7 Startup Arquitetura de Sucesso no Mercado

As startups arquitetura são empresas que trazem soluções inovadoras para o mercado de arquitetura. Em uma sociedade com cidades cada vez mais cheias e com pouco espaço, as startups de arquitetura se destacam pelo fato de apresentarem ideias novas para construir de forma inteligente, moderna e que aproveite todos os espaços disponíveis da melhor forma possível.

startup-arquiteturaOs jovens empreendedores por trás das startups de arquitetura se preocupam em desenvolver produtos ou serviços que vão de encontro às necessidades e tendências do mercado como, por exemplo, aliar à arquitetura ao desenvolvimento sustentável, utilizando elementos que sejam eficientes, mas sem desrespeitar a natureza. Conheça abaixo 7 startup de arquitetura que estão fazendo sucesso:

Startups de Sucesso no Setor de Arquitetura

1- Construtora Gap

A geração atual de empreendedores cresceu ouvindo sobre a importância de usar menos energia e reciclar o lixo. No entanto, o apelo sustentável não é o único motivo pelo qual cada vez mais um número maior de startup desenvolve produtos que funcionam como soluções ligadas ao universo verde.

Segundo um estudo feito pelas associações Green America, EcoVentures International e Association for Enterprise Opportunity (AEO), cerca de 79% dos pequenos empreendimentos que oferecem serviços e produtos verdes afirmam ter vantagem competitiva em relação aos seus rivais.

Uma tendência de mercado é que quanto mais a empresa é comprometida com as práticas e serviços ambientes, consequentemente, maiores são as suas vendas. Pensando nisso, a Construtora Gap criou uma tecnologia que possibilita substituir tijolos por garrafas pet. Esta técnica diminui os custos no levantamento das paredes em até 20% e reduz pela metade o peso quando comparado a uma parede normal.

2- Startup Arquitetura Ecotop

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O uso de sobras da construção civil para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos é possível, mais barato e pode render resultados incríveis. É isso que pensa a startup Ecotop, uma empresa de Barueri, em São Paulo, que produz placas, telhas e cumeeiras que são muito usadas na construção civil, utilizando a reciclagem de aparas dos processos industriais da fabricação de tubos de pasta de dente.

A startup do setor da arquitetura Ecotop desenvolveu uma linha de negócios em que todos os públicos saem ganhando. Afinal de contas, a produção dos itens para construção a partir da reciclagem torna o processo industrial mais barato, que facilita a aquisição por parte das empresas fornecedoras e reflete em um preço mais em conta para o consumidor final.

3- Mineral Carbonation

Um dos principais desafios da atualidade é utilizar a matéria-prima da natureza para construir, mas sem lhe causar danos. A startup de arquitetura Mineral Carbonation assumiu este desafio e desenvolveu um serviço que transforma carbono sequestrado em materiais para a construção civil como, por exemplo, paralelepípedos, tijolos e substitutos para gesso.

Entre os diferenciais da startup de arquitetura Mineral Carbonation está o fato de ter desenvolvido uma técnica que se baseia no fenômeno natural da terra de absorção do carbono, convertendo de forma permanente o gás carbônico em produto utilizável, utilizando um processo simples e muito barato, o que consegue baratear os custos para a área da construção civil.

4- Viva Decora

A startup Viva Decora é uma empresa que pertence ao grupo VivaReal, conhecido por ter mais de 8 milhões de acessos mensais em seu site oficial. O canal foi desenvolvido para fornecer conteúdos que agregam as melhores ideias de decoração, arquitetura e design de interiores, reunindo artigos e galerias de fotos que inspiram as pessoas a querer deixar as suas residências lugares especiais, aconchegantes e bonitos.

O Viva Decora também tem o objetivo de aproximar os consumidores que atualmente estão planejando um lugar especial para trabalhar ou morar, o que pode ajudá-los a construir e decorar o espaço dos seus sonhos através de uma vitrine, expondo projetos prontos, com imagens e projeções de ambientes reais. A meta do site Viva Decora é ser conhecido como o melhor portal nacional de decoração, arquitetura e design de interiores.

A idealização da startup iniciou depois que se percebeu que depois de comprar ou alugar um imóvel, as pessoas têm um necessidade grande de reformá-lo ou decorá-lo, de acordo com as suas preferências.  Atualmente, não há um local para pesquisar estas informações de maneira centralizada, visto que elas estão muito fragmentadas na internet.

5- Startup Construct

Fundada por Drew Beaurline e Patrick Albert, a startup de arquitetura Construct tem o objetivo de solucionar algumas das principais deficiências da indústria da construção civil no Brasil, que são a ineficiência e a falta de transparência.

A Construct fornece uma ampla gama de ferramentas básicas de comunicação e gestão de projeto em um aplicativo para smartphones desenvolvidos para serem utilizados em tempo real dentro dos canteiros de obra.

No início de 2014, Beaurline e Patrick participaram do SEED, um programa de aceleração para startups, disponibilizado pelo Governo de Minas Gerais que fornecia espaços, um financiamento de 25 mil dólares e vistos permanentes para os estrangeiros que eram aprovados no projeto. Depois de passar um ano se desenvolvendo, a startup já tem uma cartela de clientes que é composta por empresas de porte médio e com até 2 mil funcionários.

6- Radiator Labs

A Radiotor Labs é uma startup de arquitetura criada nos Estados Unidos, que tem como objetivo diminuir o consumo de eletricidade em até 40%, diferenciando-se dos demais pelo fato de possuir sensores e um ventilador que desempenha o papel de promover o controle da temperatura nos ambientes internos, tornando-os mais agradáveis.

O sistema instalado é uma solução prática, simples e de baixo custo para tratar os problemas mais críticos em edifícios aquecidos, que são o desperdício de energia e o conforto do inquilino.

A tecnologia desenvolvida pela startup transforma radiadores existentes em sistemas de aquecimento inteligentes em energia, economizando até 35 % dos custos de combustível, reduzindo as emissões de carbono e barateando os custos para condomínios e empresas.

7- Bim.Bon Projetos de Arquitetura

A Bim.Bon é uma startup de arquitetura em forma de software que foi desenvolvido para realizar o cálculo de orçamentos de projetos de arquitetura online, e que foi subvencionado pelo FINEP com um investimento de 1,5 milhões de reais.

Esta startup foi criada pela Superficie.org e monta orçamento por meio de um banco de dados com produtos, materiais e mão-de-obra para construção. Este material pode ser facilmente baixado na internet, apesar de não ser exatamente novo no mercado, ele conta com mais de 9 mil arquitetos como usuários.

Geralmente, o cálculo do valor que uma obra vai custar é realizado por um engenheiro orçamentista e, no final do processo, quando o projeto está em um nível bem avançado. Dessa maneira, se houver algum furo no orçamento significa que todo o trabalho terá que ser refeito, voltando a todas as etapas, o que gera uma enorme perda de tempo. O Bim.Bon evita o ocorrência deste tipo de situação.

A plataforma do Bim.Bon registra de forma anônima as buscas realizadas e consegue identificar quais são os produtos que não foram encontrados e alerta a startup de que deve ser feita uma atualização. A obtenção de renda desta empresa é proveniente de contratos comerciais com marcas que anunciam dentro do software. 

Pensando em montar sua própria startup de arquitetura? Aprenda mais sobre abertura de negócios.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA