é preciso fazer com que se identifiquem com a SUA empresa.

Alguns princípios comuns como, por exemplo, ética, comprometimento e sustentabilidade podem ser adotados, mas também é preciso acrescentar crenças individuais que particularizam a sua empresa e a distingue das outras.

2- Os Valores da Empresa Devem Direcioná-la

O cenário do mercado empresarial da atualidade não tem mais espaço para as empresas que vivem no comodismo, pois elas podem ser facilmente superadas pelas organizações que investem pesado em inovação e comprometimento.

Sendo assim, é preciso saber que os valores devem servir para direcionar a empresa nas suas atividades e posicionamentos diários.

Os valores criados para uma empresa não podem ser apenas belas palavras para emoldurar e pendurar dentro da organização ou para divulgá-las em campanhas publicitárias, é necessário que eles de fato sejam colocados em prática, tanto pelo dono do empreendimento que deve dar o exemplo quanto pelos funcionários.

Desse, modo torna-se mais fácil atingir resultados positivos.

As campanhas publicitárias do seu negócio precisam ser estudadas com muito cuidado, sempre prezando por evidenciar os valores da empresa de uma forma ou de outra.

Preferencialmente se deve fazer isso através de forma sutil, para que os consumidores não apresentem resistência ou rejeição, por parecer muito forçada.

Caso você tenha dificuldades em montar uma divulgação eficiente irá adorar nosso texto voltado a ensinar como divulgar negócio.

3- Tenha Objetividade Para Criar os Valores da Empresa

Por acaso você se lembraria facilmente dos 8 valores de uma determinada empresa? Dificilmente, não é verdade?

Levando isso em consideração, entenda que é preciso ter objetividade na hora de criar os valores da empresa, pois eles precisam ser compreendidos e ficar na memória do seu público-alvo, sendo lembrados sempre que a marca/nome da empresa venha a seu conhecimento.

Neste caso, uma boa alternativa é criar 3 valores para a sua empresa, visto que este número é considerado chave, estando presente em diversos lugares como, por exemplo, os 3 Porquinhos, os 3 Mosqueteiros, os 3 atos, entre outras coisas.

Também, a atenção cerebral consciente é limitada, por exemplo, quando você fala com uma pessoa estará “pensando” não apenas no que fala, mas linguagem corporal, imagem, sentido, cheiro e etc, por isso é importante ser o mais objetivo possível.

Esta quantidade de valores expressa objetividade e é mais acessível para o entendimento dos consumidores, podendo ser reforçados com maior facilidade, então busque obedecê-la.

4- Escolha Valores da Empresa Que Impactem

Para se posicionar no mercado chamando a atenção dos clientes e dos concorrentes é preciso escolher valores de uma empresa que impactem.

Por isso é indicado fugir do clichê, ou seja, daquilo que as outras organizações já estão falando e fazendo, sendo necessário determinar uma forma de comunicação específica para a sua empresa.

A forma como os valores da empresa são definidos deve envolver criatividade, evidenciar uma postura clara sobre o posicionamento da empresa em relação à atividade que será desenvolvida. No entanto, para impactar, tem-se que usar uma linguagem de que seja de fácil entendimento para os receptores.

A linguagem é algo bastante complicado e exige um estudo prévio do público-alvo. Isso porque um determinado público pode utilizar uma linguagem X enquanto o outro público uma linguagem Y.

Difícil entender? Explicamos!

Pessoas de até 18 anos (por exemplo) irão utilizar uma linguagem mais simples, talvez com gírias e algo mais “descolado”, ao contrário de um público mais velho com faixa etária de 30 anos a 50 anos.

5- Os Valores da Empresa Podem Ser Alterados

Sim, os valores da empresa são definidos com o intuito de orientar as suas atividades internas e externas, visando obter bons resultados em longo prazo.

Porém, isso não significa que a organização precisa manter os mesmos valores para sempre, inclusive, é raro encontrar em uma empresa que nunca tenha alterado os seus valores.

A mudança dos valores da empresa pode ocorrer depois de um momento de crise ou da conquista de um grande resultado positivo.

Mas é importante ressaltar que a alteração não deve ser realizada frequentemente, pois isso faria com que o público a enxergasse com um tom de descrédito e vulnerabilidade, o que obviamente irá gerar uma imagem negativa e acarretará prejuízos.

Por isso, a dica é evitar alterar os valores da empresa. É comum as alterações quando ocorre uma fusão de empresas ou investimentos internacionais no empreendimento, nestes casos, por óbvio que a empresa sofre uma mudança de valores (normalmente).

Já Desenvolveu os Valores de Uma Empresa? Conte-nos Como Ficou!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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